sábado, 5 de março de 2022

OBSERVADOR - DESPORTO - 5 DE MARÇO DE 2022

 

Ver no browser
Observador

Desporto

Fotografia de Bruno Roseiro
Bruno Roseiro
Editor de Desporto
Foto da Newsletter

“Falei com ele cerca de cinco minutos antes de esperar o comboio para ir para a linha da frente da batalha. Foi uma conversa… Disse-me que estava em paz, que era algo que queria fazer. Também falámos de futebol porque tinha acabado se assinar contrato mas toda a sua equipa alistou-se para ir para a guerra e disse-me ‘Não sou um cobarde, tenho de fazer aquilo que tenho de fazer. Foi uma chamada perturbadora. Não vou revelar tudo sobre a conversa mas esperas uma chamada diferente dos teus jogadores. Esperas uma chamada como ‘Olá, consegui chegar à equipa!’. Ele tem 22 anos. Não esperas uma chamada onde ele diga ‘Coach, daqui a cinco minutos apanho o comboio e daqui a cinco horas estou na linha da frente.”

Svyatik Artemenko nasceu na Ucrânia mas mudou-se com apenas dois anos para o Canadá, onde fez toda a formação escolar e desportiva entre vários clubes mais modestos. Um deles foi o Valour FC, na cidade de Winnipeg onde cresceu e onde Patrick Di Stefani é há muito treinador de guarda-redes. No início do ano, ainda em janeiro, Svyatik rumou à Ucrânia depois de receber a aprovação para ter um período de testes no FC Podillya, clube da Segunda Liga ucraniana. Ficou, deu-se bem, convenceu e assinou contrato três semanas depois, a 23 de fevereiro. No dia seguinte, a Rússia invadiu a Ucrânia. Ainda hoje a guerra continua.

O guarda-redes não tem sequer passaporte ucraniano. Podia ter deixado logo o país. Podia ter falado com o clube para encontrar uma solução. Podia ter pedido ajuda. Tinha inúmeras soluções mas não fugiu ao que considerou ser o maior problema. Tanto que, logo no primeiro dia de invasão, quis alistar-se no exército mas não conseguiu. No dia seguinte, voltou ao mesmo local. Foi inscrito. Faz parte das forças ucranianas que tentam defender Odesa como os restantes companheiros do conjunto de Khmelnytskyi. Depois dos 15 jogos em 2019 pelo Valour, continuou a treinar com a equipa de quando em vez enquanto ajudava a Universidade de Guelph a chegar ao título em Ontario. Ia ter a primeira experiência no estrangeiro, está na guerra.

“Nunca me passou pela cabeça voar de regresso ao Canadá ou deixar a Ucrânia. A minha ideia inicial foi logo ficar, aceitar o meu papel e ir para a guerra aqui. O caminho para cumprir os nossos sonhos nunca é fácil. Infelizmente, o caminho para atingir os meus objetivos envolve colocar de parte o meu sonho durante um período e defender o meu país. Não podemos continuar a jogar futebol enquanto a guerra não acabar. Vamos precisar que esta guerra acabe para voltarmos a jogar e por isso vejo isto como mais uma prova para atingir o meu objetivo”, explicou a alguns órgãos canadianos após a tomada de decisão, por altura da chamada que teve para Patrick Di Stefani, aquele que ficou como o seu treinador e principal confidente.

“Ele disse-me ‘Coach, esta pode ser a última vez que falamos porque eles não nos deixam usar os telefones, para que os russos não saibam as nossas posições’. A seguir, rezámos em conjuntos. E só me enviou uma mensagem de texto depois disso, já a meio da noite. Isto obriga-nos a colocar tudo em perspetiva.”

Enquanto o mundo continua a sancionar a Rússia a todos os níveis no plano desportivo, sendo cada vez mais raras as modalidades que não colocaram de parte o país das competições individuais e coletivas (embora no caso do futebol tenha entrado um processo no Tribunal Arbitral do Desporto pela exclusão do playoff de apuramento para o Mundial), os desportistas ucranianos juntam-se em maior número às forças do exército para defender o seu país. Antigos campeões mundiais como os irmãos Klitschko, verdadeiros ícones do país. Atuais campeões mundiais como Oleksandr Usyk ou Yaroslav Amosov. Figuras que desafiaram o impossível esta época com sucesso como Yuriy Vernydub. Alguns já perderam mesmo a vida. E é por isso que todos se juntam um pouco pelo mundo para apoiar esta equipa que tem Svyatik Artemenko como número 1.

Cartaz pela Ucrânia dos adeptos durante o jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto no estádio de Alvalade, a contar para a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal 2021/22. Lisboa, 02 de Março de 2022 FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Por cá, a última ronda da Primeira Liga trouxe surpresas antes do clássico: o Sporting empatou na Madeira com o Marítimo, o FC Porto não foi além de uma igualdade na receção ao Gil Vicente e ainda foi o Benfica a sair a ganhar na jornada após o triunfo na Luz com o V. Guimarães que ficou marcado pelo grande momento da entrada em campo de Roman Yaremchuk que deixou o avançado em lágrimas. Este fim de semana, os encarnados jogam no Algarve diante do Portimonense (sábado, 18h), seguindo-se o jogo dos leões frente ao Arouca (20h30) num dia marcado pelas eleições do clube com três candidatos: Frederico VarandasRicardo Oliveira e Nuno Sousa. No domingo entra em campo o FC Porto, que joga em Paços de Ferreira (18h).

Na Taça de Portugal, que terá agora a segunda mão apenas daqui a um mês e meio, o FC Porto fez história e ganhou pela primeira vez fora ao Sporting com uma reviravolta: Pablo Sarabia ainda marcou primeiro mas Taremi materializou mais uma grande exibição com o empate e Evanilson voltou a decidir um clássico que foi marcado pelas interrupções por arremesso de tochas das bancadas, pela distância dos dois presidentes e pelo ambiente de tensão vivido no final entre Rúben Amorim e Sérgio Conceição que ambos relativizaram. Já em Tondela, na outra partida das meias, os beirões venceram o Mafra e estão com pé e meio no jogo decisivo.

Durante a semana, volta a Champions: na terça-feira há Liverpool-Inter e Bayern-Salzburgo (20h); na quarta-feira o Sporting desloca-se a Manchester para defrontar o City e tentar limpar a imagem do que se passou na primeira volta à mesma hora que há jogo grande em Madrid entre Real e PSG (20h). Também nesse dia, e ao contrário do que é habitual, o FC Porto entra mais cedo em campo na Liga Europa com uma receção ao Lyon para a primeira mão dos oitavos da prova (17h45), que têm a maior parte dos encontros na quarta-feira entre os quais o Sp. Braga-Mónaco (20h). Pode consultar todo o calendário de jogos na agenda que segue nesta newsletter e que junta ainda a primeira mão dos oitavos da Conference League.

Ainda no futebol internacional, destaque para dois grandes jogos em perspetiva no domingo: o dérbi de Manchester entre City e United (16h30) e a receção no Estádio Diego Armando Maradona do Nápoles ao AC Milan (19h45). Na América do Sul, Abel Ferreira continua a ser um herói no Palmeiras, conquistando a Supertaça Sul-Americana após uma vitória por 2-0 frente ao Athl. Paranaense que valeu o quarto título do treinador português em ano e meio a seguir às duas Taças dos Libertadores e à Taça do Brasil.

Staff workers waves to Portuguese MotoGP rider Miguel Oliveira of Red Bull KTM Factory Racing team, during the warm up for the Algarve Motorcycling Grand Prix at the Algarve International race track in Portimão, Southern Portugal, 07 November 2021. NUNO VEIGA/LUSA

“Estou entusiasmado por terminar os testes e começar a correr. O Qatar é sempre um local especial para começar a temporada. Estou ansioso por voltar a correr. É o início da época, temos o ano todo pela frente. Até agora, só três pilotos [dos 24 que compõe o pelotão] têm a situação contratual resolvida. Os restantes estamos a tentar fazer o melhor que podemos”. Foi desta forma que Miguel Oliveira lançou em Losail aquele que será o quarto ano do MotoGP, depois uma última época onde chegou a fazer três pódios seguidos com uma vitória mas acabou com menos pontos e numa posição mais baixa do que em 2020. A temporada onde o português aposta forte pelo presente e pelo futuro no MotoGP começa este domingo no Grande Prémio no Qatar (15h), com a qualificação para a corrida a acontecer este sábado (15h).

Ainda nas modalidades, destaque para o basquetebol esta semana, que terá este sábado às 16h30 o Benfica-FC Porto para a Liga (no domingo às 15h há novo clássico na Luz mas de hóquei em patins) e na próxima quinta-feira o primeiro jogo dos quartos da FIBA Europe Cup entre o Sporting e o Bahçesehir (20h30). Na segunda-feira arrancam também duas das principais provas desta fase da temporada no ciclismo, a Paris-Nice e a Tirreno-Adiático que contarão com a participação de alguns dos melhores corredores da atualidade. Este sábado terminou a Volta aos Emirados, com triunfo de Tadej Pogacar e quinto lugar de João Almeida. E há ainda o Meo Pro Portugal, a etapa do Circuito Mundial de surf em Peniche, com Kikas na terceira ronda.

EU, A TV E UM COMANDO

4 de março

19h45Serie A: Inter-Salernitana (SportTV2)
20hLa Liga: Alavés-Sevilha (Eleven 1)
20h15Primeira Liga: Gil Vicente-Estoril (SportTV1)

5 de março

00hNBA: Philadelphia Sixers-Cleveland Cavaliers (SportTV3) e Detroit Pistons-Indiana Pacers
00h30NBA: Chicago Bulls-Milwaukee Bucks (SportTV1) e Toronto Raptors-Orlando Magic
3hNBA: Phoenix Suns-New York Knicks
8hCircuito Mundial de surf, Meo Pro Portugal em Peniche (SportTV6)
9h30Golfe, 3.º dia do Magical Kenya Open (SportTV3)
10h30Ténis, Taça Davis: Portugal-Polónia jogo pares (SportTV6)
12h30Premier League: Leicester-Leeds (SportTV2)
12h30Ténis, Taça Davis: Portugal-Polónia, João Sousa-Kamil Majchrzak (SportTV6)
14h30Bundesliga: Bayern-Bayer Leverkusen (Eleven 1) e RB Leipzig-Friburgo (Eleven 3)
14h30Ténis, Taça Davis: Portugal-Polónia, Nuno Borges-Kacper Zuk (SportTV6)
15hPremier League: Burnley-Chelsea (SportTV3) e Wolverhampton-Crystal Palace (SportTV2)
15hMotoGP: qualificação para o Grande Prémio do Qatar (SportTV4)
15h30Primeira Liga: Boavista-Sp. Braga (SportTV1)
16h30Liga de basquetebol: Benfica-FC Porto (RTP2 e BTV)
17hSerie A: Roma-Atalanta (SportTV4)
17hNHL: New York Islanders-St. Louis Blues (SportTV6)
17h30Premier League: Liverpool-West Ham (SportTV3)
18hPrimeira Liga: Portimonense-Benfica (SportTV2)
20hLa Liga: Real Madrid-Real Sociedad (Eleven 1)
20hLigue 1: Nice-PSG (Eleven 2)
20h30Primeira Liga: Sporting-Arouca (SportTV1)
22hNBA: Dallas Mavericks-Sacramento Kings (SportTV6)

6 de março

1hNBA: Minnesota Timberwolves-Portland Trail Blazers (SportTV3) e Miami Heat-Philadelphia Sixers
1h30NBA: Los Angeles Lakers-Golden State Warriors
8hCircuito Mundial de surf, Meo Pro Portugal em Peniche (SportTV5)
9hGolfe, 4.º dia do Magical Kenya Open (SportTV6)
14hPremier League: Watford-Arsenal (SportTV1)
14h30Bundesliga: Mainz-B. Dortmund (Eleven 2)
15hMotoGP: Grande Prémio do Qatar (SportTV4)
15hCampeonato de hóquei em patins: Benfica-FC Porto (BTV)
15h15La Liga: Elche-Barcelona (Eleven 1)
15h30Primeira Liga: Moreirense-Marítimo (SportTV3)
16h05Ligue 1: Lille-Clermont (Eleven 3)
16h30Premier League: Manchester City-Manchester United (SportTV2)
17hSerie A: Juventus-Spezia (SportTV4)
18hPrimeira Liga: P. Ferreira-FC Porto (SportTV1)
18hNBA: Boston Celtics-Brooklyn Nets
19h45Serie A: Nápoles-AC Milan (SportTV6)
20hLa Liga: Betis-Atl. Madrid (Eleven 1)
20h30NBA: Milwaukee Bucks-Phoenix Suns (SportTV5)
20h30Primeira Liga: V. Guimarães-Famalicão (SportTV2) e Santa Clara-Vizela (SportTV3)

7 de março

00hNBA: Houston Rockets-Memphis Grizzlies e Oklahoma City Thunder-Utah Jazz
1hNBA: Denver Nuggets-New Orleans Pelicans (SportTV3)
3hNBA: Los Angeles Clippers-New York Knicks
8hCircuito Mundial de surf, Meo Pro Portugal em Peniche (SportTV5)
12hCiclismo, 1.ª etapa Paris-Nice (Eurosport 1)
13hCiclismo, 1.ª etapa Tirreno-Adriático (Eurosport 1)
20hPremier League: Tottenham-Everton (SportTV2)
20h15Primeira Liga: Tondela-Belenenses SAD (SportTV1)

8 de março

00hNHL: Boston Bruins-Los Angeles Kings (SportTV2)
1hNBA: Minnesota Timberwolves-Portland Trail Blazers (SportTV6)
1h30NBA: Dallas Mavericks-Utah Jazz (SportTV1) e San Antonio Spurs-Los Angeles Lakers
2hNBA: Denver Nuggets-Golden State Warriors
3h30NBA: Sacramento Kings-New York Knicks
8hCircuito Mundial de surf, Meo Pro Portugal em Peniche (SportTV6)
10h50Ciclismo, 2.ª etapa Tirreno-Adriático (Eurosport 1)
11h20Ciclismo, 2.ª etapa Paris-Nice (Eurosport 1)
20hLiga dos Campeões: Liverpool-Inter (Eleven) e Bayern-Salzburgo (Eleven)

9 de março

00hNBA: Indiana Pacers-Cleveland Cavaliers (SportTV2) e Orlando Magic-Phoenix Suns
1hNBA: Oklahoma City Thunder-Milwaukee Bucks
3hNBA: Golden State Warriors-Los Angeles Clippers
8hCircuito Mundial de surf, Meo Pro Portugal em Peniche (SportTV6)
10h25Ciclismo, 3.ª etapa Paris-Nice (Eurosport 1)
12h10Ciclismo, 3.ª etapa Tirreno-Adriático (Eurosport 1)
17h45Liga Europa: FC Porto-Lyon (SportTV1) e Betis-Eintracht Frankfurt (SportTV2)
20hLiga dos Campeões: Manchester City-Sporting (Eleven) e Real Madrid-PSG (Eleven)

10 de março

00h30NBA: Miami Heat-Phoenix Suns (SportTV4) e Milwaukee Bucks-Atlanta Hawks (SportTV1)
1hNBA: Houston Rockets-Los Angeles Lakers
1h30NBA: Dallas Mavericks-New York Knicks e San Antonio Spurs-Toronto Raptors
3hNBA: Sacramento Kings-Denver Nuggets
8hCircuito Mundial de surf, Meo Pro Portugal em Peniche (SportTV6)
11hCiclismo, 4.ª etapa Tirreno-Adriático (Eurosport 1)
12h05Ciclismo, 4.ª etapa Paris-Nice (Eurosport 1)
17h45Conference League: Vitesse-Roma (SportTV2), Partizan-Feyenoord (SportTV3), PAOK-Gent (SportTV5) e Slavia Praga-LASK (SportTV6)
17h45Liga Europa: Sevilha-West Ham (SportTV1)
19h30Premier League: Wolverhampton-Watford (SportTV4) e Norwich-Chelsea
20hLiga Europa: Sp. Braga-Mónaco (SportTV1), Barcelona-Galatasaray (SportTV2), Atalanta-Bayer (SportTV3) e Rangers-Estrela Vermelha (SportTV4)
20hConference League: Leicester-Rennes (SportTV6), Marselha-Basileia, PSV-Copenhaga e Bodo/Glimt-AZ Alkmaar
20h30Basquetebol, quartos da FIBA Europe Cup: Sporting-Bahçesehir (Sporting TV)

11 de março

00h30NBA: Philadelphia Sixers-Brooklyn Nets
3hNBA: Denver Nuggets-Golden State Warriors (SportTV1)
8hCircuito Mundial de surf, Meo Pro Portugal em Peniche (SportTV6)
10h10Ciclismo, 5.ª etapa Paris-Nice (Eurosport 1)
12h20Ciclismo, 5.ª etapa Tirreno-Adriático (Eurosport 1)

O JOGO EM PALAVRAS

PÓDIO

1

Quem são os desportistas que combatem pela Ucrânia

Yevhen Malyshev e Vitalii Sapylo morreram em combate, Dmytro Martynenko foi apanhado num bombardeamento. São as três primeiras baixas entre os vários desportistas que se juntaram na mesma equipa.

2

Ucrânia desiste de Taça do Mundo e russos aplaudem

Seleção ucraniana recusou defrontar equipa russa nos oitavos da Taça do Mundo e saiu aplaudida até pelos adversários. Líder da Federação de esgrima, que é muito próximo de Putin, também foi visado.

3

Svitolina dos prémios ao exército ucraniano

Envergando saia azul e camisola amarela, Svitolina disse estar "em missão" pelo seu país, tendo chegado a ameaçar não defrontar Potapova na ronda inaugural do torneio mexicano.

O CASO

Fotografia
DESPORTO

Abramovich, das negociações da paz para a venda

Afastamento da gestão do Chelsea, que passou para a Fundação do clube, não foi suficiente e oligarca russo prepara próximo passo com alienação da participação nos blues sem ficar com o dinheiro.

TERCEIRO TEMPO

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue