quinta-feira, 6 de agosto de 2020

FERNANDA LAPA - ACTRIZ E ENCENADORA - MORREU HOJE 6 DE AGOSTO - (77 ANOS) - 6 DE AGOSTO DE 2020

 

Fernanda Lapa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Fernanda Lapa
Nome completoMaria Fernanda Mamede de Pádua Lapa
Nascimento11 de maio de 1943 (77 anos)
Lisboa
NacionalidadePortugal portuguesa
Morte06 de Agosto de 2020 (77 anos)
Cascais
Ocupaçãoactriz e encenadora
CônjugeCarlos Alberto Pombo Rodrigues
Outros prêmios
Medalha de Mérito Cultural (2005)

Maria Fernanda Mamede de Pádua Lapa[1]mais conhecida como Fernanda Lapa (Lisboa11 de Maio de 1943 - Lisboa6 de agosto de 2020), foi uma actriz e encenadora portuguesa.

A atriz morreu aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação, em 1995.[2]

Filha de Fernando Santos Lapa e de sua mulher Maria Palmira Mamede de Pádua.[3]

Enquanto estudante no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, Fernanda Lapa iniciou-se no Teatro dos Alunos Universitários de Lisboa, em 1962. Pela mão de Fernando Amado, logo de seguida participa na fundação da Casa da Comédia. É nesta companhia que se estreia como atriz profissional, sob a direção de Fernando Amado, na peça Deseja-se Mulher de Almada Negreiros. A sua interpretação impressionaria o próprio Almada, que ofereceu um livro à actriz e na dedicatória escreveu que lhe atribuía «20 valores pelo seu talento». Com a mesma peça estrear-se-ia como encenadora, dirigindo a sua irmã São José Lapa, dez anos mais tarde.

Com um bacharelato em Serviço Social, obtido no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, onde conheceu e teve como professor o médico e dramaturgo Bernardo Santareno, Fernanda Lapa obteve em 1979 uma bolsa da Secretaria de Estado da Cultura, que a levou a frequentar a Escola Superior de Encenação de Varsóvia. Nesta escola diplomou-se em Encenação, realizando em seguida estágios no Teatro Laboratório de Grotowski, no Teatro Contemporâneo de Wroclaw e no Teatro Stary de Cracóvia.

Atriz multifacetada, o seu curriculum abrange óperas, peças de teatro e teatro-dança; a interpretação de autores como Jean CocteauCopiAugust Strindberg ou Arthur Miller; além de ter ministrado ações de formação no Chapitô e ter lecionado na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (no curso de Mestrado em Estudos Teatrais), na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e na Escola de Artes da Universidade de Évora, onde dirige o Departamento de Teatro e é Professora Catedrática Convidada.

Mantém-se ainda como diretora artística da Escola de Mulheres - Oficina de Teatro, projecto que fundou com Isabel Medina em 1995, destinado a privilegiar a criação feminina no teatro. Aí se tem dedicado sobretudo à encenação, tendo dirigido para o Teatro Nacional D. Maria IIMedeia é Bom Rapaz de Luís RiazaAs Bacantes e Medeia, de EurípidesSétimo Céu de Caryl ChurchillComo Aprendi a Conduzir e A Mais Velha Profissão, de Paula Voguel. Na interpretação salienta as participações mais recentes, Bernardo, Bernarda, colagem de textos de Bernardo Santareno, e encenação de Nuno Carinhas, e Medeia, encenação sua, ambos no Teatro Nacional D. Maria II.

No cinema participou em várias longas-metragens, tendo protagonizado Recompensa, de Arthur Duarte (1979), e Solo de Violino, de Monique Rutler (1992), além do trabalho com os realizadores Fernando Vendrell e Margarida Gil. Participou em dezenas de peças produzidas ou adaptadas para a televisão e integrou o elenco de séries como Ballet RoseA Raia dos MedosO Processo dos Távoras ou Pedro e Inês, além da participação esporádica em novelas. Com Sinde Filipe foi co-autora de Cancioneiro (1975), programa de poesia na RTP1.

Recebeu o Globo de Ouro (2005), pela produção de A Mais Velha Profissão de Paula Vogel. Foi distinguida em 2005 com a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

Casada com Carlos Alberto Pombo Rodrigues até 1970, tem três filhas[4]:

  • Ana Mafalda de Pádua Lapa Pombo Rodrigues (24 de Abril de 1964), casada primeira vez com Reiner Kachmeier (5 de Novembro de 1957), com geração, e casada segunda vez com Theodorus "Theo" van Rompay, sem geração
  • Mónica de Pádua Lapa Pombo Rodrigues (Lisboa, 24 de Agosto de 1965 - 3 de Agosto de 2001), bailarina, coreógrafa e produtora de dança , casada com Mark Deputter (9 de Maio de 1960), sem geração
  • Marta Alexandra de Pádua Lapa Pombo Rodrigues (25 de Maio de 1968),bailarina, coreógrafa e atriz, casada com Amadeu das Neves Leão, com geração.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svgEsta lista está incompleta. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-a.

Teatro[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svgEsta lista está incompleta. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-a.

Referências

  1.  «Lista de associados da Audiogest» (PDF). Actividades Culturais / Ministério da Cultura. 25 de Julho de 2007. Consultado em 1 de Janeiro de 2014. Arquivado do original (PDF) em 24 de dezembro de 2013
  2.  M80. «Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa aos 77 anos»M80 (em inglês). Consultado em 6 de agosto de 2020
  3.  "Tombo do Guarda-Mór", Guarda-Mór - Edição de Publicações Multimédia, Lda, Lisboa, 2000
  4.  "Tombo do Guarda-Mór", Guarda-Mór - Edição de Publicações Multimédia, Lda, Lisboa, 2000
  5.  http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06551.089.18641#!5
Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

CURIOSITY - ASTROMÓVEL DA "NASA" POUSA EM MARTE - (2012) - 6 DE AGOSTO DE 2020

 

Curiosity (astromóvel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa


Curiosity
Curiosity Self-Portrait at 'Big Sky' Drilling Site.jpg
Autorretrato do Curiosity, realizado aos pés do Monte Sharp em 6 de outubro de 2015.
Descrição
Nomes alternativosMars Science Laboratory
TipoRover espacial
MissãoExploração planetária
Operador(es)Estados Unidos NASA
Identificação NSSDC2011-070A
Identificação SATCAT37936
Websitemars.jpl.nasa.gov/msl
Duração da missão8 anos, 8 meses e 11 dias
Propriedades
FabricanteEstados Unidos Jet Propulsion Laboratory
Estados Unidos Boeing
Estados Unidos Lockheed Martin
Massa899 kg (0,899 t)
Altura2,2 m (220 cm)
Largura2,7 m (270 cm)
Comprimento2,9 m (290 cm)
Potência elétrica2 000 Watts (2,0 kW)
Geração de energiaGerador termoelétrico de radioisótopos
LocomoçãoRodas
Velocidade máxima0,038 m/s (0,137 km/h)
Massa de carga útil80 kg (0,0800 t)
Missão
Contratante(s)Estados Unidos United Launch Alliance
Data de lançamento26 de novembro de 2011, às 15:02:00 UTC
Veículo de lançamentoEstados Unidos Atlas V 541 (AV-028)
Local de lançamentoEstados Unidos LC-41Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral
DestinoMarte
Data de aterrissagem5 de agosto de 2012, às 05:17:57 UTC
Local de aterrissagemAeolis PaluCratera Gale
(4,5895° S137,4417° L)
Distância percorrida21,09 quilômetros (21 000 m)
(Até 30 de julho de 2019)
Especificações orbitais
Referência orbitalHeliocêntrica
(Órbita de transferência)
Outros
Insígnia da missãoMars Science Laboratory mission logo.png


O rover "Curiosity"

Curiosity (lit. "curiosidade") é um rover espacial projetado para explorar a cratera Gale em Marte como parte da missão Mars Science Laboratory (MSL), operada pela NASA. A sonda espacial foi lançada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral em 26 de novembro de 2011, às 15:02 UTC, aterrissando na região Aeolis Palus, localizada dentro de Gale, em Marte, no dia 6 de agosto de 2012, às 05:17 UTC, após uma viagem de 560 milhões de quilômetros.[1][2][3] O local de aterrissagem do rover, apelidada de Bradbury Landing, fica a menos de 2,4 quilômetros do centro do local originalmente planejado para a aterrissagem do rover.

Os objetivos da sonda incluem uma investigação do clima e da geologia marciana; avaliação de se o local selecionado dentro de Gale já ofereceu condições ambientais favoráveis ​​à vida microbiana, incluindo a investigação da influência da água no local; e estudos de habitabilidade planetária em preparação para a exploração humana.[4][5]

Em dezembro de 2012, a missão do rover, inicialmente planejada para ter uma duração de dois anos, foi prorrogada indefinidamente, e em 5 de Agosto de 2019, a NASA comemorou o sétimo aniversário da aterrissagem da sonda. Atualmente o veículo espacial ainda está operacional.

O design do Curiosity servirá de base para o futuro rover Mars 2020, que transportará diferentes instrumentos científicos.

Especificações[editar | editar código-fonte]

  • Velocidade máxima: 90 m/h
  • Massa: 899 kg
  • Altura: 2,2 m
  • Largura: 2,7 m
  • Comprimento: 3.0 m

Instrumentos[editar | editar código-fonte]

APXS[editar | editar código-fonte]

APXS (original: Alpha Proton X-ray Spectrometer) é um dispositivo que analisa a composição química de um elemento de amostra a partir das partículas alfa dispersadas, e os raios-X fluorescentes.

Câmera MAHLI[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Câmera MAHLI

MAHLI é uma câmera no braço robótico do rover, e adquire imagens microscópicas de rochas e solo. A MAHLI pode tirar fotos de cores reais em 1600 × 1200 pixels com uma resolução tão alta quanto 14,5 micrômetros por pixel.

Braço[editar | editar código-fonte]

O rover tem um braço de 2.1 m (6,9 pés) de comprimento [6] com uma torre em forma de cruz, segurando cinco dispositivos que podem girar com uma escala de giro de 350 °. O braço faz uso de três articulações para estendê-lo para a frente e para guardá-lo novamente enquanto estiver sendo dirigido. Tem uma massa de 30 kg (66 libras)[7] e o seu diâmetro, incluindo os instrumentos montados sobre ele, é de cerca de 60 cm (24 pol).[8][9] Dois dos cinco dispositivos são instrumentos in situ ou de contato, conhecidos como espectrômetro de raios-X (APXS), e a câmera MAHLI.[10] Os três dispositivos restantes estão associados a funções de aquisição e preparação de amostras: uma broca de percussão; uma escova; e mecanismos para escavar, fazer peneiração e porcionamento de amostras de poeira de rochas e do solo.[11]

Curto-circuito[editar | editar código-fonte]

O veículo parou de funcionar em Marte em 27 de fevereiro de 2015, após um curto-circuito que desencadeou alertas de segurança a bordo. Segundo a análise dos cientistas, a causa mais provável foi um curto intermitente no mecanismo de uma das ferramentas no braço robótico, a broca de perfuração de rochas, que chegou a se desprender do braço. Contudo eles afirmaram que o problema seria solucionado e a ferramenta reinstalada, voltando a funcionar em março.[12]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1.  Abilleira, Fernando (10 de fevereiro de 2013). «2011 Mars Science Laboratory trajectory reconstruction and performance from launch through landing» (em inglês)
  2.  Amos, Jonathan (8 de agosto de 2012). «Mars rover lifts its mast cameras» (em inglês)
  3.  MSL Sol 3 Update, consultado em 16 de novembro de 2019
  4.  mars.nasa.gov. «Objectives | Science»NASA’s Mars Exploration Program (em inglês). Consultado em 16 de novembro de 2019
  5.  mars.nasa.gov. «Goals | Science»NASA’s Mars Exploration Program (em inglês). Consultado em 16 de novembro de 2019
  6.  Mars Science Laboratory Curiosity
  7.  Curiosity stretches its arm... em 19 de agosto de 2012
  8.  Curiosity Stretches its Arm "MARS SCIENCE LABORATORY MISSION STATUS REPORT "
  9.  «Curiosity Rover - Arm and Hand»JPL. NASA. Consultado em 11 de março de 2015
  10.  Mars Rover Curiosity Flexes Robotic Arm for 1st Time pela equipe da "SPACE.com" em 20 de agosto de 2012
  11.  Sampling System pela NASA
  12.  Curiosity's arm short circuit leaves Mars rover stranded por Jacob Aron na Revista "NewScientist" (Ed. 3012) em 10 de março de 2015

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Curiosity (astromóvel)
Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Curiosity (astromóvel)

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue