sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

FUTURISMO

OBSERVADOR

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
VIAGENS 
Não precisa de estourar o orçamento familiar com as próximas férias. Nestas propostas há muita cultura e aventura, algumas pirâmides, vários animais selvagens e gigantescos mercados ao ar livre.
TRIBUNAL 
Uma inspetora da Polícia Judiciária, em licença de maternidade, foi obrigada a ir depor num caso de infanticídio. Para não ter de pagar multa, foi a tribunal, mas teve de levar a filha bebé.
ANIMAIS 
O caso de Mr. No Ears, que foi levado da sua colónia em Albufeira, arrasta-se há mais de um ano. A primeira audiência aconteceu esta quarta-feira, em Albufeira, e deixou tudo em águas de bacalhau.
PRESIDENTE TRUMP 
Peter Rutland, especialista em relações EUA-Rússia e colunista na imprensa americana, recorda ao Observador como a Rússia recolhe habitualmente informações sobre amigos e adversários.
NOVO BANCO 
Eurodeputado do PSD junta-se a outras vozes sociais-democratas como Rui Rio, Morais Sarmento ou Ferreira Leite que admitem essa possibilidade. Posição do partido é bem diferente.
TSU 
Carlos César diz que o "essencial" será "preservar a subida do salário mínimo" e cumprir as metas orçamentais. Acusa o PSD de "jogatana política" e de ser "muleta do Bloco e do PCP".
PSD 
O advogado diz que o PSD está a fazer um teste como às margarinas: "Mas se às margarinas não pedem autorização para fazer o teste, também a mim não me pediram", ironiza Júdice.
POLÍTICA 
Todos os líderes partidários perderam popularidade neste arranque de ano, de acordo com a Sondagem Expresso/SIC. PS também baixou nas intenções de voto, mas continua à frente de PSD e CDS juntos.
HOTÉIS 
A cultura asiática sempre presente, praias paradisíacas à porta e jantares luxuosos com grandes vistas. Conheça os recantos dos hotéis mais luxuosos que abrem portas este ano na Ásia.
HISTÓRIA 
Ao fim de 188 anos a proteger o Reino de Jerusalém, os templários conheceram um fim sangrento ao serem acusados de heresia pelo rei francês. Morreram. Mas deixaram um azarento fardo para quem ficou.
IPHONE 
Alguns factos e muitos rumores. É sempre assim, mas este ano está a ser ainda mais fértil em palpites sobre o próximo iPhone. Pensa comprar? Decida se deve optar pelo atual ou se é melhor esperar.
Opinião

Rui Ramos
Não sei se foi “pouca gente” ao funeral de Mário Soares. Mas o país oficial, ao antecipar uma manifestação popular que não era provável que acontecesse, criou essa impressão.

José Milhazes
Ao contrário do que sugere Louçã, na URSS a violência, a repressão, não começaram com Estaline, mas com Lenine e Trotski. Se este último tivesse herdado o poder na URSS o sistema não seria menos cruel

Miguel Tamen
Quando tentamos justificar o respeito acrescido que um queijo ou uma pessoa nos merece, invocar as suas origens não é nunca um caminho filosófico prometedor.

José Manuel Fernandes
É preciso ser claro: o que o Bloco tem dito sobre saúde e os serviços prestados ao SNS por empresas privadas é um disparate baseado no preconceito. E que pode sair caro aos doentes e aos contribuintes

Maria João Avillez
Evocou-se a história, o passado, navegadores e poetas, e falou-se no presente olhando para o futuro. Portugal estava ali e por momentos, reconciliado. Graças a Soares.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. P

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
13 Janeiro, 2017
Partilhar Subscrever
Alexandre Brito
Subdiretor de Informação
Alexandre Brito

Bem-vindo

Evadidos da Portela, apanhados no Oriente. A polícia deteve ao início da madrugada, no Parque das Nações, os dois argelinos que saltaram a vedação do Aeroporto Humberto Delgado. Vão ser ouvidos em tribunal. Com este incidente, são já cinco os casos de aparente tentativa de imigração ilegal envolvendo cidadãos do norte de África.


Detidos argelinos que fugiram do aeroporto


Detidos argelinos que fugiram do aeroporto

Os dois argelinos que ontem fugiram do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, saltando a cerca, foram detidos esta madrugadaA polícia localizou-os cerca das 0h30 na Gare do Oriente. Os homens pertenciam a um grupo de cinco pessoas que viajava de Marrocos para a Argélia, com uma escala em Lisboa. Serão ainda hoje ouvidos em tribunal.

Processo que envolve Lalanda e Castro nas mãos do DCIAP


Processo que envolve Lalanda e Castro nas mãos do DCIAP

Paulo Lalanda e Castro, ex-administrador da farmacêutica Octapharma em Portugal, ficou em prisão domiciliária, com vigilância eletrónica, por decisão de um juiz de Instrução Criminal de Lisboa. Está igualmente impedido de contactar outros arguidos no processo. Em causa estão factos suscetíveis de integrarem a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem e branqueamento de capitais. Dada a complexidade e dimensão do processo, a Procuradoria-Geral da República “decidiu deferir ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) a competência para a direção do inquérito”.

Investigação Sexta às 9


Investigação Sexta às 9

Pode haver mais crimes no caso do curso de Comandos, onde morreram duas pessoas. O Sexta às 9 sabe que o comandante das Forças Terrestres mandou cancelar a prova após a morte de Hugo Abreu. Mas essa ordem foi desrespeitada e a prova continuou na manhã seguinte. O facto constitui um crime de insubordinação punível com pena de um a quatro anos. A investigação da RTP descobriu ainda que o guião da prova zero, que define as condições do curso e que foi entregue no DIAP à procuradora Cândida Vilar, não é o original. Para ver esta noite, logo a seguir ao Telejornal.

E a economia portuguesa, como está? As agências fazem as contas


E a economia portuguesa, como está? As agências fazem as contas

Quatro agências de notação financeira preparam-se para revelar a avaliação que fazem à economia portuguesa. A primeira a pronunciar-se é a Moody’s. E o resultado não deverá ser muito diferente do que tem dito nos últimos tempos, uma vez que a agência norte-americana de rating tem feito vários avisos sobre o estado da economia nacional. Depois da Moody’s seguem-se as avaliações da Standard & Poor’s, da Fitch e, mais importante para o país nesta altura, a da DBRS. É a avaliação desta agência canadiana que tem mantido Portugal no programa de compra de dívida do Banco Central Europeu. O que permite, como explica aqui o Frederico Pinheiro, pagar juros mais baixos.

Equipa de Trump desalinhada sobre a Rússia


Equipa de Trump desalinhada sobre a Rússia

Os nomes escolhidos por Donald Trump para os departamentos da Defesa, o general James Mattis, e de Estado, o CEO da ExxonMobil Rex Tillerson, assumiram esta semana, nas respetivas audiências perante o Senado, ideias sobre a Rússia em aparente contradição direta com as políticas enunciadas pelo Presidente eleito. A Graça Andrade Ramos detalha aqui as desafinações.

Rússia quer proibir venda de cigarros a nascidos depois de 2014


Rússia quer proibir venda de cigarros a nascidos depois de 2014

Precisamente da Rússia chega a notícia de uma proposta radical apresentada esta semana pelo Ministério da Saúde, tendo em vista proibir a venda de cigarros a todos os cidadãos nascidos de 2014 em diante. Quatro anos depois de banir o consumo de tabaco em restaurantes e espaços públicos, o Governo russo vai ainda mais longe. O objetivo declarado é vedar por completo as próximas gerações ao fumo.

Presidenciais em França: o primeiro debate dos candidatos à esquerda


Presidenciais em França: o primeiro debate dos candidatos à esquerda

lei do trabalho dominou grande parte do primeiro debate entre os candidatos às primárias da esquerda francesa. O único que não prometeu revogar a legislação foi Manuel Valls. Uma discussão acompanhada pela correspondente da RTP em Paris, Rosário Salgueiro.

João Sousa na final do torneio de Auckland


João Sousa na final do torneio de Auckland

Mais um grande resultado do trabalho do tenista português. João Sousa, 44.º do ranking mundial, qualificou-se para a final do torneio de Auckland, ao vencer o cipriota Marcos Baghdatis, 36.º da tabela. Ganhou nas meias-finais por 6-1 e 7-5 e vai disputar a final, este sábado, com o norte-americano Jack Sock.



A NÃO PERDER
Portugueses na Guerra Civil de Espanha

Portugueses na Guerra Civil de Espanha

A Guerra civil de Espanha, autêntico ensaio para a II Guerra Mundial, foi um sangrento conflito que dividiu Espanha, mas também marcou para sempre a vida de milhares de portugueses. Pessoas que viviam perto da fronteira ou trabalhavam nas várias regiões do país vizinho e foram apanhadas no turbilhão do conflito. Quando rebentou a guerra ,em 1936, havia 30 mil portugueses emigrantes em Espanha, a comunidade estrangeira mais numerosa. O número de mortos ultrapassou o meio milhão. Mais de 100 mil pessoas continuam desaparecidas, enterradas em valas comuns. Estima-se que centenas destes desaparecidos sejam portugueses. Na reportagem A guerra também foi nossa, a RTP conta histórias inéditas de portugueses que, apesar de não terem ido para a frente de batalha, foram fuzilados ou desapareceram às mãos das forças franquistas. Veja aqui.






  • [quando-a-violencia-vai-a-escola_a975200]Quando a violência vai à escola


VAI DAR ZEBRA

Não pagaram a renda durante sete anos. Agora chegou a conta


Posted: 13 Jan 2017 04:08 AM PST
Zachary Bennet e Karen Nourse vivem há sete anos num apartamento consideravelmente caro em Manhattan, Nova Iorque. Contudo, há já sete anos que não pagam a renda, que seria de ...
O post Não pagaram a renda durante sete anos. Agora chegou a conta aparece primeiro no Vai dar Zebra.
Posted: 13 Jan 2017 12:16 AM PST
Com o ritmo de vida atual a ser cada vez mais acelerado, pode ganhar o hábito de aproveitar viagens de carro para carregar o smartphone, permitindo-lhe assim estar sempre em ...
O post Estes são os motivos porque nunca deve carregar seu telemóvel no carro aparece primeiro no Vai dar Zebra.
Posted: 12 Jan 2017 09:26 AM PST
Todo casal tem manias as quais esconde entre quatro paredes. Porém alguns passam do limite, quando você se casa a sua intimidade é exposta a outra pessoa, com o tempo ...
O post Todo o casal já fez alguma destas 7 coisas em segredo! aparece primeiro no Vai dar Zebra.
Posted: 12 Jan 2017 09:04 AM PST
Hoje muito ouvimos sobre alergia a algum alimento. Todo dia escutamos alguém falando sobre isso e, geralmente, as principais causas de queixa são a intolerância à lactose e ao glúten. ...
O post 8 Sinais que o corpo dá quando algo não está bem aparece primeiro no Vai dar Zebra.
Posted: 12 Jan 2017 08:34 AM PST
“Desde o início nós estávamos interessados neste tema, porque a frase que costumo dizer as mulheres jovens: Todos os homens são dignos de ter uma parceira“, disse Randi Proffitt Leyva, ...
O post Estudo explica porque mulheres preferem homens comprometidos aparece primeiro no Vai dar Zebra.

OBVIOUS MAGAZINE

obvious newsletter | veja o email no browser
Marque as suas fotos e ajude a criar a maior comunidade cultural de língua portuguesa.

adeus ao pai da modernidade líquida

por Fellipe Torres em 13/01/17  


Com a partida de Zygmunt Bauman, o mundo perde um dos seus mais competentes intérpretes, capaz de analisar fenômenos sociais quase em tempo real e despejar no mercado editorial um generoso volume de obras sintonizadas com os nossos dias

Ler o artigo completo

é possível fazer diferente?

por Edu Café em 13/01/17  


No filme “Feitiço do Tempo”, um homem fica preso em um dia que se repete eternamente. Às vezes somos um pouco como ele, aprisionados em comportamentos e padrões que repetimos dia após dia.

Ler o artigo completo

e se houver baleias e golfinhos no oceano de encelado?

por Lucas B. Friedmann em 13/01/17  


É verdade... a chance é realmente muito pequena! Informações recentes indicam um ambiente potencialmente favorável ao desenvolvimento de vida como a conhecemos na Terra, mas dificilmente qualquer vida que ali se desenvolva atingirá um nível comparável ao existente na Terra. Mas, e se... ?

Ler o artigo completo

a eterna dificuldade de se viver em sociedade

por Carolina Vila Nova em 13/01/17  


Viver se tornou esquisito. Uma lista de afazeres sem fim, objetivos e medidores de nossa própria eficiência. Até conseguimos entender a necessidade de nos tornamos tolerantes e pacientes uns com os outros, mas sofremos a dor de não sermos mais vistos ou sentidos em nossa essência, dia após dia, hora após hora, o que parece tornar nossas vidas sem vida.

Ler o artigo completo

gente oca - o que é levar um fora nos dias de hoje?

por Marina Baitello em 13/01/17  


Gente Oca... Gente que quebra... Pessoas recicláveis e indiferenciadas. O que é se relacionar nos dias de hoje e levar um fora de pessoas sem repertório para conversar ou confortar? Vivendo num mundo onde é necessário coragem para amar e mais coragem ainda para se aproximar das pessoas e ter o choque de saber quem cada um realmente é. Com uma lupa, nossos príncipes viram sapos e as princesas viram pó... Sejam bem vindos ao amor nos dias de hoje.

Ler o artigo completo

wes anderson e o retorno da harmonia em “o grande hotel budapeste”

por Daniel Baz em 13/01/17  


Com “Budapeste Hotel”, o diretor estadunidense Wes Anderson dá um passo adiante na sua poética peculiar, que exalta o convívio entre o equilibrado e o desarmônico. O resultado é, mais uma vez, um dos trabalhos visuais mais ricos e coerentes do cinema contemporâneo.

Ler o artigo completo

na voz de uma mulher

por Rita Palma Nascimento em 13/01/17  


Hoje não seria diferente. Chego uma vez mais, a horas, para te dizer que não esperes por mim. O meu tempo está a terminar, a vida não espera por mim, o meu relógio não pára e há um lugar para ser feliz. Eu quero lá chegar a horas, por isso não espero por ti. Tu chegas sempre atrasado e outras vezes nem chegas.

Ler o artigo completo

subscreva gratuitamente as escolhas do editor

OBSERVADOR

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia......os dois argelinos que tinham fugido ontem do aeroporto de Lisboa foram apanhados na Gare do Oriente durante a madrugada.

O Tribunal de Instrução Criminal decidiu colocar em prisão domiciliária Paulo Lalanda e Castro, ex-líder da Octapharma em Portugal e arguido no processo "O Negativo". Em causa está o perigo de perturbação do inquérito.

Marine Le Pen foi ontem fotografada na Trump Tower. Dúvida: estava lá a fazer o quê? O porta-voz de Donald Trump garantiu que não ia existir qualquer encontro entre os dois e que o edifício é público. Ou seja: a candidata da extrema-direita às presidenciais francesas pode simplesmente ter tido vontade de beber um café.

Ontem à noite, os sete candidatos presidenciais da esquerda francesa estiveram frente a frente no primeiro debate das primárias. Falou-se de terrorismo e de desemprego. Veja aqui um resumo do que aconteceu.

Os Estados Unidos vão deixar de oferecer direito de residência aos cubanos que entrem no país ilegalmente. Eles passarão a ser deportados, como acontece com qualquer outro imigrante ilegal. Esta situação de privilégio tinha sido decretada por Bill Clinton nos anos 90 e a sua revogação é mais uma medida de Obama que pretende aproximar os EUA de Cuba.


Informação relevanteA polémica da TSU explodiu e o acordo de concertação social implodiu - ou quase. Veja todos os episódios deste "House of Cards" em versão novela mexicana:
O Parlamento discutiu ontem a eventual nacionalização do Novo Banco e, no mesmo dia, a DBRS (que é a única agência que mantém o rating de Portugal acima de "lixo") alertou que, a avançar, isso provocaria a deterioração do rating da nossa dívida pública.

Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças de José Sócrates, foi ontem ouvido no Parlamento sobre a Caixa Geral de Depósitos. E disse o seguinte:
  • "O primeiro ministro — José Sócrates — nunca me pressionou no sentido de fazer qualquer mudança ou nomear alguém para a administração da Caixa";
  • O facto de o seu antecessor, Campos e Cunha, ter dito que Sócrates o pressionara para escolher exactamente as mesmas duas pessoas (Carlos Santos Ferreira e Armando Vara) que acabariam na CGD terá sido uma coincidência;
  • Sobre Vara: “Foi uma escolha minha. Era uma pessoa conhecida e cumpria o critério de ser alguém com carreira na Caixa. Foi meu colega no governo de Guterres que eu conhecia o que me dava algum conforto”.
Atenção: acaba hoje o prazo para aqueles que aderiram ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) pagarem as dívidas à Segurança Social.

A reunião de ontem entre os governos português e espanhol sobre Almaraz não correu bem - e Portugal já anunciou que na segunda-feira vai recorrer à União Europeia. Mas, afinal, esta central nuclear junto à nossa fronteira é mesmo uma bomba-relógio? Quais são exactamente os planos dos espanhóis? O que aconteceria se houvesse fuga de material radiativo? A Marta Leite Ferreira foi procurar as respostas num Explicador essencial.

O general Faria Menezes, comandante das Forças Terrestres, garantiu ao Ministério Público ter dado ordens aos militares do curso de Comandos para pararem a chamada Prova Zero depois da morte de Hugo Abreu. Mas os exercícios continuaram. A notícia foi avançada pelo Expresso e pelo Público.

Ontem, na abertura do Congresso dos Jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que "a precariedade enfraquece a profissão" e que "sem jornalismo estável, forte e independente não há democracia sólida e de qualidade em Portugal ou em qualquer sociedade livre". O primeiro convidado estrangeiro, Michael Rezendes, que venceu um Pulitzer pela investigação que ficou famosa pelo filme "Spotlight", defendeu que "o jornalismo de investigação vai sobreviver". O encontro continua até domingo.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre o funeral de Mário Soares: "Não sei se foi 'pouca gente' ao funeral de Mário Soares. Mas o país oficial, ao antecipar uma manifestação popular que não era provável que acontecesse, criou essa impressão".

Maria João Avillez também escreve sobre o antigo Presidente: "Evocou-se a história, o passado, navegadores e poetas, e falou-se no presente olhando para o futuro. Portugal estava ali e por momentos, reconciliado. Graças a Soares".

José Milhazes escreve sobre Trotski e Estaline: "Ao contrário do que sugere Francisco Louçã, na URSS a violência, a repressão, não começaram com Estaline, mas com Lenine e Trotski. Se este último tivesse herdado o poder na URSS o sistema não seria menos cruel".


Os nossos EspeciaisPedro Cabeça é o único português a atuar num dos torneios de póquer mais emblemáticos do mundo. Este farmacêutico da Chamusca já conseguiu chegar aos 33 primeiros lugares do PokerStars Championship Bahamas e o Miguel Santos falou com “that Portuguese guy” para tentar perceber o que faz um bom jogador de póquer.

Ainda faz sentido falar do Ocidente? Ainda existe? Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes debateram no "Conversas à Quinta" os efeitos de Trump, do Brexit, da ascenção da China e do papel da Turquia e da Rússia.


Notícias surpreendentes

O novo iPhone só chega em setembro, mas já há muita informação a circular. O nome muda? O aparelho vai ser feito inteiramente em vidro? E será curvo nas arestas? O Edgar Caetano e o Miguel Videira Rodrigues foram investigar os factos e os rumores e explicam o que pode vir aí.

Panenka, o homem do penálti mais famoso do mundo, na final do Euro-76, respondeu às perguntas sobre a sua vida ao Rui Miguel Tovar nas "Questões do Forno Interno".

O ator Nuno Lopes leva "A Noite da Iguana", de Tennessee Williams, a Lisboa a 18 de janeiro e ao Porto a 9 de fevereiro. O Observador acompanhou-o entre ensaios.

Concertos, teatro, exposições e muito mais: confira aqui as nossas sugestões para um fim de semana em cheio.

"Portugal poderá ser um dos países mais felizes do mundo." Quem o garante é Meik Wiking, presidente do Happiness Research Institute. Ele falou com o Observador e explica porquê.

E, sendo assim, siga feliz (ou quase) para o fim de semana. E vá passando pelo Observador para conhecer todas as novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilh

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue