sábado, 24 de setembro de 2022

MAIS DE 1700 ADEPTOS DO LIVERRPOOL QUEREM PROCESSAR A UEFA - 24 DE SETEMBRO DE 2022

 

Mais de 1.700 adeptos do Liverpool querem processar a UEFA pelos problemas antes da final da Liga dos Campeões

Expresso - Há 1 hora
Reagir

O caso da final da Champions, que decorreu nos últimos dias de maio, em Paris, parece que ainda vai fazer correr muita tinta, pois mais de 1.700 adeptos do clube inglês alegam lesões e traumas psicológicos resultantes do caos que se viveu antes do jogo. “Algumas pessoas temeram pela vida. Os clientes reportaram ansiedade, stress pós-traumático, pesadelos, [alguns] não querem voltar a um jogo europeu ou até a França”

Mais de 1.700 adeptos do Liverpool querem processar a UEFA pelos problemas antes da final da Liga dos Campeões
Mais de 1.700 adeptos do Liverpool querem processar a UEFA pelos problemas antes da final da Liga dos Campeões© Peter Byrne - PA Images/Getty

O caos que levou ao atraso da última edição da Liga dos Campeões, entre Liverpool e Real Madrid, em Paris, continua a ter repercussões. Desta vez, depois de a UEFA ter sinalizados os adeptos do Liverpool e de, tal como a polícia francesa, pedir-lhes desculpa, é noticiado agora que mais de 1.700 ingleses e apoiantes do clube britânico vão processar a UEFA.

De acordo com a BBC, os adeptos alegam que sofreram lesões ou ficaram com traumas psicológicos nos momentos que antecederam a final da Champions, que o órgão que rege o futebol europeu atrasou em 35 minutos.

Só a parceria entre os escritórios Bingham e Pogust Goodhead tem em mãos cerca de 1.450 processos de pessoas que mencionam “cenas terríveis” e negligência.

Ao “The Guardian”, Gerard Long, sócio da Bingham, sugeriu que a maioria dos clientes que representa referem-se a traumas psicológicos. “Algumas pessoas temeram pela vida. Os clientes reportaram ansiedade, stress pós-traumático, pesadelos, [alguns] não querem voltar a um jogo europeu ou até a França.”

E acrescentou: “O nosso caso é que a UEFA, como organizadora [da competição], tem o dever de cuidar das pessoas, que pagaram dinheiro pelos bilhetes, e não o fizeram.”

A BBC escreve ainda que muitos adeptos do Liverpool revelaram terem estado muitas horas na fila para entrar no recinto desportivo, sendo que alguns nem entraram, eventos a que se juntou uma carga policial importante.

"É obviamente um fracasso", reconheceu Didier Lallement, o chefe da polícia de Paris, já depois da poeira assentar, numa comissão montada para investigar o sucedido. "Foi um fracasso porque as pessoas foram empurradas e atacadas. É um fracasso porque a imagem do país foi prejudicada", disse, desculpando-se ainda por ter autorizado o uso de gás lacrimogéneo para dispersar os adeptos.

A final decorreu no dia 28 de maio, no Stade de France, na capital francesa, e culminou na vitória do Real Madrid, por 1-0. Vinícius Júnior fez o golo aos 59’.

TUNEL SUBMERSO MAIS LONGO VAI LIGAR DINAMARCA À ALEMANHA- 24 DE SETEMBRO DE 2022

 

Túnel submerso mais longo do mundo vai ligar Dinamarca e Alemanha

SIC Notícias - Há 5 horas
Reagir|

O túnel Fehmarnbelt terá 18 quilómetros de extensão e será construído até 2029.

Túnel submerso mais longo do mundo vai ligar Dinamarca e Alemanha
Túnel submerso mais longo do mundo vai ligar Dinamarca e Alemanha© AXEL HEIMKEN

A Dinamarca e a Alemanha vão estar ligadas por um túnel submerso a partir de 2029. Com 18 quilómetros de extensão e a 40 metros debaixo de água, será o túnel submerso mais longo do mundo.

Os quase 10 anos previstos para o projeto começaram em 2020, com a Dinamarca a construir as unidades de betão que vão estar ligadas no mar Báltico.

O túnel vai substituir o ferry a partir de Rødby e Puttgarden, que transporta milhões de passageiros todos os anos. A travessia até a Alemanha demora agora 45 minutos de ferry. Com o túnel submerso vai passar a demorar apenas 7 minutos de comboio e 10 minutos de carro.

"A expectativa é que a primeira linha de produção esteja pronta no final do ano, ou início do ano que vem", disse o CEO da Femern, a empresa estatal dinamarquesa responsável pelo projeto, à CNN. "Até início de 2024, temos que estar prontos para emergir o primeiro elemento do túnel".

O túnel Fehmarnbelt terá 18 quilómetros de extensão e conta com um orçamento superior a 10 mil milhões de euros. A Dinamarca prevê investir nesta obra cerca de 7,1 mil milhões de euros, enquanto que do lado alemão o investimento deverá rondar 3,5 mil milhões de euros.

O objetivo é unir a Escandinávia à Europa Central, através de uma circulação rodoviária e ferroviária mais rápida. Tanto a linha do comboio como a dos carros vão dispor de uma pista dupla, separada por uma passagem de serviço.

"Atualmente, se fizéssemos uma viagem de comboio de Copenhaga até Hamburgo, demorávamos cerca de 4:30", diz Jens Ole Kaslund, diretor técnico da Femern A/S. "Quando este túnel estiver concluído, a mesma viagem vai demorar 2:30".

De carro, a viagem desde a capital dinamarquesa até Hamburgo vai demorar menos uma hora.

O projeto de construção vai colocar até 2.500 trabalhadores na área. De momento, a empresa responsável pela construção do túnel está a enfrentar o problema do aumento dos custos das matérias-primas.

Do lado alemão tem também havido algumas dificuldades em avançar com o projeto, visto que há várias organizações que contestam a execução deste projeto. Porém, a concorrência desleal e as preocupações ambientais não foram suficientes para que um tribunal federal na Alemanha anulasse o projeto.

Eurotúnel

O túnel do Canal da Mancha foi inaugurado em 1994 e é composto por dois túneis de uma só via e um túnel de serviço com mais de 50 quilómetros de comprimento. O troço tem 38 quilómetros e é o mais longo do mundo.

Embora mais longo que o túnel Fehmarnbelt, o Eurotúnel recorreu a máquinas de perfuração, em vez de emergir secções de túnel pré-construídas. No fundo, trata-se de um túnel escavado no subsolo marítimo e não submerso no mar.

Túnel submerso mais longo do mundo vai ligar Dinamarca e Alemanha
Túnel submerso mais longo do mundo vai ligar Dinamarca e Alemanha© Dan Kitwood

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue