sábado, 7 de julho de 2018

Os Aviões Mais Importantes da História da Aviação!

Desde a criação dos primeiros aviões no início do século passado, a história da aviação tem evoluído cada vez mais, sempre com novas descobertas e momentos fascinantes que revolucionaram não somente a história do transporte aéreo, mas também a da humanidade, proporcionando grandes melhorias para todos nós. Essa lista mostra 14 dos mais inovativos, importantes e incríveis aviões que cruzaram os céus e tornaram-se ícones pioneiros na história do transporte aéreo.
 
1. Wright Flyer
O primeiro avião de voo bem-sucedido.
os aviões mais importantes da história
O avião construído pelos irmãos Wright, dos Estados Unidos, é conhecido por ser o primeiro avião com um voo bem-sucedido. Criado e desenvolvido pelos empreendedores Orville e Wilbur Wright, fez um curto voo de apenas 12 segundos, com cerca de 3,6 metros de altura, realizado nas praias de Kitty Hawk. O voo pode ter sido curto, mas foi um grande passo na história do transporte aéreo, e posteriormente os irmãos mostraram a invenção em diversos lugares do mundo, a um público até então cético em relação a isso. Foi durante essas viagens que eles voaram sobre a cidade de Le Mans, na França, causando depois uma grande revolução na Europa que mudou o mundo.
2. Lockhead SR-71 Blackbird
O mais rápido avião já criado.
os aviões mais importantes da história
O Blackbird foi um avião de reconhecimentos estratégicos de longo alcance, criado pelo Exército dos Estados Unidos. Embora seu último voo tenha sido realizado em 1999, ele ainda mantém o recorde do voo mais rápido já registrado na história da aviação, atingindo 3.529 quilômetros por hora - um recorde que não era quebrado desde 1976. Em 1972, ele realizou um voo de Londres, na Inglaterra, até Nova York, de 5.570,79 quilômetros em apenas uma hora e 54 minutos! Mas a velocidade não é o seu único atrativo - esta supermáquina ainda conseguiu voar muito alto, especificamente a uma altura de 25.929 metros. Claro que esses atributos não eram apenas para exibição, pois a aeronave esteve presente em diferentes missões cruciais de reconhecimento militares e até escapou de ataques de mísseis.
 
3. Spitfire
O único avião fabricado na Segunda Guerra Mundial.
os aviões mais importantes da história
O Supermarine Spitfire foi amplamente usado pela Força Aérea Real Britânica e países aliados durante a Segunda Guerra Mundial. É considerado um grande ícone, pois teve um papel importante na Batalha da Grã-Bretanha - ele foi usado pelos pilotos para expulsar os invasores da Luftwaffe, a força aérea alemã. Foi também produzido em grande escala, muito mais do que outros aviões britânicos, inclusive manufaturado durante a Segunda Guerra. Sua última produção foi em 1954.
4. Benoist XIV
O primeiro avião com um passageiro pagante.
os aviões mais importantes da história
Os irmãos Wright tiveram grande êxito com sua invenção, mas um pequeno avião chamado Benoist XIV foi o responsável por levar os aviões ao mercado e, de certa forma, começar a gerar lucro. Ele foi especificamente criado para transportar passageiros, mas teve problemas alguns dias depois. Foram feitas outras tentativas no verão de 1913, mas falhou novamente, e a aeronave foi destruída. Então, no inverno de 1914, o inventor Thomas Benoist, em parceria com o empresário Percival Fansler, começaram a realizar voos comerciais entre as cidades de Tampa e São Petersburgo, no estado da Flórida, Estados Unidos. Por fim, em 10 de janeiro de 1914, o piloto Tony Jannus voou com Abram C. Pheil, o então prefeito de São Petersburgo na época, pelo valor de 400 dólares. Embora o valor cobrado fosse de apenas 5 dólares, o prefeito pagou por muito mais pela honra de ser um primeiro passageiro!
5. de Havilland Comet
O primeiro avião comercial a jato.
os aviões mais importantes da história
Este é considerado tanto um grande pioneiro como um marco trágico na história da avião. Foi o primeiro avião comercial a jato capaz de atingir voos muito altos, possibilitando viagens muito mais confortáveis aos passageiros. No entanto, o Comet foi marcado por uma série de falhas que ocasionaram diversos acidentes terríveis, incluindo três em que o avião simplesmente se fragmentou no meio de um voo. Porém, essas tragédias fizeram com que muitas investigações começassem a serem feitas, informando os engenheiros que trabalharam posteriormente no desenvolvimento dessas aeronaves, incluindo evitar o uso de armações aéreas inadequadas que causaram os acidentes.
 
6. Messerschmitt Me 262
O primeiro avião militar de caça a jato.
os aviões mais importantes da história
Criado pelos alemães, o Messerschmitt Me 262 foi o primeiro avião de caça a jato em uso militar, encomendado em 1942, reforçando a atuação da Luftwaffe, na Segunda Guerra mundial. Porém, ataques aliados no fornecimento de combustível e problemas no funcionamento dos motores diminuiu as expectativas dos alemães sobre o seu desempenho, e ainda não estava em produção há muito tempo. No entanto, seus motores a jato com um ótimo grau de manobrabilidade e velocidade não foram superados por nenhum outro avião na época, e seu projeto inovador inspirou a criação de outras aeronaves militares.
7. Gossamer Albatross
A primeira aeronave humana a atravessar o Canal da Mancha.
os aviões mais importantes da história
À primeira vista, você pode até achar que esta é uma invenção do início do século 20. No entanto, ela foi criada no final da década de 1970. O homem que criou este conceito foi Paul B. McGready, e a sua intenção era fazer do Albatross um veículo aéreo de transporte de tração humana, capaz de voar longas distâncias. Em 12 de junho de 1979, ele atingiu o seu objetivo quando o piloto e ciclista amador Bryan Allen voou da Inglaterra até a França com sucesso, em uma viagem de duas horas e 49 minutos, em uma velocidade de aproximadamente 28 quilômetros por hora. A composição super leve e precisa do Albatross foi uma inspiração para outras aeronaves elétricas, que funcionam a luz solar e que podem ser vistas atualmente.
8. Cirrus SR22
O primeiro avião a ter um sistema completo de paraquedas em sua composição.
os aviões mais importantes da história
O Cirrus SR22 foi a aeronave de quatro lugares mais bem-sucedida no quesito vendas desde a sua fabricação em 2001 - e tem razão para isso. Ela é composta por um sistema de paraquedas que funciona em toda a aeronave. Esse sistema salvou mais de 100 vidas ao longo da produção do Cirrus, o que dá muito mais confiança aos pilotos que podem controlar a aeronave, sem os mesmos tipos de perigo comparado a outros modelos. Em 2014, O jovem Ryan Campbell, de apenas 19 anos, pilotou o Cirrus e tornou-se o piloto mais jovem do mundo a guiar uma aeronave ao redor do mundo.
9. Concorde
Realizou voos supersônicos para as massas.
os aviões mais importantes da história
O Concorde é um dos dois únicos jatos supersônicos que transportaram passageiros comerciais e tornou-se um sinônimo de viagens de luxo. Seu primeiro voo foi em 1969, mas não foi o primeiro voo desse tipo - o soviético Tupolev tu-144 o venceu por dois meses, e os dois modelos seguiram por uma batalha comercial durante anos. No entanto, o Concorde é o mais famoso do mundo, e tornou-se um ícone da aviação, mesmo depois de seu último voo em 2003, com forte apelo publicitário.
10. General Atomics MQ-1 Predator
O primeiro drone militar.
os aviões mais importantes da história
Este foi o primeiro veículo aéreo não tripulado (popularmente conhecido como drone) usado em conflitos. Ele pode ser pilotado remotamente por até 21 horas, monitorando os alvos e concluindo missões antes de voltar à base. Primeiramente, foi usado em missões de reconhecimento mas também é capaz de atirar mísseis, tornando-o um pioneiro na nova era de drones que estão sendo criados para revolucionar os conflitos militares.
11. Blériot XI
O primeiro avião a cruzar o Canal da Mancha.
os aviões mais importantes da história
O Blériot XI foi criado e pilotado pelo francês Louis Blériot, e foi a primeira aeronave a voar com sucesso sob o Canal da Mancha em 25 de julho de 1909, voando por 35 quilômetros. Foi um dos momentos mais importantes da era pioneira da aviação no século 20, e Blériot é considerado um dos mais influentes aviadores da história do transporte aéreo. Seus conhecimentos mudaram definitivamente os rumos da aviação. Na época, o jornal britânico The Daily Express publicou em sua primeira página: "A Grã-Bretanha não é mais somente uma ilha", exaltando a viagem bem-sucedida e revolucionária de Blériot.
12. Boeing 747
O primeiro avião da categoria Jumbo que transporta muitos passageiros.
os aviões mais importantes da história
O Boeing 747 foi o primeiro Jumbo a transportar um alto número de passageiros, inclusive em longas distâncias, graças ao compartimento superior na nave, totalmente reservado à classe executiva e à primeira classe. Por 37 anos, ele manteve o recorde de número da capacidade de passageiros, desde o início de suas operações em 1970. E o mais impressionante a respeito de sua história é que os engenheiros responsáveis por sua criação o desenvolveram "à mão", ou seja, muito antes que computadores, softwares e tecnologia de ponta pudessem fazer isso por eles. O projeto foi tão bom que o mercado da aviação permaneceu inalterado por anos, pois o 747 foi uma invenção revolucionária.
13. Bell X-1
A primeira aeronave a quebrar a barreira do som.
os aviões mais importantes da história
Inventada em 1944 e finalmente criada no ano seguinte, essa aeronave foi o resultado de uma pesquisa experimental feita pelo Comitê Nacional para Aconselhamento sobre Aeronáutica em parceria com a Força Aérea dos Estados Unidos. O objetivo era romper a barreira do som, e conseguiu, em seu primeiro voo realizado em 14 de outubro de 1947 pelo piloto Chuck Yeager, que nomeou a aeronave de Glamorous Glennis (Glennis deslumbrante), em homenagem à sua esposa. O Bell X-1 tem um vasto legado, pois abriu portas para muitas pesquisas técnicas que ajudaram na criação de aeronaves supersônicas. Além disso, os dados desse voo foram cruciais para o desenvolvimento da aviação militar americana na segunda metade do século 20.
14. Impulso Solar
Uma aeronave movida pela energia da luz solar.
os aviões mais importantes da história
O Impulso Solar é o fruto de um projeto suíço para criar um avião movido a energia solar, capaz de voar longas distâncias. O projeto começou a ser desenvolvido em 2003 e tem alcançado muito êxito, inclusive em voos de teste tripulados, um voo continental cruzando o território dos Estados Unidos e a criação do Impulso Solar 2, um novo modelo que pretende fazer uma viagem ao redor do mundo em 16 estágios. No dia 1o de julho de 2016, ele completou 15 desses estágios e aterrissou em Sevilha, na Espanha, pronto para finalizar a rota voltando para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde teve início sua jornada em março de 2016.
Créditos: popularmecha

Impressionantes Desenhos de Animais Feitos de Memória

Dušan Krtolica, um menino de 15 anos da Sérvia, começou a desenhar quando tinha apenas dois anos. Ele já realizou seis exposições individuais, nas quais expõe principalmente seus desenhos de animais anatomicamente perfeitos. Dušan ama o mundo natural e até ilustrou uma enciclopédia alguns anos atrás.

O jovem talentoso ama a diversidade do reino animal e sua capacidade de mudar e se adaptar. Ele não consegue lembrar qual foi o primeiro animal que ele desenhou, mas seus pais dizem que foi uma baleia. O que é ainda mais surpreendente é que ele desenha completamente 'de cabeça', ou seja, usando a memória! Dê uma olhada em algumas de suas incríveis obras de arte abaixo!
 

EXPRESSO

1217
07 JUL 2018
Paulo Luís de Castro
POR PAULO LUÍS DE CASTRO
 
As Escolhas do Editor
O afastamento da seleção portuguesa e campeã europeia do Mundial de futebol, há uma semana, correu o mundo no dia seguinte e depressa foi esquecida, mas a sua estrela maior Cristiano Ronaldo não mais largou desde então as manchetes, dia após dia. Tudo a reboque de uma sensacional transferência do Real Madrid para a Juventus, que hoje mesmo – dia 7 do mês sete – deve ser oficializada por CR7 e pelo clube de Turim, realidade que o jogador já tinha pré-anunciado a 26 de maio logo após a final da Liga dos Campeões: “Foi muito bonito estar no Real Madrid”, deixou escapar.
Depois do Sporting, do Manchester United e do Real Madrid, Ronaldo prepara-se para aquela que deverá ser a última paragem de uma bonita e proveitosa carreira. A Velha Senhora de Turim viu nele e na sua ambição desmedida por vitórias e títulos o empurrão que lhe falta para poder chegar, finalmente, à sua terceira Liga dos Campeões – que lhe tem escapado nos anos mais recentes.
Confiante no sucesso, a Juve não parece preocupada com os 33 anos já completados por Cristiano Ronaldo em fevereiro. Os quatro anos de contrato propostos de que se fala (a troco de 30 milhões de euros anuais limpos) são disso o melhor exemplo. A verdade é que o jogador já não vai para jovem e a gestão da sua carreira futura, à imagem do que Zidane fez este ano em Madrid, poupando-o em várias partidas, devem ser analisadas.
E na selecção nacional? Que papel estará destinado ao capitão da equipa nos dois anos que aí vêm, onde em tempo de renovação será preciso garantir, primeiro o apuramento para o Europeu 2020, e logo depois a defesa do título conquistado em França? Cristiano ainda nada esclareceu sobre a sua permanência, embora Fernando Santos conte com a sua ajuda para o ajudar a integrar os mais novos.
É por estas duas análises que iniciamos a nossa habitual escolha de alguns dos textos publicados esta semana no Expresso Diário.
Jovem de Espírito procura Velha Senhora para Relação Séria
O escritor Bruno Vieira Amaral explica por que razão Ronaldo está a caminho de Turim. Deixo-lhe este parágrafo da sua crónica: “Nove anos que passaram num instante. O casamento entre o maior (atenção, o maior) jogador do mundo e maior clube do mundo foi longo e proveitoso, sem dúvida, mas, desenganem-se os românticos, nunca foi uma história de amor. Casaram-se de branco e de branco hão de separar-se. Porém, nesta história que não é de amor, é inútil procurar virgens ou anjinhos. Não os há. Aqui é business, puro e duro.”
Porque é que Bernardo Silva deve ser o nosso novo Ronaldo
O Mundial de futebol na Rússia acabou para Portugal, cedo demais, mas o futuro começa agora. Tiago Teixeira, analista de futebol, explica de que maneira com a ajuda de uma metáfora: idealiza Fernando Santos a jogar Tetris, com as peças a caírem uma a uma, lentamente, mas com o selecionador a revelar muita dificuldade em perceber onde encaixá-las melhor.
“Quando o rei ia para Évora, ia toda a gente para Évora. Com Aga Khan vai ser igual”
É uma mistura de rei, Papa e Deus vivo e move multidões, como ficará claro nos próximos dias com a chegada de milhares de fiéis a Portugal para assistirem às comemorações dos 60 anos de Aga Khan enquanto líder dos muçulmanos ismailitas. Há quem ache que continuará a mover, depois de instalar a sede global da sua comunidade em Lisboa, à maneira dos reis antigos. Um ismaelita que veio de Londres de propósito para as celebrações avisa: “A nossa integração aqui foi bem-sucedida, mas que isso não se confunda com ausência de racismo e islamofobia em Portugal”.
Foi explorar “uma gruta muito difícil na Arrábida” e não voltou: há 30 anos que ninguém sabe de Tiago
Não se sabe ao certo o que aconteceu. Dizem que Tiago desapareceu nas grutas da Arrábida, em Setúbal. Mas outras hipóteses foram ponderadas – rapto ou acidente – e depois excluídas. Ao contrário das crianças que continuam retidas numa caverna na Tailândia, Tiago nunca foi encontrado. Trinta anos depois, permanece o mistério do que lhe terá acontecido.
O “rei” da Baviera que sequestrou a Alemanha
Quem é o homem que conseguiu pôr fim à era Merkel? Até à passada segunda-feira, a chanceler dominou na Alemanha e na Europa e foi mediadora de crises internacionais. Desde que cedeu ao seu ministro do Interior no aumento das deportações e na devolução à procedência dos candidatos a asilo antes registados noutro Estado-membro, Angela Merkel dificilmente se livrará das exigências de Horst Seehofer.
Hospitais apontam perda de €55 milhões/ano em medicamentos por atrasos do Estado
Os hospitais públicos deviam mais de 890 milhões de euros às farmacêuticas em maio deste ano, dos quais 633 milhões eram dívida vencida. O prazo médio de pagamentos é de 325 dias e os atrasos podem estar a custar ao Estado cerca de 55 milhões adicionais. O facto de o Estado ser mau pagador custa muito dinheiro, já que “os laboratórios impactam nos preços [dos medicamentos] os custos financeiros que têm de suportar com o recurso à banca para fazerem face aos atrasos [dos hospitais] nos pagamentos”, diz o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
Quero ver Portugal na CEE?
A 1 de janeiro de 1986 Portugal entrava na então denominada Comunidade Económica Europeia, com a promessa de aproximação aos países europeus. Passados 32 anos, será que a promessa se cumpriu? Jornalismo de dados em dois minutos e 59 segundos. Para explicar o mundo.
México guina à esquerda. Será o novo Presidente assim tão diferente de Donald Trump?
À terceira foi de vez e de uma forma avassaladora. López Obrador é o novo Presidente do México, depois de conseguir mais de 53% dos votos, deixando o tradicional partido de poder em terceiro lugar – o PRI afundou-se por causa da corrupção, a mesma que Obrador apelida de “máfia do poder” e que promete erradicar. O perfil de um homem que não será Chávez e que até pode entender-se com Donald Trump.
Boas leituras e bom resto de fim de semana.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
Futebol Jovem de Espírito procura Velha Senhora para Relação Séria
TEXTO Bruno Vieira Amaral
Futebol Porque é que Bernardo Silva deve ser o nosso novo Ronaldo
TEXTO Tiago Teixeira (ANALISTA)
Visita “Quando o rei ia para Évora, ia toda a gente para Évora. Com Aga Khan vai ser igual”
TEXTO Helena Bento
Desaparecimento Foi explorar “uma gruta muito difícil na Arrábida” e não voltou: há 30 anos que ninguém sabe de Tiago
TEXTO Marta Gonçalves
HORST SEEHOFER O “rei” da Baviera sequestrou a Alemanha
TEXTO Cristina Peres
Saúde Hospitais apontam perda de €55 milhões/ano em medicamentos por atrasos do Estado
TEXTO Ana Sofia Santos
2:59 Para Explicar o MundoQuero ver Portugal na CEE?
GUIÃO João Vieira Pereira E Joana Nunes Mateus
América Latina México guina à esquerda. Será o novo Presidente assim tão diferente de Donald Trump?
TEXTO Hélder Gomes

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue