sábado, 4 de abril de 2020

OBSERVADOR - 4 DE ABRIL DE 2020

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
SAÚDE
Estudo do economista Sérgio Rebelo conclui que os custos do confinamento são, a longo prazo, mais baixos do que sem contenção. E sugere uma política para que quem está imune regresse ao trabalho.
SAÚDE
Espanha regista 124.736 casos de infetados e supera já os contágios em Itália. Mias 809 mortes nas últimas 24 horas. Total de óbitos chega agora aos 11.744.
SAÚDE
Aulas, produzidas por RTP e Ministério da Educação, deverão ser emitidas de segunda a sexta, como complemento ao acompanhamento feito à distância pelos professores. E serão só para alunos do básico.
SAÚDE
Há três semanas, leu ao lado de Marta Temido a recomendação de que as escolas não deviam fechar. Agora explica esse parecer que foi contrariado. Elogia Costa. E diz que "a epidemia está a correr bem".
SAÚDE
As suspeitas surgiram quando o doente deixou de atender as chamadas da PSP (para fiscalizar os confinamentos). Foram encontrá-lo a chegar a casa, ainda com os sacos de compras na mão.
SAÚDE
Mãe, pai e 11 filhos. Todos infetados com Covid-19 e todos a viver num apartamento de 170 metros quadrados em Valladolid, Espanha. "Passámos momentos de verdadeiro medo", mas a "Fé" ajuda, dizem.
SAÚDE
Guardou as limpezas da casa para sábado? A DGS e a Deco Proteste ensinam a limpar todas as divisões da casa para se livrar do novo coronavírus. Esqueça o aspirador. E toca a passar a ferro.
SAÚDE
A drástica redução da atividade nas cidades parece ter aumentado o número de animais e o cantar dos pássaros “é bem mais evidente”, mas a invasão é só perceção, dizem especialistas.
CULTURA
Tem concerto marcado para o EDP Cool Jazz em julho, mas agora está preocupado em fazer a sua parte para ultrapassar a crise se que se vive. Em entrevista fala-nos do presente e futuro da América.
MUNDO
Continua a maldição: agora trata-se de uma sobrinha-neta do presidente John F. Kennedy, que desapareceu com o filho de oito anos ao fazer canoagem no estado do Maryland. A canoa foi encontrada.
LIFESTYLE
Criada por duas designers, a Madre faz pequenas edições de objetos pensados ao milímetro. Juntando técnicas tradicionais e novas tecnologias, a marca vive da curiosidade pelos materiais.

Opinião

Alberto Gonçalves
Embora o comportamento do dr. Costa D.C. (Depois do Covid) permaneça igualzinho ao do dr. Costa A.C., o komentariado descobriu um pretexto para elevar a glorificação a níveis de ridículo desconhecidos
Ursula von der Leyen
A solidariedade é contagiosa – e está no âmago da nossa União. E graças a esse impulso a verdadeira Europa está de volta. A que coopera para fazer o que nenhum de nós poderia fazer sozinho.
Miguel Albuquerque
O resultado com o Covid-19 não será distinto do que foi na luta contra outras doenças. Apesar do enorme custo em sofrimento e vidas perdidas estou absolutamente certo que a Humanidade voltará a vencer
Raul Almeida
Eanes foi à RTP, em horário nobre, apelar ao fim da decadência do relativismo ético, do individualismo mortífero, da ganância asfixiante, da soberba da autossuficiência. E o país parou para ouvi-lo.
Maria do Céu Patrão Neves
Em situação de “racionalização” - que não é "racionamento" - o hospital sabe não ter capacidade para atender todos os doentes e ter de estabelecer critérios para selecionar aqueles de que pode cuidar.
Partilhe esta edição:

PASTORAL DA CULTURA - 4 DE ABRIL DE 2020

10:07
  • Você

Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Artigos mais lidos

Semana de 28 de março a 3 de abril de 2020

10. Santos Francisco e Jacinta: Oração contra Covid-19 é a «primeira súplica» a pensar na sua morte por epidemia

 
«Hoje, um século depois,/ somos devastados por uma outra terrível epidemia,/ e dirigimo-nos a vós com confiança,/ para que, através do Coração Imaculado de Maria,/ que os vossos olhos viram já aqui na Terra,/ possais obter para nós a saúde da alma e do corpo, uma fé forte,/ e a capacidade de sermos solidários/ com quantos estão na doença e na provação.»
Saiba mais
 

9. «Onde é a nossa casa?»: Uma pergunta e cinco poemas de Tolentino Mendonça

 
Cada pessoa não tem apenas a tarefa de descobrir uma habitação. Cada pessoa tem o irrecusável dever de descobrir-se, vivendo com paixão e sabedoria a construção de si, esse processo que, por definição, está em aberto e que ao longo da existência se vai efetivando. Nós somos a nossa casa. E poder dizer isso, com simplicidade e verdade, equivale a perpetuar aquilo que Albert Camus também escreveu: «no meio de um inverno, finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível».
Saiba mais
 

8. A Paixão nos dias do coronavírus

 
Muitas coisas ensinou este mal a quem crê e também a quem não crê. Mas sobretudo revelou um valor supremo, o amor. Na Bíblia ressoa 365 vezes esta saudação divina: «Não ter medo!». É quase o «bom dia» que Deus repete a cada aurora. Repete-o também nestes dias de terror. E para quem perdeu a fé, proporei a confissão do mesmo escritor García Márquez: «Desafortunadamente, Deus não tem um espaço na minha vida. Nutro a esperança, se existe, de ter eu um espaço na sua».
Saiba mais
 

7. A praça de S. Pedro nunca esteve tão cheia: Uma oração para não mais esquecer

 
O momento extraordinário de oração querido pelo bispo de Roma começou com uma imagem dilacerante na sua essencialidade: em plena pandemia, e debaixo da chuva, o papa Francisco subiu ao adro da basílica de S. Pedro. A passo. Só. E não é ceder à retórica – tentação nestas horas muito forte, mas que faria perder de vista aquilo que conta, ou seja, a oração – afirmar que o sucessor de Pedro não estava sozinho. Talvez nunca como desta vez tantas mulheres e homens estavam com ele. Verdadeiramente.
Saiba mais
 

6. De Quinta-feira Santa a Domingo de Páscoa: Gestos para uma liturgia em família

 
Para que Páscoa nos estamos a preparar? A pergunta tornou-se comum, pública, sofrida. Deveria ser a de cada ano, porque a repetição da festa nunca pode ser sinónimo de estagnação e dado adquirido. As dramáticas circunstâncias que rapidamente envolveram larga parte da humanidade arrancam-nos, todavia, das zonas de conforto, e impõem interrogações radicais, mas talvez saudáveis. E se algo começasse a emergir do interior de algumas ou de muitas casas? É uma possibilidade que deixam pelo menos entrever os elementos-chave da liturgia, que as circunstâncias atuais nos induzem a redescobrir.
Saiba mais
 

5. Oração em família para o quinto domingo da Quaresma

 
Esta oração, baseada nas leituras bíblicas do quinto domingo da Quaresma (29 de março), pode complementar a celebração da missa acompanhada na televisão ou pela internet. Ajudados pelas crianças, num espaço adaptado da casa, podem preparar-se um crucifixo ou um ícone de Jesus, bem como uma Bíblia aberta e uma vela acesa. Um dos pais ou familiares guia a oração, e outros leem os textos. O Evangelho pode ser dialogado a quatro vozes.
Saiba mais
 

4. Dez frases de S. João Paulo II para fortalecer a fé em tempo de pandemia [Vídeos]

 
«Não permitais que esta esperança morra. Comprometei a vossa vida com ela»: O papa João Paulo II soube bem o que era conviver com a doença, especialmente na parte final da sua vida. No dia em que se assinalam 15 anos da sua morte, ocorrida a 2 de abril de 2005, e no mesmo ano em que comemora o centenário do seu nascimento, propomos dez meditações do pontífice polaco, declarado santo pelo papa Francisco em 2014, que podem encorajar a fé e a esperança neste momento de pandemia.
Saiba mais
 

3. Dez conselhos de uma monja de clausura para viver na “cela” de casa

 
Procure palavras com beleza, tente dar expressão aos seus sentimentos mais nobres… Fale com o coração e crie laços muito mais profundos com os seus. Descobrirá que a distância não é ausência. Para não se angustiar, também é conveniente procurar momentos de silêncio e solidão. Na organização do tempo para estes dias, inclua espaços de “oxigenação” individual.
Saiba mais
 

2. Papa Francisco associa-se a apelo de António Guterres para cessar-fogo imediato em todo o mundo [Vídeo]

 
O papa declarou que se associa ao apelo recente lançado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para um «cessar-fogo global e imediato em todos os cantos do mundo», tendo em conta a «emergência do Covid-19, que não conhece fronteiras». «O meu pensamento dirige-se de modo especial para todas as pessoas que sofrem a vulnerabilidade de serem obrigadas a viver em grupo», por exemplo, em casas de repouso, casernas e prisões, em relação às quais pediu uma especial atenção das autoridades, de maneira a evitar «tragédias» causadas pela disseminação da pandemia.
Saiba mais
 

1. «Penso em tanta gente que chora»: Papa declara «domingo do pranto» [Vídeo]

 
O papa rezou hoje pelas pessoas que vivem na dor e no desespero por causa da pandemia, pediu a graça das lágrimas, e sublinhou que Deus não só não é insensível aos lamentos como também se entristece pelos seres humanos. «Tantos choram hoje. E nós, deste altar, deste sacrifício de Jesus, de Jesus que não se envergonhou de chorar, peçamos a graça de chorar. Que hoje seja para todos nós como o domingo do pranto», afirmou.
Saiba mais
 
 
Conferência Episcopal Portuguesa
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Quinta do Bom Pastor

O JOGO - 4 DE ABRIL DE 2020

4/2020 08:06
  • Você

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue