Os Aviões Mais Importantes da História da Aviação!
1. Wright Flyer
O primeiro avião de voo bem-sucedido.
O primeiro avião de voo bem-sucedido.
O avião construído pelos irmãos Wright, dos Estados Unidos, é conhecido por ser o primeiro avião com um voo bem-sucedido. Criado e desenvolvido pelos empreendedores Orville e Wilbur Wright, fez um curto voo de apenas 12 segundos, com cerca de 3,6 metros de altura, realizado nas praias de Kitty Hawk. O voo pode ter sido curto, mas foi um grande passo na história do transporte aéreo, e posteriormente os irmãos mostraram a invenção em diversos lugares do mundo, a um público até então cético em relação a isso. Foi durante essas viagens que eles voaram sobre a cidade de Le Mans, na França, causando depois uma grande revolução na Europa que mudou o mundo.
2. Lockhead SR-71 Blackbird
O mais rápido avião já criado.
O mais rápido avião já criado.
O Blackbird foi um avião de reconhecimentos estratégicos de longo alcance, criado pelo Exército dos Estados Unidos. Embora seu último voo tenha sido realizado em 1999, ele ainda mantém o recorde do voo mais rápido já registrado na história da aviação, atingindo 3.529 quilômetros por hora - um recorde que não era quebrado desde 1976. Em 1972, ele realizou um voo de Londres, na Inglaterra, até Nova York, de 5.570,79 quilômetros em apenas uma hora e 54 minutos! Mas a velocidade não é o seu único atrativo - esta supermáquina ainda conseguiu voar muito alto, especificamente a uma altura de 25.929 metros. Claro que esses atributos não eram apenas para exibição, pois a aeronave esteve presente em diferentes missões cruciais de reconhecimento militares e até escapou de ataques de mísseis.
3. Spitfire
O único avião fabricado na Segunda Guerra Mundial.
O único avião fabricado na Segunda Guerra Mundial.
O Supermarine Spitfire foi amplamente usado pela Força Aérea Real Britânica e países aliados durante a Segunda Guerra Mundial. É considerado um grande ícone, pois teve um papel importante na Batalha da Grã-Bretanha - ele foi usado pelos pilotos para expulsar os invasores da Luftwaffe, a força aérea alemã. Foi também produzido em grande escala, muito mais do que outros aviões britânicos, inclusive manufaturado durante a Segunda Guerra. Sua última produção foi em 1954.
4. Benoist XIV
O primeiro avião com um passageiro pagante.
O primeiro avião com um passageiro pagante.
Os irmãos Wright tiveram grande êxito com sua invenção, mas um pequeno avião chamado Benoist XIV foi o responsável por levar os aviões ao mercado e, de certa forma, começar a gerar lucro. Ele foi especificamente criado para transportar passageiros, mas teve problemas alguns dias depois. Foram feitas outras tentativas no verão de 1913, mas falhou novamente, e a aeronave foi destruída. Então, no inverno de 1914, o inventor Thomas Benoist, em parceria com o empresário Percival Fansler, começaram a realizar voos comerciais entre as cidades de Tampa e São Petersburgo, no estado da Flórida, Estados Unidos. Por fim, em 10 de janeiro de 1914, o piloto Tony Jannus voou com Abram C. Pheil, o então prefeito de São Petersburgo na época, pelo valor de 400 dólares. Embora o valor cobrado fosse de apenas 5 dólares, o prefeito pagou por muito mais pela honra de ser um primeiro passageiro!
5. de Havilland Comet
O primeiro avião comercial a jato.
O primeiro avião comercial a jato.
Este é considerado tanto um grande pioneiro como um marco trágico na história da avião. Foi o primeiro avião comercial a jato capaz de atingir voos muito altos, possibilitando viagens muito mais confortáveis aos passageiros. No entanto, o Comet foi marcado por uma série de falhas que ocasionaram diversos acidentes terríveis, incluindo três em que o avião simplesmente se fragmentou no meio de um voo. Porém, essas tragédias fizeram com que muitas investigações começassem a serem feitas, informando os engenheiros que trabalharam posteriormente no desenvolvimento dessas aeronaves, incluindo evitar o uso de armações aéreas inadequadas que causaram os acidentes.
6. Messerschmitt Me 262
O primeiro avião militar de caça a jato.
O primeiro avião militar de caça a jato.
Criado pelos alemães, o Messerschmitt Me 262 foi o primeiro avião de caça a jato em uso militar, encomendado em 1942, reforçando a atuação da Luftwaffe, na Segunda Guerra mundial. Porém, ataques aliados no fornecimento de combustível e problemas no funcionamento dos motores diminuiu as expectativas dos alemães sobre o seu desempenho, e ainda não estava em produção há muito tempo. No entanto, seus motores a jato com um ótimo grau de manobrabilidade e velocidade não foram superados por nenhum outro avião na época, e seu projeto inovador inspirou a criação de outras aeronaves militares.
7. Gossamer Albatross
A primeira aeronave humana a atravessar o Canal da Mancha.
A primeira aeronave humana a atravessar o Canal da Mancha.
À primeira vista, você pode até achar que esta é uma invenção do início do século 20. No entanto, ela foi criada no final da década de 1970. O homem que criou este conceito foi Paul B. McGready, e a sua intenção era fazer do Albatross um veículo aéreo de transporte de tração humana, capaz de voar longas distâncias. Em 12 de junho de 1979, ele atingiu o seu objetivo quando o piloto e ciclista amador Bryan Allen voou da Inglaterra até a França com sucesso, em uma viagem de duas horas e 49 minutos, em uma velocidade de aproximadamente 28 quilômetros por hora. A composição super leve e precisa do Albatross foi uma inspiração para outras aeronaves elétricas, que funcionam a luz solar e que podem ser vistas atualmente.
8. Cirrus SR22
O primeiro avião a ter um sistema completo de paraquedas em sua composição.
O primeiro avião a ter um sistema completo de paraquedas em sua composição.
O Cirrus SR22 foi a aeronave de quatro lugares mais bem-sucedida no quesito vendas desde a sua fabricação em 2001 - e tem razão para isso. Ela é composta por um sistema de paraquedas que funciona em toda a aeronave. Esse sistema salvou mais de 100 vidas ao longo da produção do Cirrus, o que dá muito mais confiança aos pilotos que podem controlar a aeronave, sem os mesmos tipos de perigo comparado a outros modelos. Em 2014, O jovem Ryan Campbell, de apenas 19 anos, pilotou o Cirrus e tornou-se o piloto mais jovem do mundo a guiar uma aeronave ao redor do mundo.
9. Concorde
Realizou voos supersônicos para as massas.
Realizou voos supersônicos para as massas.
O Concorde é um dos dois únicos jatos supersônicos que transportaram passageiros comerciais e tornou-se um sinônimo de viagens de luxo. Seu primeiro voo foi em 1969, mas não foi o primeiro voo desse tipo - o soviético Tupolev tu-144 o venceu por dois meses, e os dois modelos seguiram por uma batalha comercial durante anos. No entanto, o Concorde é o mais famoso do mundo, e tornou-se um ícone da aviação, mesmo depois de seu último voo em 2003, com forte apelo publicitário.
10. General Atomics MQ-1 Predator
O primeiro drone militar.
O primeiro drone militar.
Este foi o primeiro veículo aéreo não tripulado (popularmente conhecido como drone) usado em conflitos. Ele pode ser pilotado remotamente por até 21 horas, monitorando os alvos e concluindo missões antes de voltar à base. Primeiramente, foi usado em missões de reconhecimento mas também é capaz de atirar mísseis, tornando-o um pioneiro na nova era de drones que estão sendo criados para revolucionar os conflitos militares.
11. Blériot XI
O primeiro avião a cruzar o Canal da Mancha.
O primeiro avião a cruzar o Canal da Mancha.
O Blériot XI foi criado e pilotado pelo francês Louis Blériot, e foi a primeira aeronave a voar com sucesso sob o Canal da Mancha em 25 de julho de 1909, voando por 35 quilômetros. Foi um dos momentos mais importantes da era pioneira da aviação no século 20, e Blériot é considerado um dos mais influentes aviadores da história do transporte aéreo. Seus conhecimentos mudaram definitivamente os rumos da aviação. Na época, o jornal britânico The Daily Express publicou em sua primeira página: "A Grã-Bretanha não é mais somente uma ilha", exaltando a viagem bem-sucedida e revolucionária de Blériot.
12. Boeing 747
O primeiro avião da categoria Jumbo que transporta muitos passageiros.
O primeiro avião da categoria Jumbo que transporta muitos passageiros.
O Boeing 747 foi o primeiro Jumbo a transportar um alto número de passageiros, inclusive em longas distâncias, graças ao compartimento superior na nave, totalmente reservado à classe executiva e à primeira classe. Por 37 anos, ele manteve o recorde de número da capacidade de passageiros, desde o início de suas operações em 1970. E o mais impressionante a respeito de sua história é que os engenheiros responsáveis por sua criação o desenvolveram "à mão", ou seja, muito antes que computadores, softwares e tecnologia de ponta pudessem fazer isso por eles. O projeto foi tão bom que o mercado da aviação permaneceu inalterado por anos, pois o 747 foi uma invenção revolucionária.
13. Bell X-1
A primeira aeronave a quebrar a barreira do som.
A primeira aeronave a quebrar a barreira do som.
Inventada em 1944 e finalmente criada no ano seguinte, essa aeronave foi o resultado de uma pesquisa experimental feita pelo Comitê Nacional para Aconselhamento sobre Aeronáutica em parceria com a Força Aérea dos Estados Unidos. O objetivo era romper a barreira do som, e conseguiu, em seu primeiro voo realizado em 14 de outubro de 1947 pelo piloto Chuck Yeager, que nomeou a aeronave de Glamorous Glennis (Glennis deslumbrante), em homenagem à sua esposa. O Bell X-1 tem um vasto legado, pois abriu portas para muitas pesquisas técnicas que ajudaram na criação de aeronaves supersônicas. Além disso, os dados desse voo foram cruciais para o desenvolvimento da aviação militar americana na segunda metade do século 20.
14. Impulso Solar
Uma aeronave movida pela energia da luz solar.
Uma aeronave movida pela energia da luz solar.
O Impulso Solar é o fruto de um projeto suíço para criar um avião movido a energia solar, capaz de voar longas distâncias. O projeto começou a ser desenvolvido em 2003 e tem alcançado muito êxito, inclusive em voos de teste tripulados, um voo continental cruzando o território dos Estados Unidos e a criação do Impulso Solar 2, um novo modelo que pretende fazer uma viagem ao redor do mundo em 16 estágios. No dia 1o de julho de 2016, ele completou 15 desses estágios e aterrissou em Sevilha, na Espanha, pronto para finalizar a rota voltando para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde teve início sua jornada em março de 2016.
Créditos: popularmecha