sábado, 14 de julho de 2018

EXPRESSO DIÁRIO

14 JUL 2018
Paulo Luís de Castro
POR PAULO LUÍS DE CASTRO
 
As Escolhas do Editor
Trinta e dois dias e 63 jogos depois, o Mundial de futebol chega este domingo ao seu termo com uma final que nenhum especialista terá sido capaz de vaticinar até vários resultados-surpresa terem afastado algumas das seleções sempre apontadas como favoritas. Já muito se falou das saídas prematuras da Alemanha (que defendia o título, ainda na fase de grupos), Argentina, Brasil e Espanha, assim como da fraca prestação do campeão europeu, Portugal, eliminado logo nos oitavos de final.
Pouco tempo decorrido sobre a hora de envio desta newsletter, teremos um Bélgica-Inglaterra que será o embate mais inglório e que nenhuma seleção gosta de disputar, e amanhã haverá esse França-Croácia que pode servir para apurar o mais jovem campeão mundial de sempre. O Mundial “russo” foi mesmo uma festa, bem organizado, com segurança, estádios cheios, grandes jogos e um povo acolhedor. E onde a política também foi a jogo, em vários momentos, uns mais encapotados do que outros. É por aqui que arrancamos a já habitual seleção de alguns temas publicados no Expresso Diário, que pode (re)ler durante este fim de semana.
Oito momentos políticos nos relvados do Mundial
O Mundial da Rússia termina este domingo e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, já veio dizer que “foi o melhor de sempre”. Sem falhas organizativas ou aparatosos alertas de segurança, o torneio não foi, porém, imune a provocações políticas.
Na linha da vida surgiu-lhes Portugal
Entre os 30 migrantes do navio humanitário “Lifeline” que Portugal vai acolher está o herói acidental da missão, o homem que convenceu o capitão a não os entregar à guarda costeira líbia. Natural do Bangladesh, chega dentro de dias a Lisboa, juntamente com mais 29 pessoas da Costa do Marfim, Eritreia, Etiópia, Mali, Guiné, Somália e Serra Leoa. Um deles é um bebé de três meses, o passageiro mais novo da embarcação.
Hotéis de Lisboa fizeram mais dinheiro que os do Algarve pela 1ª vez em 10 anos
É mais um sinal concreto da explosão turística que se vive na capital: pela primeira vez desde 2007, Lisboa superou o Algarve em ganhos, por uma diferença de 36,2 milhões de ruros. Mas todas as regiões do país registaram crescimentos em todos os indicadores: taxas de ocupação, receitas por quarto disponível, hóspedes, dormidas, proveitos por quarto e proveitos totais.
Há dois meses que Portugal não é autossuficiente em pescado. E agora? “Temos de pensar em alimentação com espécies como algas e alforrecas”
A sobre-exploração dos mares europeus levou a que na passada segunda-feira se marcasse simbolicamente o dia em que deixou de haver peixe nos mares europeus. Em entrevista ao Expresso, a bióloga Rita Sá, da WWF (World Wide Fund For Nature), explica que a escassez de pescado não tem para já interferência no preço mas aconselha a diversificar o que consumimos: “É muito importante variarmos as espécies que comemos para não colocarmos a pressão sempre sobre as mesmas populações de pescado.”
Há 12 anos que PSP e empresas não se entendem sobre lei que enquadra transporte coletivo de crianças
Interpretação de lei de 2006 continua a dividir autoridades e empresas transportadoras – a matéria é particularmente sensível no verão, quando centenas de diversos autocarros transportam crianças para as praias e os campos de férias. Polícia vai começar a multar.
“Iluminem-nos!”: o desafio de Teixeira da Cruz para a reforma da Justiça de Rui Rio
Há uma semana, o Expresso titulava na sua manchete: “PSD de Rio desfaz reforma da Justiça de Passos”. A visada na entrevista de Mónica Quintela (porta-voz do PSD para a Justiça) é Paula Teixeira da Cruz, que pede que a iluminem e promete que assim que houver propostas concretas reagirá. Até lá, esperará “gelidamente”.

Trump escolheu um juiz do Supremo Tribunal que é contra investigações criminais ao Presidente dos EUA. Conveniente?
“Não existe na América ninguém mais qualificado para o lugar nem que o mereça mais”, proclamou o Presidente americano ao revelar a sua escolha para o Supremo Tribunal do país. O juiz eleito, Brett Kavanaugh, de 53 anos, escreveu em 2009 um artigo onde defendia que os Presidentes em funções devem estar a salvo de processos e de investigações criminais. “Para se poderem concentrar nas suas múltiplas tarefas, com o mínimo de distrações”, justificou. Mas, agora, para assumir o cargo ainda terá de passar pela votação do Senado.
Porquê fazer Erasmus? A Sofia, o Zé Maria e a Sara explicam
Sofia foi para Espanha, Zé Maria optou pela Polónia, Sara escolheu Trieste: os três fazem parte dos 116 mil estudantes portugueses que fizeram Erasmus, um programa que muda vida académica, profissional e também pessoal (já fez nascer um milhão de bebés). Jornalismo de dados em dois minutos e 59 segundos. Para explicar o mundo.
Portagens nas SCUT custam 238 empregos e 14 empresas por município
Estudo publicado pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia calculou o impacto negativo na economia local – e até nacional – da introdução de portagens em 2010 e 2011. O impacto estimado tem em conta municípios com 45 mil habitantes em média.
Boas leituras e bom fim de semana. Segunda-feira estaremos de volta.

OBSERVADOR

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
TAILÂNDIA 
Fernando Raigal, mergulhador espanhol a viver na Tailândia, participou na operação de resgate das 12 crianças e do treinador presos na gruta Tham Luang. Em entrevista, conta ao Observador o que viveu.
PRESIDENTE DA REPÚBLICA 
O Expresso avançou na edição deste sábado que ainda há explosivos roubados em Tancos à solta. O Presidente da República reagiu "incisivo e preocupado", exigindo responsabilidades.
ESTADO DA NAÇÃO 
Durante o debate do Estado da Nação, Costa deu números positivos na área da saúde, educação e finanças públicas, incluindo nos impostos. Estavam certos ou errados? Têm a palavra os factos
ESTADO DA NAÇÃO 
Quatro horas e meia. Quatro-horas-e-meia de um longo debate em que o primeiro-ministro perdeu ministros, torceu o nariz ao Bloco e recorreu ao gabinete de apoio para preparar o contra-ataque.
CASO BES 
Ex-líder do BES foi acusado de atos dolosos de gestão ruinosa. Em causa o alegado desvio de 3 mil milhões de euros para a Eurofin e a concessão de créditos irregulares de 1,3 mil milhões euros ao GES.
TAILÂNDIA 
Os 12 jovens da equipa de futebol Wild Boars e o seu treinador, que ficaram presos durante mais de duas semanas numa gruta no norte da Tailândia, vão ter alta do hospital na quinta-feira.
UNIVERSIDADES 
Elvira Fortunato queixa-se do excesso de burocracia em Portugal e diz que ela "mata a investigação no antes e no depois". Na Comissão Europeia, o seu próximo desafio é combater os microplásticos.
CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO 
Governo vai dar 10 milhões de euros em contratos de associação a dez colégios do grupo GPS. Ministério da Educação fez novos contratos com o grupo cujos administradores são acusados de corrupção.
NOS ALIVE 
Não restam dúvidas de que os Pearl Jam são a banda mais aguardada do último dia do festival. Se não sabe como se entreter antes e depois no Passeio Marítimo de Algés, espreite as nossas sugestões.
NOS ALIVE 
Quatro anos depois, os Queens of the Stone Age voltaram a Portugal para disputar o lugar de cabeças de cartaz com os National. Antes, houve Black Rebel Motorcycle Clube e Blossom no palco principal.
CRISTIANO RONALDO 
Os números envolvidos na transferência do astro português continuam a deixar o mundo de boca aberta. Num dia, o clube italiano amortizou mais de metade do valor pago ao Real Madrid.

Opinião

Alberto Gonçalves
Pensando melhor, é absurdo reservar o Panteão aos mortos. Se eu mandasse, bênção de que a nação não usufrui, o Panteão seria o destino imediato dos vivos que revelassem indícios de dimensão épica.

Inês Domingos
Na Saúde, Ciência e Ensino Superior, Ensino Básico e Secundário e Justiça o investimento em 2017 ficou mais de 50% abaixo do previsto. Primeiros números de 2018 sugerem que o Governo não aprendeu nada

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Seria lamentável que, por um excesso de nacionalismo, ou por sectarismo, a Igreja esquecesse que, desde a sua fundação, é católica, ou seja, universal.

Djaimilia Pereira de Almeida
Não nos reconhecermos nos sublinhados que outrora fizemos nos livros mostra que já não somos os mesmos, ainda que respondamos pelo mesmo nome e que os livros velhos ainda sejam nossos.

Rui Ramos
Quem quer manter aberta a Maternidade Alfredo da Costa deve fazer tudo para eleger um governo das direitas. Só então, voltará a maternidade a ter os defensores que teve há uns anos.
Mais pessoas vão gostar da 

EXPRESSO CURTO


Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a
SUGERIR SUBSCRIÇÃO
Martim Silva
MARTIM SILVA
DIRETOR-EXECUTIVO
 
Tancos. Com os refugiados no Egipto. Entrevistas ao MNE angolano e a Elvira Fortunato (os meus destaques)
14 de Julho de 2018
FacebookTwitter
 
 
2385.jpg
Bom dia,
Na edição desta semana do Expresso há um conjunto de temas noticiosos muito fortes e que merecem destaque na primeira página do jornal. Das novas revelações sobre as investigações ao roubo de material militar de Tancos; à situação na geringonça; ao que se passa no PSD (com a viagem de Rui Rio à Guiné e a vontade de Santana em avançar com outro partido); da situação conturbada na saúde e na educação. 

Esta é o que nós chamamos a parte mais hard, mais noticiosa e agressiva do jornal. Mas as quase 200 páginas do Expresso têm muito mais para ler que vale muito a pena. Veja os meus destaques desta semana:


Governo foi ao Egito acolher refugiados. E o Expresso assistiu a tudo
Pelo 4º andar de um prédio no Grande Cairo passaram, esta semana, todas as dores do mundo. O conflito armado na Síria que reduziu a escombros a casa de Amin e Hana, a violência étnica e religiosa do Sudão do Sul que tornou Lily um alvo, a intolerância contra a homossexualidade que espanca repetidamente o sudanês Omar e que leva a somali Nafisa a esconder-se debaixo de um niqab, a secreta seropositividade da etíope Jahzara… O Expresso acompanhou no Egito, em exclusivo, a primeira missão nacional de seleção de refugiados ao abrigo do novo programa voluntário de reinstalação europeia. Em cinco dias, o SEF fez 68 entrevistas a 34 famílias (138 pessoas), combinadas com apresentações do ‘país do Cristiano Ronaldo’ a cargo do ACM. Passaram todos nos critérios securitários. Até outubro aterram em Portugal

Entrevista exclusiva a Manuel Augusto, Ministro das Relações Exteriores de Angola
“Parcerias como do cavaleiro e cavalo, não”

Resolvido o “caso Manuel Vicente”, não há mais “irritantes” entre Portugal e Angola, que o primeiro-ministro, António Costa, visitará a 17 e 18 de setembro com os temas económicos no topo das prioridades. Na sua primeira entrevista a um jornal português, Manuel Augusto, ministro das Relações Exteriores angolano, diz que Portugal é um parceiro estratégico. Politicamente, nem precisa de o sublinhar, por ser uma questão entre “irmãos”, explica. Angola quer parcerias com a Europa, mas não do tipo da que existe “entre o cavalo e o cavaleiro”. E dá a entender que Portugal não tem um peso assim tão determinante na União Europeia.

Entrevista de verão a Elvira Fortunato: Sou um bocado como o Ronaldo
O seu trabalho percorre o mundo. Mas Elvira Fortunato nunca deixou Portugal, nem Almada, a cidade onde nasceu, descobriu o “bichinho” da ciência, e hoje lidera o “melhor laboratório do mundo” na área da eletrónica de papel. A vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa ganhou este ano uma bolsa milionária de 3,5 milhões de euros, atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), mas não está acomodada na vida. A única portuguesa no restrito grupo de conselheiros científicos da Comissão Europeia continua “insatisfeita”, a querer que o trabalho que faz seja sempre melhor. Talvez no futuro invente algo que misture comida com eletrónica.
 
Revista_2385.jpg
publicidade
Publicidade
Portugal, império do luxo
De menina e moça que cativa pela autenticidade, Lisboa está a ganhar as formas de uma mulher sofisticada. As novas roupagens da cidade adequam-se ao crescente turismo de luxo e, principalmente, aos estrangeiros com elevado poder de compra que a procuram como residência permanente. Das casas de milhões, aos restaurantes com muitos zeros na conta, passando por eventos exclusivos e clubes privados, estes novos lisboetas reclamam da cidade aquilo que tinham nas localizações de origem: um estilo de vida à medida deles.

Entrevista Pedro A.H. Paixão: "É preciso saber esperar pelos momentos em que se pode falar”
O vencedor da primeira edição do prémio Navigator Arte em Papel, criado pela Navigator Company e desenvolvido em parceria com o Expresso, nasceu em Angola pouco antes da independência e neste momento o seu trabalho procura explorar relações entre o Ocidente e a África Central. Vive em Milão, desloca-se frequentemente a Lisboa e inaugurou esta semana uma grande exposição retrospetiva em Guimarães

Zeinal, o comando já não é dele
O Messi das telecomunicações, como lhe chamaram os brasileiros, está desempregado. E sem perspetivas. Em Portugal não há espaço para ele. Zeinal Bava foi acusado pela Justiça de ter sido “capturado” por Ricardo Salgado e de ter colocado a PT ao serviço do Grupo Espírito Santo. Em troca terá recebido luvas de 25 milhões de euros

Fernando Ribeiro Mendes, Administrador da Associação Mutualista Montepio Geral
“É firme a intenção de me candidatar”

Fernando Ribeiro Mendes é associado do Montepio há 20 anos, faz parte da atual administração da associação liderada por Tomás Correia e está pronto para disputar a liderança que vai a votos em outubro. Economista, professor universitário e secretário de Estado da Segurança Social (1995-1999) durante o Governo Guterres, considera que a Associação Mutualista Montepio Geral se tornou uma “máquina de captação de poupança para capitalizar e financiar o banco” e que é importante recentrar-se no seu papel de proteção social donde se tem afastado nos últimos anos. Sobre Tomás Correia, com quem diz ter uma “relação de cortesia” sem serem “amigos íntimos”, diz que “as dúvidas do sistema judicial e supervisão bancária” desaconselham que se mantenha à frente da associação.

Não esqueça ainda que hoje, com o Expresso, tem a oferta do segundo volume dos Guias de Portugal. A não perder
 
Eco_2385
Gostou do Expresso Curto de hoje?

DN

Não consegue ver a newsletter? Clique aqui
 
SÁBADO
14 julho 2018
 
Pelos direitos das mulheres, contra o aquecimento global, o brexit, contra May ter convidado o presidente dos EUA para uma visita oficial. Dezenas de milhares protestaram contra Trump em Londres. E alguns...
Diário de Notícias 2018 © Todos os direitos reservados
Fundado em 29 de dezembro de 1864
 
Recebeu esta newsletter porque se encontra registado em www.dn.pt
Se a recebeu por engano, pode anular a subscrição aqui .

FUTURISM

OBSERVADOR

Logo Observador

Mundial 2018

As principais notícias do Mundial 2018
Boa noite!
MUNDIAL 2018 
Pegou na seleção croata quando ela estava a um jogo de falhar o Mundial, mas ainda conseguiu colocá-la na rota da Rússia. E na rota da final. Quem é Zlatko Dalic, o técnico que até treinou de graça?
MUNDIAL 2018 
Didier Deschamps foi até hoje o único capitão da seleção que levantou o troféu de campeão do mundo. Domingo vai tentar fazê-lo como treinador. E está a receber um pedido especial dos adeptos.
MUNDIAL 2018 
Néstor Pitana foi o árbitro escolhido pela FIFA para apitar a final do Mundial entre a França e a Croácia. Já foi futebolista, basquetebolista e teve até uma pequena aparição no cinema.
MUNDIAL 2018 
O responsável pelo programa da diversidade do organismo que rege o futebol mundial, Federico Addiechi, afirmou que quer que sejam reduzidas as imagens de mulheres bonitas nas bancadas.
MUNDIAL 2018 
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, considerou que o Mundial de futebol de 2018, que termina no domingo na Rússia, com uma final França-Croácia, foi "o melhor Mundial da história".
MUNDIAL 2018 
Gianni Infantino disse esta sexta-feira que o alargamento do número de seleções pode ser antecipado para 2022. Mundial do Qatar vai mesmo realizar-se nos meses de novembro e dezembro.
FUTEBOL 
Na cabeça de Cristiano Ronaldo não faltarão incentivos para se mudar para a Juventus. Além da parte desportiva, há outro fator: uma nova lei que vai reduzir (e muito) os encargos fiscais de CR7.
FUTEBOL 
Real Madrid enviou em responsável ao Brasil para tentar negociar a transferência de Neymar com o pai e o empresário. O PSG não está disposto a vender e já equaciona uma melhoria contratual.
MUNDIAL 2018 
Um grupo de 14 deputados e seis senadores do Quénia usaram fundos públicos em deslocações à Rússia onde assistirem aos jogos do campeonato mundial de futebol, noticiou o jornal The Star, de Nairobi.
MUNDIAL 2018 
Durante a meia-final França-Bélgica, o consumo de eletricidade em França caiu a pique — mais precisamente 1.200 megawatts, o correspondente ao consumo habitual de uma cidade como Lyon. Imagina porquê?
Mais pessoas vão gostar 

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue