quarta-feira, 1 de abril de 2020

DO TEMPO DA OUTRA SENHORA - 1 DE ABRIL DE 2020

03/2020 14:29
  • Você

Do Tempo da Outra Senhora


Posted: 31 Mar 2020 05:14 AM PDT

PINÓQUIO (Quando mentia, o nariz crescia).
Personagem de ficção surgida no romance
“As aventuras de Pinóquio” (1883),
escrita por Carlo Collodi (1826-1890).
Ilustração de Enrico Mazzanti (1852-1910).

1º de Abril em Portugal
O dia 1 de Abril é conhecido entre nós por “Dia das mentiras”, dia em que por tradição se pregam partidas aos outros, sejam eles familiares, amigos, vizinhos ou colegas de trabalho. A nível dos mídia, a imprensa escrita, a rádio, a televisão e a internet veiculam notícias, a maioria das vezes surpreendentes ou fantásticas, mas credíveis, as quais só no dia seguinte se vem a saber serem “mentiras do 1º de Abril”.
Decerto que haverá referências mais antigas ao 1º de Abril em Portugal, mas a mais antiga que eu conheço, data de 1885 e deve-se a Teófilo Braga [1] que nos revela que nos Açores a data era conhecida por “dia das petas” e no Porto por “dia dos enganos”, citando a propósito um jornal de província: “Efectivamente um dos enganos mais explorados é obrigar um indivíduo a dar passos baldados, procurar um objecto impossível ou que não está no sítio que lhe designam. E são especialmente as crianças escolhidas para vítimas dos enganos, porque a elas se presta mais a sua inocência. – Vai buscar uma corda para amarrar o vento. - Ah! Exclamam para outro: Quem te pintou a cara? E a criança corre ao espelho e só então se lembra que está no 1º de Abril”.
O 1º de Abril na minha infância
À semelhança de outros cidadãos, fui naturalmente e por ingenuidade, vítima de brincadeiras do 1º de Abril. A primeira deve ter ocorrido quando tinha para aí uns nove anos de idade e frequentava a instrução primária. O meu pai tinha uma oficina de alfaiate no primeiro andar da casa onde morávamos, na rua da Misericórdia, em Estremoz. Quando cheguei a casa vindo da escola, uma costureira que me ouvira a subir a escada, apareceu de rompante e disse-me para eu não subir e ir ao armazém do Senhor Tabaquinho, no Rossio Marquês de Pombal, que era o meu pai que mandava. Era para trazer 1 metro de entretim amarelo, que se tinha acabado e que dissesse que o meu pai ia lá pagar depois. Entreguei-lhe então a sacola da escola e lá fui eu a caminho do armazém do Senhor Tabaquinho. Chegado lá, puto espigadote, declaro ufano:
- Senhor Tabaquinho: quero 1 metro de entretim amarelo, que o meu pai depois vem cá pagar.
Qual não foi o meu espanto, quando o Senhor Tabaquinho e com ele todos os empregados, começaram a rir a bandeiras despregadas.
- O que é que aconteceu para se estarem a rir dessa maneira? - Perguntei eu.
Responde o Senhor Tabaquinho:
- Foi o teu pai que te mandou cá?
- Não Senhor Tabaquinho, foi uma empregada. – Respondi eu.
Diz-me então o Senhor Tabaquinho:
- Sabes uma coisa rapaz? A tua encomenda é muito estranha. É que não existe entretim amarelo, o teu pai compra sempre à peça e paga logo. Sabes que dia é hoje? É o 1º de Abril. É o dia das mentiras. Sabes uma coisa? A empregada que te mandou cá pregou-te uma partida. Não te arrelies que a mim também me fizeram o mesmo há muito tempo e ainda aqui estou.
Ouvido isto, lá fui para a oficina com o rabo entre as pernas e quando entrei algo cabisbaixo, houve risota geral das costureiras. Porém, eu ericei o pelo da venta, arrebitei o nariz e proclamei:
- Não me voltem a enganar! Metam-se com os rapazes da vossa idade!
A risota acabou e o meu pai ficou a saber o que se tinha passado, exclamando então:
- O gaiato tem razão. Vocês não têm juízo nenhum…
Este foi o meu baptismo de 1º de Abril. Depois disto e que me lembre, caí numa esparrela mais uma vez e logo no ano seguinte, quando fui para o 1º ano do liceu. No início dum intervalo, um aluno do 5º ano, disse-me assim:
- Enquanto eu aproveito o intervalo para fumar um cigarro, preciso que vás ali à Difarsul e me compres cinco tostões de electricidade em pó, pois como sabes sou interno no Colégio e tenho uma avaria na electricidade lá do quarto. Toma lá o dinheiro e não te demores pá, para chegares antes do toque da sineta para a entrada, senão ainda tens falta.
Eu, porque me dava bem com ele, dispus-me sem hesitações a ser prestável e a ir fazer o avio, até porque a Difarsul, vendedora de produtos químicos, ficava a 100 metros dali. Chegado lá, disse ao que ia, enquanto punha a moeda para pagamento em cima do balcão.
Resposta do funcionário:
- Oh rapaz, guarda o dinheiro e diz a quem te mandou cá que tenha juízo! Fica a saber que electricidade, só por fios. Sabes uma coisa? Caíste numa brincadeira do 1º de Abril.
Cabisbaixo, voltei a correr para o Colégio para não chegar atrasado às aulas. Chegado ao pátio, disse ao colega mais velho:
- É pá, tu enganaste-me! Pregaste-me uma partida, mas toma lá a moeda que é tua.
Ele deu-me uma palmada no ombro e respondeu-me:
Pois preguei, que é para ver se espertas!
Ficámos amigos à mesma e eu tomei aquela partida como advertência. A partir daí tornou-se difícil pregar-me partidas no 1º de Abril.

BIBLIOGRAFIA
[1] - BRAGA, Teófilo. O Povo Português nos seus Costumes, Crenças e Tradições. Livraria Ferreira – Editora. Lisboa, 1885.

CONFESSIONARIO DE UM PADRE - 1 DE ABRIL DE 2020

3/2020 18:39
  • Você

Confessionário dum Padre


Posted: 31 Mar 2020 08:09 AM PDT
Hoje não quero sair de casa. Fico aqui, escondido, com as teclas do meu computador. Eu e elas. Para não sermos contaminados. Para ver se esse maldito vírus não entra nas nossas vidas. Só que o vírus já entrou. Tem entrado. Está a entrar nas nossas vidas pelo pânico. Mesmo fechados em  casa. Mesmo aqui fechado, o vírus não para de entrar em minha casa. Por isso rezo com as teclas, aceleradas. Escrevo tudo o que posso para afastar o vírus. Faço isto como se ele ainda não estivesse cá dentro. Sem dar conta que ele já entrou por todo o lado. Pela televisão, pelo computador, pela internet, pelas redes sociais, pelo telefone, por todo o lado. Se há uns milhares de infectados com o coronavírus, há muitos mais contaminados pelo medo e ansiedade. Nos teclados rugem. Nos teclados se escondem. Nas entrelinhas das palavras e afectos à distância. Hoje estamos quase todos contaminados pelo pânico do vírus.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Se morresse" ou "A Rosário, apertada pela vida"

O G-MAIL NASCEU EM 1 DE ABRIL DE 2004 (16 ANOS) - 1 DE ABRIL DE 2020

Gmail

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Google Mail
New Logo Gmail.svg
Proprietário(s)Google
Requer pagamento?Não, apenas G Suite
GêneroServiço de Webmail
CadastroConta Google, pública
País de origem Estados Unidos
Idioma(s)57 idiomas[1].
Lançamento1 de abril de 2004 (15 anos)
Posição no Alexa4,664
DesenvolvedorGoogle
Endereço eletrônicowww.gmail.com
Gmail (também Google Mail) é um serviço gratuito de webmail criado pela Google[2] em 2004. Por padrão, o Gmail está configurado para usar o HTTPS, um protocolo seguro que fornece comunicações autenticadas e criptografadas[3]. Atualmente novos cadastros estão abertos ao público e podem ser feitos diretamente no site. Foi anunciado no dia 1 de Abril de 2004, Dia da Mentira, o que lançou inicialmente certa dúvida quanto à sua autenticidade.
Tal serviço de webmail revolucionou os demais já existentes. O Gmail oferecia, em seu início, 1GB de espaço de armazenamento. O Yahoo! Mail e MSN Hotmail, que ofereciam 6MB e 2MB, respectivamente, tiveram de rever a questão de espaço disponível para continuarem tendo condições de concorrer comercialmente. O mesmo ocorreu com provedores pagos e gratuitos ao redor do mundo.
Exatamente por esse motivo e para manter o recurso de oferecer mais espaço que a maioria dos provedores, no dia primeiro de Abril de 2005 o sistema lançou seu programa "infinito + 1" e começou a aumentar o espaço de armazenamento. A princípio, a taxa de aumento era de 4 bytes por segundo (aprox. 337 KB/dia) e já chegou a ser de 1500 bytes por segundo (aprox. 124 MB/dia). Atualmente esta taxa gira em torno de 4 bytes por segundo (aprox. 345 KB/dia ~ 124MB por ano) e o serviço oferece mais de 10 GB de espaço de armazenamento.
Atualmente, o código que faz o Gmail funcionar é composto de 443.000 linhas de JavaScript (com 978.000 linhas se os comentários forem incluídos). A maior parte foi escrita a mão.[4]
Em outubro de 2012 o serviço da Google obteve aproximadamente 288 milhões de visitantes únicos, contra 286 milhões do serviço da Microsoft (Hotmail) e, em terceiro lugar, ficou o Yahoo! Mail, que obteve 281,7 milhões de visitantes únicos[5]. Em setembro de 2014, hackers divulgaram a senha e o email de mais 5 milhões de usuários do serviço.[6]
Desde Junho de 2015, o Google disponibilizou o recurso de cancelar um e-mail enviado. A opção 'desfazer' ou 'cancelar envio' fica disponível até, no máximo, 30 segundos depois do envio da mensagem. [7]
Criação de conta
Os usuários ao criarem uma conta no Gmail também criam uma Conta Google. É opcional que esta Conta Google use um domínio @gmail.com. O criador pode escolher se quer criar um novonomedeusuário@gmail.com ou usar um e-mail já existente de outro provedor de e-mail para sua nova Conta Google, mas se o utilizador desejar usar Gmail, ou seja, o Gmail em si e todas as suas funções, é obrigatório @gmail.com.
Todo usuário com um endereço de e-mail Gmail tem uma conta do Google, mas nem todos que criam uma conta do Google têm um endereço com o domínio Gmail. O Serviço também não diferencia letras maiúsculas de minúsculas nem pontos no nome de usuário do endereço de e-mail. [8]

Publicidade e privacidade[editar | editar código-fonte]

Gmail na versão móvel.
Da mesma forma que os congêneres, o financiamento do Gmail é feito por publicidade: pequenos anúncios de texto pagos por empresas ou pessoas interessadas em anunciar os seus produtos. Os links de publicidade são mostrados de forma relevante, ou seja, apenas os que contém algum assunto relacionado com o que está escrito no e-mail é mostrado. Muitas vezes esses links publicitários também não aparecem, por não parecerem relevantes a nenhum anúncio registrado.
Isso tem sido fruto de muita discussão e polémica desde antes de ser lançado. O Google garante privacidade pela sua Política de Privacidade, mas, como o sistema analisa o conteúdo automaticamente das mensagens para exibir publicidade de acordo com os assuntos mencionados na correspondência electrónica existe o receio de tais informações serem armazenadas num banco de dados para posterior envio de spam, ou mesmo com fins de espionagem.
O utilizador interessado em manter a ligação permanentemente criptografada só precisa aceder ao Gmail pelo endereço https://mail.google.com.

Funções especiais[editar | editar código-fonte]

O Gmail apresenta uma série de funções especiais para facilitar a vida de quem usa webmail.

Visualização de conversas[editar | editar código-fonte]

A principal inovação desse serviço, frente aos outros, é o método com o qual os e-mails recebidos são organizados, denominado pelo Google de "Visualização de Conversas". Esse método consiste em mostrar todas as mensagens relacionadas com um assunto específico em uma única janela, de uma maneira escalonada, isso é, fica uma mensagem "acima" da outra, conforme a ordem cronológica de envio.

Marcadores (labels)[editar | editar código-fonte]

Com o conceito de "pesquise, não classifique". No Gmail você não precisa criar pastas para organizar as suas mensagens. Basta "colar" um marcador na mensagem. Este conceito permite uma organização mais elaborada, uma vez que uma determinada mensagem pode ter vários marcadores. Isso só seria possível com pastas se mantivéssemos uma cópia da mensagem em cada pasta. Cada mensagem pode receber mais de um marcador.

Disco virtual[editar | editar código-fonte]

Dado o grande espaço de armazenamento, e o espaço permitido para anexos (25MB por mensagem), existem ferramentas (como o GMail Drive para Windows, o gmailfs para Linux, ou o GDisk, para Mac OS X) que possibilitam utilizar a conta do serviço como se fosse um disco virtual. Tais recursos, por se tratarem de um serviço "alternativo", podem deixar de funcionar inesperadamente.
Há também uma extensão para o navegador Mozilla Firefox que permite gerenciar o Gmail como um disco virtual (inclusive no Linux). Ela pode ser encontrada no seguinte endereço: http://addons.mozilla.org/firefox/1593/ Para usar tal extensão leia a página de instruções.
Esta pratica é porém quebra de contrato, visto que a Google não permite que seja armazenado qualquer ficheiro em seus servidores, e o programa armazena o ficheiro como um anexo dentro de mensagens. Diversas contas foram já bloqueadas devido a esta pratica (falta citação a respeito).

RSS integrado[editar | editar código-fonte]

Já disponível no idioma português, além do inglês. Os RSS são mostrados em forma de "WebClips", ordenados numa lista de arquivos do tipo XML a qual já vem com alguns arquivos por padrão, porém, por ser definida pelo usuário à seu gosto, além de contar com um sistema de busca específico para isso[9].

Grupos[10][editar | editar código-fonte]

O Gmail facilita e muito a separação de grupos de e-mails. Inicialmente, são criados dois grupos que não podem ser apagados: "Todos os e-mails" e "E-mails utilizados frequentemente". Existe também a possibilidade de criar grupos personalizados, que agora estão disponíveis no idioma português, anteriormente os usuário que gostariam de usar este serviço teriam que mudar o idioma para "English(US)". O objetivo desses grupos personalizados é criar seus próprios grupos para facilitar o envio específicos para determinadas pessoas. Por exemplo, no grupo "Faculdade", você coloca todos os e-mails dos colegas de faculdade e quando precisar se comunicar com eles, não precisa ficar selecionando quem é ou não dessa seleção.

Google Chat - um Google Talk integrado[editar | editar código-fonte]

Funciona basicamente como o software Google Talk, porém integrado ao Gmail, ou seja, não é necessário instalar no computador. Dessa forma, nas redes onde o acesso a esses programas forem bloqueados, você poderá usar o seu Instant Messaging de qualquer lugar. O Google chat inclui ainda uma função que salva os históricos das conversações de chat automaticamente numa pasta chamada "Chat".

Filtros para mensagens[editar | editar código-fonte]

Na caixa de entrada do gmail há um campo para buscas,assim você pode usar neste campo operadores como:
is:unread label:notas | label:faculdade
Pode-se buscar mensagens de diversas formas. Por exemplo para buscar mensagens não lidas basta usar:
is:unread
para ver mensagens do tipo "odt" mas ignorar o marcador "antigos"
filename:odt -label:antigos
Pode-se fazer diversas combinações a fim de se obter uma busca mais precisa
from:fulano@dominio.com.br after:2004/1/1 before:2005/1/1
has:attachment filename:txt

Lista de operadores[editar | editar código-fonte]

OperadorDefiniçãoExemplo(s)Menciona
from:xUsado para procurar emails enviados por 'x'.from:amyProcurar emails enviados por amy.
to:xUsado para procurar emails recebidos de 'x'.to:davidProcurar emails recebidos por david.
subject:xUsado para procurar emails que contenham 'x' no assunto.subject:gamesProcurar emails que tenham no assunto a palavra 'games'.
OR yUsado para procurar tanto a informação de 'x' quanto a informação de 'y'
'Obs.: OR deve ser escrito em MAIÚSCULO.'
from:amy OR to:davidProcurar emails tanto os recebidos por 'amy' quanto os enviados para 'david'.
-xUsado para retirar partes do resultado.subject:games -from:davidProcurar emails que tenham 'games' no assunto, porém, que não fossem enviados de 'david'.
label:xUsado para procurar mensagens em pastas (label).label:worksProcurar emails que estejam na pasta 'works'.
'Obs.: Este operador não retorna emails que não estão em pastas.'
has:attachmentUsado para procurar mensagens que possuem anexos.from:david has:attachmentProcurar emails enviados por david e que possuem anexos.
filename:xUsado para procurar emails que possuem anexos com arquivos nomeados 'x' (Ou que seja extensão)filename:PDFProcurar emails que possuem anexos com nome ou extensão que contenha 'PDF'.
" " (Aspas Duplo)Usado para procurar emails com informações exatas sempre na mesma ordem."New WebSite"Procurar emails que possuem em algum lugar do corpo exatamente 'New WebSite'.
( )Usado para procurar emails com informações de um grupo.from:david (subject:games OR subject:texts)Procurar emails enviador por 'david' e que tenham no assunto a palavra 'games' ou 'texts'.
in:anywhereUsado para procurar emails em qualquer lugar, exceto nos spams.in:anywhereProcurar todos os emails.
in:inbox
in:trash
in:spam
Usado para procurar emails que estejam na caixa de entrada, na lixeira e nos spams, respectivamente.in:trashProcurar emails que estejam na lixeira.
is:starred
is:unread
is:read
Usado para procurar emails marcados como favoritos, não lidos e lidos, respectivamente.is:starredProcurar emails marcados como favoritos.
cc:x
bcc:x
Usado para procurar emails enviados a 'x', como cópia ou cópia ocúlta, respectivamente.cc:davidProcurar emails enviados para 'david' como cópia.
after:
before:
Usado para procurar emails por data.
'Obs.: A data deve ser informada como aaaa/mm/dd'
before:2006/06/29Procurar emails enviados antes de 2006/06/29.

Plus Mail[editar | editar código-fonte]

O Gmail permite a criação instantânea de endereços de webmail adicionais e descartáveis acrescentando-se um sinal de adição (+) e a palavra desejada entre o nome do usuário e o sinal da arroba (@). O usuário fulano@gmail.com receberá e-mails enviados para fulano+beltrano@gmail.com, por exemplo, e poderá usar filtros para gerenciar as mensagens recebidas pelos endereços adicionais de webmail.

Gmail para seu domínio[editar | editar código-fonte]

O Gmail também está disponível para utilizá–lo com um domínio personalizado (ex: seudominio .com.br ou seu dominio .pt). O serviço por enquanto é oferecido apenas de forma restrita, com o preenchimento de um formulário de interesse (que pode ser respondido/atendido ou não). Existem pouquíssimas diferenças do sistema Gmail tradicional (webmails @gmail.com) para o personalizado em um domínio (e-mails @seudominio.com.br). A página de oferta de hospedagem é em inglês, assim como o sistema de administração de contas. Entretanto a interface do webmail de usuários do domínio personalizado é idêntica ao do serviço tradicional do Gmail, permitindo desta forma o uso do Português e de outros idiomas, bem como de outros recursos acima descritos.

Gmail notifier[editar | editar código-fonte]

Gmail Notifier é um software oficial de licença freeware produzido pela Google, que funciona nos sistemas operacionais Microsoft Windows (XP ou superior) e no Mac OS (X ou superior).
A ferramenta atua juntamente com o navegador de internet. A sua principal função é notificar o recebimento de novas mensagens de e-mail no Gmail.

Inbox by Gmail[editar | editar código-fonte]

O Google vem inovando também em novas soluções, a fim de evitar a obsolescência de seus produtos atuais. A nova iniciativa chama-se Inbox[11], que será um "sistema de e-mails inteligente", com respostas automáticas[12] e recursos que envolvem inteligência artificial.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue