Vídeos mostram a felicidade da população ucraniana. Há relatos de soldados russos feridos que foram deixados para trás.

"Kherson é nossa": lágrimas e cânticos no regresso das tropas ucranianas
"Kherson é nossa": lágrimas e cânticos no regresso das tropas ucranianas© Olexandr Chornyi

A Ucrânia diz que já tem o controlo quase total de Kherson e a bandeira ucraniana voltou a ser hasteada no centro da cidade. Moscovo confirma que a retirada está concluída e que mais de 30 mil soldados saíram da zona.

A retirada está a ser celebrada pela população de Kherson, que recebeu com emoção os militares ucranianos. Nas ruas, ouviram-se cânticos de glória com muitas lágrimas de alegria e alívio à mistura.

Carregado0.00%
Anúncio - A Seguir "População de Kherson recebe com emoção soldados ucranianos"
População de Kherson recebe com emoção soldados ucranianos

Durante a retirada, surgiram relatos de soldados russos feridos que foram deixados para trás. Mais tarde, os soldados foram aconselhados a trocar a farda militar por roupas civis para conseguirem escapar.

Nas redes sociais, a Ucrânia pediu aos que ficaram para se entregarem. Disse que se a rendição fosse voluntária, lhes assegurava comida, cuidados médicos e a possibilidade de serem trocados por prisioneiros ucranianos na Rússia.

Entretanto, Moscovo rejeitou que a retirada das tropas russas de Kherson seja uma humilhação para o país. O porta-voz do Kremlin disse que a região continua a fazer parte da Rússia.

Carregado0.00%
Anúncio - A Seguir "Peskov diz que Kherson continua a ser russo"
Peskov diz que Kherson continua a ser russo

Destruída ponte perto de Kherson

Perto de Kherson foi destruída uma importante ponte que ligava as duas margens do rio Dnipro. Ainda não se sabe quem provocou o ataque, mas especula-se que tenham sido as tropas russas para dificultarem o avanço dos soldados ucranianos.

A ponte é uma das mais importantes na região e é fundamental para aceder a Kherson. A mais próxima fica a mais de 70 quilómetros.

Carregado4.92%
Hora Atual 0:00
Duração 0:40
O momento da explosão da ponte perto de Kherson
0
Ver no Relógio