Talibãs impõem a sua interpretação da lei islâmica no Afeganistão - com execuções públicas e amputações
Os talibãs ordenaram aos juízes do Afeganistão que impusessem em absoluto a sua interpretação da lei islâmica, incluindo potenciais execuções públicas, amputações e flagelações, um movimento que os especialistas temem conduzir a uma maior deterioração dos direitos humanos no país empobrecido.
O porta-voz talibã Zabihullah Mujahid afirmou que o líder supremo do Afeganistão, Alaiqadar Amirul Momineen, tornou o mandamento “obrigatório” após ter reunido com juízes para “investigar os casos de ladrões, raptores e sediciosos”.
“Os casos que cumpriram todas as condições da lei islâmica de limitação e retribuição, são obrigados a emitir a limitação e retribuição, porque esta é a ordem de Sharia... e é obrigatório agir”, tweetou Mujahid no domingo.
Kaheld Abou El Fadl, professor de Direito Islâmico na UCLA e uma das principais autoridades mundiais sobre a lei islâmica, disse à CNN que existe uma rica história de debate sobre as leis de Sharia e várias interpretações do seu significado.
“Cada ponto da lei encontrará 10 opiniões diferentes... A Sharia está muito em aberto”, explicou.
A lei de Sharia na jurisprudência islâmica significa “a procura da vontade divina”, referiu El Fadl à CNN. “Embora seja comum utilizar a Sharia de forma intercambiável com a lei islâmica, tanto nos discursos ocidentais como nos nativos, a Sharia é um conceito muito mais amplo e abrangente”, de acordo com uma declaração do website de El Fadl.
A implementação da doutrina pela linha rígida dos talibãs quando o grupo esteve no poder pela última vez entre 1996 e 2001 incluiu punições violentas, tais como execuções públicas, lapidação, flagelações e amputações.
El Fadl afirmou que dentro da tradição de 1400 anos da Sharia, essas punições raramente eram implementadas porque a maioria dos juristas islâmicos ao longo da história não interpretavam a lei da mesma forma que os talibãs interpretam atualmente. “Os talibãs têm uma abordagem particular à lei que não se pode ignorar”, referiu El Fadl. “Qualquer pessoa que não se enquadre na sua definição pode ser possivelmente condenada à morte.”
Após a tomada do poder em agosto de 2021, os talibãs tentaram projetar uma imagem mais moderada para ganharem apoio internacional, mas nos meses que se seguiram, o grupo voltou a reprimir direitos e liberdades.
As mulheres no Afeganistão já não podem trabalhar na maioria dos setores e requerem um tutor masculino para viagens de longa distância, ao passo que as raparigas foram impedidas de regressar à escola secundária.
Na semana passada, as mulheres foram impedidas de entrar em parques de diversões na capital Cabul, depois de o ministério da moralidade dos talibãs ter afirmado que o acesso das mulheres aos parques públicos seria restringido.
Durante o primeiro período do grupo no poder, os talibãs proibiram a maioria das formas de música consideradas não-islâmicas, e este agosto, como consequência desta ordem política, o cantor popular afegão Fawad Andarabi foi arrastado de sua casa e morto.
Farhan Haq, porta-voz adjunto do Secretário-Geral das Nações Unidas, disse à CNN que o recente anúncio dos talibãs sobre a lei de Sharia era “preocupante”.
“Uma vez que assumiram a autoridade efetiva, esperamos que cumpram a sua promessa de respeitar os compromissos existentes em matéria de direitos humanos assumidos no Afeganistão”, referiu Haq. “Não têm estado a cumprir os compromissos assumidos. Continuaremos a pressioná-los neste sentido. Opomo-nos à pena de morte em todas as suas formas.”
A situação de segurança no país também se deteriorou desde a tomada de posse do grupo no ano passado, com a nação a crescer cada vez mais isolada e empobrecida.
Quase metade do país enfrenta uma carência alimentar aguda, de acordo com as Nações Unidas. Estima-se que 43% da população do Afeganistão vive com menos de uma refeição por dia, sendo que 90% dos afegãos inquiridos referem a alimentação como a sua principal necessidade, de acordo com um relatório de maio do Comité Internacional de Salvamento.
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