sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

EXPRESSO

publicidade
Publicidade
778
20 JAN 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Trump, dia 1. Antigo edifício do DN teve obras ilegais, 32 apartamentos têm de esperar. Renascer depois de 42 horas encurralados sob o gelo
Boa tarde,

Donald J. Trump tomou esta sexta-feira posse como o 45º Presidente dos Estados Unidos da América. O que pode esperar-se da sua Administração nos próximos tempos? Vai Trump aguentar-se no cargo? A Joana Azevedo Viana consultou especialistas em assuntos americanos, para os quais os próximos dois anos serão fulcrais. No texto explica-se porquê.

As crónicas do Nicolau Santos (“Pode a administração limitar Trump?“, ) e do Daniel Oliveira (“Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas... depois de todos os outros”) são igualmente sobre o novo ciclo que acaba de se abrir nos Estados Unidos e no mundo.

Em destaque neste Expresso Diário está também um artigo sobre a antiga sede do Diário de Notícias, vendida no ano passado a um fundo de investimento, que tenciona lá construir 32 apartamentos. O problema, como conta o Adriano Nobre, é que o edifício, desenhado por Pardal Monteiro e classificado como Imóvel de Interesse Público, teve obras ilegais e “sem nenhuma qualidade arquitetónica”. Ou seja, para remodelar seja o que for, o novo proprietário terá de corrigir essas obras e salvaguardar vários elementos originais do prédio.

Um dos temas que dominou o dia foi a luta para resgatar sobreviventes do hotel que foi arrasado na quarta-feira por uma avalancha, em Itália. A Mafalda Ganhão conta como sete pessoas sobreviveram 42 horas soterradas num canto da cozinha, destruída, do hotel. E no exato momento em que está a ser enviada esta newsletter, os socorristas estão a tentar chegar a outras três pessoas de que tiveram entretanto sinais de vida.

Outra notícia desta edição é sobre os portugueses e o Brexit. Desde que os britânicos votaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, há sete meses, o consulado português em Londres recebeu 1350 pedidos de esclarecimento. A Raquel Albuquerque acompanhou a audição do ministro dos Negócios Estrangeiros no Parlamento e falou com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, explicando o que foi e o que vai ser feito para ajudar os portugueses que vivem no Reino Unido.

juiz que tinha um papel central no maior caso de corrupção do Brasil, o processo Lava Jato, morreu num acidente de aviação, que está a ser investigado. A nomeação do seu sucessor já está a levantar polémica, se depender do Presidente Temer: como conta o jornalista brasileiro Plínio Fraga, a operação Lava Jato investiga o atual Presidente da República, dois ex-presidentes, ministros e ex-ministros de Estado, presidentes do Senado e da Câmara, além de dezenas de senadores e deputados.

Na política nacional, publicamos nesta edição um artigo centrado no antigo secretário-geral do PSD e antigo presidente da câmara de Cascais António Capucho, que rejeita voltar ao PSD, do qual foi expulso em 2014. Voltar ao partido com esta direção, “evidentemente que não”, diz Capucho, que volta a ser candidato à presidência da Assembleia Municipal de Sintra, no movimento independente de Marco Almeida, que, ao contrário do que aconteceu há quatro anos, conta desta vez com o apoio do PSD. A Helena Pereira e a Raquel Albuquerque contam o que se passa.

Neste Expresso Diário fazemos um balanço do Portal da Queixa, que recebe 120 reclamações por dia. A Isabel Leiria explica o que é, quando foi criado, como funciona e quais as queixas que mais lá são feitas. Nos lugares cimeiros da lista das empresas ou instituições com mais queixas estão os suspeitos do costume.

Para terminar os temas principais desta edição, apresentamos uma reportagem do Carlos Abreu (texto), do João Santos Duarte (vídeo) e do Tiago Miranda (fotos) sobre a partida de 600 toneladas de viaturas, armamento e munições para a República Centro-Africana, a bordo de um Antonov 124 ucraniano fretado pelas Nações Unidas, no quadro da mesma operação em que acabam de seguir para o país africano mais de centena e meia de comandos portugueses.

Na restante opinião, o Henrique Monteiro escreve sobre “O PS e os outros” e o Henrique Raposo pergunta “Correio de leitores: retornados ou refugiados?”.

O Expresso Diário volta na segunda-feira. Mas antes, já amanhã, há nas bancas nova edição do semanário, com o qual oferecemos o terceiro volume da biografia de Estaline.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, se possível sem queixas - mas certamente com frio...
LER O EXPRESSO DIÁRIO
O primeiro dia de um mundo ainda mais imprevisível
O primeiro dia de um mundo ainda mais imprevisível
PATRIMÓNIO
Antigo edifício do “DN” teve obras ilegais e “sem nenhuma qualidade arquitetónica”
IMÓVEL DE INTERESSE PÚBLICO Projeto de reabilitação e ampliação do antigo edifício do “Diário de Notícias” prevê a construção de 32 apartamentos. Aprovação está dependente da salvaguarda de vários elementos originais do edifício, desenhado por Pardal Monteiro, e da correção de obras ilegais
Como sete pessoas sobreviveram 42 horas soterradas no canto de uma cozinha
Como sete pessoas sobreviveram 42 horas soterradas no canto de uma cozinha
Nicolau Santos
Pode a administração limitar Trump?
 
Daniel Oliveira
Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas... depois de todos os outros
 
Henrique Raposo
Correio de leitores: retornados ou refugiados?
 
Henrique Monteiro
O PS e os outros
 
ACIDENTE AÉREO
Morte de juiz vai prejudicar o maior caso de corrupção do Brasil
POLÍTICA
Voltar ao PSD? “Evidentemente que não”, diz Capucho
BREXIT
Consulado de Londres recebeu 1350 pedidos de esclarecimento de portugueses
COMANDOS
O transporte inédito que entrou para a História das Forças Armadas
CONSUMO
Portal da queixa recebe 120 reclamações por dia

HASHTAG
#Renhang. o fotógrafo chinês que põe tudo a nu

FUTURISMO

DN


Não consegue ver correctamente? Clique aqui
 PUBLICIDADE 
DN
Newsletter
SEXTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO | 16:48
O legado de Obama
A ideia de que a partir de amanhã Barack Obama é substituído por Donald Trump só pode deixar-nos desconfortáveis, mas ela resulta de uma opção democrática que faz caminho um pouco por todo o mundo. Os...
Opinião da Direção, Paulo Baldaia
 
DN EUA "Trump, Trump, Trump", grita a multidão
 
DN NATO Marcelo deixa recado para Donald Trump
 
DN Itália Três crianças entre os sobreviventes encontrados debaixo da neve
 
 
Música Ouça como Áurea canta "Starman" de David Bowie
 
Internet Site de humor aborda semelhança entre Palmeirim e Bruno Mars
 
 
PUB
 
 
DN Sporting Jorge Jesus:"Nunca quebrei um projeto nem vou quebrar"
 
DN Exposição "A Festa Barroca" no Palácio da Ajuda
 
DN 
Conteúdo Patrocinado Ano novo, novos mundos para descobrir
 
PUBLICIDADE
 
 
Mundo "Momento nacional de celebração da democracia"
 
EUA "Trump, Trump, Trump", grita a multidão
 
 
PUB
 
 
OPINIÃO
Anselmo Borges
DN
Quem era a serpente do paraíso? (1)
 
 
Ferreira Fernandes
DN
Hoje
 
Peter Singer
DN
A liberdade de expressão e as notícias falsas
 
 
Miguel Angel Belloso
DN
Bye-bye Obama, hello Trump
 
 
 
Facebook Twitter Google Plus Email
 
DN Partilhe esta newsletter
 

OBSERVADOR

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
PRESIDENTE TRUMP 
Trump já está no Capitólio. O juramento vai começar perante milhares. Nas ruas em Washington há confrontos entre a polícia e manifestantes anti-Trump.
PRESIDENTE TRUMP 
Assista em direto, através deste vídeo, ao juramento e ao discurso de tomada de posse de Donald Trump.
PRESIDENTE TRUMP 
Os norte-americanos preparam-se para receber o novo Presidente esta sexta-feira. Há uma multidão no Monumento a Washington para assistir ao adeus de Obama e ao olá de Trump. Tudo em imagens.
PRESIDENTE TRUMP 
O vilão Darth Vader a mandar nos Estados Unidos ou a nova temporada de American Horror Story protagonizado por Trump. Os internautas têm algo a dizer sobre a tomada de posse nos EUA. Está tudo aqui.
PRESIDENTE TRUMP 
O alfabeto de Donald Trump faz-se de muitas polémicas, algumas promessas, poucas concessões e nenhumas hesitações. Agora que ele está prestes a tomar posse, conheça-o de A a Z.
PRESIDENTE TRUMP 
O Observador publica um capítulo da biografia "Trump Revelado" que explica os passos decisivos nos negócios em Manhattan e a transformação do novo presidente dos EUA numa estrela pop financeira.
PRESIDENTE TRUMP 
Conheça, neste especial interativo, todos os elementos da equipa presidencial de Donald Trump, desde a administração aos colaboradores da Casa Branca. Polémicas não lhes faltam.
ITÁLIA 
As duas crianças que foram resgatadas dos escombros do hotel soterrado por uma avalanche são filhas do sobrevivente que deu o alerta. A mulher também foi salva.
HOLOCAUSTO 
Shahak considera "muito desrespeitosa" a forma como alguns turistas se comportam nos memoriais ao Holocausto. Por isso decidiu satirizar as fotos que tiram para as redes sociais. Nasceu "YOLOCAUST".
BCE 
Ligações do presidente ao Banco Central Europeu a um grupo que reúne outros banqueiros centrais, mas também privados, foram alvo de nova queixa. Provedor europeu abriu inquérito.
Opinião

Maria João Avillez
Peneda lembra o Torres do Benfica, de quem se dizia que era “o Torres, sempre ele”. Hoje é “o Peneda, sempre ele” mas ao contrário: sem cabeça e a meter golos na própria baliza. Um diabo, embora pobre

Rui Ramos
Trump é considerado um perigo para a democracia. Mas os anti-trumpistas não parecem menos perigosos. Entre a mentira e o assédio, os anti-trumpistas vão fazendo o que dizem que Trump fez ou vai fazer.

Miguel Tamen
Para eu poder conhecer um segredo de alguém tenho de ser capaz de formular as premissas de um raciocínio de que não conheço a conclusão; ou os termos de um problema para que não conheço a solução.

José Crespo de Carvalho
Renove o seu stock pois há uma nova linguagem e um novo ecossistema linguístico à sua espera. Veja 10 exemplos. Entre muitíssimos mais que estão disponíveis.

P. Miguel Almeida, sj
A vida é complexa. Recusando uma visão exclusivamente triunfalista do martírio ou miserabilista da fé, Silêncio convida-nos a acolher a vida na sua complexidade, sem juízos superficiais ou simplistas.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue