sexta-feira, 29 de junho de 2018

va não imaginava que ao admitir em 2019 um salário mínimo acima dos 600 euros estava a abrir uma polémica de alta intensidade, ficando sob fogo cerrado de outras associações patronais. “Uma celeuma exagerada”, comenta ao Expresso o presidente da Confederação Empresarial de Portugal. Segundo ele, a sua declaração foi mal interpretada e reitera a posição de sempre da CIP: a política salarial depende da avaliação do ambiente económico em que as empresas se movem. A confederação está de espírito aberto e não se agarra a um valor predefinido.
Toni: “Acredito que em Moscovo um dos finalistas irá falar português”
Toni, que defrontou uma vez o Uruguai nos seus tempos de jogador, interpreta a visita do neto de Fernando Santos a Sochi, palco do jogo da seleção, como uma mensagem aos jogadores e “a todos nós”. Toni diz que é uma forma diferente do seleccionador repetir, como no Euro 2016, que só regressa depois de 15 de julho. E que se para a seleção nacional chegar à final for preciso tocar bombos em vez de violinos, então que assim seja. Sempre em prol do resultado.
Salve, Maradona
Na altura em que Diego Maradona volta à ribalta, por ter precisado de assistência médica quando assistia ao jogo que qualificou a seleção argentina para os oitavos de final do Mundial de futebol, que disputará este sábado contra a França, reproduzimos um artigo publicado na Revista de 20 de dezembro de 2008 sobre a antiga estrela e a igreja criada em seu nome, a Igreja Maradoniana, Mão de Deus, que tem muitas dezenas de milhares de fiéis em mais de meia centena de países.
Lisboa atinge a segunda maior taxa de ocupação hoteleira da Europa
Em apenas um ano, a capital portuguesa subiu quatro posições no ranking revelado no Atlas da Hotelaria da consultora Deloitte Com uma taxa de ocupação de 80,2%, Lisboa surge à frente de cidades altamente turísticas como Barcelona, Paris ou Londres (3ª, 4ª e 5ª posições, respetivamente), e muito longe da vizinha Madrid (9ª). Acima só mesmo Amesterdão, com uma taxa de 85,5%.
Rede de médicos voluntários vai apoiar portugueses na Venezuela
Na sua quarta visita à Venezuela desde que é secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro encontrou um país com menos tensão política mas cada vez mais mergulhado numa recessão económica, onde quase ninguém consegue aceder a bens de primeira necessidade, onde falta emprego, onde se emigra em grande número. Para apoiar quem fica foi esta semana criada uma rede portuguesa de assistência médica e social que vai atuar em cinco dos 23 estados do país, que se junta aos apoios monetários para emigrantes e idosos carenciados coordenados pelos serviços consulares.
Crédito à habitação será mais restritivo mas há válvulas de escape
Por recomendação do Banco de Portugal, as regras de acesso ao crédito à habitação apertam a partir de segunda-feira. Os bancos têm de fazer mais contas e ser ainda mais cautelosos, e as famílias terão mais dificuldade em aceder ao crédito como já estava a acontecer no último ano. Mas se as casas pertencerem aos bancos, as condições continuam a ser facilitadas e os empréstimos a representarem 100% do valor do imóvel.
Na última década foram criadas quase oito empresas por dia no sector imobiliário
Entre agências imobiliárias, empresas de gestão de condomínios e de avaliação imobiliária e outras atividades ligadas ao sector, o número de empresas cresceu 65% em dez anos. No subsector da avaliação imobiliária, o aumento foi de 1800%.
Além das rubricas Carta de Ricardo Marques, E ao sábado e Sugestões de Cultura, na Opinião escrevem esta sexta-feira Bernardo Ferrão, Daniel Oliveira e Henrique Raposo.
Boas leituras e bom fim de semana.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
SALÁRIO MÍNIMO ACIMA DOS €600
Saraiva defende-se das críticas dos outros patrões: “Não ouviram com atenção o que eu disse”
Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal diz ao Expresso que há uma “celeuma exagerada” com o facto de ter admitido salário mínimo acima dos €600 no próximo ano, valor acima da meta do Governo. E lamenta que o tema tenha passado uma imagem de divisão do movimento associativo empresarial
MUNDIAL 2018 | ENTREVISTA A TONI“Acredito que em Moscovo um dos finalistas irá falar português”
Toni, que defrontou uma vez o Uruguai nos seus tempos de jogador, interpreta a visita do neto de Fernando Santos a Sochi, palco do jogo da seleção, como uma mensagem aos jogadores e “a todos nós”. Toni diz que é uma forma diferente de repetir, como no Euro 2016, que Fernando Santos só regressa a 15 de julho. Para a seleção nacional chegar à final, o atual treinador do Kazma SC, do Kuweit, defende que se for preciso tocar bombos em vez de violinos, então que assim seja. Em prol do resultado
Crédito à habitação será mais difícil mas há válvulas de escape
Crédito à habitação será mais difícil mas há válvulas de escape
Bernardo Ferrão
Sabia que tutti frutti também significa bloco central?
 
Lídia Paralta Gomes, enviada ao Mundial 2018
Isto pode ser apenas rock and roll, mas vai lá ao fundo da nossa alma
 
Daniel Oliveira
Quem protege “as pretas de merda”?
 
Henrique Raposo
Nasceram cá
 
PROJETO
12 meninas com um coração que “não é para cobardes”, num “lugar de catarse”
TURISMO
Lisboa já tem a segunda maior taxa de ocupação hoteleira da Europa
CRÓNICA
Carta de Ricardo Marques para Marcelo Rebelo de Sousa
TURQUIA
“Tenho de admitir que acreditámos num milagre”
ECONOMIA
Na última década foram criadas quase 8 empresas por dia no sector imobiliário
ARQUIVOS EXPRESSO
Salve, Maradona
 29 Junho, 2018 
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Conselho Europeu chega a um acordo “difícil” sobre a crise migratória. Desemprego diminui em abril para níveis de 2002, mas poderá ter-se agravado em maio.  CP, Metropolitano de Lisboa e Transtejo são os campeões das  queixas (em cada vez maior número) dos utilizadores dos transportes públicos. Prevê-se queda de chuva e granizo no Norte do país.


Acordo tirado "a ferros"


Acordo tirado

Já a madrugada ia alta, quando saiu fumo branco da reunião do Conselho Europeu dedicada à crise migratória. O novo acordo, assinado por todos os membros da União Europeia, prevê a criação de centros de desembarque localizados fora da Europa, o que irá implicar diálogo e acordos com outros países, nomeadamente no norte de África, e a instalação voluntária de centros de acolhimento para migrantes dentro das fronteiras europeias, onde será feita a triagem entre os aptos para um pedido de asilo e os imigrantes económicos.  No entanto, ainda nenhum Estado-membro se disponibilizou para albergar estes centros de triagem. Com a inserção do regime de voluntariado, acabam as quotas obrigatórias de acolhimento, ou seja, cada Estado decide se aceita ou não receber refugiados. Com um acordo nestes termos, que integra países com visões tão díspares e até antagónicas sobre esta matéria, não admira que Angela Merkel conclua que “há muito trabalho a fazer”.

Desemprego continua a descer


Desemprego continua a descer

O Instituto Nacional de Esatística dá conta de uma taxa de desemprego de 7,2 por cento em abril, o que representa o valor mais baixo desde novembro de 2002. No entanto, a estimativa provisória do INE para maio indica um ligeiro agravamento, para 7,3 por cento.

Qualidade dos transportes públicos cada vez mais contestada


Qualidade dos transportes públicos cada vez mais contestada

No segundo semestre de 2017, os utilizadores dos transportes públicos apresentaram, em média, 54 reclamações por dia, o que equivale a um crescimento de 20% relativamente aos seis meses anteriores. CP, Metropolitano de Lisboa, Transtejo, Rede Nacional de Expressos e Carris são as empresas que provocam mais queixas por parte dos utentes, principalmente por causa dos preços, do sistema de pagamentos e das bilheteiras e da qualidade do atendimento, tanto presencial como telefónico.

Mau tempo no Norte


Mau tempo no Norte

Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Coimbra e Braga são os sete distritos que estão hoje avisados para a eventualidade de ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, granizo e trovoada, em especial nas zonas montanhosas. Desta forma, percebe-se que a região norte será a mais afetada, embora se preveja que o tempo carregado possa chegar a todo o território continental. Portanto, o melhor é ter o guarda-chuva à mão de semear, onde quer que esteja.

Quando o feitiço se vira contra o feiticeiro


Quando o feitiço se vira contra o feiticeiro

É já célebre o vigoroso aperto de mão com que Donald Trump costuma receber (intimidar, submeter?) os seus convidados. Mas a coisa piou mais fino com Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve esta semana em Washington para se avistar com o Presidente americano. Ora veja.

Japão salvo pelo fair-play


Japão salvo pelo fair-play

Com a exceção (e que exceção!…) da Alemanha, todas as grandes Seleções que se apresentaram neste Mundial2018 passaram à fase de mata-mata do torneio. Espera-se, por isso, uma reta final escaldante e, desejavelmente, com uma qualidade futebolística à altura dos intervenientes. Hoje, o Mundial da Rússia está de folga, para retemperar forças e ganhar fôlego para o que aí vem. Ontem, terminou a fase de grupos, com o Japão a garantir a passagem aos oitavos-de-final, apesar da derrota com a eliminada Polónia, porque Colômbia, que também segue em frente, bateu o Senegal. A Seleção africana ficou pelo caminho, porque teve mais cartões amarelos do que os nipónicos. Estes foram os jogos do Grupo H. No G, a Bélgica venceu a Inglaterra, mas ambas continuam. Num duelo de eliminados, a Tunísia bateu o Panamá.

O Portugal-Uruguai é amanhã. Com ou sem William?


O Portugal-Uruguai é amanhã. Com ou sem William?

William Carvalho é a grande dúvida para o jogo dos oitavos que opõe Portugal ao Uruguai, amanhã, a partir das 19h00 (com transmissão em direto na RTP). Hoje, praticamente não se treinou, pelo menos durante o período aberto à Comunicação Social presente no quartel-general da Seleção Nacional.

Frio, frio é na Antártida


Frio, frio é na Antártida

As temperaturas atmosféricas mais baixas alguma vez registadas estão na inóspita Antártida. Uns assombrosos 98 graus centígrados abaixo de zero, de acordo com medições por satélite que constam de um estudo científico agora divulgado. Brrr!…



A NÃO PERDER
O Mundo dos futebóis

O Mundo dos futebóis

É por isto que o futebol é o desporto-rei. Joga-se em qualquer lado, com mais ou menos meios, com mais ou menos jogadores. E a paixão é sempre a mesma.









 
    Facebook .Twitter .Google .Email    
App RTP Notícias, Versão iPhone
App RTP Notícias, Versão Android

Dogs Who Love Water

DN

DN
Newsletter
SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO | 16:48
DN, um diário para os nossos dias
No virar para a próxima semana, o DN vai mudar. Pequena mudança, o que nos vai acontecer a partir de domingo, 1 de julho. Diz bem a nossa campanha publicitária: "Ao minuto durante a semana - Sem horas...
Opinião, Ferreira Fernandes
 
DN Migrações O homem que podia ter sido tudo é o novo diretor-geral da Organização das Migrações
 
DN Mudanças Restrições no crédito à habitação e ao consumo entram em vigor no domingo
 
DN UE O soldador e o bombeiro troçaram do advogado. E até houve troca de camisolas
 
DN Código penal Agressão no Porto. Agentes da PSP podem ser acusados de crime
 
DN Migrações Costa diz que Portugal não se candidata a acolher centros controlados
 
DN PGR Joana Marques Vidal: "Não é fácil perder a minha herança"
 
 
Imigrantes Mais de 100 pessoas terão morrido afogadas ao largo da Líbia
 
Parlamento Casos de violação da intimidade da vida privada na internet com pena agravada
 
 
PUB
 
 
DN Mundial 2018 Inédito critério disciplinar tira oitavos a África 36 anos depois
 
DN Cinema Há uma luta de gangues em Belém (e vale a pena assistir)
 
 
Tailândia Cinco dias desaparecidos. As imagens da operação de resgate das crianças na Tailândia
 
Televisão Fallon, Colbert e Conan O'Brien unem-se contra Trump
 
 
PUB
 
 
DN Mundial 2018 Daniela Ruah viaja no tempo e Quaresma agradece
 
DN Mundial 2018 Portugal campeão do mundo? Os três acontecimentos que dizem que sim
 
DN Hospital Médica terá criado negócio ilícito com partos no Amadora-Sintra
 
 
OPINIÃO
Rogério Casanova
DN
A Conspiração Telstar
 
 
Joana Marques
DN
Novela do Mundial
 
Ferreira Fernandes
DN
DN, um diário para os nossos dias
 
 
António Guterres
DN
Unir o mundo contra o terrorismo
 
Daniel Deusdado
DN
RTP: quanto vale a diferença?
 
 
Anselmo Borges
DN
Ecumenismo e proselitismo
 

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue