31 propagandas criativas e poderosas que chamam a atenção
“É o chapéu.”
Agência Serviceplan Hamburg / München, Alemanha
Estamos acostumados a ignorar propagandas. Especialistas conhecem o fenômeno chamado “cegueira de propaganda” que é comum na internet. Ocorre quando estamos procurando um artigo interessante e simplesmente ignoramos a publicidade, sem sequer perceber que ela está ali. Mas estas propagandas criativas, várias delas criadas no Brasil, são impossíveis de ignorar.
Algumas delas podem ser consideradas polêmicas e talvez ofensivas e nos fazem pensar ao mesmo tempo: como é possível que alguém coloque uma arma automática nas mãos de uma criança e compará-la ao jogo infantil queimada? Exato, não há comparação no entanto jogar queimada é proibido nas escolas em alguns países enquanto qualquer um pode possuir uma arma de assalto automática. ao menos não sãopropagandas de drogas proibidas. Certas propagandas nos fazem pensar e em seguida nos fazem rir, como é o caso das propagandas dos preservativos Durex. Outras tem forte apelo emocional como as propagandas da Ecovia.
É preciso uma incrível capacidade criativa para transmitir mensagens de maneira que elas tenham um forte impacto como as que você verá a seguir. Comente abaixo qual é a sua favorita. [Bored Panda]
Fio dental Colgate
Agência Cerebro Y&R, Panamá
Agência Cerebro Y&R, Panamá
Pirulito sem açúcar Chupa Chups
“É sem açúcar.”
Agência DDB, Espanha.
Pepsi
“Desejamos a você um Halloween assustador.”
Agência Buzz in a Box, Bruxelas, Bélgica
Óculos de grau
“Veja mais luz por menos”
Agência Y&R Paris, França
Vigilantes do peso
Esquerda: “Entrada”, direita: “Saída”.
Agência DraftFCB, Alemanha
Playboy Brasil
Agência Neogama, Brasil
“Ganhe o respeito que você merece”: Óculos de grau
Na esqueda: “Caminhoneiro”e na direita: “Dr. Professor”.
Agência LG&F, Bruxelas, Bélgica
Na esqueda: “Açogueiro”e na direita: “Artista”.
Agência LG&F, Bruxelas, Bélgica
Na esqueda: “Fácil”e na direita: “Difícil”.
Agência LG&F, Bruxelas, Bélgica
Na esqueda: “Motoqueiro malvado”e na direita: “Estilista”.
Agência LG&F, Bruxelas, Bélgica
Controle de armas
No topo: “Uma criança está segurando algo que é proibido na América para protegê-la. Adivinhe qual.”
Embaixo: “Não vendemos ovos Kinder pela segurança das crianças. Por que não armas automáticas?”
Agência Grey, Toronto, Canadá
No topo: “Uma criança está segurando algo que é proibido na América para protegê-la. Adivinhe qual.”
Embaixo: “Nós proibimos o jogo queimada, pois é visto como excessivamente violento. Por que não armas automáticas?”
Agência Grey, Toronto, Canadá
No topo: “Uma criança está segurando algo que é proibido na América para protegê-la. Adivinhe qual.”
Embaixo: “Nós mantemos ‘A Chapeuzinho Vermelho’ fora das escolas por causa da garrafa de vinho na cesta. Por que não armas automáticas?”
Agência Grey, Toronto, Canadá
Preservativos extra-grandes: Durex
Agência The Jupiter Drawing Room, África do Sul
WiFi grátis: McDonalds
Agência DDB, Sydney, Austrália
Trânsito: Ecovia
Terremoto Propaganda, Curitiba, Brasil
Terremoto Propaganda, Curitiba, Brasil
Telescópios: Orion
Agência Texas Creative, Universidade do Texas, EUA
“Um cão torna sua vida mais feliz. Adote”: Pedigree
Agência AlmapBBDO, são Paulo, Brasil
Agência AlmapBBDO, são Paulo, Brasil
Agência AlmapBBDO, são Paulo, Brasil
“Estacionando com precisão”, Park Assist: Volkswagen
Agência DDB Tribal Berlin, Alemanha
Redução de emissão de CO₂ doando para o plantio de árvores
“Cada folha sequestra CO₂”
Agência Leagas Delaney
Da China para a Austrália: FedEx
Agência DDB Brazil
Jogo de palavras que se traduz “Encare um livro”
“Disconecte um pouco. Leia um livro”
Agência Brickman, Ramat Gan, Israel
Preservativos extra-grandes: Durex
Agência Espiral DP, Guayaquil, Equador
Agência The Jupiter Drawing Room, África do Sul
“Lubrificante de alta potência”: Manix
Agência Bddp & Fils
“Explorar o ecossistema também ameaça vidas humanas”: WWF
Esquerda: “Aterrorizante”, direita: “Mais aterrorizante”.
Agência DDB&CO.,Istanbul, Turquia.
Autor: Marcelo Ribeiro
Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara), repudia exercício físico, mas faz mesmo assim; talvez para ganhar alguns anos a mais com a família, talvez por masoquismo. Escreve no HypeScience desde 2008.
Transcrição de
HYPE SCIENCE
por
ANTÓNIO FONSECA