sábado, 15 de dezembro de 2018

POLIGRAFO

View this email in your browser

Olá, viva!

Sexta-feira chega e com ela carrega a Pinóquio, a newsletter portuguesa com mais verdades escritas por mm2. (Spoiler alert!: a imodéstia gritante segue mais abaixo...). Felizmente as verdades não pesam, por isso, é também sem peso na consciência que lhe faço chegar o que de melhor fizemos na redação do Polígrafo durante a semana que agora termina. Leia os fact-checks, assista aos video-checks e continue a seguir-nos em polígrafo.sapo.pt e em todas as redes em que estamos presentes.
#emnomedaverdade

1
Transitou em julgado a decisão de condenação de Armando Vara. O ex-ministro socialista vai mesmo cumprir pena de prisão e este foi um motivo mais  do que suficiente para que tenhamos decidido republicar o capítulo do livro "Cercado - Os Dias Fatais de José Sócrates" que é exclusivamente dedicado ao caso Face Oculta. Nele, Armando Vara, Sócrates e outros políticos conspiram para controlar a TVI e para condicionar decisões em empresas públicas. Num exercício de lamentável imodéstia (adivinhou: sou eu o autor da obra), não consigo deixar de lhe dizer que agora que já se sabe tão mais do processo, reler o que na altura foi escrito é muito revelador.
2
O bastonário da Ordem dos Médicos lançou o alerta e os leitores do Polígrafo ficaram preocupados: afinal é ou não possível que morram pessoas por causa da greve dos enfermeiros que se prolonga até ao final de Dezembro? Fizemos o fact-check no maior hospital do país (o Hospital de Santa Maria) e concluímos que até agora nada há a registar.
3
Semana de debate quinzenal é semana de referência aqui no Polígrafo - os 230 deputados eleitos têm de ser escrutinados  e nós estamos cá para isso. Checámos as intervenções do mais relevante dos presentes - António Costa, claro está - e identificámos muitas verdades, algumas incoerências e uma gafe com muitos milhares de km2...
4
A final da Taça dos Libertadores da América realizou-se no último fim-de-semana no estádio do Real Madrid, depois das cenas de violência registadas na Argentina, de onde os dois candidatos (River Plate e Boca Juniors) são originários. No final, o River Plate venceu, mas antes disso foi muita a desinformação que circulou...
1
Depois de o movimento dos "Coletes Amarelos" franceses ter colocado um país inteiro em estado de alerta, surgem agora os seus congéneres portugueses. Já há manifestação nacional marcada a partir do Facebook - e a extrema-direita está envolvida na organização. Mas isso quer dizer que se trata de um movimento fascistaVeja o video-check. E, já agora, leia o fact-check.
2
Foram muitos os leitores do Polígrafo que solicitaram a verificação de um meme colocado a circular nas redes sociais e partilhado milhares de vezes, em que se insinua que o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, tem um salário de luxo. Fomos ver e afinal não é bem assim..
3
Os deputados "podem abusar, violar as regras e prevaricar, pois não têm sanções", como afirmou Marques Mendes no seu programa semanal de comentário na SIC? Parece estranho, eu sei, mas a resposta é sim.
Em 2008, em 'homenagem' a uma conhecida cena de um filme, um grupo de mafiosos deixou uma cabeça de burro à porta de um padeiro de Villafranca Padovana, Itália, como aviso por este não lhes pagar uma verba acordada para protecção da padaria. De que filme tão inspirador estamos a falar? De "O Padrinho", como é evidente. O nosso cine-checker de eleição, Pedro Marta Santos, foi verificar uma das películas mais épicas da história do cinema.

Sete coisas que não sabe sobre diabetes, a "doença do século". 
Leu, viu ou ouviu uma informação duvidosa? Envie-nos um e-mail, uma mensagem pelo WhatsApp (968213823) ou pelo Telegram (968213936) e nós fazemos o fact-check, que prometemos enviar-lhe 15 minutos antes de este ser posto em linha. Encontre o fact-checker que há em si e junte-se a nós. Consigo na equipa, será muito mais difícil sermos enganados.
#emnomedaverdade

OBSERVADOR

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
PROVIDÊNCIA CAUTELAR 
Militante da JS entregou providência cautelar na 6.ª feira para impugnar Congresso e eleição de Maria Begonha. Tribunal só decidirá a partir de 2.ª feira. Mesa do Congresso pode suspender trabalhos.
FRANÇA 
Mesmo depois das medidas anunciadas por Emmanuel Macron, os "coletes amarelos" voltaram às ruas de França. Os confrontos aumentaram ao final da manhã, tendo sido já detidas 95 pessoas.
SPORTING 
Sporting realiza este sábado Assembleia Geral para votar suspensões de Bruno de Carvalho e cinco outros membros da Direção destituída, bem como a expulsão de Elsa Judas e Trindade Barros como sócios.
POLÍTICA 
Militar, "republicano de sempre e livre pensador", Sidónio Pais chegou à Presidência da República em dezembro de 1917. Foi assassinado há exatamente cem anos, em Lisboa. Ensaio de José Luís Andrade.
CRÍTICA DE LIVROS 
George R.R. Martin voltou a Westeros para contar a história dos Targaryen. “Sangue & Fogo” não é um romance mas também não é um livro de História. É qualquer coisa ali no meio. Resta é saber o quê.
MÚSICA 
Em 1998, "The Vivaldi Album" revelava que o autor de "As Quatro Estações" fora também um génio da ópera. Agora há uma segunda incursão de Cecilia Bartoli na luxuriante obra do compositor veneziano.
CANÁBIS 
O projeto apresentado pelos bloquistas quer que a venda seja feita em lojas licenciadas e que seja proibida a venda de produto sintético ou com aditivos. Proposta é apresentada na terça-feira.
SAÚDE 
A farmacêutica internacional Cann10 vai investir 10 milhões de euros numa fábrica de produtos medicinais à base de canábis, a instalar em Vila de Rei, e assegurar a criação de 100 postos de trabalho.
ORDEM DOS ADVOGADOS 
Na base da decisão de Guilherme Figueiredo estão "algumas questões internas por resolver e programas de natureza política mais amplos e ambiciosos que precisam de ser concluídos".
PRESIDENTE TRUMP 
"O secretário do Interior Ryan Zinke vai abandonar a administração no final deste ano, depois de ter [exercido] por um período de quase dois anos", anunciou Donald Trump no Twitter.
AUTOMOBILISMO 
António Félix da Costa, ao volante de um BMW, venceu a corrida inaugural do Campeonato do Mundo de Fórmula E de 2018/19, realizada na Arábia Saudita, após um emocionante duelo com um piloto francês. 
Opinião

Alberto Gonçalves
No fundo, o Pacto Global para a Migração acabará restrito a meia dúzia de países que recebem migrantes, 150 países que os exportam e o Vaticano, fechado às turbulências terrenas. A coisa promete.
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Neste tempo, em que muitos se orgulham do que os deveria envergonhar, também há quem se envergonhe das glórias da história de Portugal.
António Pedro Barreiro
Na guerra cultural em curso, a nova Esquerda esqueceu o povo e assumiu a defesa da excentricidade das elites. Eu, que não sou de Esquerda, acho que uma outra Esquerda faz falta ao sistema político.
Sebastião Bugalho
Rui Rio homenageia Sá Carneiro falando de piscinas municipais e dos seus processos como arguido na Câmara do Porto e ninguém se levanta para sair da sala. Foi uma vergonha. Repito: foi uma ver-go-nha.
José Manuel Fernandes
As manas Mortágua são pródigas em lágrimas de crocodilo: nos dias pares aprovam orçamentos que cortam investimento público; nos ímpares fingem defender os utentes, mas o coração bate pelos grevistas.
MAGG

Marta Cerqueira
Obras de arte, cadernos com frases criativas, facas, mantas originais, brinquedos didáticos, há de tudo. Há sugestões em Lisboa e no Porto.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Face

GÚSTAVE EIFFEL NASCEU EM 1832 - 15 DE DEZEMBRO DE 2018

Gustave Eiffel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Gustave Eiffel
Nascimento15 de dezembro de 1832
DijonCôte-d'Or França
Morte27 de dezembro de 1923 (91 anos)
Paris
NacionalidadeFrança Francês
Assinatura
Gustave Eiffel signature.svg
Campo(s)Engenharia
Alexandre Gustave Eiffel (Dijon15 de dezembro de 1832 — Paris27 de dezembrode 1923) foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade, que fica em Nova Iorque, e da Torre Eiffel, de Paris.[1] Está sepultado no Cemitério de Levallois-Perret.[2]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

O pai de Eiffel construiu através dos anos uma sólida fortuna pessoal. Gustave Eiffel primeiro estudou no Colégio Sainte-Barbe, um dos mais antigos de Paris. Em 1852, entrou na Escola Central de Paris, uma escola prestigiada de engenharia, também conhecida como Escola Central de Artes e Manufacturas. Terminou os estudos em 1855, formando-se em engenharia química.
Iniciou a sua carreira trabalhando numa empresa belga de construção de caminhos-de-ferro. Em 1856, Eiffel conheceu Charles Nepveu, empresário especialista em construções metálicas. Aos 26 anos, Gustave chefiou o seu primeiro grande trabalho construindo a ponte ferroviária em Bordéus. Na construção, Gustave utilizou pela primeira vez, a técnica de fundação de ar comprimido na execução de estacaria de fundação.
Gustave Eiffel chegou a viver em Portugal, em Barcelinhos, de onde projectou as construções em Portugal que lhe estão associadas.

Projetos[editar | editar código-fonte]

Catedral metálica de Arica, Chile
Já experiente, resolveu fundar a sua própria empresa. Em 1866 adquiriu um ateliê de construção metálica, próximo de Paris.
Destacam-se os projectos:
Em Portugal, entre 1877 e 1881, foram construídas:
Em Portugal, entre 1880 e 1881, entre o Luso e Santa Comba Dão na Linha Ferroviária da Beira Alta, em Portugal, foram construídas:
E ainda, em Portugal:

Das suas construções mais conhecidas, salienta-se a estrutura metálica da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (1886) e a Torre Eiffel.

Estátua da Liberdade[editar | editar código-fonte]

Estátua da Liberdade foi um presente da França aos Estados Unidos para comemorar o centenário de sua independência. Inaugurada em 1886, foi projetada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi e contou com a assistência de Gustave Eiffel.[1] Tem 307 pés (46 m) de altura e tem na sua composição 63 000 toneladas de ferro forjado.

Torre Eiffel[editar | editar código-fonte]

Torre Eiffel em Paris
Torre Eiffel foi construída entre 1887 e 1889, em Paris, para a Exposição Universal de 1889. Converteu-se no símbolo da capital francesa. Atualmente possui 325 metros (adicionada a altura das antenas). Na época da sua construção tinha aproximadamente 7 300 toneladas de ferro e atualmente tem aproximadamente 10 000 toneladas.[1]
Foi oficialmente inaugurada em 31 de março de 1889. Só perdeu o status da mais alta construção do mundo em 1930 para a construção do prédio da Chrysler em Nova Iorque.
A torre possui três andares. Na base foram usados cimento e aço. Os quatro pilares possuem quatro metros de cimento. Possui arcos ligando os quatro pilares instalados a 39 metros acima do solo. O primeiro andar fica a 57 metros acima do solo e pode suportar a presença de 3 000 pessoas ao mesmo tempo. O segundo andar fica a 115 metros acima do solo e suporta a presença de 1 600 pessoas.[1] O terceiro andar fica a 276 metros acima do solo e suporta 400 pessoas.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Gustave Eiffel viveu em Barcelinhos, entre 1875 e 1877 e deixou várias obras no país, de Viana a Olhão, passando por Barcelos, Esposende, Alijó e, entre outros concelhos, o Porto, onde a sua firma concebeu e construiu a Ponte Maria Pia, que em 1876 permitiu a ligação ferroviária entre Lisboa e o Porto. A travessia que ficou nas bocas do mundo por ostentar o maior arco em ferro até então construído, foi projectada por um dos melhores engenheiros da sua firma, Théophile Seyrig. Que pouco tempo depois estava a trabalhar por conta própria e a disputar mercado ao próprio Eiffel.[6]

Referências

Bibliografia

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue