segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

DIA DO VIOLINO -. 13 DE DEZEMBRO DE 2021

 

História do violino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

violino, a viola e o violoncelo foram fabricados no início do século XVI, na Itália. A evidência mais antiga de sua existência está nas pinturas de Gaudenzio Ferrari da década de 1530, embora os instrumentos da Ferrari tivessem apenas três cordas. O Academie musicale, um tratado escrito em 1556 por Philibert Jambe de Fer, fornece uma descrição clara da família dos violinos, tal como a conhecemos hoje.

É provável que os violinos tenham sido desenvolvidos a partir de vários outros instrumentos de cordas dos séculos XV e XVI, incluindo a vielarabeca e lira da braccio. A história dos instrumentos de corda na Europa remonta ao século IX com a lira bizantina (ou lūrāgrego: λύρα).

Desde sua invenção, os instrumentos da família dos violinos sofreram várias mudanças. O padrão geral do instrumento foi estabelecido no século XVII por lutieres como a prolífica família AmatiJakob Stainer, do Tirol, e Antonio Stradivari, com muitos fabricantes na época e desde então seguindo seus modelos.

História antiga

Os dois primeiros instrumentos de cordas friccionadas são o ravanastrão e o omerti encontrados na Índia e feitos de um cilindro oco de madeira de sicômoro. Eles eram tocados à maneira de um violoncelo.[1] Também na China, outro instrumento de arco de duas cordas foi o erhu.[2] O ancestral direto de todos instrumentos de arco e cordas é o árabe rebab (ربابة), que evoluiu para a lira bizantina pelo século nono e mais tarde na rabeca europeia.[3][4] Em Gales, o equivalente foram os crwths de três e seis cordas.[5] O geógrafo persa ibne Cordadebe (século IX), foi o primeiro a citar a lira bizantina de arco como um instrumento típico dos bizantinos e equivalente ao rabab (ربابة) usado no mundo muçulmano desde o início do século VIII.[6][7] A lira bizantina se espalhou pela Europa para o oeste e, nos séculos XI e XII, os escritores europeus usam os termos fiddle e lira intercambiável quando se referem a instrumentos de arco (Encyclopædia Britannica. 2009). Entretanto, o rabab foi introduzido na Europa Ocidental, possivelmente através da Península Ibérica, e ambos os instrumentos de arco se espalharam amplamente por toda a Europa, dando à luz vários instrumentos de arco europeus. Durante o Renascimento, a rabeca ocorreu em diferentes tamanhos e tons: soprano, tenor e baixo. As versões menores do instrumento eram conhecidas na Itália como ribecchino e na França como rubechette.[8]

Ao longo dos séculos que se seguiram, a Europa continuou a ter dois tipos distintos de instrumentos de arco: um, relativamente quadrado, portado nos braços, conhecido com o termo italiano família lira da braccio; o outro, com ombros inclinados e mantido entre os joelhos, conhecido com o termo italiano lira da gamba (ou viola da gamba, que significa viola para a perna).[9] Durante o Renascimento, as gambas eram instrumentos importantes e elegantes. A família muito bem-sucedida de violas com trastes apareceu na Europa apenas alguns anos antes do violino.[10] Elas acabaram perdendo terreno para a família lira da braccio mais sonora (e originalmente vista como menos aristocrática) do violino moderno.

Surgimento do violino

"Madonna das Laranjeiras", de Gaudenzio Ferrari, de 1529 a 1530. Em baixo, à esquerda do centro, está um bebê tocando um violino de três cordas
A cúpula de Madonna dei Miracoli em Saronno, com anjos tocando violino, viola e violoncelo.

O primeiro registro claro de um instrumento semelhante ao violino vem de pinturas de Gaudenzio Ferrari. Em sua Madonna da Laranjeira, pintada em 1530, um querubim é visto tocando um instrumento de arco que claramente tem as marcas dos violinos. Alguns anos depois, em um afresco dentro da cúpula da igreja de Madonna dei Miracoli em Saronno, os anjos tocam três instrumentos da família dos violinos, correspondentes a violino, viola e violoncelo. Os instrumentos retratados pela Ferrari têm tampos dianteiros e traseiros abaulados, cordas que alimentam cravelhames com cravelhas laterais, e buracos em forma de f. Eles não têm trastes. A única diferença real entre esses instrumentos e o violino moderno é que o de Ferrari tem três cordas e uma forma curvada mais extravagante.[11] Não está claro exatamente quem fez esses primeiros violinos, mas há boas evidências de que eles se originam do norte da Itália, nas proximidades (e na época da órbita política) de Milão. Não apenas as pinturas da Ferrari estão nesta área, mas na época cidades como Bréscia e Cremona tinham uma grande reputação pelo artesanato de instrumentos de corda.

A evidência documental mais antiga para um violino está nos registros da tesouraria de Savóia, que pagou por "trompettes et vyollons de Verceil", ou seja, "trompetes e violinos de Vercelli", a cidade onde Ferrari pintou sua Madonna do Laranjeira. O primeiro uso escrito existente do termo italiano violino ocorre em 1538, quando "violini Milanesi" (violinistas milaneses) foram levados a Nice ao negociar a conclusão de uma guerra.[12]

O violino rapidamente se tornou muito popular, tanto entre músicos de rua e a nobreza, o que é ilustrado pelo fato de que Carlos IX de França encomendou uma ampla gama de instrumentos de corda na segunda metade do século XVI.[13] Por volta de 1555, a corte francesa importou de uma banda de dança de violinistas italianos e em 1573, durante uma celebração de Catarina de Médici, "a música foi a mais melodiosa que já se viu e o balé foi acompanhado por cerca de trinta violinos tocando muito agradavelmente uma melodia de guerra", escreveu um observador.[14]

O mais antigo violino sobrevivente confirmado, datado dentro, é o "Charles IX" de Andrea Amati, produzido em Cremona em 1564, mas o rótulo é muito duvidoso. O Metropolitan Museum of Art tem um violino Amati que pode ser ainda mais antigo, possivelmente datado de 1558, mas, assim como o Charles IX, a data não é confirmada.[15] Um dos mais famosos e certamente o mais primitivo é o Messiah Stradivarius (também conhecido como 'Salabue') feito por Antonio Stradivari em 1716 e muito pouco tocado, talvez quase nunca e em um estado como novo. Agora está localizado no Museu Ashmolean de Oxford.

Os primeiros fabricantes

Instrumentos com aproximadamente 300 anos de idade, especialmente os fabricados por Stradivari e Guarneri del Gesù, são os mais procurados por artistas e colecionadores (geralmente mais ricos). Além da habilidade e reputação do fabricante, a idade de um instrumento também pode influenciar o preço e a qualidade. O violino possui 70 partes, na verdade 72 se os tampos superior e inferior forem feitos de dois pedaços de madeira. Cada uma das partes separadas é indispensável.[16] Os mais famosos fabricantes de violinos, entre o século XVI e o século XVIII, incluíram:

Influências entre luteiros
Um violino da família real britânica do século XVII (por volta de 1660), intricadamente entalhado, exposto no Victoria and Albert Museum em Londres.

Transição do barroco para a forma moderna

Entre os séculos XVI e XIX, ocorreram várias mudanças, incluindo:

  • A escala foi feita um pouco mais comprida para poder tocar as notas mais altas (no século XIX).
  • A escala foi inclinado um pouco mais, para produzir ainda mais volume à medida que orquestras cada vez maiores se tornaram populares.
  • Quase todos os instrumentos antigos foram modificados, incluindo o alongamento do braço em um centímetro, em resposta ao aumento do tom que ocorreu no século XIX.
  • A barra harmônica de quase todos os instrumentos antigos ficou mais pesada para permitir uma maior tensão nas cordas.
  • Os luteiros clássicos "pregavam" e colavam os braços do instrumento no bloco superior do corpo antes de colar a caixa de ressonância, enquanto os luteiros mais tarde encaixavam o braço no corpo depois de montá-lo completamente.
  • queixeira foi inventada no início do século XIX por Louis Spohr.[17]

Os resultados desses ajustes são instrumentos significativamente diferentes em som e resposta daqueles que deixaram as mãos de seus criadores. Independentemente disso, a maioria dos violinos hoje em dia é construída superficialmente semelhante aos instrumentos antigos.

Violinos comerciais

Nos séculos XIX e XX, numerosos violinos foram produzidos na França, Saxônia e Mittenwald no que é hoje a Alemanha, no Tirol, hoje parte da Áustria e Itália, e na Boêmia, agora parte da República Tcheca. Cerca de sete milhões de instrumentos da família de violinos e baixos, e muito mais arcos, foram enviados de Markneukirchen entre 1880 e 1914. Muitos instrumentos do século XIX e início do século XX enviados da Saxônia foram de fato fabricados na Boêmia, onde o custo de vida era menor. Enquanto as oficinas francesas em Mirecourt empregavam centenas de trabalhadores, os instrumentos saxões/boêmios eram feitos por uma indústria caseira de "trabalhadores qualificados, na maioria anônimos, rapidamente produzindo um produto simples e barato".[18]

Hoje, esse mercado também vê instrumentos vindos da China, Romênia e Bulgária.

Invenções recentes

Violinofone

Mais recentemente, o violino Stroh (violinofone) usou amplificação mecânica semelhante à de um gramofone não eletrificado para aumentar o volume do som. Alguns violinos Stroh têm uma pequena campana de "monitoramento" apontada para o ouvido do músico, para audibilidade em um palco alto, em que a campana principal aponta para a plateia. No final do século XIX e início do século XX, antes que a amplificação eletrônica se tornasse comum, os violinos Stroh eram usados principalmente no estúdio de gravação. Esses violinos com campanas direcionais melhor se adequavam às demandas da tecnologia da indústria de gravação inicial do que o violino tradicional. Stroh não foi a única pessoa que fez instrumentos dessa classe. Mais de vinte invenções diferentes aparecem nos livros de patentes até 1949. Frequentemente confundidos com Stroh e alternadamente conhecidos como violas Stroh, phonofiddles, violinos-de-campana, violino-corneta ou violino-trompete, esses outros instrumentos caíram na obscuridade comparativa.

A história do violino elétrico abrange todo o século XX. O sucesso dos dispositivos elétricos de amplificação, gravação e reprodução encerrou o uso do violino Stroh nas transmissões e gravações. Os violinos acústico-elétricos têm um corpo oco com fendas sonoras e podem ser tocados com ou sem amplificação. Os violinos elétricos de corpo sólido produzem muito pouco som por conta própria e exigem o uso de um sistema de reforço de som eletrônico, que geralmente inclui equalização e também pode aplicar efeitos sonoros.

Os violinos elétricos podem ter quatro cordas, ou até sete cordas. Como a resistência dos materiais impõe limites à corda superior, ela geralmente é afinada para E5, com cordas adicionais afinadas em quintas abaixo do habitual G3 de um violino típico de quatro cordas. O violino elétrico de cinco cordas mostrado na galeria abaixo foi construído por John Jordan no início do século XXI e está afinado em CGDA E.

Bibliografia

Boyden, David (1965). The History of Violin Playing from its origins to 1761. Oxford: Oxford University Press. ISBN 0-19-316315-2.

Leitura adicional

Referências

  1.  Steinhardt, Arnold (2006). Violin DreamsHoughton Mifflin. New York: [s.n.] ISBN 978-0-618-36892-1
  2.  Steinhardt. Violin Dreams. [S.l.: s.n.]
  3.  «Rabab»Encyclopædia Britannica
  4.  «Lira | musical instrument»Encyclopædia Britannica
  5.  Steinhardt. Violin Dreams. [S.l.: s.n.]
  6.  Margaret J. Kartomi: On Concepts and Classifications of Musical Instruments. Chicago Studies in Ethnomusicology, University of Chicago Press, 1990
  7.  Bachmann, Alberto (24 de julho de 2013). An Encyclopedia of the ViolinCourier Corporation. [S.l.: s.n.] ISBN 9780486318240
  8.  Kennedy, Michael (1980). The Concise Oxford Dictionary of MusicOxford University Press. New York: [s.n.] ISBN 0-19-311320-1
  9.  «Stringed instrument»Encyclopædia Britannica (em inglês). Consultado em 25 de julho de 2020
  10.  Steinhardt, Arnold. Violin Dreams. [S.l.: s.n.]
  11.  Boyden, p. 6-8
  12.  Boyden, p.21-28
  13.  Violin - History and Repertory to 1600 - (v) Authenticity and Surviving instrumentsGrove Music Online, Accessed 14 November 2006. (subscription required)
  14.  Steinhardt, Arnold. p. 11.
  15.  «Andrea Amati: Violin (1999.26)»Metropolitan Museum of Art. Consultado em 17 de novembro de 2008
  16.  Steinhardt, Arnold. Violin Dreams. [S.l.: s.n.]
  17.  Ritchie, Stanley (2012). Before the Chinrest: A Violinist's Guide to the Mysteries of Pre-chinrest Technique and Style (em inglês). [S.l.]: Indiana University Press
  18.  «The Mystery of Origin»Strings Magazine: 73–79. 2005. ISSN 0888-3106

ANTÓNIO EGAS MONIZ - CIRURGIÃO - MORREU EM 1955 - 13 DE DEZSEMBRO DE 2021

 

António Egas Moniz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura por outros homónimos, veja Egas Moniz.
António Egas Moniz Medalha Nobel
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desenvolver a arteriografia e a leucotomia. Primeiro e único neurocirurgião laureado com o Prémio Nobel (1949).
NascimentoAntónio Caetano de Abreu Freire de Resende
29 de novembro de 1874
AvancaEstarrejaPortugal
Morte13 de dezembro de 1955 (81 anos)
LisboaPortugal
Nacionalidadeportuguesa
CidadaniaPortugal
Alma materdescobridor da arteriografia cerebral em 1927 e da leucotomia em 1935
Ocupaçãopolíticoneurocientistamédico, neurocirugião, professor universitário, psiquiatra, neurologista, diplomata,
Prêmios
EmpregadorUniversidade de CoimbraUniversidade de Lisboa
Campo(s)Medicinaneurocirurgiapolíticaliteratura
Inventor da arteriografia em 1927, que permitiu o diagnóstico de tumores, aneurismas, malformações artério-venosas e traumas do crânio.

António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz nascido António Caetano de Abreu Freire de Resende, conhecido popularmente como António Egas Moniz GCSE • GCB (AvancaEstarreja29 de novembro de 1874 — São Sebastião da PedreiraLisboa13 de dezembro de 1955)[1] foi um médiconeurocirurgiãopesquisador, professor, político e escritor português.

Responsável pelo desenvolvimento da arteriografia, ou angiografia cerebral em 1927, descoberta que revolucionou a medicina e a neurocirurgia, permitindo o diagnóstico dos tumores cerebrais e o diagnóstico e tratamento do aneurisma cerebral e da MAV (malformação arteriovenosa). Foi três vezes indicado ao prémio Nobel por esta descoberta (1928, 1929, 1930). Inventor do procedimento neurocirúrgico denominado leucotomia pré-frontal, que possibilitou o surgimento da psicocirurgia, por esta última descoberta foi galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949, partilhado com o fisiologista suíço Walter Rudolf Hess.

José SaramagoCarlos Filipe Ximenes BeloJosé Ramos-Horta e António Egas Moniz são os únicos lusófonos detentores de Prémios Nobel.

Biografia

Estátua de Egas Moniz, por Euclides Vaz, frente à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Hospital de Santa Maria.

Nascido António Caetano de Abreu Freire de Resende, a 29 de novembro de 1874, na freguesia de Avanca, concelho de Estarreja, no seio de uma família aristocrata rural, era filho único de Fernando de Pina de Resende de Abreu Freire (Idanha-a-NovaIdanha-a-Nova, 15 de abril de 1828 - Lourenço Marques, 29 de março de 1890) e de sua mulher Maria do Rosário de Oliveira de Almeida e Sousa (AnadiaVilarinho do Bairro, 19 de junho de 1840 - EstarrejaPardilhó, 19 de novembro de 1896).

O seu tio paterno e padrinho, o padre Caetano de Pina Resende Abreu e Sá Freire,[1] insistiu que adoptasse o apelido Egas Moniz, em virtude de estar convencido de que a família Resende descenderia em linha directa de Egas Moniz, o aio de Dom Afonso Henriques.

Em Lobão da Beira conheceu Elvira de Macedo Dias (Rio de Janeiro, Sacramento, 14 de julho de 1884 - 1965), filha de José Joaquim Dias e de sua mulher Matilde Flora de Macedo, com quem se casou a 7 de fevereiro de 1901, em Canas de Sabugosa. O casal não teve filhos. Era cunhado da feminista Estefânia de Macedo Dias Macieira, casada com o advogado e político António Macieira.

A 14 de março de 1939, aos 64 anos, sofreu um atentado no seu consultório, por parte de um doente mental, engenheiro agrónomo de 28 anos, que, no culminar de uma crise de paranóia, o alvejou com oito tiros, dos quais cinco o atingiram na mão direita, no tórax e na coluna vertebral.[2] Foram-lhe retiradas três balas, mas uma ficou alojada na coluna dorsal. Apesar da gravidade dos ferimentos, Egas Moniz recuperou por completo, sem qualquer sequela física, ao contrário do que algumas vezes se tem escrito.[3]

Faleceu aos 81 anos, na sua residência, em Lisboa, freguesia de São Sebastião da Pedreira, no prédio número 73 da Avenida Cinco de Outubro, vítima de anemia aguda. Encontra-se sepultado na sua terra natal, no cemitério de Avanca, em Estarreja.[4]

Formação e atividade académica

Completou a instrução primária na Escola do Padre José Ramos, em Pardilhó, e o Curso Liceal no Colégio de S. Fiel, dos Jesuítas, em Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco. Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, onde começou por ser lente substituto, leccionando anatomia e fisiologia. Em 1911 foi transferido para a recém-criada Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa[5] onde foi ocupar a cátedra de neurologia como professor catedrático. Jubilou-se em 1944.

Em 1950 é fundado, no Hospital Júlio de Matos, o Centro de Estudos Egas Moniz, do qual é presidente. O Centro de Estudos é, em 1957, transferido para o serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria onde existe ainda hoje compreendendo, entre outros, o Museu Egas Moniz (onde se encontra uma restituição do seu gabinete de trabalho com as peças originais, vários manuscritos, entre outros).

Egas Moniz contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da medicina ao conseguir pela primeira vez dar visibilidade às artérias do cérebro. A Angiografia Cerebral, que descobriu após longas experiências com raios X, tornou possível localizar neoplasiasaneurismashemorragias e outras mal-formações no cérebro humano e abriu novos caminhos para a cirurgia cerebral.

A 5 de Outubro de 1928 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Benemerência e a 3 de Março de 1945 com a Grã-Cruz da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico.[6]

Atividade política e literária

Egas Moniz teve também papel ativo na vida política. Foi fundador do Partido Republicano Centrista, dissidência do Partido Evolucionista; apoiou o breve regime de Sidónio Pais, durante o qual exerceu as funções de Embaixador de Portugal em Madrid (1917) e Ministro dos Negócios Estrangeiros (1918); viu entretanto o seu partido fundir-se com o Partido Sidonista. Foi ainda um notável escritor e autor de uma notável obra literária, de onde se destacam as obras "A nossa casa" e "Confidências de um investigador científico". É também autor de um notável ensaio de crítica literária, "Júlio Dinis e a sua obra" (1924), onde demonstra que o escritor Júlio Dinis se inspirou em personagens reais oriundas de Ovar na criação das figuras principais dos seus romances "A Morgadinha dos Canaviais" e "Pupilas do Senhor Reitor". Egas Moniz também escreveu sobre pintura e reuniu uma notável colecção de pintura naturalista, atualmente aberta ao público na Casa-Museu Egas Moniz, em Estarreja, onde se destacam obras de Silva PortoJosé Malhoa e Carlos Reis, além de peças de louça, prata e mobiliário de variada proveniência, testemunho o seu grande interesse e apurado gosto pelas artes plásticas e decorativas.[7]

Pacientes famosos

Fernando Pessoa, consultou-o em 1907, queixando-se de neurastenia e de medo de enlouquecer, à semelhança de Dionísia, a sua avó paterna. Egas Moniz, não lhe encontrando nada de anormal, recomendou-lhe aulas de ginástica sueca com Luís Furtado Coelho, treinador pessoal do infante D. Manuel. "Para ser cadáver, só me faltava morrer. Em menos de três meses e três lições por semana, Furtado Lima pôs-me em tal estado de transformação que, diga-se com modéstia, ainda hoje existo – com vantagem para a civilização europeia, não me compete a mim dizer.", diria Pessoa mais tarde.[8]

Também Mário de Sá-Carneiro consultou Egas Moniz, queixando-se de sofrer de desdobramento físico e psicológico. Egas Moniz lembrou-se então de um poema que lera e que descrevia aquele estado. E, surpreendentemente, respondeu-lhe Sá-Carneiro ser ele precisamente o autor desse poema. Egas Moniz confidenciaria a um aluno seu que o poema denotava ter sido escrito por um esquizofrénico.[9]

Obra

Atividade científica

Como investigador, Egas Moniz, contando com a preciosa colaboração de Pedro Almeida Lima, gizou duas técnicas: a leucotomia pré-frontal e a angiografia cerebral. Deve-se ainda a este autor a descrição do trajeto da artéria carótida interna no interior do osso temporal, tomando o mesmo a designação de Sifão carotídeo ou Sifão de Egas Moniz.

Prémio Nobel

António Egas Moniz foi proposto cinco vezes (1928, 1933, 1937, 1944 e 1949) ao Nobel de Fisiologia ou Medicina, sendo galardoado em 1949. A primeira delas acontece alguns meses depois de ter publicado o primeiro artigo sobre a encefalografia arterial e, subsequentemente, ter feito, no Hospital de Necker, em Paris, uma demonstração da técnica encefalográfica. Este imediatismo não era uma coisa absolutamente ridícula pois, na verdade, «a vontade de Alfred Nobel era precisamente a de galardoar trabalhos desenvolvidos no ano anterior ao da atribuição do Prémio».[10]

Controvérsia

A técnica desenvolvida por Egas Moniz foi a leucotomia pré-frontal – correspondente a um corte controlado de ligações na massa branca profunda de ambos os lados do córtex pré-frontal.[11] Embora esta operação seja distinta da denominada lobotomia (a operação concebida por Moniz provocava lesões cerebrais limitadas, ao passo que a lobotomia frontal era normalmente um trabalho de talho que provocava lesões extensas [12]), a verdade é que foi muitas vezes com ela confundida. A lobotomia deixou de ser praticada na década de 1960, após forte controvérsia. Devido à associação que frequentemente era feita entre a lobotomia e o inventor da leucotomia pré-frontal, familiares de pacientes que sofreram aquela intervenção cirúrgica exigiram que fosse anulada a atribuição do Prémio Nobel feita a António Egas Moniz.

Primeira arteriografia publicada num artigo científico de 1931, mas desde 1927 que o Dr. Egas Moniz já a praticava tanto em Portugal como no Brasil.
Em 1989 o governo de Portugal homenageou o Dr. António Egas Moniz com uma nota comemorativa de 10 000 escudos.

Publicações

  • Alterações anátomo-patológicas na difteria, Coimbra, 1900.
  • A vida sexual (fisiologia e patologia), 19 edições, Coimbra, 1901.
  • A neurologia na guerra, Lisboa, 1917.
  • Um ano de política, Lisboa, 1920.
  • Júlio Diniz e a sua obra, 6 edições, Lisboa, 1924.
  • O Padre Faria na história do hipnotismo, Lisboa, 1925.
  • Diagnostic des tumeurs cérébrales et épreuve de l'encéphalographie artérielle, Paris, 1931.
  • L'angiographie cérébrale, ses applications et résultats en anatomic, physiologie te clinique, Paris, 1934.
  • Tentatives opératoires dans le traitement de certaines psychoses, Paris, 1936.
  • La leucotomie préfrontale. Traitement chirurgical de certaines psychoses, Turim, 1937.
  • Clinica dell'angiografia cerebrale, Turim, 1938.
  • Die cerebrale Arteriographie und Phlebographie, Berlin, 1940.
  • Ao lado da medicina, Lisboa, 1940.
  • Trombosis y otras obstrucciones de las carótidas, Barcelona, 1941.
  • História das cartas de jogar, Lisboa, 1942.
  • Como cheguei a realizar a leucotomia pré-frontal, Lisboa, 1948.
  • Die präfrontale Leukotomie, Archiv für Psychiatrie und Nervenkrankheiten, 1949.


Bibliografia

Autoria de Egas Moniz
Sobre Egas Moniz
Edições comemorativas
  • A revista A Medicina Contemporânea dedica o seu número 12 do ano LXXII (Dezembro de 1954) ao Professor Egas Moniz, em comemoração do seu octogésimo aniversário com vários artigos originais sobre a vida e a obra do homenageado.
  • A revista da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (n.º3, Maio-Junho 2006) publica um conjunto de intervenções a propósito do cinquentenário da morte do Professor Egas Moniz (disponível aqui)
Biografia
  • Antunes, João Lobo. Egas Moniz, Uma Biografia. Lisboa, Gradiva, 2010.
Artigos
  • Barahona Fernandes, Henrique João. Egas Moniz, pioneiro de descobrimentos médicos. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1983
  • Serra, I. & Maia, E. Egas Moniz e a investigação científica. in José Pedro Sousa-Dias (coord.), Estudos sobre a Ciência em homenagem a Ruy E. Pinto. Alemanha: Instituto Rocha Cabral e Shaker Verlag, 2006, pp. 115–128
Homenagens

Referências

  1. ↑ Ir para:a b Presbytero Francisco Paes de Rezende Pereira e Mello (7 dezembro 1874). «Assento de Baptismo de Antonio Caetano». Arquivo Distrital de Aveiro. Consultado em 27 janeiro 2019Resumo divulgativoAos sete dias do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos, setenta e quatro n'esta freguezia de Santa Marinha d'Avanca, concelho d'Estarreja, Diocese do Porto. Eu o Presbytero Francisco Paes de Rezende Pereira e Mello, Abbade da mesma freguezia baptisei solemnemente e puz os Santos Oleos a um individuo do sexo masculino a que dei o nome de Antonio Caetano que nasceu na freguezia de Sancta Marinha d'Avanca ás trez horas da manhã do dia vinte e nove do mez de Novembro do anno de mil oitocentos e setenta e quatro filho legitimo primeiro do nome de Fernando de Pina de Rezende de Abreu de profissão proprietario e de D. Maria do Rosário d'Oliveira Souza Abreu de profissão governo de sua casa naturaes d'esta freguezia de Sancta Marinha d'Avanca recebidos nesta freguezia e parochianos na mesma moradores no logar da Congosta neto paterno de Antonio de Pinho Rezende e D. Brites Ignacia de Pina Botelho, e materno de Rafael de Almeida e Souza e de D. Joanna Pereira da Conceição. Foi padrinho O Abbade de Pardilhó Tio paterno e madrinha D. Brites Ignacia de Pina Botelho Avó paterna. E para constar se lavrou em duplicado este assento, que depois de lido e conferido perante os padrinhos o assignei com o padrinho. Era ut supra O padrinho O Abbade Caetano de Pina Resende Abreu Sá Freire; O Presbytero Francisco Paes de Rezende Pereira e Mello. Faleceu na freguesia de São Sebastião da Pedreira, da cidade de Lisboa, no dia treze do mês corrente. Registo de obito numero mil quinhentos e vinte e nove, do livro cento e vinte e um, da Terceira Conservatoria do Registo Civil de Lisboa. Estarreja, 17 de Dezembro de 1955.
  2.  Jornal "O Século", de 15-03-1939.
  3.  Antunes, João Lobo. Egas Moniz, Uma Biografia. Lisboa, Gradiva, 2010, p. 253
  4.  «Livro de registo de óbitos da 3.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa (1955-10-09 a 1955-12-31)». Arquivo Nacional da Torre do Tombo. p. 765, assento 1529. Consultado em 2 de março de 2021
  5.  «Moniz, António Caetano de Abreu Freire Egas». Consultado em 20 de novembro de 2019. Arquivado do original em 3 de março de 2016
  6.  «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 20 de março de 2016
  7.  Manuel Valente Alves (2014). «Abel Salazar, Egas Moniz e as Duas Culturas.» (PDF). Academia Nacional de Medicina de Portugal. Consultado em 21 de Junho de 2015
  8.  Fernando Pessoa e a ginástica sueca
  9.  Coelho, E. Macieira. Da Medicina e das Belas Letras: Mário de Sá-Carneiro, O Poeta, Ele e o Outro, in Acta Médica Portuguesa 2001; 14: 33-42
  10.  Correia, Manuel (2006). Egas Moniz e o Prémio Nobel - Enigmas, paradoxos e segredos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN 9789728704957. Consultado em 20 de novembro de 2014
  11.  Damásio, António (2011). O erro de Descartes - emoção, razão e cérebro humano. Lisboa: Círculo de Leitores. pp. 92–93
  12.  Damásio, António (2011). O erro de Descartes - emoção, razão e cérebro humano. Lisboa: Círculo de Leitores. 95 páginas
  13.  João Rui Pita (4 novembro 2013). «Egas Moniz nos Selos Portugueses: o Homem, o Universitário e o Cientista». in Cábula Filatélica N.º 14. Consultado em 14 janeiro 2015. Arquivado do original em 3 de março de 2016

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