sábado, 19 de março de 2022

OBSERVADOR - DESPORTO - 19 DE MARÇO DE 2022

 

Ver no browser
Observador

Desporto

Fotografia de Bruno Roseiro
Bruno Roseiro
Editor de Desporto
Foto da Newsletter

Não havia propriamente grande margem para outras opções. Nelson Semedo está lesionado e João Cancelo encontra-se castigado, foi chamado Cédric em vez de Ricardo Pereira além de Diogo Dalot. Rúben Dias vai estar algumas semanas de fora, subiu Gonçalo Inácio dos Sub-21 em vez de Domingos Duarte existindo ainda a opção Danilo como central. Renato Sanches encontrava-se lesionado e castigado, voltou Otávio. Raphael Guerreiro também voltou mas na essência foi o mesmo núcleo do costume, assinalando que o momento para nomes que se têm destacado esta temporada, como Vitinha, ficam adiados para outros jogos até ao Mundial de 2022. Agora, Portugal tinha apenas uma prioridade: chegar ao Mundial de 2022. E foi isso que ficou bem traduzido na lista de 25 convocados anunciada pelo selecionador Fernando Santos esta quinta-feira.

“É um momento para ganhar. Estarmos presentes no Mundial é o nosso foco e é o foco do povo. Tudo o resto é menos importante. Derrota com a Sérvia? O que está dito, está dito. Depois houve um momento de reflexão total e os próprios jogadores têm falado sobre isso. Nós,  equipa técnica, analisámos esse assunto. Tudo tem o seu tempo. Foco total nos jogos que temos de realizar. Queremos estar no Mundial. Aqui não é importante essa questão do A, do B e do C. Iremos passar as ideias claras para que os jogadores as possam exprimir em campo. Se é o momento mais difícil? Isso não mas é mais importante. Temos um objetivo, temos que cumpri-lo,é um objetivo do povo”, explicou o técnico depois do anúncio dos 25 convocados para o playoff.

Desde aquele fatídico jogo com a Alemanha arbitrado pelo francês Marc Batta na qualificação para o Mundial de 1998 que Portugal não falha uma fase final de grandes provas, descontando apenas a Final Four da Liga das Nações do ano passado. Foi aos Europeus de 2000, 20004, 2008, 2012, 2016 e 2020, alcançando os melhores resultados de sempre. Foi aos Mundiais de 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018, com outra presença nas meias. Organizou e ganhou a primeira fase final da Liga das Nações em 2019. Agora, quase uma década depois, volta a passar por um playoff que será a fronteira entre o fim de uma era ou o início do seu último capítulo. E essa parte da história começa na quinta-feira no Dragão frente à Turquia (19h45) depois de Ronaldo ter conseguido tornar-se o melhor marcador de sempre em termos oficiais também para a FIFAEliminado da Liga dos Campeões, longe do título e com 37 anos, esta é a semana que vai marcar o seu ano…

Nelson Veríssimo manteve sempre uma frase que transportava a grande ideia nas abordagens aos encontros com o Ajax, na Luz ou em Amesterdão: “jogo de 50/50”. E se na primeira mão mostrou que era possível, na segunda partida confirmou que sabia do que falava. Como todos acabaram por admitir no final, não foi uma exibição perfeita porque era suposto o Benfica conseguir ter mais bola desde início para criar também outro perigo nas transições. No entanto, chegou. E sobrou. Chegou porque bastou um remate enquadrado para o único golo surgir, sobrou porque a equipa consentiu apenas duas tentativas enquadradas ao melhor ataque da Champions que nunca ficara a zeros. Os encarnados mostraram que tinham uma palavra ainda a dizer na Liga dos Campeões e conseguiram a quarta passagem aos quartos no atual formato entre a receita recorde.

Na Liga Europa, as equipas portuguesas voltaram a ter sortes distintas: após o grande resultado alcançado na Pedreira, o Sp. Braga voltou a ter “uma noite à Braga” no Principado, estando até ao final a ganhar com mais um golo de Abel Ruíz antes do empate do Mónaco ao cair do pano; em Lyon, o FC Porto começou até a perder, empatou e esteve sempre dentro da eliminatória mas não conseguiu o golo que faltava para levar tudo para prolongamento num duelo nos oitavos que, segundo Sérgio Conceição, ficou decidido no Dragão.

Esta sexta-feira, o sorteio acabou por ser mais “simpático” para os minhotos: na Champions, o Benfica vai jogar com o Liverpool, com a primeira mão na Luz no dia 5 de abril e a segunda em Anfield a 13, cruzando em caso de vitória com quem passar da eliminatória entre Villarreal e Bayern; na Liga Europa, o Sp. Braga terá pela frente o Rangers (dia 7 no Minho, a 14 em Glasgow), cruzando com RB Leipzig e Atalanta.

Curiosamente, tudo aconteceu depois de mais um deslize na Luz frente ao Vizela, numa partida marcada pela expulsão madrugadora de Adel Taarabt e que motivou muitas críticas por parte dos encarnados em relação à arbitragem e ao VAR. Com esse empate, o Benfica ficou a 12 pontos do FC Porto, que goleou o Tondela por 4-0 no 54.º encontro de Sérgio Conceição sem perder na Liga, e a seis do Sporting, que fechou a ronda com um triunfo por 2-0 frente ao Moreirense que deixou Rúben Amorim a pedir à equipa que se foque em jogar bem. Também esta jornada o Gil Vicente abriu de vez a luta pelo quarto da Primeira Liga após vencer em Braga. A 27.ª ronda, que tem início esta sexta-feira com o Famalicão-Vizela (20h15), conta ainda com V. Guimarães-Sporting (sábado, 20h30), Benfica-Estoril (domingo, 18h) e Boavista-FC Porto (domingo, 20h45).

Lá fora, e com a Premier League a menos de meio gás pela realização dos quartos da Taça de Inglaterra, há dois grandes destaques no domingo: na Liga, Real Madrid-Barcelona (20h); na Serie A, Roma-Lazio (17h).

Portugal começou da melhor forma os Campeonatos do Mundo de Pista Coberta, que arrancaram esta sexta-feira em Belgrado, alcançando a primeira medalha na final do triplo salto com Pedro Pablo Pichardo. Mas o atleta queria mais e nem mesmo o facto de ter estabelecido um novo recorde nacional em Pista Coberta (17,46), à frente da marca que valera a Nelson Évora o bronze na última competição (17,40), atenuou esse sentimento pelo problema físico no pé esquerdo que impediu que, na última metade da prova, pudesse ainda responder aos surpreendentes 17,64 do cubano Lázaro Martínez logo a abrir, naquela que foi a melhor marca em decisões do triplo salto nesta prova dos últimos dez anos. Ainda assim, e depois do ouro nos Europeus de Pista Coberta em Torun e nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Pichardo conseguiu agora a medalha de prata.

O restante programa da delegação nacional, a segunda maior em Mundiais de Pista Coberta apenas superada pela equipa de 2001 quando a competição se realizou em Lisboa, conta ainda com mais duas fortes candidaturas às medalhas: Auriol Dongmo, campeã europeia de Pista Coberta que estará na final do peso esta sexta-feira com a também portuguesa Jéssica Inchude (17h55), e Patrícia Mamona, campeã europeia de Pista Coberta e vice-campeã olímpica em Tóquio que fará a final do triplo salto no domingo (10h). Marcarão ainda presença na competição Francisco Belo (peso), Carlos Nascimento, Lorene Bazolo, Rosalina Santos (60 metros), Abdel Larrinaga (60m barreiras), Cátia Azevedo (400 metros) e Isaac Nader (1.500 metros). Pode consultar aqui todos os horários e resultados da prova que se realiza até domingo em Belgrado.

Depois do eletrizante final da última temporada, é muito provável que a Fórmula 1 não volte a ser a mesma nos próximos tempos. E essa confirmação (ou não) arranca este fim de semana com a primeira prova do ano, o Grande Prémio do Bahrain: as duas primeiras sessões de treino realizaram-se esta sexta-feira de manhã, os terceiros treinos livres são este sábado (12h) antecedendo a qualificação (15h) e a corrida está marcada para este domingo (15h). Max Verstappen, atual campeão em título, parte com ligeiro favoritismo até pela grande resposta que os Red Bull deram nos testes mas há sempre Lewis Hamilton (que anunciou que vai correr com o apelido da mãe, Larbalestier, numa semana em que não mostrou grande crença no seu Mercedes entre as dúvidas da sua concorrência) mais as possíveis surpresas que possam chegar de Ferrari, McLaren ou Alpine-Renault. Certa está a ausência de Sebastien Vettel, substituído por Nico Hülkenberg após contrair Covid-19.

Também este fim de semana, mas em horas mais “matinais”, regressa o MotoGP para a segunda prova do calendário de 2022 onde Miguel Oliveira tentará corrigir o início em falso com uma queda a meio da prova no Qatar. A qualificação para o Grande Prémio da Indonésia disputa-se este sábado às 7h05 (a terceira sessão de treinos livres começa umas horas antes, às 2h50), ao passo que a corrida será no domingo de manhã (7h).

Duas notas ainda para notícias que marcaram a semana a nível nacional e internacional: Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira conquistaram as três medalhas de ouro nos exercícios de equilíbrio, de combinado e de dinâmico, revalidando em Baku, no Azerbaijão, os títulos conseguidos em Campeonatos do Mundo de ginástica acrobática num total de sete medalhas para Portugal; e Tom Brady anunciou que afinal ainda vai fazer mais uma temporada nos Tampa Bay Buccaneers aos 44 anos, numa decisão que por coincidência (ou não) foi conhecida umas horas depois de ter visto o hat-trick de Ronaldo frente ao Tottenham

EU, A TV E UM COMANDO

18 de março

16h45Atletismo, Mundiais de Pista Coberta (RTP2)
19hTénis, torneio de Indian Wells masculino (SportTV6)
20hPremier League: Wolverhampton-Leeds (SportTV2)
20h15Primeira Liga: Vizela-Famalicão (SportTV1)
23hNBA: Philadelphia Sixers-Dallas Mavericks (SportTV2)
23h30NBA: Toronto Raptors-Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers-Denver Nuggets

19 de março

00hNBA: Miami Heat-Oklahoma City Thunder e Houston Rockets-Indiana Pacers
1hNBA: Utah Jazz-Los Angeles Clippers (SportTV1)
1hTénis, torneio Indian Wells feminino (Eleven 4)
2hNBA: Sacramento Kings-Boston Celtics (SportTV2) e Phoenix Suns-Chicago Bulls
7h05MotoGP: qualificação para o Grande Prémio da Indonésia (SportTV4)
8h30Atletismo, Mundiais de Pista Coberta (RTP2)
10h30Golfe, 3.º dia do Steyn City Championship (SportTV3)
12h30Premier League: Aston Villa-Arsenal (SportTV2)
14hSerie A: Nápoles-Udinese (SportTV1)
14h15Torneio das Seis Nações: Gales-Itália (SportTV6)
15hFórmula 1: qualificação para o Grande Prémio do Bahrain (SportTV4)
15hVoleibol, meia-final da Taça de Portugal: Fonte Bastardo-V. Guimarães (SportTV5)
15h30Primeira Liga: Tondela-Arouca (SportTV2)
16h45Torneio das Seis Nações: Irlanda-Escócia (SportTV6)
17hSerie A: Inter-Fiorentina (SportTV3)
17h05Atletismo, Mundiais de Pista Coberta (RTP2)
17h15Quartos da Taça de Inglaterra: Middlesbrough-Chelsea (SportTV1)
17h30Bundesliga: Bayern-Union Berlim (Eleven 1)
18hPrimeira Liga: Santa Clara-Belenenses SAD (SportTV2)
18hVoleibol, meia-final da Taça de Portugal: Sporting-Benfica (SportTV5)
19h45Serie A: Cagliari-AC Milan (SportTV4)
20hLa Liga: Rayo Vallecano-Atl. Madrid (Eleven 1)
20hLigue 1: Nantes-Lille (Eleven 2)
20hTorneio das Seis Nações: França-Inglaterra (SportTV6)
20hTénis, torneio de Indian Wells masculino (SportTV3)
20h30Primeira Liga: V. Guimarães-Sporting (SportTV1)
21hVoleibol, final da Taça de Portugal feminina: Leixões ou AJM/FC Porto-Sporting ou V. Guimarães
21hNBA: Minnesota Timberwolves-Milwaukee Bucks (SportTV2)
23hNBA: Charlotte Hornets-Dallas Mavericks

20 de março

00hNBA: Cleveland Cavaliers-Detroit Pistons (SportTV3) e Washington Wizards-Los Angeles Lakers
7hMoto GP: Grande Prémio da Indonésia (SportTV4)
9h05Atletismo, Mundiais de Pista Coberta (RTP2)
10h30Golfe, 4.º dia do Steyn City Championship (SportTV3)
12hLigue 1: Mónaco-PSG (Eleven 1)
12h30Quartos da Taça de Inglaterra: Crystal Palace-Everton (SportTV2)
13h30Eredivisie: Ajax-Feyenoord (SportTV1)
13h30Andebol, qualificação para o Mundial: Suíça-Portugal (RTP2)
14hPremier League: Leicester-Brentford (SportTV6)
14hSerie A: Juventus-Salernitana (SportTV5)
14h30Bundesliga: RB Leipzig-Eintracht Frankfurt (Eleven 1)
15hFórmula 1: Grande Prémio do Bahrain (SportTV4)
15hQuartos da Taça de Inglaterra: Southampton-Manchester City (SportTV2)
15h15La Liga: Celta Vigo-Betis (Eleven 2)
15h30Primeira Liga: Gil Vicente-Marítimo (SportTV1) e P. Ferreira-Moreirense (SportTV3)
16h05Atletismo, Mundiais de Pista Coberta (RTP2)
16h30Premier League: Tottenham-West Ham
16h30Bundesliga: Wolfsburgo-Bayer Leverkusen (Eleven 1)
17hSerie A: Roma-Lazio (SportTV6)
17h30La Liga: Sevilha-Real Sociedad (Eleven 2)
17h45Voleibol, final da Taça de Portugal: Fonte Bastardo ou V. Guimarães-Sporting ou Benfica (SportTV3)
18hPrimeira Liga: Benfica-Estoril (BTV)
18hQuartos da Taça de Inglaterra: Nottingham Forest-Liverpool (SportTV1)
18h30Bundesliga: Colónia-B. Dortmund (Eleven 5)
19h2.ª mão das meias do Campeonato Carioca: Flamengo-Vasco da Gama (SportTV4)
19h30NBA: Houston Rockets-Memphis Grizzlies (SportTV6) e Indiana Pacers-Portland Trail Blazers
19h45Serie A: Bolonha-Atalanta (SportTV2)
19h45Ligue 1: Marselha-Nice (Eleven 2)
20hLa Liga: Real Madrid-Barcelona (Eleven 1)
20hPrimeira Liga: Portimonense-Sp. Braga (SportTV2)
20hTénis, final feminina Indian Wells (Eleven 4)
20h45Primeira Liga: Boavista-FC Porto (SportTV1)
22hNBA: Sacramento Kings-Phoenix Suns
22hCampeonato da Argentina: River Plate-Boca Juniors (SportTV5)
23hTénis, final masculina Indian Wells (SportTV6)
23h30NBA: New York Knicks-Utah Jazz (SportTV2)

21 de março

00hNBA: Denver Nuggets-Boston Celtics
00h30NBA: Golden State Warriors-San Antonio Spurs e Philadelphia Sixers-Toronto Raptors
23hNBA: Philadelphia Sixers-Miami Heat (SportTV6) e Cleveland Cavaliers-Los Angeles Lakers
23h1.ª mão das meias do Campeonato Carioca: Botafogo-Fluminense (SportTV1)
23h30NBA: Brooklyn Nets-Utah Jazz (SportTV2)

22 de março

00hNBA: Chicago Bulls-Toronto Raptors e Oklahoma City Thunder-Boston Celtics
00h30NBA: Dallas Mavericks-Minnesota Timberwolves
23hNHL: Carolina Hurricanes-Tampa Bay Lightning (SportTV2)
23hNBA: Orlando Magic-Golden State Warriors (SportTV6)
23h30NBA: New York Knicks-Atlanta Hawks (SportTV1)

23 de março

00hNBA: Milwaukee Bucks-Chicago Bulls
15hTénis, Miami Open (SportTV2)
20h30Liga de basquetebol: Sporting-Benfica (SportingTV)
23hNBA: Indiana Pacers-Sacramento Kings e Charlotte Hornets-New York Knicks
23hNHL: Toronto Maple Leafs-New Jersey Devils (SportTV6)
23h30NBA: Miami Heat-Golden State Warriors (SportTV1) e Boston Celtics-Utah Jazz

24 de março

00hNBA: Minnesota Timberwolves-Phoenix Suns e Oklahoma City Thunder-Orlando Magic
2hNBA: Los Angeles Lakers-Philadelphia Sixers (SportTV1) e Portland Trail Blazers-San Antonio Spurs
9hGolfe, 1.º dia Commercial Bank Qatar Masters (SportTV3)
9h10Qualificação Mundial (Ásia): Austrália-Japão
11hQualificação Mundial (Ásia): Coreia do Sul-Irão
12hQualificação Mundial (Ásia): Líbano-Síria e Vietname-Omã
15hTénis, Miami Open (SportTV3 e SportTV5)
15hQualificação Mundial (Ásia): China-Arábia Saudita
17hQualificação Mundial (Ásia): Iraque-EAU
19h45Qualificação Mundial (Europa, caminho C): Portugal-Turquia (RTP1 e SportTV1) e Itália-Macedónia do Norte (SportTV2)
19h45Qualificação Mundial (Europa, caminho A): País de Gales-Áustria (SportTV4)
19h45Qualificação Mundial (Europa, caminho B): Suécia-Rep. Checa (SportTV3)
23h05Qualificação Mundial (América do Norte e Caraíbas): Jamaica-El Salvador
23h30Qualificação Mundial (América do Sul): Brasil-Chile (SportTV1), Argentina-Venezuela (SportTV2), Uruguai-Peru (SportTV3), Paraguai-Equador (SportTV4) e Colômbia-Bolívia (SportTV5)
23h30NBA: Toronto Raptors-Cleveland Cavaliers

25 de março

00hNBA: New Orleans Pelicans-Chicago Bulls (SportTV6) e Milwaukee Bucks-Washington Wizards
1h05Qualificação Mundial (América do Norte e Caraíbas): Panamá-Honduras
2hQualificação Mundial (América do Norte e Caraíbas): México-EUA
2h05Qualificação Mundial (América do Norte e Caraíbas): Costa Rica-Canadá
9hGolfe, 2.º dia Commercial Bank Qatar Masters (SportTV3)

O JOGO EM PALAVRAS

PÓDIO

1

Sem bandeira, Azarenka chorou a meio de um jogo

Tenista bielorrussa está a competir em Indian Wells sob bandeira neutra e chorou compulsivamente a meio do jogo com Rybakina. Azarenka tem-se mostrado contra o apoio do próprio país à invasão russa.

2

Kateryna, de melhor árbitra da Europa a refugiada

Árbitra conseguiu deixar a Ucrânia e rumar a Itália, onde este domingo já vai apitar um jogo da Serie A feminina. Kateryna Monzul arbitrava na liga masculina ucraniana e já esteve na Liga das Nações.

3

"Vou trocar carabina do biatlo pela metralhadora"

Olímpica Anastasiya Merkushyna utilizou conta no Instagram de atleta alemão do biatlo para deixar mensagem a russos antes de se juntar ao Serviço Estatal da Guarda Fronteiriça como tenente sénior.

O CASO

Fotografia
GUERRA NA UCRÂNIA

O documento que explica a fortuna de Abramovich

Leilão para compra e venda da Sibneft e compra da petrolífera Slavneft são dois dos negócios na mira de um documento revelado pela BBC que estaria nos arquivos das agências policiais da Rússia.

TERCEIRO TEMPO

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue