quinta-feira, 17 de março de 2022

GUERRA NA UCRÂNIA - (DIA 22) - ÚLTIMAS NOTICIAS - 17 DE MARÇO DE 2022

 

"Civilização em risco". Zelensky diz que III Guerra pode já ter começado

Presidente ucraniano diz que, tal como há 80 anos com a II Guerra Mundial, "ninguém era capaz de prever quando a guerra em grande escala começaria".

"Civilização em risco". Zelensky diz que III Guerra pode já ter começado
  
Notícias ao Minuto

17/03/22 11:12 ‧ HÁ 55 MINS POR MARTA FERREIRA 

MUNDO GUERRA NA UCRÂNIA

Opresidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta quinta-feira, em entrevista à NBC News, que a III Guerra Mundial pode já ter começado. Zelensky evoca a II Guerra Mundial na qual, há mais de 80 anos, ninguém havia previsto "quando a guerra em grande escala começaria", tal como poderá estar a acontecer agora. 

Perante as preocupações manifestadas pelo presidente doas EUA, Joe Biden, de não querer aumentar as tensões ou provocar Moscovo, o chefe de Estado ucraniano indica que, independentemente do resultado desta invasão russa, iniciada na madrugada de dia 24 de fevereiro, "toda a civilização está em risco".

"Ninguém sabe se já começou [a III Guerra Mundial]. E qual é a possibilidade desta guerra caso a Ucrânia caia, se cair? É muito difícil dizer", começou por dizer. "Vimos isto há 80 anos, quando a II Guerra Mundial começou... Ninguém seria capaz de prever quando a guerra em grande escala começaria", apontou.

Ressalva o presidente ucraniano que o seu povo já mostrou ser “invencível”, mesmo que as forças russas tomem cidades, incluindo a capital Kyiv. No entanto, o resultado desta guerra (ganhe ou não a Rússia) não invalida o risco para o Ocidente.  

De referir que esta quarta-feira, um teatro - que servia de abrigo para cerca de mil pessoas - foi bombardeado por forças russas. Este mesmo teatro tinha escrito no chão, dos dois lados do edifício, a palavra "crianças", indicando a presença de menores naquele abrigo. 

Ainda assim, foi bombardeado levando a que o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak tenha publicado imagens de satélite do espaço e descrito o ataque como sendo de "particular crueldade".


37º ANIVERSÁRIO DA IGREJA DA COMUNIDADE DE SÃO PAULO DO VISO - 17 DE MARÇO DE 2022

 


37º ANIVERSÁRIO DA IGREJA DA COMUNIDADE DE SÃO PAULO DO VISO - 17 DE MARÇO DE 2022

 Caros Amigos


17 DE MARÇO DE 2022

 37 Anos da Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso.


(Hoje, passam 37 anos sobre a fundação "e entrada solene ao culto" da Igreja da Comunidade de São PAULO DO VISO. 

Como é sabido, devido à propagação do Coronavírus COVID-18 e à instauração do Estado de Emergência (em 14-Março-2020), e por decisão da CEP (e do Vaticano) as Igrejas foram todas encerradas e não houve culto "missas, funerais, casamentos, baptizados e outras cerimónias religiosas" enquanto não for levantado o Estado de emergência que foi longo - "falava-se em princípios de Maio - mas na realidade só ocorreu em dezembro, numa nova normalidade".

A situação em Março de 2021 mantinha-se pelo que não houve qualquer celebração desta data (que agora seriam os 36 anos da Comunidade).

Para este ano (2022) e até ao momento, em que escrevo (14/3) não está prevista nenhuma comemoração e tudo leva a crer que ainda não seja desta vez. Esperemos com confiança e fé a abertura da Igreja aos seus fiéis, que permita que em  breve se possa celebrar mais um aniversário, em pleno. Amen.


HISTÓRIA


A Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, está integrada na Paróquia da Senhora do Porto. Começou a ser construída em 1983, sob a orientação do Pde António Inácio Gomes e a sua inauguração teve lugar em 17 de Março de 1985 que foi presidida pelo então Arcebispo-Bispo do Porto, D. Júlio Tavares Rebimbas, Em 17-Março-2010 celebraram-se condignamente os 25 anos, no dia 20 do mesmo mês,

Seguem-se algumas outras datas significativas na história desta Comunidade e da paróquia da Senhora do Porto.

12-Junho-1964 - D. Florentino de Andrade e SilvaAdministrador Apostólico da Diocese do Porto, cria a Paróquia Experimental da Senhora do Porto que integra uma área muito vasta na parte noroeste da zona (Viso - bairro) na qual é criado também um centro secundário de culto e irradiação apostólica, tendo nomeado seu Pároco responsável, o Padre António Inácio Gomes.

Novembro de 1967 - São instalados no Bairro, 4 carros eléctricos, cedidos pelos Transportes Colectivos, que foram transformados em salas de aula que acolheram cerca de 320 crianças.

26-Novembro-1967 - D. Florentino inaugura o pavilhão-capela, pré-fabricado cedido pelo Centro de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Fevereiro de 1980 - Início da campanha de angariação de fundos para a construção da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso.

1-Agosto-1983 - Início das obras de construção desta Igreja.

17-Março-1985 - Inauguração da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, presidida por D. Júlio Tavares Rebimbas, Arcebispo-bispo do Porto.

18-Dezembro-1987 - Colocação do Cristo Crucificado (de Hanny Polling).

2-Junho-1990 - Colocação do Sacrário (autoria de Júlio Resende e Zulmiro de Carvalho).

21-Março-2004 - Sagração do altar e Dedicação da Igreja de S. Paulo do Viso, presidida por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto.

8 de Dezembro de 2006 - Após o falecimento do Pde António Inácio Gomes, ocorrido em Novembro, foi nomeado Pároco da Senhora do Porto e da Comunidade de São Paulo do Viso, o Pde Dr. Manuel Correia Fernandes (Director da Voz Portucalense).

2º Semestre de 2008 - Efectuadas obras de restauro da instalação eléctrica, instalação sonora, colocação de novo soalho em madeira nobre no presbitério e altar mor e retirada do tecto falso que ameaçava ruir.

24-Janeiro-2009 - Entronização e bênção da imagem de S. Paulo, esculpida em ferro (trabalho da escultora Ana Carvalho), a que presidiu o bispo do Porto D. Manuel Clemente.

31 de Maio de 2009 - Após a Procissão de Velas, para Encerramento do mês de Maria, que partiu da Igreja Paroquial da Senhora do Porto para a Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, foi benzida e inaugurada pelo Pároco Dr. Manuel Correia Fernandes a nova imagem de Nossa Senhora do Rosário (obra da mesma escultora atrás referida, Ana Carvalho) que substituiu a pequenina imagem de Nossa Senhora de Fátima que ali existia há cerca de 25 anos (e oferecida por uma paroquiana) o que foi acompanhado com alegria pela multidão de paroquianos que enchia por completo, a Igreja.

17 de Março de 2010 - Quarta-feira - 25º Aniversário da inauguração.

20 de Março de 2010 - Celebração do 25º Aniversário da fundação da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso,

Nos últimos anos (2016 até hoje) foi alterado por 2 ou 3 vezes o sistema de iluminação - que de vez em quando tem sofrido algumas varias, talvez defeito de origem de alguns projectores



Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO

POR

ANTÓNIO FONSECA

SÃO PATRICIO - PADROEIRO DA IRLANDA - 17 DE MARÇO DE 2022

 

Patrício da Irlanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "São Patrício" redireciona para este artigo. Para outros santos de mesmo nome, veja São Patrício (desambiguação).
São Patrício
Vitral com a imagem de São Patrício da Irlanda
Bispo de RuãoApóstolo da IrlandaTaumaturgoIgual aos apóstolos
NascimentoBanwen
MorteDown, Irlanda 
17 de março de 461 (74 anos)
Veneração por
Principal temploCatedral de São Patrício (Nova Iorque).
Festa litúrgica17 de março
Atribuiçõespregar o cristianismo na Irlanda, fundar a primeira diocese irlandesa e ser o primeiro a incetivar a confissão particular. Trebor e cruz.
PadroeiroIrlanda (co-padroeiro)
Itaqui (padroeiro)
Gloriole.svg Portal dos Santos

Patrício da IrlandaApóstolo da Irlanda ou Saint Patrick (em inglêsPatrick; em latimPatricius) (Banwen – 17 de março de 493, Irlanda), foi um missionário cristão, depois bispo e santo padroeiro da Irlanda, juntamente com Santa Brígida de Kildare e São Columba.

Biografia

A pequena localidade galesa de Banwen (Grã-Bretanha) é frequentemente referida como seu lugar de nascimento, embora haja hipóteses sobre este fato.

Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda (piratas pagãos irlandeses), de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde, iniciando então sua vida religiosa.[carece de fontes] Posteriormente retornou à ilha de onde fugira para pregar o evangelho. Quando voltou para sua terra natal, Patrício sonhou com as crianças irlandesas implorando para que ele levasse a elas o evangelho. "Imploramos que você venha e caminhe entre nós uma vez mais." Como achava que não tinha a compreensão adequada da fé, Patrício voltou para a França a fim de estudar em um mosteiro. Por volta do ano 432, ele voltou à Irlanda.[carece de fontes]

Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas, tornando-se parte da cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento de confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma pública. Um século mais tarde essa prática se propagou na Europa.

A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha onde fica a Irlanda,[1] sendo a razão de em algumas gravuras do santo ele aparecer esmagando esses animais com um cajado. Mas algumas evidências científicas sugerem que a Irlanda pós-Era Glacial não era habitada por serpentes, devido à posição geográfica.[2]

Muito reverenciado nos Estados Unidos devido ao grande número de imigrantes irlandeses. Em ManhattanNova Iorque, há uma catedral com o seu nome, sede da arquidiocese da metrópole. No dia 17 de março há diversas comemorações na Irlanda e nos Estados Unidos, conhecidas como paradas de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em memória do santo, sendo essa a principal forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses na América.

Há duas versões de cruzes associadas com São Patrício. Uma é a cruz pátea; e a outra é o sautor vermelho. O sautor foi originalmente o emblema da Ordem de São Patrício, fundada na Irlanda em 1783, porém, a cruz pátea é a mais antiga, datando a 1461.[3]

No Brasil, o primeiro registro de Dia do São Patrício foi ocorrido em 17 de Março de 1770 em uma igreja construída em homenagem ao santo por Lancelot Belfort (1708-1775). A igreja estava localizada em sua propriedade, conhecida como Kilrue, às margens do rio Itapecurú, em Maranhão, no norte do Brasil.[4]

Ver também

Referências

  1.  Robinson, William Erigena. New Haven Hibernian Provident Society. St. Patrick and the Irish: an oration, before the Hibernian Provident Society, of New Haven, 17 de março de 1842. pg 8. [1]
  2.  «Why Ireland Has No Snakes - National Zoo - FONZ». Consultado em 25 de agosto de 2006. Arquivado do original em 24 de junho de 2011
  3.  «St. Patrick's Cross». Consultado em 19 de dezembro de 2015
  4.  Murray, Edmundo (1 de julho de 2006). «"Brazil and Ireland" - Irish in Brazil». Society for Irish Latin American Studies. Consultado em 9 de janeiro de 2021

Ligações externas

Wikilivros
Wikilivros tem um livro chamado Santos Católicos
Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Patrício da Irlanda

EFEMÉRIDES - WIKIPÉDIA - 17 DE MARÇO DE 2022

 

17 de março

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Março
DomSegTerQuaQuiSexSáb
272812345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
Ano:2022
Década:2020
Século:XXI
Milênio:3.º

17 de março é o 76.º dia do ano no calendário gregoriano (77.º em anos bissextos). Faltam 289 para acabar o ano.

Eventos históricos

1560: Campanha portuguesa contra a França Antártica
1891: Naufrágio do SS Utopia
1901: Os Girassóis, uma das obras mais conhecidas de Vincent van Gogh
1958: Lançamento do satélite Vanguard 1
1963: Monte Agung em Bali

Nascimentos

Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

1901–1950

1951–2000

Século XXI

Mortes

Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

Século XXI

Feriados e eventos cíclicos

Internacional

Brasil

  • Dia Nacional do Mel

Cristianismo

Outros calendários

Idade da Lua

Para saber a Idade da Lua neste dia procure em cada ano a letra correspondente (minúscula ou maiúscula), por exemplo, em 2019, para a Epacta e Idade da lua é a letra E:

Letraabcdefghiklmnpqrstu
Idade18192021222324252627282930123456
LetraABCDEFFGHM

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue