sábado, 14 de março de 2020

Eliane Elias - So Danço Samba

OBSERVADOR - 14 DE MARÇO DE 2020

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
SAÚDE
Médicos veterinários estão a fazer levantamento de materiais, incluindo ventiladores, para serem disponibilizados. Bastonário diz que muitos são iguais aos usados nos humanos. Há 169 infetados.
SAÚDE
Vírus sobrevive 20 dias no organismo em média, mas pode chegar aos 37. Sobreviventes ficam internados 22 dias. Vítimas morrem, em média, ao fim de 18. Mas faltam mais estudos.
SAÚDE
Polícia Marítima só pode atuar se detetar jogos na praia ou atividades lúdicas, caso alguém esteja deitado a apanhar sol, resta-lhe sensibilizar. Ainda não é proibido ir à praia. Mas tenha bom senso.
SAÚDE
O matemático fez contas e traçou três cenários distintos. Se nada tivesse sido feito podíamos fechar o mês com 60.849 infetados. Se parasse tudo seriam 4186, disse ao Expresso.
SAÚDE
O regime chinês quer passar a imagem de que Wuhan voltou ao normal. O maior sinal foi a visita de Xi Jinping, mas nem tudo aponta para aí. Os habitantes gritaram: "É tudo mentira!".
SAÚDE
O crime de desobediência prevê uma pena de prisão até dois anos. Mas foi decretado estado de alerta e, com ele, acionada uma medida que agrava essa pena em um terço. Que crimes estão previstos na lei?
SAÚDE
Já estão disponíveis no site da Jerónimo Martins os horários em que as lojas vão estar abertas daqui para a frente, até nova decisão. Pode consultar a subpágina de cada loja para saber os horários.
SAÚDE
DGS, Ministério dos Negócios Estrangeiros, especialistas. As mensagens sobre como agir vêm de todo o lado, mas colidem. O que deve mesmo fazer sobre viagens, quarentena e máscaras?
SAÚDE
Portugal tem "falta de testes" do Covid-19 e, para isso, várias entidades no país "deviam fabricar kits", defende um infecciologista. "A atitude mais sensata é a autovigilância", afirma outra médica.
LIFESTYLE
Estão espalhados pelo mundo e são estrelas do fitness através do Instagram. Das dicas de postura aos treinos completos, estes profissionais põem qualquer um a mexer, mesmo dentro casa.
Opinião

Alberto Gonçalves
Há líderes valentes e até certo ponto confiáveis. Não é o caso. Ninguém aprendeu coisa nenhuma com o Siresp, Pedrógão, Tancos e o que calha. O dr. Costa também não, e permanece incompetente como nunca
Ruth Manus
Pense que há pessoas colocando a vida em risco em nome do nosso bem-estar. E se você não for capaz de relativizar suas vontades mesmo assim, saiba que você é um raio de um egoísta.
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Papa encoraja os fiéis a viver este momento difícil com a força da fé, a certeza da esperança e o fervor da caridade, para dar sentido evangélico a esta provação e dor.
Teresa Espassandim
Estar em casa 24 sobre 24 horas nestas circunstâncias traz desafios acrescidos que implicam disciplina, como não estar exposto a notícias constantes do Coronavírus nos canais informativos e nas redes
Jaime Nogueira Pinto
O que começou por ser só uma contra-cultura marginal é hoje quase ortodoxia institucional. Mas não nos deixemos impressionar:o tempo de pensar crítica, criativa e livremente chegou para os incorrectos
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt

PASTORAL DA CULTURA - 14 DE MARÇO DE 2020

cultura@snpcultura.org>
sex, 13/03/2020 16:33
  • Você

Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - É novo

14 de março de 2020

Missas comunitárias suspensas: Como seguir a programação religiosa católica na comunicação social

 
A Conferência Episcopal Portuguesa determinou hoje «que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência», sugerindo o recurso às «possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet». Apresentamos a programação de inspiração religiosa católica. até domingo, de alguns dos principais meios de comunicação, que foi anunciada até ao momento (podem ocorrer alterações decorrentes da decisão do episcopado).
Saiba mais
 

Celebrar o domingo em família

 
Muitas comunidades católicas estão a preparar-se para não poder celebrar o domingo nas igrejas, quer por determinação das dioceses, quer por motivos de saúde individual e pública. A par do acompanhamento da missa nos meios de comunicação, propomos um instrumento como ponto de partida e inspiração para a celebração do domingo em casa, tanto por quem está só, como por aqueles que desejam juntar a família. Ainda que não se possa estar materialmente congregados na igreja, podemos estar espiritualmente unidos na oração comum.
Saiba mais
 

«As medidas drásticas nem sempre são boas»: Papa pede aos pastores proximidade ao povo e critica «evangelho do clericalismo» [Vídeo]

 
O papa rezou hoje, dia em que completa sete anos da eleição, pelos «doentes» e «famílias que sofrem» a pandemia do Covid-19, tendo orado igualmente pelo clero, para que tenha a coragem de continuar próximo das pessoas, apesar das restrições impostas pelas autoridades. Na homilia, ao meditar sobre o Evangelho proclamado nas missas desta sexta-feira, Francisco retomou uma das tónicas do seu pontificado, a crítica à excessiva predominância do clero na vida da Igreja.
Saiba mais
 

Leitura: “A oração – Alento de vida nova”

 
«Esta é a vida nova, a vida que Deus Pai nos oferece mediante o Batismo. É nova porque é outra vida em relação à nossa, porque é precisamente a sua vida, é a própria vida de Deus»: este é um excerto do texto inédito do papa Francisco publicado no livro “A oração – Alento de vida nova”, lançado esta semana em Portugal pela Paulinas Editora. Além desta reflexão, que transcrevemos parcialmente, o volume seleciona um conjunto de meditações sobre a oração cristã proferidas por Francisco ao longo dos seus sete anos de pontificado, de que também oferecemos alguns fragmentos.
Saiba mais
 

O deus dos preguiçosos

 
É recorrente a questão «onde estava Deus em Auschwitz?». Não estaria Deus em todas as boas ações que, aos milhões, foram realizadas em Auschwitz e em todas as centenas de campos semelhantes existentes não apenas na Europa, mas um pouco por todo o mundo em guerra? Como é evidente, a questão a proclamar não é a cínica e imbecil «onde estava Deus?», mas «onde estava o Homem?».Perguntemo-nos sempre: meu Deus (pode ser um deus qualquer), onde estou eu para o bem? O bem apenas pode começar aqui. E aqui começa sempre.
Saiba mais
 

Rumo ao amor, dia 17: A criatividade

 
O dilúvio universal dos nossos anos é o das palavras e das imagens. Uma chuva sem fim e sem regra na qual a liberdade expressiva não encontra espaços, a fantasia é sufocada, a criatividade reprimida, em que o excesso ocupa toda a cena. Pergunto-me: onde está a arca que nos salvará? Onde encontrar ainda um pouco de espaço para o silêncio? E ainda: há uma arca do silêncio na qual as palavras reencontrem a respiração e as imagens se possam deter, frescas e vitais? Creio que sim. Mas esta arca não navega nos mares do progresso, da internet ou da televisão.
Saiba mais
 

Pais e filhos em casa: Redescobrir o tempo a passar juntos

 
Nestes dias todas as nossas famílias enfrentam uma emergência para a qual não estavam prontas: a convivência forçada com os filhos. Uma imersão total. Não é fácil manter a lucidez enquanto se escreve um e-mail de trabalho com uma mão, e com a outra se ajuda um filho a terminar o seu puzzle. Sem experiências agregadoras e relacionais de qualquer natureza, os nossos filhos agarram-se a nós e pedem-nos para estar ali, para eles e com eles. Mas nós temos de ser um pouco para eles e um pouco para tudo o resto.
Saiba mais
 

Umbrais : 14.3.2020 [Imagens+Áudio]

 
Se desejais conhecer o segredo da minha vida, é simples. Não procureis, além desta, outra explicação mais profunda. Sempre tive diante de mim as palavras de São Gregório de Nazianzo: «Não a nossa vontade, mas a vontade de Deus é a nossa paz.»
Saiba mais
 

Agenda para hoje

 
Sugestões de cristianismo e cultura.
Saiba mais
 

OPUS DEI - 14 DE MARÇO DE 2020


Opus Dei facebook twitter youtube flickr Instagram
14 de março de 2020
 
 
NOTÍCIAS
Algumas sugestões para lidar com a quarentena
Tendo em conta o alerta de saúde das últimas semanas, as autoridades pedem-nos que se reduza ao máximo a atividade social em algumas cidades e se tente ficar em casa. Este artigo reúne recursos para enfrentar a nova situação a um nível espiritual e...
 
NOTÍCIAS
Mensagem do Vigário Regional de 13 de março de 2020
Mons. José Rafael Espírito Santo envia a todos os fiéis da prelatura, aos cooperadores e a todos os que participam na formação católica do Opus Dei, umas palavras neste momento difícil que estamos a viver.
 
NOTÍCIAS
Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa
No contexto da atual epidemia COVID-19.
 
NOTÍCIAS
“Confiar em Deus”: primeira meditação em português
Reproduzimos o vídeo da meditação pregada pelo P. José Maria Moreira no Clube Xénon em Lisboa no dia 13 de março dirigida aos jovens que a seguiram em suas casas em streaming no Facebook.
 
NOTÍCIAS
Amigos que se apoiam contra o coronavírus
Na Europa e em Portugal, o coronavírus tem causado alguns danos. O tédio é um deles, embora não seja o mais sério. É por isso que alguns jovens que frequentam as atividades de formação do Opus Dei organizam-se para se ajudar mutuamente nestas...
 
© Opus Dei. Gabinete de Informação
opusdei.org  ·  Contac

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue