As imagens têm estado a circular no YouTube e no Twitter. Terão sido captadas por uma brigada ucraniana na frente de guerra em Bakhmut. Mostram um soldado russo a assinalar a um drone ucraniano a sua vontade de se render e a ser ajudado a escapar sob disparos.
As imagens têm estado a circular no YouTube e no Twitter. Terão sido captadas por uma brigada ucraniana na frente de guerra em Bakhmut. Mostram um soldado russo a assinalar a um drone ucraniano a sua vontade de se render e a ser ajudado a escapar sob disparos.© 92ª Brigada Mecanizada Exército da Ucrânia

O vídeo foi publicado por vários jornais britânicos e norte-americanos, incluindo a Sky News e o The Times, atestando a sua aparente veracidade.

O soldado russo está nas trincheiras em redor de Bakhmut quando começa a interagir com um drone que o sobrevoa, pedindo para não ser atacado.

O homem, que mais tarde se identifica como Ruslan Nikolaievich, sinaliza a intenção de se render e torna claro o perigo de ser morto por outros soldados russos.

Os ucranianos recuperam o aparelho e reenviam-no deixando cair perto do russo um recado escrito, indicando-lhe que siga o drone, como fica visível na edição abaixo, publicada pelo The Telegraph no YouTube.

O soldado começa então a atravessar a trincheira seguindo a rota indicada pelo aparelho, sob ataque aparente de outros membros da unidade russa.

As imagens mostram ainda Nikolaievich a chegar são e salvo ao objetivo, retirando o capacete e entregando-se aos ucranianos.

As imagens estão atribuídas à 92ª Brigada Mecanizada do exército ucraniano sem menção de datas.

Kiev anunciou nas últimas horas que tem estado a recuperar terreno em Bakhmut e que unidades russas estarão em fuga, alegações negadas por Moscovo.