quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Cuidados que deves ter no IRS de 2018! É muito importante! Ou pode sair-te bem caro….


Posted: 14 Feb 2018 10:58 AM PST
A entrega do IRS só começa em abril, mas até lá há um conjunto de tarefas que deve ter em conta. Não se esqueça de comunicar as faturas e atualizar os dados do agregado familiar ainda em fevereiro.
É muito importante que conheça e esteja atento a estas datas limite, para cumprir com as suas obrigações sem pressas e problemas.

15 de fevereiro: valide as faturas e atualize o agregado familiar

Este é o último dia para verificar todas as faturas. Isso pode ser feito através do site e-fatura, mas lembre-se que apenas serão consideradas as que tiverem o número de contribuinte. Tem 11 categorias para classificar as faturas “pendentes” e pode introduzir aquelas que não tenham sido disponibilizadas automaticamente.
Há, contudo, gastos que ainda não estão disponíveis nesta plataforma. As propinas de universidades públicas, por exemplo, apenas são comunicadas no final de janeiro, pelo que podem ainda não estar visíveis no sistema.
É também até este dia que deve atualizar os dados relativos ao agregado familiar. Se casou, ou por exemplo se está divorciado e alterou o regime de guarda dos filhos, deve informar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) desta mudança. Pode fazer esta alteração no site do Portal das Finanças, selecionando a opção “Comunicação do agregado familiar”.
Serão estes os dados usados pela AT quando disponibilizar aos contribuintes a declaração de IRS. Caso não seja feita qualquer atualização, os dados usados serão os mesmos da declaração de 2016.

Entre 1 e 15 de março

Depois de confirmadas as faturas submetidas pelos contribuintes, o valor da dedução será disponibilizado até final de fevereiro. Caso seja confrontado com algum tipo de falha, pode fazer uma reclamação até ao dia 15 de março.

De 1 de abril a 31 de maio

Este é o segundo ano em que os contribuintes têm um único prazo para entregar a declaração de IRS e o primeiro em que deixa de ser possível fazer por papel. O número de contribuintes abrangidos pelo IRS automático, em que apenas tem de validar uma declaração pré-preenchida, também aumenta.

31 de julho

Se entregou a declaração de IRS dentro dos prazos deve receber a nota de liquidação até ao final do mês de julho. Em média, em 2017, quem usou a possibilidade de IRS automático recebeu o valor em causa em 12 dias.

31 de agosto

Os contribuintes com pagamentos a fazer têm até ao final do mês de agosto para os efetuar, desde que a entrega do IRS tenha sido feita dentro do prazo.

Partilha nas redes sociais para que todos tenham conhecimento desta informação importante!

O conteúdo Cuidados que deves ter no IRS de 2018! É muito importante! Ou pode sair-te bem caro…. aparece primeiro em Vai dar Zebra.
Posted: 14 Feb 2018 10:23 AM PST
A cantora Ana Malhoa esteve em entrevista com Cristina Ferreira e partilhou um vídeo no seu Instagram onde mostra-se com um visual bem diferente do habitual, ou seja sem as sua famosas tatuagens que foram a sua marca durante anos.
Ana Malhoa diz que um dos momentos mais difíceis de sua vida foi perder sua mãe. Afirma que se divorciou e teve que assumir a gestão de sua carreira.
Veja o vídeo onde podemos ver a cantora sem as tatuagem.

Ana Malhoa Irreconhecivel e sem Tatuagens


O conteúdo Ana Malhoa Irreconhecivel e sem Tatuagens aparece primeiro em Vai dar Zebra.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Perguntas a RUI MOREIRA - Presidente da C. M. Porto

Exmº, Senhor Dr. RUI MOREIRA

Digmº Presidente da Câmara Municipal do Porto


Permita-me fazer-lhe estas perguntas:


Para quando o início e consequente conclusão das obras no Mercado do Bolhão ?

Para quando o início e consequente conclusão das obras do antigo Matadouro Municipal na Corujeira?

Para quando o início e consequente conclusão das obras no antigo palácio dos Correios junto da Câmara Municipal do Porto ?

Para quando o início e conclusão das muitas outras obras que são necessárias efectuar na cidade do Porto, que V. Exª se comprometeu a efectuar durante os seus mandatos ?


É que lamentavelmente com excepção das obras de recuperação que se estão a efectuar em muitos prédios (que se encontravam em ruínas) na Avenida dos Aliados, na Praça da Liberdade, na Rua Sá da Bandeira e noutros locais do centro, e que se destinam a maior parte delas, pelo que se fala, a Hotéis, Hostels e coisas parecidas, por Entidades exteriores à Câmara Municipal, não se vê Obras naquilo que compete exclusivamente à Câmara.


Será que ainda verei o novo Bolhão, as novas instalações do antigo Matadouro, as novas instalações do ex-Palácio dos Correios, etc., etc., etc.?



space
 
space
Logotipo Antena 1
space
 
space

 

Bom dia
A Ordem dos Médicos acusa o Governo de ameaçar a saúde dos portugueses validando cientificamente práticas tradicionais chinesas através de uma licenciatura e admite avançar para “formas inéditas” de mostrar o descontentamento dos médicos. Em causa está uma portaria conjunta dos ministérios da Saúde e da Ciência e Ensino Superior de validação da criação de ciclos de estudo que conferem o grau de licenciado em medicina tradicional chinesa.
Carlos Abreu Amorim bate com a porta. O deputado anuncia que não quer ficar na vice-presidência da bancada parlamentar do partido. Em declarações ao jornal I diz que não vai assumir qualquer cargo e que não se revê na estratégia do novo líder do PSD. Para logo à tarde está agendada uma reunião da bancada parlamentar do PSD, na qual vai ser discutida a substituição de Hugo Soares à frente da bancada.
22 de Abril não é uma boa data. 14 países sul-americanos pedem ao presidente da Venezuela para reconsiderar e não antecipar as eleições presidenciais. O chamado Grupo de Lima tornou publico um comunicado, no qual se ler “que não pode haver eleições justas, livres, transparentes e democráticas enquanto houver prisioneiros políticos”. Os 14 chefes das diplomacias dos 14 países latino-americanos denunciam a deriva autoritária do Governo de Caracas.
Ainda há poucos dias, como líder do SPD, estava a negociar um acordo de governo com Angela Merkel e era apontado como o próximo ministro dos Negócios Estrangeiros do governo alemão. Agora, nem uma coisa, nem outra. Martin Shulz sai de cena sem grande glória. O antigo presidente do Parlamento Europeu confirmou ontem à noite que já não é líder do SPD e garante que sai sem amargura para permitir a renovação do partido.
Foi há quase 4 meses. No dia 15 de Outubro de 2017, as chamas consumiram 700 anos de história do Pinhal do Rei, em Leiria. O silêncio tomou conta do lugar, mas também a resiliência.  Um grupo de cidadãos está empenhado em reflorestar a mata nacional e em cuidar de um futuro que já não será deles. “As Árvores Morrem de Pé” é uma grande reportagem da jornalista Ana Isabel Costa, com sonoplastia de Paulo Cavaco.
A Liga dos Campeões está de volta. Nos dois primeiros jogos dos oitavos de final, os ingleses do Manchester City foram à Suiça bater o Basileia com os expressivos 4-0e o Totttenham foi a Itália empatar com a Juventus com dois golos para cada lado. Esta quarta-feira, é a vez do Porto entrar em campo, os «dragões» recebem o Liverpool. Sérgio Conceição diz que o objectivo é marcar e não sofrerJá o treinador da equipa inglesa reconhece que ninguém gosta de jogar com o Porto. Um jogo com inicio marcado para as 19h45 com emissão especial para ouvir na Antena 1.

App RTP Notícias, Versão iPhone
App RTP Notícias, Versão Android
Logotipo Antena 1

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...É a notícia principal da CNN esta manhã: o advogado de Donald Trump confirmou que pagou 105 mil euros a uma atriz de cinema pornográfico com quem o Presidente terá tido um caso em 2006. Mas garante que o dinheiro era dele e que não usou fundos de Trump. Só não explicou com que objectivo é que fez o pagamento durante a campanha presidencial.

Nos EUA, a Rússia é uma ameaça: os serviços secretos norte-americanos avisaram o Congresso que Vladimir Putin vai tentar interferir nas eleições intercalares deste ano.

Na Europa, a Rússia é uma vítima (mais ou menos): o ministro dos Negócios Estrangeiros holandês demitiu-se por ter mentido ao dizer que tinha estado numa reunião onde, há dez anos, Putin teria revelado os seus planos de expansão territorial.


Mais informação importante
Rui Rangel e Fátima Galante conhecem hoje as suas medidas de coação no caso Lex - por isso, esta é a melhor altura para recuar até ao final dos anos 90. Foi nessa altura que rebentou o caso Patuleia, a primeira investigação por corrupção à juíza, que acabaria absolvida de forma polémica. O enredo tem personagens inesquecíveis:
  • Fátima Galante é a juíza acusada;
  • Rui Rangel é o marido com "muitos inimigos";
  • Hernâni Patuleia é o alegado intermediário que fala demais ao telefone;
  • Pedro Guerra (hoje comentador do Benfica) é o jornalista do semanário O Independente que segue o caso com títulos feitos de trocadilhos;
  • Fernando Negrão (atual deputado do PSD) é o diretor da PJ que dá início à investigação;
  • Maria José Morgado é a jovem procuradora do Ministério Público que acusa Patuleia e senta Galante no banco das testemunhas.

Primeiro, veio o aviso ao Governo: o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que Portugal deve aproveitar o crescimento económico para cumprir os seus compromissos e gastar mais em Defesa. Depois, veio o sim-senhor: o ministro Azeredo Lopes garantiu que vai fazer isso mesmo, sendo que pode estar em causa a compra de cinco aviões KC-390 (com um valor que deve rondar os 400 milhões de euros). Os parceiros da "geringonça", que como se sabe adoram a NATO, devem estar delirantes de alegria.

O congresso do PSD começa já esta sexta-feira e a temperatura sobe:

O Bloco de Esquerda e o PCP querem que a nota da disciplina de Educação Física volte a contar para a média de acesso ao ensino superior, revertendo assim uma das reformas de Nuno Crato. O Governo parece concordar, mas a mudança ainda não avançou.

O presidente da Partex, que a Gulbenkian agora vai vender, diz que a empresa decidiu deixar de investir em Portugal e que não vai contestar a rescisão dos contratos com o Governo para exploração e prospeção de petróleo. A entrevista de António Costa e Silva pode ser lida no Público.

As unidades de elite da PSP vão receber novas espingardas, mais eficazes contra a ameaça terrorista.A notícia é do JN.

Com o Codfather português preso, o porto de New Bedford está a ir ao fundo. Carlos Rafael foi posto numa cadeia americana por fuga ao fisco e fraude, só que as consequências foram maiores (e piores) do que se esperava.

Benjamin Netanyahu vai ser formalmente acusado de corrupção pelo Ministério Público. Numa reação através do Facebook Live, o primeiro-ministro israelita falou em campanha de “difamação”. Já há dúvidas sobre se Netanyahu se conseguirá manter no poder, escreve o The New York Times.

Consumou-se ontem a derrota de Martin Schulz no seu regresso à política alemã. O ex-presidente do Parlamento Europeu formalizou a sua demissão do SPD, sendo que também não entra no novo governo de coligação.

O príncipe Henrique da Dinamarca morreu ontem, aos 83 anos. Em agosto do ano passado, anunciou que se recusava a ser sepultado ao lado da rainha por nunca ter recebido o título de rei.


Os nossos Especiais
 
Estamos a assistir ao regresso do homem que todos julgavam estar acabado. Depois de ter sido condenado por evasão fiscal e impedido de desempenhar cargos públicos até 2019, Silvio Berlusconi é agora o favorito nas eleições italianas de 4 de março. O João de Almeida Dias explica o que se passa.

Depois da mais recente polémica em volta de "Hilas e as Ninfas", de Waterhouse, e do seu potencial "ofensivo", Carlos Maria Bobone recorda outros casos em que o erotismo se cruza com a arte e pergunta: a arte é um espelho dos dogmas morais?
 

A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve sobre Marcelo Rebelo de Sousa: "Se amanhã fosse almoçar com o Presidente da República a uma esplanada faria um livro a seguir, além do bónus do divertimento, coisa raríssima entre nós. Mas a pátria não é isso".

Hoje, eu escrevo "Surpresa e choque: a Igreja prega sobre sexo""Se o facto de um cardeal pregar sobre sexo é algo tão terrível, tão castrador e tão absurdo, então porque é que todas as grandes religiões - todas - o fazem? Porque será?"

Luís Aguiar-Conraria escreve "Sexo é bom, senhor Cardeal": "Esta crónica sem moral se calhar até é imoral. Mas é a minha forma de dizer que sexo faz bem. Faz bem ao corpo e ao espírito. Não fazer sexo faz mal".

Maria João Marques escreve "Je suis Waterhouse":"Estamos a regressar a um tempo em que a nudez é pecaminosa e uma transgressão, cuja exibição deve ser punida? Já não vemos a arte como, entre outras, uma forma de prestar tributo à beleza humana?"


Notícias surpreendentes

Chegou o dia mais aguardado ou mais temido, dependendo das circunstâncias. Sim, hoje é Dia dos Namorados. Por isso, aqui vai:
  • Se não tem par, aproveite as festas para solteiros que há em Lisboa e no Porto;
  • Se se esqueceu de um presente, tem as nossas sugestões para ele e para ela;
  • Se quer ler um livro, tem o "Manual de Sedução", da psicóloga clínica Vera Ribeiro, que ajuda a responder a 10 perguntas sobre sexo.

O livro "Confissão de um Assassino", de Joseph Roth, é um original dos anos 30, republicado em português. João Pedro Vala dá-lhe cinco estrelas.

Já está disponível a banda sonora de "Black Panther", o filme sobre a personagem da Marvel que estreia esta semana. Tem curadoria e canções de Kendrick Lamar. Vasco Mendonça ouviu-a e dá-lhe quatro estrelas.

O criador das séries "Vikings" e "Os Tudors" juntou-se a Martin Scorsese para fazerem uma nova série sobre os romanos. Chama-se "The Caesars".

Imagino que já tenha visto horas intermináveis de televisão com as imagens do Carnaval em Portugal, por isso deixo para o fim as fotos dos festejos lá fora, do Brasil à Alemanha.

Acho que agora já está pronto (e informado) para enfrentar mais um dia. Quando quiser saber as novidades, já sabe que estamos aqui
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 

Top 200 Highlights of Animals - VERY FUNNY ANIMALS

Top 200 Highlights of Animals - VERY FUNNY ANIMALS

Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a
SUGERIR SUBSCRIÇÃO
Luísa Meireles
LUÍSA MEIRELES
REDATORA PRINCIPAL
 
E o Carnaval, já é levado a mal?
14 de Fevereiro de 2018
FacebookTwitter
 
 
Já ninguém liga ao Carnaval e tenho pena. Estamos cada vez mais europeus e, se calhar, ainda mais sisudos. Será? O maior Carnaval do mundo já não nos espanta (as imagens de sempre) e nem em Portugal, onde se finge que é verão debaixo de chuva e frio, conseguiu abrir os telejornais na terça-feira gorda. Eu por mim, confesso que gostei bastante desta história de primeira, “Como o Brasil tirou o Carnaval do Povo, na Renascença. E hoje, primeiro dia a caminho da Quaresma, estamos como sempre: preocupados. Até com o dinheiro que ele (Carnaval) custou!

Isto apesar de ter chegado o ano em que a imprensa internacional noticiou o Carnaval de Torres Vedras (et pour cause), esse verdadeiro “oceano de folia”…! Ups! Eu vi bem? Há um polvo com cara de Marcelo?!?!?!

Por isso, falemos de coisas sérias. E sem alarmismos, para já. Nas redes, nos jornais, na televisão, começa a espalhar-se um receio difuso: sismos. O trauma dos incêndios calou fundo e os portugueses não têm a certeza se os nossos males (ou defeitos) endémicos estejam curados, o comando restabelecido, a coordenação refeita e a gestão em pleno.

As notícias sobre o que se está a passar nos Açores inquietam. Surgiram depois dos abalos de Arraiolos, que já deram para assustar. Em S. Miguel, que registou cerca de 300 abalos num só dia, a dúvida é – sabendo que tiveram origem na mesma falha tectónica que destruiu a ilha há 500 anos – vieram para ficar, que é como quem diz, por quanto tempo? Dias, semanas ou meses, perguntava o Público. Ui!

Por estas e outras razões, não acharia nada mal se alguém no Estado que nos governa se desse ao trabalho de lançar uma pequena campanha informativa, rigorosa, sem alarmes nem ameaças de tsunamis, sobre o que se deve fazer, as zonas de risco as medidas que  foram tomadas, as precauções a tomar, enfim, o que se pode fazer. Vale? Por mim, aqui está uma achega, mas pouco atraente. Convenhamos que ler mais 100 páginas, só relativamente a Lisboa, para me inteirar do plano de emergência, naa, não dá.
 

OUTRAS NOTÍCIAS

Da Política, por exemplo. Hoje é dia de debate quinzenal na Assembleia da República e o Primeiro-ministro quer começar a levar à discussão o Roteiro Conhecimento e Inovação para mostrar o que a economia tem de bom (onde é que eu já ouvi isto?).

Hoje, o Presidente da República começa a receber os partidos políticos, numa primeira ronda depois da entrada em vigor do orçamento, no quadro dos contactos regulares. Já fez entretanto um Conselho de Estado, mas era sobre o futuro que nos espera na União Europeia, desta vez é o já e o agora. O calendário dos encontros foi feito de molde a que o novo líder do PSD, Rui Rio, possa ir a Belém no dia 19, já depois de entronizado no respetivo Congresso do partido, que começa na sexta-feira. Marcelo está preocupado, lê-se aqui (para assinantes do Expresso, desculpe). Os encontros inauguram-se com o PAN e os Verdes.

A última novidade sobre o PSD é que a moção que o diretor de campanha do futuro líder apresentou foi rejeitada pela mesa do Congresso (e veja esta opiniãosobre ele). Quem será o líder da bancada parlamentar ou quem integrará a direção são tudo interrogações que dentro em pouco deixarão de o ser. Tenha calma portanto. Hoje, no fim do debate quinzenal a bancada do PSD vai reunir-se e está tudo na expectiva para saber o que dirá Hugo Soares, o atual líder parlamentar e que não apoiou Rio.

Quanto a Carlos Abreu Amorim, homem do norte e vice-presidente do grupo, diz que não assumirá cargos e avisa que nenhum dos deputados disponíveis para a liderança reúne "consensos mínimos". No grupo, só 28 apoiaram Rui Rio. Para saber mais coisas de fundo, leia esta entrevista de alguém que não quer andar por aí. Ou este texto (também para assinantes, lamento), sobre as parecenças de um líder que faz lembrar outro, porque esconde o jogo enquanto a oposição se prepara. Aberto, tem este, no Público e também já tem uns dias.

De Política Externa. A nossa com Angola, que não para de subir patamares cada vez mais altos, tudo por causa do julgamento do ex-vice-presidente Manuel Vicente. Luanda procura aliados contra Lisboa, fez subir a parada e levou o caso à CPLP. Leia aqui (se ainda não sabia).

De Defesa, que também é política, claro. Hoje é o dia da reunião dos ministros de Defesa da NATO, que vão decidir sobre se vão criar um novo comando para o Atlântico (claro que sim!) e, depois disso, aonde. Alô! Alô Portugal, está a ouvir? As coisas não são assim tão simples, é verdade, há duas semanas o próprio secretário-geral deu uma entrevista ao Expresso, que está aqui resumida (e os Açores estão out). A original é fechada, sorry, e nela se dizia que "se Portugal quiser a NATO no Golfo da Guiné, faça a proposta”. Ontem, em conferência de imprensa, Jens Stoltenberg voltou a repetir que Portugal tem margem para aumentar os gastos com a defesa e Azeredo Lopes a confirmar (são aviões, sr., são aviões).

De Economia – A bomba já tinha estourado com o anúncio da venda da Partex (a petrolífera da Gulbenkian) aos chineses, agora há mais: a Fundação perdeu 22% do património entre 2006 e 2016. Foi uma década amarga. António Costa Silva, o presidente da Partex, vai com os chineses, em princípio. É mesmo?

E que tal ouvir o sr. Pingo Doce, que é como quem diz, Alexandre Soares dos Santos, dizer que “esta solução governativa não é má para o país?”. Estranho, não é? E logo ele – reconhece – que não era a favor. Não duvidamos. Muitos dias tem cem anos! Para a estima em alta, e no setor automóvel, boa nota para a PSA, que detém as marcas Peugeot, Citroën, DS e Opel, e anunciou que vai produzir três novos veículosem Mangualde. Também ficámos a saber que no dia em que o Tesouro avança para o primeiro leilão de dívida de longo prazo do ano, os EUA, Ásia e Reino Unido estão com apetite pela dívida portuguesa.

De Sociedade. Parece anedota, um guião de comédia, o que for, mas não é, foi mesmo a sério e aconteceu em Lourel (Sintra), durante um assaltoem que tudo o que podia correr mal, correu mesmo. Assaltantes que dão tiros nos próprios dedos, perdem o dinheiro, estampam o carro, não conseguem roubar mais nenhum mas matam um homem, enfim, a lei de Murphy em todo o seu esplendor. E sabe que esta lei está comprovada? Pois veja aqui: o azar está mesmo programado para nos atormentar.

De Desporto, há muita coisa, para variar (digo eu). A primeira é que hoje há bola. O Porto recebe o Liverpool no Dragão a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões. É às 19h45. A Tribuna explica o que podemos esperar. Depois, o Sporting, que já chegou a Astana, no Casaquistão, por esta altura. A viagem equivale a fazer Lisboa e Porto 23 vezes seguidas.

Eu própria já fiz uma até à antiga capital desta ex-República soviética, Almaty, mas no sentido inverso e demorei 24h, contando com a diferença horária. Não foi por motivos desportivos mas fiquei bastante cansada – por isso estou em crer que os receios da falta de descanso dos jogadores se justificam. E por falar em Sporting, já sabe da última polémica, não sabe? A UEFA advertiu Bruno de Carvalho por causa dos comentários nas redes sociais e este respondeu: “pura ironia”! Souplesse!

Obituário. De uma grande escritora e de uma grande mulher: Natália Nunes, ontem, aos 96 anos. O funeral será hoje. O Expresso entrevistou-a há cinco anos: “O amor é um estado de graça”. Releia, vale sempre a pena. Era uma feminista que lutou contra a ditadura.


LÁ FORA

Alemanha. Instalou a confusão depois da negociação do acordo de uma nova grande coligação, a que se seguiu a demissão de Martin Schulz de líder do SPD e do cargo que deveria assumir num eventual futuro governo e a sucessora – será uma mulher, Andrea Nahles, que foi ministra do Trabalho e pertence à ala esquerda do partido, a "pegar o boi pelos cornos”.

Assim sendo, serão duas mulheres a liderar os dois maiores partidos alemães: Merkel versus Nahles (e esta será a primeira em 150 anos de história do partido - os tempos mudam mesmo). O pior é que nada está fácil. Porque, para já, não é garantido que o acordo vença (os militantes ainda têm que o referendar), muito por causa deste senhor (o líder da Jusos, a J do SPD); porque a queda de Schulz pode arrastar a de Merkel e pode ser o fim do “complexo Mutti”, a forma carinhosa como os alemães a tratam. Há quem antecipe que é mesmo o seu fim. Veremos.

África do Sul. O gigante sul-africano agita-se e isso não é uma boa notícia. O Presidente Jacob Zuma, acusado de corrupção já acedeu em sair antes de ser defenestrado, mas põe condições que podem colocar o seu partido em maus lençóis. O ANC governou sempre «o país desde a libertação de Mandela, mas Zuma, apesar das provas e do mau desempenho, ainda tem muita força. Hoje vai ter que se decidir. Tem a África do Sul refém.

França. De onde vem uma surpreendente notícia. O candidato Emmanuel Macron tinha anunciado que queria fazer regressar o serviço militar obrigatório… mas por um mês, o que pôs os chefes militares de cabelos em pé. Depois de eleito reconsiderou e, afinal, vai ser uma espécie de serviço cívico durante uma semana. Veja como. Será universal e obrigatório. Ponto.

Holanda. A notícia levou à demissão do ministro dos Negócios EstrangeirosPode contar-se assim: há uns políticos que nem querem ouvir falar de encontros com Putin - e tiveram-nos - e outros que querem falar e inventam-nos. A incrível capacidade do ser humano surpreender!

Migrações. Preste atenção no que diz este homem a propósito da situação migratória na Europa. É William Lacy Swing, diretor da Organização Internacional de Migrações (OMI), cargo a que concorre António Vitorino. E diz: a falta de unidade dos europeus é mais responsável pela crise no continente que o número de refugiados. Pode ler em francês ou inglês.

Horror. Mais um. Envolvendo organizações não governamentais. Desta vez é a Oxfam, uma das mais reputadas ong britânicas de ajuda humanitária. Os seus funcionários que foram (supostamente) ajudar a seguir ao terramoto promoveram “orgias dignas de Calígula” com prostitutas e menores. O presidente foi preso, a diretora-geral adjunta demitiu-se, a organização está em vias de perder todos os financiamentos.

Oxfam gastava mil milhões de euros ao ano a fazer lobing juntos das instituições europeias, de onde recebia uma boa parte do dinheiro Os bons rapazes não são todos bons. Reflita como se pode chegar aqui. Porque o pior é que escândalos destes não são únicos. E histórias como esta doem: "Às vezes, quando estou sozinha com o meu bebé, penso em matá-lo. Ele lembra-me o homem que me violou".

Espaço. Esta é que é uma notícia lá de fora mesmo: o Tesla elétrico descapotável vermelho, que foi mandado para Marte com um boneco-astronauta a conduzi-lo, desviou-se da sua rota e agora ninguém sabe onde está. Para mim a notícia não é onde, é porquÊ? O que passou pela cabeça de Elon Musk, fabricante dos Tesla?



FRASES

“Não faço comentários sobre o futuro do partido porque é um futuro a que eu não concorri”, Pedro Passos Coelho

"Decidimos não investir mais em Portugal. Não vale a pena", António Costa Silva, presidente da Partex, ao Público

"Toda a gente fala do petróleo e do gás, há uma espécie de demonização, e ninguém fala do elefante na sala, o carvão", Idem

"Amamos com o cérebro e não com o coração. E morre-se por amor"Leandra Cordeiro, psicóloga e professora universitária, ao I


O QUE ACABEI DE LER

Um romance seco, duro, violento, mas enxuto, esculpido palavra a palavra e fabulosamente belo. Chama-se “Intempérie” (Marcador, 2014), é do espanhol Jesús Carrasco, e foi considerado em 2013 o melhor romance do ano. Passa-se algures num mundo sem nome nem data, onde – como se diz – “a moral se escapou pelo mesmo lugar por onde se sumiu a água”. Um rapaz que foge e encontra um pastor que o ensina e cura da violência que sofreu. Não sei se nos transforma depois de ler, mas sim, não nos sai da cabeça. E vale muito a pena.

Se quiser algo pra já, já, e (não) tiver insónias leia este estudo: o suicídio demográfico europeu. Há uma espécie de manto de silêncio que envolve estas notícias. São más, sim. Mas vale sabê-lo que desconhece-lo.

E se gosta e quiser começar a preparar-se para o festival da Eurovisão, comece pela canção apurada pela Itália. Não direi que a escola Salvador fez escola, mas pelo menos algo está a mudar. O tema não é só o amor, mas o que se passa na Europa. “Non mi avete fatto niente” é sobre os ataques terroristas no Cairo, nas Ramblas, em França, em Londres…

Assim me despeço. Ah, não se esqueça: hoje é o Dia dos Namorados - aproveite e namore, que o amor faz bem à saúde! Mas cuide-se. Este dia sucede-se a um outro, assim como que relacionado (o Dia Mundial do Preservativo) e aí Portugal não prima pelo melhor: mais de 60% dos jovens estão muito bem informados sobre o assunto, mas assumem que têm relações sexuais sem o dito.

Nós, aqui no Expresso, estamos sempre ao alcance de um clic, a qualquer hora que queira.Tenha um Bom Dia!
 
Gostou do Expresso Curto de ho
DN
Newsletter
QUARTA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO | 07:48
Quebrar o ciclo para salvar vidas
Perseguir, agredir verbal e fisicamente, controlar mensagens, telefonemas e páginas das redes sociais, pressionar para ter sexo. Seria de pensar que é uma lista de comportamentos que, em 2018, a maioria...
Opinião, Joana Petiz
 
DN Parlamento Governo deixou na gaveta lei da paridade
 
DN Estudo Namorados acham normal proibir, perseguir e abusar
 
DN Chile Papa debaixo de fogo recorre ao maior perito em crimes sexuais do Vaticano
 
DN Lava Jato "Extradição será um atentado do Estado contra a Constituição"
 
DN Automóvel Rent-a-car vale 700 milhões de euros à boleia dos turistas
 
DN Religião "Agressões e insultos". Fiéis da IURD dizem-se perseguidos
 
 
África do Sul Zuma quer tempo mas ANC exige a sua demissão já
 
Educação Educação Física "não baixa a média do secundário"
 
 
PUB
 
 
DN Champions FC Porto-Liverpool: a minha pressão é melhor que a tua?
 
DN Livro Nuno Costa Santos: "Há várias formas de se ser açoriano"
 
DN 
Conteúdo Patrocinado Sim, é verdade, aproxima-se uma verdadeira revolução mundial!
 
PUBLICIDADE
 
 
Fotos Desfiles de Carnaval em todo o país
 
Cinema Sony pede desculpa por cena polémica do filme "Peter Rabbit"
 
 
PUB
 
 
DN Brasil Atriz Juliana Paes foi assaltada quando ia para o Carnaval
 
DN Venezuela Cada vez mais pobre, um Estado faz lei a proibir dormir e mendigar nas ruas
 
DN Saúde António Maia Gonçalves: "A eutanásia não é um ato médico. Pode ser um direito de cidadania"
 
 
OPINIÃO
Viriato Soromenho Marques
DN
A Europa à espera de Godot
 
 
Maria de Lurdes Rodrigues
DN
Ciência e Ensino Superior em 2020
 
José Jorge Letria
DN
A teia que ameaça a sociedade democrática
 
 
João Almeida Moreira
DN
O nepotismo é uma arte
 
Ferreira Fernandes
DN
O holandês enganador
 
 
Adriano Moreira
DN
Um mundo em suspenso
 
 
 
Facebook Twitter Google Plus Email
 

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue