sábado, 25 de junho de 2022

observador - desporto - 25 de junho de 2022

 

Ver no browser
Observador

Desporto

Fotografia de Bruno Roseiro
Bruno Roseiro
Editor de Desporto
Foto da Newsletter

A manhã do dia 31 de julho em Tóquio, ainda madrugada em Portugal, voltou a ter uma demonstração de força daquele que muitas vezes foge ao que realmente é: o sucessor de Michael Phelps na natação. Caeleb Dressel ganhou os 100m mariposa às 10h31, foi receber a medalha às 11h05, qualificou-se para a final dos 50m livres às 11h16, ainda fez mais uma final dos 4x100m estilos às 11h43 onde ganhou a sua série mas acabou em quinto. Quando não estava a competir, nadava na piscina ao lado dos saltos para a água para não perder o ritmo. Foi assim que ganhou cinco medalhas de ouro nos últimos Jogos, depois de ter ganho no mesmo dia e em apenas 102 minutos três das sete medalhas de ouro nos Mundiais de 2017.

Desde cedo que o norte-americano, hoje com 25 anos, chocou com a pressão. Quando num Campeonato Nacional de juniores fez as 50 jardas em menos de 19 segundos nas meias e sentiu a deceção do público ao não repetir a dose na prova decisiva, ainda achou até divertido. Depois, começou a perceber que não. A seguir a Tóquio, e já depois de ganhar oito medalhas nos Mundiais de 2019 antes da pandemia, quebrou. “Estava fechado no quarto, com as persianas para baixo e não queria comer. Não queria ter ninguém à volta, estava numa depressão profunda”, contou a mãe. “Senti-me perdido, queria deixar a água para sempre mesmo sabendo que a água é um dos meus lugares de segurança. Estava entre a espada e a parede”, admitiu o próprio. Com muito trabalho à mistura, recuperou e era a figura destes Mundiais.

Começou por ganhar o ouro nos 4x100m livres, repetiu o título nos 50m mariposa, preparava-se para ter mais uma edição onde no limite podia arriscar as oito medalhas de ouro para bater mais um recorde. Na manhã do quarto dia do regresso a Budapeste, onde se destacara cinco anos antes, passou a eliminatória dos 100m livres mas parou.  “A Team EUA tomou a decisão, após ter consultado o Caeleb, o seu treinador e o departamento médico da equipa, que se deveria retirar da provapor razões médicas. A equipa irá depois mais para a frente determinar em que provas ainda poderá participar esta semana”, salientou o órgão em comunicado. Menos de 48 horas depois, e de novo “por razões médicas que nada têm a ver com Covid-19”, desistiu dos Mundiais. Foi quase como Simone Biles nos Jogos Olímpicos mas sem a última prova da “consagração” para fazer o que mais gosta sem pressão e sabendo que iria sempre sair a ganhar.

Há quase um ano, a ginasta teve um episódio potenciado por aquele que pode ser o maior adversário dos atletas de topo a quem ninguém consegue fazer frente: a saúde mental. Quase um ano depois, não se fez muito. Pouco ou nada se aprendeu. Mas Dressel, que não deixou de pensar numa presença em Paris-2024, saiu como campeão sem entrar na água – assim se consiga aprender ou fazer algo mais no tema.

mercado de transferências continua particularmente movimentado em relação aos três “grandes” e não deverá abrandar sobretudo até 30 de junho, dia em que fecha o exercício da época 2021/22.

Miguel Oliveira somou pela terceira vez consecutiva o nono lugar num Grande Prémio de MotoGP, desta vez na Alemanha, e vai agora tentar melhorar essas últimas posições nos Países Baixos (domingo, 13h). No entanto, o português tem sido notícia por outras razões: após ser dado como garantido na Gresini Racing da Ducati, e apesar de existirem também conversações com a Honda nas últimas semanas, a imprensa espanhola começou por avançar com um acordo entre o piloto e a Aprilia e mais tarde essa mesma informação foi pormenorizada por meios italianos, que falam de um contrato válido para duas temporadas. Confirmações, ainda nenhuma. Aliás, pelo contrário: o piloto português negou qualquer acordo e até abriu de novo a porta da Tech3. No entanto, o fim do tabu parece estar mais próximo…

Esta semana arranca em Londres o terceiro Grand Slam da temporada, Wimbledon. Com algumas boas notícias, como o regresso de Serena Williams ou a recuperação de Rafa Nadal, com outras novidades que podem ou não ser boas notícias no final como a possibilidade de treinar nos dois principais courts do complexo (e essa diferença será feita pela capacidade de manutenção da relva), sobretudo com a grande dúvida: com o boicote a jogadores russos e bielorrussos e com a inexistência de pontos ATP e WTA para distribuir, será este um torneio igual a todos os outros? Na teoria sim mas na prática pode ser que não.

Os dois últimos Campeonatos ainda a decorrer no plano nacional estão prestes a conhecer a sua decisão. No futsal, e depois de uma primeira vitória caseira após prolongamento, o Sporting voltou a ganhar ao Benfica no Pavilhão da Luz com um golo no tempo extra de Pauleta e pode festejar o título este sábado no Pavilhão João Rocha (caso os encarnados vençam, o jogo 4 será na segunda-feira e o jogo 5 na quarta-feira, ambos às 21h). No hóquei em patins, o Benfica ainda conseguiu empatar a final mas o FC Porto voltou a adiantar-se no Dragão Arena com um triunfo por 9-6, ficando a uma vitória do título que pode surgir também este sábado no Pavilhão da Luz (o jogo 5 está marcado para as 20h de quarta-feira).

EU, A TV E UM COMANDO

25 de junho

10hJudo, 2.º dia do Grand Slam de Ulaanbaatar (SportTV3)
12hVoleibol, Liga das Nações feminina: Itália-Eslovénia (SportTV2)
12h30Golfe, 3.º dia do BMW International Open (SportTV3)
13h10MotoGP, qualificação para o Grande Prémio dos Países Baixos (SportTV4)
14hTénis, final do Open de Maiorca (SportTV1)
14h30Ténis, final do Open de Eastbourne (SportTV2)
15hJogo 4 da final do Campeonato de hóquei em patins: Benfica-FC Porto (BolaTV e BTV)
18hVoleibol, Liga das Nações feminina: EUA-Bulgária (SportTV3)
21hJogo 3 da final da Liga de futsal: Sporting-Benfica (Canal 11 e SportingTV)

26 de junho

10hJudo, 3.º dia do Grand Slam de Ulaanbaatar (SportTV3)
12h30Golfe, 4.º dia do BMW International Open (SportTV3)
13hMotoGP, Grande Prémio dos Países Baixos (SportTV4)
14h30Voleibol, Liga das Nações feminina: EUA-Polónia (SportTV2)
18hVoleibol, Liga das Nações feminina: Brasil-Bulgária (SportTV2)

27 de junho

11hTénis, vários jogos do Torneio de Wimbledon (SportTV1 e SportTV2)
21hJogo 4 da final da Liga de futsal (se necessário): Benfica-Sporting (Canal 11 e BTV)

28 de junho

11hTénis, vários jogos do Torneio de Wimbledon (SportTV1 e SportTV2)
23h15Futebol, 1.ª mão dos oitavos da Taça dos Libertadores: Emelec-Atl. Mineiro (SportTV1)
23h15Futebol, 1.ª mão dos oitavos da Taça Sul-Americana: Nacional-Unión Santa Fé (SportTV6)

29 de junho

1h30Futebol, 1.ª mão dos oitavos da Taça dos Libertadores: Corinthians-Boca Juniors (SportTV1) e Athl. Paranaense-Libertad (SportTV5)
1h30Futebol, 1.ª mão dos oitavos da Taça Sul-Americana: Colo Colo-Internacional (SportTV6)
11hTénis, vários jogos do Torneio de Wimbledon (SportTV1 e SportTV2)
20hJogo 5 da final do Campeonato de hóquei em patins (se necessário): FC Porto-Benfica (Porto Canal)
21hJogo 5 da final da Liga de futsal (se necessário): Sporting-Benfica (Canal 11 e SportingTV)
23h15Futebol, 1.ª mão dos oitavos da Taça dos Libertadores: Cerro Porteño-Palmeiras (SportTV1)

30 de junho

1h30Futebol, 1.ª mão dos oitavos da Taça dos Libertadores: Desp. Tolima-Flamengo (SportTV1)
1h30Futebol, 1.ª mão dos oitavos da Taça Sul-Americana: Desportivo Táchira-Santos (SportTV6)
11hTénis, vários jogos do Torneio de Wimbledon (SportTV1 e SportTV2)
14h30Voleibol, Liga das Nações feminina: Polónia-China (SportTV5)
19hAtletismo, Liga Diamante de Estocolmo (SportTV5)
23h15Futebol, 1.ª mão dos oitavos da Taça Sul-Americana: Independiente del Valle-Lanús (SportTV1)

1 de julho

1h30Futebol, 1.ª mão dos oitavos da Taça dos Libertadores: Fortaleza-Estudiantes (SportTV1)
11hTénis, vários jogos do Torneio de Wimbledon (SportTV1 e SportTV2)

O JOGO EM PALAVRAS

PÓDIO

1

De Séneca à magia, Popovici nada para ser o melhor

Foi parar à natação por ter muita energia, encontrou o treinador certo, falhou o bronze por pouco em Tóquio e está a bater recordes nos Mundiais. David Popovici, o possível próximo melhor do mundo.

2

"Fui visitar equipas da F1 para terceiro piloto"

A emoção após a vitória nas 24 Horas de Le Mans, o sonho de Daytona, o título na Fórmula E, os pormenores que falham em 2022, a relação com a Fórmula 1, o futuro: entrevista a António Félix da Costa.

3

Benfica vence Nun'Álvares e sagra-se pentacampeão

Águias ganharam em Fafe com um único golo de Dricas e reconquistaram título depois de uma final emocionante com prolongamentos, penáltis e a decisão a chegar este domingo no jogo 4 (0-1).

O CASO

Fotografia
TRIBUNAIS

Os encontros da PJ com Francisco J. Marques

Responsável da comunicação do Porto, que vai ser julgado por divulgar e-mails do Benfica no Porto Canal, encontrou-se com a PJ três vezes, uma no Estádio do Dragão. Carlos Alexandre quis saber como.

TERCEIRO TEMPO

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue