segunda-feira, 17 de setembro de 2018


1274
13 SET 2018
Paulo Luís de Castro
POR PAULO LUÍS DE CASTRO
Jornalista
Teresa Leal Coelho acusada de ser “o nono vereador do PS” em Lisboa. E os 72 sinais de rádio que podem ser de civilizações extraterrestres

Boa tarde.
Duas candidatas da lista do PSD à Câmara de Lisboa nas últimas autárquicas deram uma “tolerância” de um ano à vereação liderada por Teresa Leal Coelho para que mostrasse o que valia. Mas Sofia Vala Rocha e e Margarida Saavedra fartaram-se de ver um PSD “vazio”, com ”posições ambíguas” e “total incapacidade” de fazer oposição a Fernando Medina e agora querem tomar as rédeas da oposição ao autarca socialista.
Cientistas do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), da Califórnia, descobriram 72 sinais fora de comum quando analisaram um grande volume de dados relativos a ondas de rádio emitidas, calcula-se, a partir de uma galáxia anã a cerca de 3000 milhões de anos-luz da Terra. Admite-se que esses sinais detetados pelo maior radiotelescópio orientável do mundo podem resultar da energia libertada por poderosos transmissores construídos por civilizações extraterrestres, para enviar naves espaciais equipadas com velas gigantes em viagens interestelares.
Quantos metros quadrados dá para comprar com um milhão de dólares (862 mil euros)? Não muito, se estivermos a falar de uma casa de luxo. A análise é da consultora imobiliária internacional Knight Frank, que agora atualizou os seus dados de acordo com a evolução dos preços que este mercado tem vindo a verificar nos primeiros seis meses deste ano. Lisboa não figura no ranking (o Algarve sim…), mas o Expresso fez as contas e apresenta-lhe os resultados.
O editor de Economia do Expresso, João Silvestre, inicia hoje uma colaboração semanal no Diário. “Utilidade Marginal”, assim se chama a coluna onde todas as quintas-feira escreverá sobre temas económicos, obviamente. Deixo-lhe este aperitivo: “Mário Centeno tem sido uma espécie de Lucky Luke das contas públicas. Mais rápido do que a própria sombra, tem conseguido, ano após ano, bater as metas que fixa. E o mais provável é que o volte a fazer este ano e até há quem acredite que possa chegar a 0%.”
E porque hoje é quinta-feira já sabe que pode contar com mais um conto da autoria do escritor Bruno Vieira Amaral.
Na Opinião, Ricardo Costa escreve sobre o pensamento que Rui Rio não devia ter verbalizado sobre os seus críticos internos no PSD, Daniel Oliveira diz que o país deve solidariedade a quem vive em zonas de difícil acesso, e Henrique Raposo defende que o que se passa na Suécia pode ser o fim da vaga nacionalista.
Boas leituras.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
IMOBILIÁRIO
Em Lisboa, um milhão de euros dá para comprar uma casa de luxo com 143 m2
Os preços das casas de luxo voltaram a subir no primeiro semestre deste ano em praticamente todas as principais cidades do mundo, mas a subida foi menor do que em igual período de 2017. Na cidade mais cara atualmente, um milhão de euros só dá para comprar uma casa com 18 m2
CIÊNCIA Cientistas detetam 72 sinais de rádio que podem ser de civilizações extraterrestres
INCÓGNITA A natureza do objeto que emite estes sinais é desconhecida mas “há muitas teorias, incluindo que podem ser assinaturas de tecnologia desenvolvida por vida inteligente extraterrestre”, admite o Instituto SETI dos EUA
PSD Lisboa. Candidatas do PSD fazem oposição alternativa: “Leal Coelho comporta-se como o nono vereador do PS”
PSD Lisboa. Candidatas do PSD fazem oposição alternativa: “Leal Coelho comporta-se como o nono vereador do PS”
Ricardo Costa
Rui Rio não tem medo. Mas isso adianta o quê?
Daniel Oliveira
Passes sociais: a solidariedade não exclui os pobres de Lisboa e Porto
Henrique Raposo
A Suécia pode ser o antídoto
OS VIVOS E OS MORTOS
Audaces Fortuna Juvat. Um conto de Bruno Vieira Amaral
UTILIDADE MARGINAL, POR JOÃO SILVESTRE
Há vida para além do défice? Sim, claro, a dívida
REPORTAGEM
Estes bichos são especiais

OBSERVADOR

Lifestyle Imagem de destaque
Quinta-feira, 13 Setembro 2018
Fotografia do autorPor TIAGO PEREIRA
Editor de Cultura
Aqui há muitos anos, o meu pai bebia vinho da malga. Calma, está tudo bem com ele, sempre esteve. Lá porque bebia da malga não quer dizer que bebia à bruta (e se bebesse era lá com ele). Era um hábito trazido das aldeias do Minho para o aborrecimento urbano de Lisboa. Na terra do homem, a malga era um veículo comum para chegar à satisfação. Mais a sul, era considerado mais como o caminho da perdição. Mas o que nós perdemos, ao atirar julgamentos destes para o ar, foi o prazer de beber quase da mão, como quem vai à fonte. Ficámos presos ao copo de pé alto, que não permite um brinde avantajado nem uma sopa de cavalo cansado (a rima não vem ébria, juro).
Esta coisa da malga surge aqui só para vos lembrar que o vinho é uma tradição por si só e que traz umas quantas outras agregadas. Não há vinho sem uva e entre uma coisa e outra, seja na malga, no copo ou no boxed bag que faz sucesso no super mercado, há uma corrente de acontecimentos que também eles são tradicionais, uns mais alterados, outros menos adaptados.
A Ana Cristina Marques (acho que já vos tinha dito que esta jornalista sabe da pinga, mas nunca é de mais lembrar) foi atrás de uma outra tradição: a da vindima, da uva no lugar e dos pés em marcha até chegar ao mosto. Talvez seja a principal, a clássica, a derradeira. A malga vem depois. E é sobre esta tradição que este artigo reúne 16 propostas para quem não é dados às coisas da uva no dia a dia mas que em setembro sente o chamamento da videira. São ideias para participar nas vindimas — no trabalho e no prazer que a tarefa dá.
Tenho quase a certeza que o meu pai terá participado numa vindima ou outra; e que se assim foi não faltaram malgas partidas no fim. Hoje já mal toca no vinho e malgas só para a sopa. Mas se lhe mostrar estas ideias de fins de semana no meio da vinha, talvez o homem decida participar e beber uma à moda antiga. Agora que escrevo isto apercebo-me que isto até dava uma boa prenda. Vou só ali pensar no assunto. Depois falamos.
Até para a semana.

PARA FAZER

FotografiaCINEMA

Quatro filmes para ver esta semana

Um novo filme da série "Predador", "Mariphasa" e "O Espectador Espantado", dos portugueses Sandro Aguilar e Edgar Pêra, e "Do Jeito que Elas Querem" são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
FotografiaCUIDADO: ESTÁ QUENTE

Henrique Sá Pessoa: Já se "tapisca" no Porto

Depois de Lisboa, o Tapisco, restaurante do chef Henrique Sá Pessoa, abriu no Porto. Há mais espaço e mais pratos com sotaque nortenho – nem tripas faltam na ementa
FotografiaHOTÉIS

La Maison. A nova casa que é hotel dos Açores

Durante 12 anos, esta moradia nos arredores de Lagoa, em São Miguel, foi a residência pessoal de João e Catarina Reis. A partir de agora passa a ser de todos os que a queiram reservar.
FotografiaCULTURA

20 anos de Lux: este lugar nunca foi uma discoteca /premium

Na moda, na música, nas artes plásticas, no design, na performance e no vídeo – em tudo isto, o Lux Frágil faz 20 anos. A exposição inaugura a 12 de setembro. A festa, essa, pode esperar.

PARA COMPRAR

FotografiaCOMPRAS

30 cadernos para regressar ao trabalho

Sabemos que regressar das férias e voltar ao escritório não é fácil. A solução pode estar na papelaria, por isso escolhemos 30 blocos (e alguns extras) a pensar nos dias difíceis de setembro.
FotografiaMODA

Nuno Baltazar desenha para a Sport Zone

Entre o revivalismo dos anos 70 e 80 e a versatilidade do vestuário desportivo, Nuno Baltazar encontrou inspiração para colaborar com a Sport Zone. A coleção já chegou às lojas.

PARA SABER

FotografiaMODA

Luís Sequeira, um lusodescendente em Hollywood

Nasceu em Toronto, filho de uma modista portuguesa. Pela porta da moda, chegou ao cinema. Em janeiro, viu-se na lista de nomeados aos Óscares. Na última semana, Luís Sequeira passou por Lisboa.
FotografiaOBSERVADOR SUMMER SESSIONS

"A comida portuguesa não tinha divulgação"/premium

Engenheiro químico, trader de metais, produtor de vinho, enófilo e um dos maiores gastrónomos do país: eis o currículo de Bento dos Santos, o homem que ajudou a lançar José Avillez. Conheça-o melhor.
FotografiaMODA

Karl Lagerfeld: o último kaiser faz 85 anos /premium

Numa indústria onde a mudança é constante, Karl Lagerfeld está na dianteira há mais de 60 anos. O designer de moda diz ter um “contrato vitalício” com a Chanel e a Fendi. Hoje, chega aos 85 anos.
FotografiaOBS LAB

Vinho Verde: Guardar ou não guardar, eis a questão

Os vinhos verdes têm uma vocação natural para evoluírem bem em garrafa. Surpreso? Saiba de onde vem o mito que diz o contrário e aceite o desafio para uma prova de vinhos verdes com mais de uma década

OBJETO DA SEMANA

VISITE O LIFESTYLE
Mais pessoas vão gostar da newsletter de Life

OBSERVADOR

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
OBSERVADOR SUMMER SESSIONS 
A porta-voz do PS confessa que em 2015 não acreditava na solução engendrada por António Costa e chegou a dizer-lhe isso mesmo. A conversa no terraço do Observador começou com um "aloha".
EDUCAÇÃO 
A Fenprof põe em causa os valores dos salários apresentados no relatório Education at a Glance. Gabinete de Educação da OCDE explica ao Observador como chegou àqueles números.
FOGO DE PEDRÓGÃO GRANDE 
Durante o trabalho de investigação, a equipa de Xavier Viegas verificou que algumas casas que pediam reconstrução não tinham sido destruídas pelo incêndio. Não falou antes, porque não ligou as pontas.
CDS-PP 
CDS demarca-se do PSD criticando a reinvenção da "taxa Robles" ontem anunciada por Rui Rio. Deputado centrista diz que se trata de caça ao contribuinte e de uma alternativa que é redundante.
OBSERVADOR SUMMER SESSIONS 
A porta-voz do PS confessa que em 2015 não acreditava na solução engendrada por António Costa e chegou a dizer-lhe isso mesmo. A conversa no terraço do Observador começou com um "aloha".
SAÚDE 
As reclamações dos utentes ou os casos apresentados na comunicação social são alvo de avaliação pela Entidade Reguladora da Saúde. Algumas das conclusões foram conhecidas esta semana.
REINO UNIDO 
Os dois homens identificados pela polícia britânica como suspeitos de terem atacado o ex-espião Sergei Skripal deram uma entrevista. Garantem que estão inocentes e eram apenas turistas.
THE BEATLES 
Ex-Beatle deu uma entrevista em que desmonta mitos de uma maiores bandas de sempre, mas também faz revelações pessoais sobre os anos em que os elementos da banda partilharam experiências.
BELEZA E BEM ESTAR 
Na era do Instagram perfeito e do consumismo extremo, estas influenciadoras estão a mudar a forma como se pode usar as redes sociais para passar mensagens positivas e de inspiração no dia a dia.
APPLE 
"Melhores", mas "caros". Para os jornalistas que já experimentaram os novos produtos da Apple depois da apresentação, as opiniões parecem não divergir muito. Leia as primeiras impressões.
TÉNIS 
O árbitro português que está no centro de uma polémica com Serena Williams confidenciou a um jornalista que está bem e confiante que tomou as decisões corretas na final do Open dos Estados Unidos.
Opinião

Miguel Pinheiro
Catarina Martins e Rui Rio estão de acordo: quem se atreve a ganhar muito dinheiro muito depressa deve ser condenado ao tipo particular de Inferno que está reservado a alvos da Autoridade Tributária.

Helena Garrido
Todos os anos, por esta altura, vive-se em estado de susto. Exagero? Nem por isso, pelo que criar um limite para alterar impostos contribuiria para a disciplina financeira e o crescimento da economia.

Maria João Avillez
Um dia Veneza será afogada pelos turistas, Barcelona fechará as portas, o Monte de São Michel soçobrará, Roma sucumbirá. E Florença talvez já tenha colapsado sem que ainda não se tenha dado por isso.

Paulo Tunhas
A sociedade, para o idiota polivalente, é uma superfície lisa onde todas as diferenças não apenas são artificiais (como, em certa medida, de facto o são), mas também elimináveis da primeira à última.

José Manuel Fernandes
Não interessa perceber como funciona o mercado ou como melhorá-lo. Ao Bloco (e aparentemente também a Rio) só importa o discurso moralista e a aposta no preconceito contra quem faz bons investimentos.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. P

ocê Consegue Identificar Os Erros Nesta Imagem?

 Quão observador você é? A imagem abaixo ajudará a determinar seu nível de habilidades de observação e atenção aos detalhes. O artista cometeu 21 erros na foto, será que você consegue identificar todos eles? Listamos as respostas logo abaixo do diagrama. Verifique quão habilidoso e atencioso você é e não se esqueça de compartilhar isso com sua família e amigos, desafiando-os a realizar esta tarefa. 
 
Você adivinhou todos eles? Confira as respostas abaixo:
 
Respostas:
1. Relógio no sentido anti-horário. 
2. Dia e noite em ambos os lados. 
3. Nenhum ano no calendário. 
4. A semana de calendário começa na quarta-feira. 
5. Junho não tem 31 dias. 
6. Pia e despensa na sala. 
7. Livros na despensa. 
8. Livros, produtos químicos e bebidas de algum tipo juntos. 
9. Vassouras na geladeira. 
10. Geladeira tem uma chave. 

11. A porta da despensa é para dentro. 
12. Sem alças para abrir o resto das portas do armário. 
13. Poltrona faltando rodas. 
14. A barra da calça do homem apareceu. 
15. O homem usa um sapato e um chinelo. 
16. As mangas da mulher são diferentes. 
17. A mulher usa sapatos elegantes para tarefas domésticas. 
18. A mulher usa meias.
19. A enceradeira é inútil neste caso. 
20. A enceradeira não está conectada à eletricidade. 
21. As cenouras não estão crescendo no solo na imagem.

INIMIGO PÚBLICO

Inimigo Público


Posted: 13 Sep 2018 04:41 AM PDT
Continuam as ondas de choque do relatório da OCDE que diz que cada professor português ganha mais do que Jonas. Mário Centeno esteve a ler o documento na oblíqua e concluiu a mesma coisa e que Mário Nogueira devia ceder o seu lugar na Fenprof a Jorge Mendes. “Eu falei com o presidente do Eurogrupo […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 13 Sep 2018 04:38 AM PDT
Já se sabe que a personagem Frank Underwood saiu de “House of Cards”, devido aos escândalos sexuais do actor Kevin Spacey, e que passa a ser a esposa Claire a tomar conta daquilo em exclusivo e a fazer a vida negra às pessoas. Underwood, a exemplo de Cleveland de “Family Guy” ou de Rui Gomes […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 12 Sep 2018 07:10 AM PDT
Sem dar aulas há 20 anos ou lá o que é, o sindicalista Mário Nogueira foi forçado pelos camaradas da Fenprof a frequentar uma formação para saber, afinal de contas, o que vem a ser isso do regresso às aulas. No dia em que milhares de alunos voltaram a contactar com a físico-química, Nogueira também […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 12 Sep 2018 06:58 AM PDT
Crescem as críticas ao lixo que se vai acumulando nas ruas de Lisboa mas Fernando Medina já tomou conta da ocorrência. O presidente da câmara telefonou pessoalmente ao assessor da adjunta da agente da personal trainer do assistente de Madonna e garantiu-lhe a exclusividade de 15 contentores de lixo, 3 ecopontos e lugares de avião […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 12 Sep 2018 06:55 AM PDT
Catarina Martins garante que discutiu a “taxa Robles” com Mário Centeno sem António Costa estar informado, mas o IP sabe que o primeiro-ministro apenas fala com o Mário Centeno realista e ponderado que preside ao Eurogrupo, enquanto a líder do Bloco de Esquerda esteve reunida durante três meses com o ministro das finanças português Mário […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 12 Sep 2018 06:52 AM PDT
A OCDE revelou que os professores portugueses são os mais velhos da organização, tendo concluído que Marcelo Rebelo de Sousa é o mais novo deles todos e que o professor Adriano Moreira está no meio da tabela. O professor Carlos Queiroz é ligeiramente mais novo que o professor Marcelo, mas não conta porque está colocado […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue