Ponto de situação. O que aconteceu no 429.º dia de guerra na Ucrânia?
Forças russas atacaram várias cidades ucranianas durante a madrugada. Pelo menos 23 pessoas, incluindo 4 crianças, morreram. Comissão Europeia diz que bombardeamentos são crime de guerra.

i
Pelo menos 18 pessoas foram retiradas sem vida dos escombros em Uman. Duas eram crianças de 10 anos, lamentou Volodymyr Zelensky
AFP via Getty Images
Acompanhe aqui as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
A madrugada do 429.º dia de guerra na Ucrânia ficou marcada pelos maiores ataques russos dos últimos dois meses a várias cidades no centro e no sul do país — incluindo a capital, que não era atacada com mísseis desde o passado dia 9 de março, há 51 dias, assinalou a Administração Militar da Cidade de Kiev.
Pelo menos 23 pessoas, entre as quais quatro crianças, morreram, com o maior número de vítimas fatais a ser assinalado na cidade de Uman, na região de Cherkasy, cerca de 200 quilómetros a sul de Kiev. Em Dnipro morreram duas pessoas, uma mulher de 31 anos e a filha, de apenas 3.
As operações de resgate continuam a decorrer em Uman, onde um prédio residencial foi diretamente atingido. Dos escombros já foram resgatadas pelo menos 17 pessoas com vida, incluinda vários menores. Há ainda 18 feridos, 9 deles com necessidade de tratamento hospitalar.