segunda-feira, 26 de novembro de 2018

DIA MUNDIAL SEM COMPRAS - 26 DE NOVEMBRO DE 2018

Dia Mundial sem Compras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
Dia Mundial sem Compras
Manifestação em São Francisco, novembro de 2000
Nome oficialBuy Nothing Day
TipoCultural
DataDia após a Ação de Graças
SignificadoProtesto contra o consumismo
FrequênciaAnual
Relacionado(s)Black FridayAção de Graças
Dia Mundial sem Compras[1] (DMsC, conhecido originalmente em inglês como Buy Nothing Day, "Dia de Não Comprar Nada") é um dia internacional de protesto contra o consumismo. Fora dos Estados Unidos e do Canadá o DMsC realiza-se sempre no último sábado de novembro.

Origens[editar | editar código-fonte]

O DMsC foi criado pelo artista de Vancouver Ted Dave e posteriormente promovido pela revista canadense Adbusters. Os participantes deste evento comprometem-se a não comprar nada durante 24 horas como um ato de demonstração do poder das pessoas ante sua condição de consumidores. O primeiro dia sem compras foi organizado no Canadá em 1992

Contexto[editar | editar código-fonte]

O objetivo deste evento é o de chamar a atenção aos consumidores dos efeitos destruidores que os nossos hábitos de consumo podem ter a nível global, e em especial nos países de terceiro mundo. Ativistas podem também participar com manifestações e ações mais radicais em lugares estratégicos, como por exemplo às entradas de centros comerciais. A revista Adbusters conseguiu mesmo anunciar a campanha no canal de televisão CNN. Outras cadeias TV, tal como a MTV, recusaram-se a emitir os anúncios.
Nos últimos anos o evento tem ganhado adeptos de movimentos contra o aquecimento global. Estes argumentam que para travar este fenômeno cabe à população do primeiro mundo mudar os seus hábitos de consumo.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Críticos do movimento DMsC afirmam que o evento levará simplesmente consumidores a comprar mais em outros dias, fato que desvaloriza a campanha. No entanto, os participantes afirmam que tal não afeta a mensagem do evento, já que é proposto atividades para atingir uma maior autonomia como plantar hortas e compartilhar itens.

História do DMsC[editar | editar código-fonte]

O DMsC realizou-se pela primeira vez em Vancouver no Canadá em Setembro de 1992. Em 1997 o evento foi fixado para o dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e no Canadá. No resto do mundo o dia do evento foi colocado para o último sábado de Novembro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas

BANCÁRIOS DO NORTE - VOTEM NÃO NO DIA 27 - 26 DE NOVEMBRO DE 2018



BANCÁRIOS DO NORTE

VOTEM  

N  à O  

amanhã  27 de Novembro de 2018



Salvo erro ou omissão - dado que não consegui ver Links com a história de fundação do SBSI e do SBC) o SBN - Sindicato dos Bancários do Norte (com esta designação desde a década de 70), parece ser o mais antigo Sindicato da Classe Bancária do País.

Não ponho em dúvida que tenham havido (e até que já não existam) outros Sindicatos da Classe, mais antigos. Apenas encontrei com data de 20 de Setembro de 1823 uma  Associação de Classe dos Empregados de Bancos e Câmbios criando-se em 1923 a Associação de Classe dos Empregados Bancários do Porto, e mais tarde em 1832 Sindicato dos Empregados Bancários de Portugal.


É essa última data que consta como a da fundação do actual SBN - Sindicato dos Bancários do Norte.


É sabido que sempre foi apanágio das Direcções de todos eles (e não duvido que todos os outros se possam gabar disso...) lutar acerrimamente e legalmente pelos direitos dos trabalhadores e deveres dos seus representados perante as Entidades Patronais onde exerciam e exercem a sua actividade.

Sei do que falo e como já disse anteriormente noutros Apelos que aqui fiz, nos últimos dias, trabalhei neste Sindicato durante 40 anos (de 1962 a 2002) e além disso é importante que ninguém se esqueça que os SAMS - Serviços de Assistência Médico-Social nasceram no Porto (com o início dos trabalhos de implantação em Setembro de 1975 e início efectivo da Assistência em JANEIRO DE 1976) e foi daqui que sairam muitas propostas (talvez a maioria) relativas aos Estatutos e Regulamento dos SAMS.


Portanto meus Amigos e para terminar, APELO a todos os empregados bancários, por este meio e por toda a rede Social de que faço parte, para que amanhã dia 27 de Novembro de 2018, seja o dia de um rotundo NÃO à nacionalização e consequente desaparecimento do SBN que alguém se lembrou de propor estupidamente (ou interessadamente, sabe-se lá com que fins...)





Com os  melhores cumprimentos sindicais do

ANTÓNIO FONSECA

Ex-Funcionário do SBN desde 1962 a 2002 (40 anos) e 
co-fundador dos SAMS-Serviços de Assistência Médico- Social, 
desde 1976 até 2002.

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue