segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

DONA ENRIQUETA - 29 DE FEVEREIRO DE 2016


-2:54
219.503 visualizações
Andréa Tolaini
Eu precisava de folhas de laranjeira para um banho. Tava voltando da Augusta e fui pedir a uma vizinha. Mas o dia estava corrido. Desmontagem de expo, visita a um novo lugar de expo, desenhos, preparar uma aula para sábado, uma entrega, burocracias... mas eu realmente queria as folhas. Fui numa vizinha famosa aqui perto pedir. A dona Enriquetinha. Todo mundo por aqui conhece ela. É famosa porque mantém um pequeno sitiozinho ao lado do boteco onde ela cuida de galos, galinhas, patos, perus e logo mais vai nascer um ganso. Eu tinha 10 minutos... mas me peguei perguntando o que era mais importante: ficar ali alimentando os patos, separando briga de galo, e ouvindo a dona Enriqueta ou correr com o cotidiano. Cheguei muito rápido a conclusão que era muito mais importante ficar ali. Poucos entendem isso hoje em dia, mas de fato é. Conversamos muito. Eu subi na árvore de saia, ela riu... dei comida para as galinhas... e quase que pude me transportar para um lugar que com certeza não era este lugar onde eu vivo. Ao final perguntei a dona Enriqueta se poderia tirar uma foto dela e ela ficou feliz da vida. Tirei, mostrei a ela e disse que ela era linda. Ela riu e concordou. heart emoticon Então perguntou se eu queria ouvir um poema que ela decorou quando tinha 10 anos (ela tem 87). Eu disse que amaria mas que se ela me permitisse eu gostaria de filmar. Ela não só permitiu como pediu que eu mostrasse as pessoas. Eu disse que ia mostrar para todo mundo. Que as pessoas conheceriam a vizinha mais fofinha do mundo. Então ela ajeitou o cabelinho, a saia, e aí esta... com direito a lágrimas para variar heart emoticon As pessoas, as vezes, elas encantam. Dona Enriqueta é poesia no Butantã. Merece ser eternizada. Ouvida. Falada. Pena que o humano anda perdendo o prumo do que realmente importa. Isso importa! E todo mundo tem uma dona Enriqueta na rua. Isso é o maior alimento para o artista: a simplicidade. A vida é muito mágica! - Dona Enriquetinha, ta eternizada! To cumprindo a promessa.
Gosto
Comentar
Comments
Maria Fernanda Quintella Comovente para quem ama a poesia. Adorei.
GostoResponder21 h
António Fonseca
Escreve uma resposta...
António Fonseca
Escreve um comentário...

EXPRESSO DIÁRIO - 29 DE FEVEREIRO DE 2016.


A agonia do Real Madrid, a eutanásia, a Superterça-feira e o tempo novo da CGTP

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade
508
29 FEV 2016
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
A agonia do Real Madrid, a eutanásia, a Superterça-feira e o tempo novo da CGTP
Boa tarde,

A questão da eutanásia tem estado nos últimos dias na ribalta, por causa de declarações da bastonária da Ordem dos Enfermeiros durante um debate na Renascença. Uma parte das declarações foi mal reproduzida, pondo na boca de Ana Rita Cavaco o que ela não tinha dito, mas a essência da questão mantém-se: há ou não situações em que o médico contribui para abreviar a vida de quem está a sofrer e não tem salvação?

A resposta da bastonária, que a Vera Lúcia Arreigoso ouviu hoje para o Expresso Diário, é clara. Não refere qualquer situação em concreto, mas diz haver casos em que as equipas clínicas sugerem a eutanásia de doentes terminais hospitalizados em hospitais públicos. E acrescenta: “São os doentes ou as famílias que nos pedem para aliviar a dor e o sofrimento”. O tema é delicado, tanto que aInspeção da Saúde e Ministério Público já garantiram que vão investigar.

Quem também escreve sobre o assunto é o Henrique Monteiro, que na sua crónica pergunta: “Eutanásia: castigar a verdade, ou confiar nos médicos?”. Na sua opinião, a resposta está nesta parte final da interrogação.

No Expresso Diário desta segunda-feira, destaque ainda para mais dois temas que também deram que falar nos últimos mas não são apenas o rescaldo do que aconteceu no fim de semana.

O primeiro é sobre o galático Real Madrid, que não vai nada bem (e Ronaldo, com a pior média de golos em cinco anos, também parece não estar nos seus melhores dias, ou pelo menos nos mais eficazes…). O Pedro Candeias analisa o que se passa.

O segundo é sobre o tempo novo da CGTP. Com o PCP a apoiar o Governo, a maior central sindical do país adapta-se aos tempos que correm. Como escreve a Rosa Pedroso Lima, Arménio Carlos promete uma central reivindicativa mas assume que, com um Governo apoiado pela esquerda, terá uma intervenção diferente da usada contra PSD e CDS.

Sabe o que é o VIRGO? É o detetor europeu de ondas gravitacionais, uma das chaves para os segredos do Universo. O João Santos Duarte foi visitá-lo e conta, numareportagem multimédia, um segredo que esteve bem guardado durante meses.

Depois do superdia que foi este domingo para o entretenimento (nos Estados Unidos e não só), com a atribuição dos Óscares, sobre a qual o João Miguel Salvador fala do triunfo de DiCaprio numa verdadeira “Estrada da Fúria”, temos amanhã outro superdia, agora na política: 13 estados norte-americanos e o território da Samoa Americana vão a votos, distribuindo 1460 delegados (865 democratas e 595 republicanos). Quem vencer “ganhará um balanço importante para a vitória” na nomeação presidencial, em novembro. Sobre Trump, Hillary, o KKK e a Superterça-feira que pode decidir tudo escreve o nosso correspondente nos Estados Unidos, Ricardo Lourenço.

Na opinião, o Nicolau Santos debruça-se sobre o estranho “dia em que os jornais não ligaram ao que disse a Moody’s”, oDaniel Oliveira escreve sobre “A crise de meia idade do Bloco” e o Henrique Raposo pergunta “Quando é que deixamos de tolerar o ódio do Bloco de Esquerda?”.

Boas leituras, um bom resto de dia e tenha uma superterça-feira
LER O EXPRESSO DIÁRIO
EUTANÁSIA
“São os doentes ou as famílias que nos pedem para aliviar a dor e o sofrimento”
ANA RITA CAVACO Bastonária da Ordem dos Enfermeiros reafirma que há casos em que as equipas clínicas sugerem a eutanásia de doentes terminais hospitalizados em hospitais públicos. Inspeção da Saúde e Ministério Público já garantiram que vão investigar
A agonia do Real Madrid (e Ronaldo com a pior média de golos em cinco anos)
FUTEBOL Quase mil milhões de euros investidos desde o início da segunda era Florentino Pérez (2009) e apenas um título de campeão
VIRGO. A chave para os segredos do Universo
VIRGO. A chave para os segredos do Universo
Nicolau Santos
O dia em que os jornais não ligaram ao que disse a Moody’s
 
Daniel Oliveira
A crise de meia idade do Bloco
 
Henrique Monteiro
Eutanásia: castigar a verdade, ou confiar nos médicos?
 
EUA
Trump, Hillary, o KKK e a Superterça-feira que pode decidir tudo
SINDICALISMO
O dia em que o líder da CGTP mudou de discurso
ÓSCARES
O triunfo de DiCaprio numa verdadeira “Estrada da Fúria”
Publicidade
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue