CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
Filha de Pierre-François Duchesne, um eminente jurista, sua mãe foi uma Perier, ancestral de Jean Casimir-Perier, Presidente da República Francesa em 1894. Ela foi educada pelas irmãs da visitação e em seguida entrou para essa ordem. Vendo a dispersão desta por ocasião do Terror durante a Revolução Francesa, ela tenta fervorosamente restabelecer o convento de Sainte-Marie-d'en-Haut, perto de Grenoble, e finalmente, em 1804, ela aceita a oferta da Madre Barat de acolher sua comunidade junto a Sociedade do Sagrado Coração de Jesus.
Desde sua infância seu sonho foi o apostolado de almas: de pagãos de regiões distantes a negligenciados e pobres que a cercavam. Natureza e graça divina se conjugaram para forjar sua vocação; a educação, mas, acima de tudo, o exemplo da Madre Barat a levaram a se tornar uma pioneira de sua ordem no Novo Mundo. Em 1818, a Madre Duchesne parte com quatro companheiros para as missões da América. O Bispo Dubourg a acolhe em Nova Orleans, antes que ela embarque no Rio Mississippi em direção a Saint-Louis, onde ela finalmente instalará sua pequena colônia em Saint-Charles.
Em 386, Teodósio I(r. 379–395) começou a construção de uma basílica muito maior e mais bonita, dotada de uma nave central ladeada por dois corredores de cada lado com um transepto; a obra, incluindo a suntuosa decoração em mosaico, só se completou no papado de Leão Magno(r. 440–461). Nesta época, São Paulo fora da Muralha era maior que a Antiga Basílica de São Pedro. O pota cristão Prudêncio, que a visitou na época do imperador Honório(r. 395–423), descreve o que viu em pouca linhas bastante expressivas. Como ela era dedicada também aos santos Taurino e Herculano, mártires de Óstia Antiga do século III,[4] ela era conhecida na época como 'Basilica trium Dominorum ("Basílica dos Três Senhores").
Na época do papa São Gregório Magno(r. 590–604), a basílica foi bastante modificada. O piso foi elevado para que o altar-mor ficasse diretamente sobre o túmulo de São Paulo e uma passagem permitia que a sepultura fosse visitada. Nesta época havia dois mosteiros vizinhos: "Santo Aristo", para homens, e "Santo Estêvão", para mulheres. As missas eram celebradas por um corpo clerical especial criado pelo papa São Simplício(r. 468–483). Com o tempo, os mosteiros e o clero da basílica sofreram forte declínio até serem restaurados por São Gregório, que deixou a basílica sob os cuidados dos monges de Santo Aristo.
Como o edifício está do lado de fora da Muralha Aureliana, a basílica foi danificada pelo raide contra Roma pelos sarracenos em 846. Por isto, o papa João VIII(r. 872–882) fortificou a basílica, o mosteiro e as residências do povo vizinhas , formando uma cidade conhecida como "Giovannipoli" ("Joanopólis"), que existiu até 1348, quando um terremoto a destruiu completamente.
Em 15 de julho de 1823, um incêndio provocado pela negligência de um operário que trabalhava na cobertura de chumbo do telhado resultou na destruição quase completa da basílica, que, única entre todas as igrejas de Roma, tinha preservado seu formato original por 1 435 anos. Ela foi restaurada por Luigi Poletti[6] e reaberta em 1840. Em 1855, foi reconsagrada pessoalmente pelo papa Pio IX acompanhado de cinquenta cardeais. O fim das obras levou mais tempo e muitos países contribuíram. O vice-rei do Egito enviou pilares de alabastro, o imperador da Rússia, as pedras-preciosas malaquita e lápis-lazuli para o sacrário. A obra na fachada principal de frente para o Tibre foi completada pelo governo italiano, que declarou a igreja um monumento nacional. Em 23 de abril de 1891, a explosão do depósito de pólvora do Forte Portuense destruiu todos os vitrais.
Arquitetura e interior
O pórtico coberto que precede a fachada é uma adição neoclássica da reconstrução no século XIX. A porta do século XX incorpora o que restou da original constantinopolitana, que tinha cenas do Antigo e do Novo Testamento. À direita está a Porta Santa, que é aberta apenas durante um jubileu.
A nova basílica manteve a estrutura original de uma nave e quatro corredores, com 131 metros de comprimento, 65 metros de largura e quase 30 metros de altura no interior, a segunda maior igreja de Roma.
As oitenta colunas da nave e o teto decorado em estuque são do século XIX. Tudo o que restou da antiga basílica é a parte interior da abside, inclusive o arco triunfal. O mosaico da semicúpula da abside, obra de Pietro Cavallini, foram quase totalmente perdido no incêndio e os fragmentos que restaram foram incorporados na reconstrução. Já os mosaicos do arco são originais do século V: uma inscrição na parte inferior atesta que foram feitos na época de Leão I e pagos por Gala Placídia. O tema é o Apocalipse de João, com o busto de Cristo no meio rodeado por 24 Doutores da Igreja e encimado pelos símbolos dos evangelistas. São Pedro e São Paulo estão à direita e à esquerda do arco, este último apontando para baixo (provavelmente para seu túmulo).
Na antiga basílica, cada papa tinha seu retrato num friso que se estendia sobre as colunas que separam os quatro corredores e a nave, mas foram quase todos perdidos e o que se vê hoje são versões do século XIX. As paredes do interior da nave foram também redecoradas com cenas da vida de São Paulo em dois mosaicos. O sacrário, de Arnolfo di Cambio, é de 1285.
Para o sul do transepto está o claustro, considerado "um dos mais belos da Idade Média".[7] Construído pelos Vassalletto entre 1205 e 1241, é composto por colunas duplas de formatos diferentes. Algumas colunas estão incrustadas com tésseras de vidro dourado e colorido, uma forma de decoração que também pode ser vista na arquitrave e na estrutura interna do claustro. Estão ali também fragmentos da antiga basílica e sarcófagos antigos.
Túmulo de São Paulo
De acordo com a tradição, o corpo de São Paulo foi enterrado a pouco menos de quatro quilômetros de seu martírio, num local à beira da Via Ostiense que pertencia a uma cristã chamada Lucina. Um tropeu foi erigido no local e logo se tornou um local de peregrinação e veneração.[b]
Constantino I erigiu sua basílica no local onde ficava o tropeu e esta foi substituída no século IV pela basílica maior, destruída no século XIX. Nesta época, as relíquias de São Paulo, com exceção de sua cabeça, foram colocadas num sarcófago (conta a tradição que a cabeça está em São João de Latrão) sob uma laje de mármore na cripta da basílica, a pouco menos de 1,5 metros abaixo do altar-mor. Nela está inscrito "PAULO APOSTOLO MART ("a Paulo, apóstolo e mártir"). O sarcófago dentro do túmulo mede 2,55 m de comprimento, 1,25 m de largura e 1 m de altura.
A descoberta do sarcófago está mencionada na crônica do mosteiro beneditino anexo à basílica e se deu durante a reconstrução no século XIX. Ao contrário de outros sarcófagos encontrados na época, este não foi mencionado nos documentos da escavação.[8]
Em 6 de dezembro de 2006, foi anunciado que arqueólogos do Vaticano confirmaram a presença de um sarcófago de mármore branco sob o altar, provavelmente contendo os restos do apóstolo.[9][10] Uma conferência de imprensa realizada em 11 de dezembro[11] forneceu mais detalhes sobre a escavação, que durou de 2002 até 22 de setembro de 2006, iniciada principalmente depois que os peregrinos à basílica demonstraram sua frustração ao saber que o túmulo do apóstolo não poderia ser visitado ou tocado durante o Grande Jubileu de 2000.[12] O sarcófago não foi retirado de sua posição original e, por isso, apenas uma de suas duas estreitas laterais pode ser vista.[13]
Uma linha curva de tijolos indicando o contorno da abside da basílica constantiniana foi descoberta para o "oeste" do sarcófago, o que demonstra que a basílica original tinha sua fachada na extremidade leste, como a moderna Basílica de São Pedro, no Vaticano, o que é o inverso do que acontece na maioria das igrejas. A basílica maior, de 386 e que a substituiu, tinha a Via Ostiense para o leste e se estendia em direção ao oeste, onde estava o Tibre, invertendo diametralmente a orientação da anterior.
Galeria
Imagens da igreja
Gravura da basílica original antes do incêndio de 1823.
↑O relato mais antigo de uma visita aos memoriais dos apóstolos é atribuído a "Caio, o Presbítero", "que viveu quando papa Zeferino era bispo de Roma [(r. 199–217)]", como citado por Eusébio: "Posso indicar os tropeus dos apóstolos [Pedro e Paulo]; pois se fores ao Vaticano ou à Via Ostiense, encontrarás os tropeus dos que fundaram esta igreja".
A Basílica de São Pedro (em latim: Basilica Sancti Petri, em italianoBasilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.[1][2][3] Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares (5,7 acres) e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornado com 340 estátuas de santos, mártires e anjos.[4] Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelângelo,[5]Rafael e Bernini.
Especificamente classificada pela UNESCO, catalogada e preservada como Património Mundial da Humanidade, a Basílica de São Pedro foi considerada o maior projecto arquitectónico da sua época e continua a ser um dos monumentos mais visitados e celebrados do mundo. Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro[nt 1] (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal. Por esta razão, muitos Papas, começando com os primeiros, têm sido enterrados neste local.[6] Sempre existiu um templo dedicado a São Pedro em seu túmulo, inicialmente extremamente simples, com o passar do tempo, os devotos foram aumentando o santuário, culminando na atual basílica. A construção do atual edifício, no local da antiga basílica erguida pelo imperador Constantino, começou em 18 de abril de 1506 e foi concluída em 18 de novembro de 1626,[7] sendo consagrada imediatamente pelo Papa Urbano VIII. A basílica é um famoso local de peregrinação, pelas suas funções litúrgicas e associações históricas e uma das sete igrejas de peregrinação de Roma.
A Basílica de São Pedro é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, sendo as outras a Arquibasílica de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. Contrariamente à crença popular, São Pedro não é uma catedral, uma vez que não é a sede de um bispo.[8] Embora a Basílica de São Pedro não seja a sede oficial do Papado (que fica na Arquibasílica de São João de Latrão), certamente é a principal igreja que conta com a participação do Papa, pois a maioria das cerimónias papais são lá realizadas devido às suas dimensões, à proximidade com a residência do Papa e à localização privilegiada no Vaticano.
A Basílica de São Pedro é uma igreja do estilo renascentista localizada em Roma a oeste do Rio Tibre, perto da colina Janículo e do Mausoléu de Adriano. É através da Praça de São Pedro que a basílica é abordada, onde se destacam duas estátuas de 5,55 metros de altura dos apóstolos do século I Pedro e Paulo. A sua cúpula domina o horizonte de Roma, elevando-se a uma altura de 136,57 metros.[9][10] Apesar dos primeiros projectos desenvolvidos repercutirem para uma estrutura de planta centralizada, o que é ainda evidenciado na sua arquitectura, a basílica é cruciforme, com uma alongada nave de cruz latina. O espaço central é dominado tanto no interior como no exterior, por um dos maiores domos do mundo. A entrada é feita através de um nártex, que se estende por toda a frente do edifício.[9]
O interior abarca dimensões descomunais quando comparado com outras igrejas.[7] Um autor escreveu: "Gradualmente, a basílica alvorece sobre nós - enquanto observamos as pessoas aproximarem-se para este ou aquele monumento, estranhamente elas parecem encolher, pois elas são, evidentemente, ofuscadas pelo tamanho de toda a construção. Esta (basílica) por sua vez, esmaga-nos".[11]
A basílica em planta de cruz latina, possui três naves totalmente abobadadas, com pilares de apoio às abóbadas de berço. A nave principal é a mais alta de todas as igrejas. Estas são enquadradas por amplos corredores completados por um número de capelas a eles adjacentes. Em torno da cúpula existem também capelas, entre as quais fazem parte o Batistério, a capela da Apresentação de Nossa Senhora, a Capela Sistina, a capela do Papa Clemente I com o altar do Papa Gregório I, a Sacristia no transepto esquerdo com altares da Crucificação de São Pedro, São José e São Tomé, o altar do Sagrado Coração de Jesus, a capela de Madonna de Colona, o altar de São Pedro e o Paralítico, a abside com a cátedra de São Pedro, o altar de Miguel Arcanjo, o altar de La Navicella; no transepto direito, com altares de Erasmo de Formia, Santos Processo e Martiniano, e de Venceslau I, o altar de São Basílio, a capela Gregoriana, com o altar de Nossa Senhora do Socorro, a capela maior do Santíssimo Sacramento, a capela de São Sebastião e a Capela de Pietà.[9] No coração da basílica, sob o altar-mor, está a Capela da Confissão, em referência à confissão de fé de São Pedro, que levou ao seu martírio. Duas escadarias curvas em mármore conduzem-nos a esta capela subterrânea ao nível da igreja constantiniana, onde logo acima se situa o túmulo de São Pedro.
Todo o interior da basílica está ricamente decorado com mármore, relevos, esculturas arquitectónicas, retábulos e ornamentos com acabamentos a ouro. A basílica contém um grande número de túmulos não só de papas como também de outras notáveis personalidades, muitos dos quais são considerados verdadeiras obras de arte reconhecidas mundialmente. Existem também uma série de esculturas em nichos e capelas, incluindo a Pietà de Miguel Ângelo. No entanto, a característica central é o baldaquino sobre o Altar Papal, projetado por Gian Lorenzo Bernini. O santuário culmina num conjunto escultural, também de Bernini que contém a simbólica Cátedra de São Pedro.[12]
História
No Império Romano
No início do Império Romano, pouco antes do nascimento de Jesus, o local era ocupado com algumas construções residenciais, erguidas em torno dos jardins imperiais da propriedade de Agripina Maior. O seu filho, Calígula (37-41 d.C.), construiu nesse local um circo privado, o Circo de Nero, cujo obelisco permanece ainda como um dos poucos monumentos comemorativos deixados daquela época. Neste circo e nos jardins a ele adjacentes, tiveram lugar os martírios de vários cristãos em Roma no templo do então imperador Nero (54-68). Um espaço imemorial que coloca o martírio do Apóstolo São Pedro personificado no recinto - entre os dois terminais (duas "metas") da "spina", onde no seu centro foi acrescentado o Obelisco do Vaticano. De acordo com a tradição católica, descrita nos livros apócrifos (como os Atos de Pedro), o apóstolo foi crucificado por volta do ano 65 d.C.. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo como gesto de humildade perante Cristo, uma vez que não se considerava digno de morrer como o Filho de Deus. No entanto, outra versão afirma que este gesto pode ter sido de uma crueldade adicional infligida deliberadamente pelos romanos.[13]
Depois da crucificação de Jesus, na primeira metade do primeiro século da era cristã, está registado no livro bíblico Atos dos Apóstolos, que um de seus doze discípulos, conhecido como Simão Pedro, um pescador da Galileia, assumiu a liderança entre os seguidores de Jesus, exercendo um papel importante na fundação da Igreja Cristã. O nome é Pedro, "Petrus" em latim e "Πέτρος" (Petros) em grego, decorrente de "petra", que significa "pedra" ou "rocha" em grego. Pedro depois de um ministério com cerca de trinta anos, viajou para Roma e evangelizou grande parte da população romana.[14] Pedro foi executado no ano 64 d.C. durante o reinado do imperador romanoNero e crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, perto do obelisco no Circo de Nero.[15][16]
Os restos mortais de São Pedro foram enterrados fora do circo, na colina do Vaticano, a menos de 150 metros do local da sua morte. O seu túmulo foi inicialmente marcado apenas com uma pedra vermelha, símbolo do seu nome. Um santuário foi construído neste local alguns anos mais tarde. Quase trezentos anos depois, a Antiga Basílica de São Pedro foi construída neste sítio.[15]
A partir dos anos 1950, intensificaram-se as escavações no subsolo da basílica, após extenuantes e cuidadosos trabalhos, inclusive com a remoção de toneladas de terra correspondente do corte da colina Vaticana que serviu para a terraplenagem da construção da primeira basílica na época de Constantino. A equipe chefiada pela arqueóloga italiana Margherita Guarducci encontrou o que seria uma necrópole atribuída a São Pedro, e inclusive uma parede onde foi inscrita a expressão Petrós Ení, que, em grego, significa "Pedro está aqui".[17]
Também foram encontrados, num nicho, fragmentos de ossos de um homem robusto e idoso, entre 60 e 70 anos de idade, envoltos em restos de tecido púrpura com fios de ouro que se acredita, com muita probabilidade, pertencerem São Pedro. A data real do martírio, de acordo com um cruzamento de datas feito pela arqueóloga, seria 13 de outubro de 64 d.C. e não 29 de junho, data em que se comemorava o traslado dos restos mortais de São Pedro e São Paulo para a estada dos mesmos nas Catacumbas de São Sebastião durante a perseguição do imperador romano Valeriano em 257.[18]
O imperador Constantino entre 326 d.C. e 333 d.C. ordenou a construção da Antiga Basílica de São Pedro.[19] Desta basílica nada restou, porém, através de descobertas arqueológicas, descrições de peregrinos e desenhos antigos, os especialistas obtiveram as noções básicas da sua estrutura. Como em quase todas as igrejas da antiguidade, seguiu-se o modelo da basílica cívica romana: um salão retangular, dividido em nave central e naves laterais, que oferecia espaço bastante para a congregação dos fiéis. As cerimónias no altar eram realizadas na abside ao fim da nave central, bem visíveis a todos. Um fresco do século XVI na igreja de San Martino ai Monti deu-nos uma ideia aproximada da aparência interior, com a sua cobertura em madeira, porém é totalmente desconhecido quais estátuas ou pinturas que a ela pertenceram.[20]
A basílica atual, com um estilo renascentista e barroco, foi erguida sobre a antiga, o que exigiu que o edifício fosse orientado para oeste, mas também que a necrópole antiga fosse aterrada, sendo construídas muralhas de suporte para criar uma enorme base que servisse como alicerce. Na plataforma, construiu-se então a basílica, com nave central e quatro naves laterais, ricamente adornada com frescos e mosaicos, e um grande átrio dianteiro, demarcado com colunas. Várias vezes alterado e restaurado, o edifício de Constantino, conhecido por velha igreja de São Pedro, sobreviveu até ao início do século XVI.[21]
Plano de reconstrução
No final do século XV, após o papado de Avignon, a basílica paleocristã encontrava-se bastante deteriorada, com sérios riscos de desabar. O primeiro papa a considerar uma reconstrução ou pelo menos realizar radicais intervenções na estrutura, foi Nicolau V em 1452. Assim, o trabalho foi encomendado a Leon Battista Alberti e Bernardo Rossellino (ambos arquitectos), que se encarregaram de projetar as modificações mais importantes a cumprir. No seu projecto, Rossellino manteve o corpo longitudinal das cinco naves com cobertura ababadada e renovou o transepto, com a construção de uma abside mais ampla à qual acrescentou um coro. Esta nova intersecção entre o transepto e a abside seria coberta por uma cúpula. Tal configuração desenvolvida por Rossellino influenciou o projecto futuro de Donato Bramante. O trabalho foi interrompido três anos depois da morte do Papa, quando as paredes apenas haviam alcançado um metro de altura. Entretanto, o papa ordenou a demolição do Coliseu de Roma e, até ao momento da sua morte, 2 522 carradas de pedra tinham sido transportadas para uso do novo edifício.[15][22]
Um método utilizado para financiar a construção da Basílica de São Pedro foi a concessão de indulgências em troca de contribuições daqueles que com esmolas ajudaram na reconstrução da basílica. O grande promotor deste método de angariação de fundos foi Alberto de Mainz, que se viu forçado a liquidar as dívidas à Cúria Romana, contribuindo para o programa de reconstrução. Para facilitar, Alberto nomeou o alemão Johann Tetzel, pregador da Ordem dos dominicanos, cuja arte de propaganda e venda de indulgências motivou um avultado escândalo.[25] O agressivo marketing de Johann Tetzel em promover esta causa foi mal encarado por alguns eclesiásticos, até que um padre alemão agostiniano, Martinho Lutero, escreveu ao arcebispo Alberto, argumentando contra essa "venda de indulgências", incluindo porém a sua "disputa de Martinho Lutero sobre o poder e eficácia das indulgências", que veio a ser conhecido pelas "95 Teses"[26] (Tetzel seria inclusive punido por Leão X pelos seus sermões, que iam muito além dos ensinamentos reais sobre as indulgências). Embora Lutero não negasse o direito do Papa ou da Igreja de conceder perdões e penitências,[27] exigia no entanto, a correção de abusos na prática. Isto tornou-se um factor importante para o início da Reforma Protestante, com o nascimento do protestantismo.[28][29]
Um século mais tarde o edifício ainda não estava completado. A Bramante sucederam, como arquitectos, Rafael, Giovanni Giocondo, Giuliano da Sangallo, Baldassare Peruzzi, Antonio da Sangallo. O Papa Paulo III (pontificado de 1534-1549) em 1546 entregou a direção dos trabalhos a Miguel Ângelo.[5] Este, aos 72 anos, deixou-se fascinar pela cúpula, concentrando nela os seus valorosos esforços, apesar que não ter conseguido completá-la antes de sua morte em 1564. O zimbório é visível de toda a cidade de Roma, dominando seus céus, e tem diâmetro de 42 metros, ligeiramente menor ao domo do Panteão, contudo é mais imponente por ser significativamente mais alto, com 132,5 m.[15] Graças aos seus planos e a um modelo em madeira, seu sucessor, Giacomo della Porta, foi capaz de terminar a cúpula com ligeiras modificações. O modelo segue o da famosa cúpula que Brunelleschi ergueu na catedral de Florença, que cria impressão de grande imponência. A diferença é que, ao contrário do que Miguel Ângelo havia planeado, não se trata de uma cúpula semicircular, mas afunilada o que cria um movimento de impulso para cima até culminar na lanterna cujas janelas, inseridas em fendas entre duas colunas, deixam a luz inundar o seu interior.[30] Terminada em 1590, ainda é uma das maravilhas da arquitectura ocidental. Vignola, Pirro Ligorio, Giacomo della Porta continuaram entretanto os trabalhos na basílica.[31]
Construção
Durante o exílio dos papas em Avinhão, de 1309 a 1377, a igreja ficou bastante deteriorada e perdeu-se grande parte de sua magnificência. O desejo de uma igreja de grandiosidade apropriada para servir à cristandade, assim como a transferência da residência papal para o Vaticano, fez nascer planos de uma igreja nova. Sob o papado de Nicolau V (pontificado de 1447 a 1455) os trabalhos tiveram início num coro novo e no transepto, mas foram logo abandonados por falta de recursos. O Papa Júlio II propôs dar continuidade às obras iniciadas por Nicolau V, contudo, em 1505, decidiu construir uma nova basílica segundo a nova estética renascentista.[24]
A construção do atual edifício teve início a 18 de abril de 1506. O projecto foi incumbido ao arquitecto Donato di Angelo di Pascuccio, que acabava de chegar de Milão, depois deste ganhar confiança do papa que o escolheu em detrimento de Giuliano da Sangallo. O projecto consistia num edifício com planta de cruz grega inscrita num quadrado e coberta por cinco cúpulas – onde a central seria a de maior dimensão em relação às abobadas das extremidades - e apoiada em quatro grades pilares inspirados na Basílica de São Marcos, seguindo o padrão da planta centralizada típica do Renascimento.[32] A cúpula central, inspirada no Panteão de Agripa, situava-se acima do cruzeiro e as restantes nos quatro cantos da planta de cruz grega inscrita. Este conceito do projecto foi expressa numa medalha cunhada por Caradosso para comemorar a colocação da primeira pedra do templo a 18 de abril de 1506.[33]
Os trabalhos começaram com a demolição da basílica paleocristã. Isto foi bastante criticado dentro e fora da igreja por personalidades como Erasmo de Rotterdam e Miguel Ângelo.[34] Bramante foi apelidado de "mestre ruinoso” enquanto que Andrea Garner zombaria dele na sátiraScimmia ("Mono"), publicada em Milão em 1517, onde apresenta como crítica o falecido arquitecto anterior a São Pedro, que repreendeu a proposta de demolição quando lhe foi argumentada a reconstrução da cobertura na igreja.[35]
Projecto de Rossellino
Sob a coordenação do Papa Nicolau V (1447 - 1455), a basílica constantiniana, depois de resistir a saques e incêndios ocorridos na cidade após a queda do Império Romano do Ocidente, foi submetida a um projecto que visava a completa reconstrução confiada a Bernardo Rossellino. Este concebeu a estruturação de um corpo longitudinal com cinco naves cobertas por tectos abobadados sobre pilares incorporados nas antigas colunas. A abside foi restaurada com a expansão do transepto e a adição de um coro que se deu pela continuidade da nave e sua intersecção com o transepto, coberta por uma cúpula sobre o cruzeiro. Esta configuração teve de certo modo, influência sobre o futuro projecto de Bramante que visava uma completa reconstrução do edifício. Este, por sua vez, veio a fazer uso de algumas partes do que já tinha sido construído para concepção do seu novo projecto.[36] A obra teve início por volta de 1450. Entretanto, com a morte do papa, o projecto estagnou, e manteve-se suspenso durante os pontificados seguintes. A retomada parcial da construção teve lugar entre 1470 e 1471 sob a direção de Giuliano da Sangallo, que elaborou um projecto de reestruturação para o Papa Paulo II, o qual acabou por não ter continuidade.[37] Em 1505 as fundações da abside e as paredes do coro foram erguidas a uma altura de 1,75 m.[38]
Projecto Bramante
Dentro de um clima cultural de pleno renascimento do qual a igreja fez parte, a construção de um nova e colossal basílica foi retomada em 1506 por Júlio II, dando continuidade ao trabalho iniciado por Nicolau V. Isto motivou o surgimento de um grande número de propostas de vários arquitectos de renome. Em 1505, o projecto de Donato Bramante foi o escolhido para a construção da futura basílica, tomando então início em 1506.[39] O pontífice consultou os principais artistas da época, como Giovanni Giocondo que enviou de Veneza um projecto com planta de cruz inscrita com cinco cúpulas inspirado na Basílica de São Marcos. Entretanto, o trabalho foi incumbido a Bramante, que acabara de chegar de Milão. O seu projecto superou, inclusive, o de Giuliano da Sangallo, reforçando o lugar enquanto arquitecto mais influente do alto renascimento.[40][41]
O debate repercutiu em polémicas e rivalidades no decorrer de 1505. A ideia de construir um edifício com planta centralizada era compartilhada e defendida pelos arquitectos e intelectuais da Cúria, incluindo o neoplatónico Egidio da Viterbo. Bramante não deixou um único projecto final da basílica, porém a opinião de que as suas ideias originais proporcionaram um sistema revolucionário de cruz grega, que se caracterizava por uma grande cúpula hemisférica ao centro do complexo arquitectónico, era consensual.[42] Esta configuração pode ser confirmada segundo uma imagem impressa numa moeda de Cristoforo Foppa, cunhada em comemoração da colocação da primeira pedra do templo, a 18 de abril de 1506 e, especialmente, como símbolo do próprio projecto, onde a busca pelo perfeito equilíbrio entre as partes levaram o arquitecto a omitir a revelação eminente do altar-mor, um sinal claro de que os ideais do Renascimento foram congregados no projecto do interior da igreja.[40] A aceitação deste projecto foi um momento crucial para a evolução da arquitectura renascentista, actuando como resultado de vários estudos e experiências conceptuais e pensamentos como confluência de múltiplas referências da arquitectura. A grande cúpula inspirada no Panteão de Agripa, seria construída com a utilização de conglomerados, que em geral, todos os projectos de referência da arquitectura romana se caracterizam por possuir paredes de alvenaria com massas plásticas (cimento e pedras), capazes de articular o espaço num sentido dinâmico o suficiente para a configuração deste tipo de coberturas.[43]
A aplicação de estudos teóricos de Francesco di Giorgio, Filarete e, principalmente, de Leonardo da Vinci, sobre igrejas de planta centralizada, foi de extrema importância para a construção da Igreja, cujos resultados foram claramente inspirados na planta octogonal da Basílica de Santa Maria del Fiore.[nt 3][44] Outras referências que influenciaram o modelo da basílica fundamentaram-se na arquitectura renascentista de Florença, em particular de Giuliano da Sangallo, que já havia empregue a planta de cruz grega e até mesmo proposto um projecto com planta centralizada para a Basílica de São Pedro.[40]
No entanto, nem todos os projectos realizados por Bramante indicaram soluções perfeitas com um projecto de planta de cruz grega, o que sugere que a configuração final da basílica estava ainda em aberto. Com tudo isto, Bramante não pôde presenciar o avanço da obra uma vez que morreria em 1514 quando apenas tinham sido construídos pouco mais do que quatro grandes pilares que sustentariam a cúpula central.
Projectos de Rafael Sanzio e Antonio Cordiani
A partir de 1514, Rafael Sanzio, Giovanni Giocondo e Antonio Cordiani assumiram a direcção da obra ao lado de Baldassare Peruzzi, após a morte de Rafael em 1520. Assim, a planta de Bramante foi alterada, optando-se por desenhos inspirados na tradicional planta basilical de cruz latina com um corpo longitudinal de três naves.[32] Antonio Sangallo, em 1546, apresentou um dispendioso modelo de madeira - o qual se encontra armazenado na basílica - onde sistematizava todas as ideias tidas anteriormente para o projecto. Antonio defendeu a planta centralizada concebida por Peruzzi, a qual era coberta por uma enorme cúpula, maior do que a planeada por Bramante em que um tambor duplo apoiaria o domo. O conjunto foi ladeado por duas altas torres sineiras.
Peruzzi
Em 1520, Rafael morre com 37 anos de idade. O seu sucessor, Baldassare Peruzzi, manteve as alterações propostas por Rafael para o modelo interior com três absides principais, porém interveio com outras modificações, aproximando-se à planta de cruz grega, servido com outros detalhes empregues na planta de Bramante.[45] Em 1527, Roma foi saqueada pelo imperador Carlos I. Peruzzi morreu em 1536 antes da conclusão do seu projecto.[8]
Antonio da Sangallo, o Jovem
Posteriormente, Antonio Cordiani, apresentou um projecto que combinava os modelos de Peruzzi, Rafael e Bramante, dinamizando a perspectiva do edifício com uma nave reduzida em proporção com a frente da enorme fachada ornamentada com duas torres colossais que acompanha a imensa cúpula que a elas precede. Comparativamente com a cúpula de Bramante, esta apresentava uma estrutura mais complexa assim com a sua decoração, escorada com nervuras exteriores. Como Bramante, Sangallo propôs uma complexa e grandiosa lanterna sobreposta à cúpula. O trabalho mais significativo deu-se sobre os pilares centrais de sustentação do tambor que suportava a cúpula, considerando a reduzida resistência do anteriores.[15]
Após a morte de Sangallo, em 1546, o papa Paulo III confiou a direcção das obras a Miguel Ângelo Buonarroti a 1 de janeiro de 1547, que assumiu a ideia da planta de Bramante de cruz grega. Miguel Ângelo foi considerado o principal autor da basílica tal qual a conhecemos e o principal arquitecto com o qual o projecto foi acabado.[46]
A história do projecto de Miguel Ângelo foi documentada por uma série de manuscritos, desenhos do próprio artista e de outros testemunhos contemporâneos, como Giorgio Vasari. Porém, as informações obtidas são muitas vezes contraditórias entre si. O principal motivo reside no facto de Miguel Ângelo nunca ter elaborado um projecto final para a basílica do Vaticano. No entanto, após a morte de Miguel Ângelo, foram impressas várias gravuras numa tentativa de recuperar uma visão geral do projecto concebido pelo artista toscano, entre os quais o trabalho de Stephen Duperac, que imediatamente se estabeleceu como o mais amplamente utilizado e aceito pelos vários pesquisadores.[5]
Considerando as principais ideias dos arquitectos anteriores, Miguel Ângelo reconheceu a qualidade do projecto original de Bramante e, sem destruir as suas características centrais de Donato del Pasciuccio, corrigiu e aperfeiçoou alguns dos problemas estruturais da basílica. Voltado para uma planta centralizada, enfatizou o impacto da cúpula e anulou, contudo, a perfeita simetria projetada por Bramante, com a projeção de uma antecâmara (pronau) a leste do complexo.[5] Esta escolha levou à rejeição da ideia de Antonio da Sangallo e do seu dispendioso projecto, considerando a facto deste possuir poucas entradas de luz e ser esteticamente pobre. Algumas críticas impuseram-se pelos defensores do modelo de Sangallo, principalmente por Nanni di Baccio Bigio que aspirava dirigir a construção, argumentando que o custo para mais demolições não se justificaria. Por forma a evitar que o seu projecto fosse alterado após a sua morte, Miguel Ângelo começou a construção em diferentes partes da basílica (com excepção da fachada, onde havia ainda indícios da antiga igreja), de modo a forçar os seus sucessores a darem continuidade à obra de acordo com a sua concepção.[5]
Miguel Ângelo opondo-se aos ideais do renascimento, quebrou a força e o dramatismo pelo seu génio artístico com que encarou a obra. Inicialmente, projectou uma fachada com colunas encimadas por um ático, proporcionando uma orientação a todo o edifício e então, após demolir partes da construção erigidas pelos arquitectos antecessores (tal como o deambulatório projetado por Sangalo na extremidade da abside), reforçou o sistema estrutural de apoio à cúpula, progredindo para proporções longe das delicadas colunas de Bramante. Na planta deste último, com uma maior área de implantação, onde a planta seria ladeada por quatro pequenas cruzes nos seus extremos e respectivas coberturas hemisféricas, Miguel Ângelo alterou o projecto num deambulatório quadrado, simplificando assim a concepção do espaço interior. Desta forma, o novo foco do projecto seria a cúpula inspirada na concepção do celebre domo de Filippo Brunelleschi na catedral florentina de Santa Maria del Fiore.[5]
Sob a orientação de Miguel Ângelo, as paredes da abside abraçaram uma imponente monumentalidade. A contribuição mais importante do genial artista italiano foi a grande cúpula que se encontra sobre o altar-mor e onde se pressupõe a localização da tumba do apóstolo São Pedro. A enorme estrutura, apesar do seu peso foi capaz de transmitir a leveza e harmonia pretendidas.[47] Vinte e quatro anos depois da morte de Miguel Ângelo, a cúpula foi concluída segundo o desenho final de Domenico Fontana e Giacomo della Porta que pouco modificaram os planos do seu mestre.[48] Os mosaicos existentes no interior da obra são de Giuseppe Cesari e representam as diferentes hierarquias de santos na glória celestial, em que o Deus Pai é representado na lanterna central.[5][15][24][49]
A configuração actual da basílica em forma de cruz latina foi obra de Carlo Maderno, que durante o pontificado de Paulo V, acrescentou três novas crújias e projectou a fachada, composta por colossais ordens de colunas coríntias. Apesar dos vários pormenores ainda por arrematar, a basílica deu-se por concluída em 1626 e foi solenemente consagrada pelo Papa Urbano VIII.[15]
Gian Lorenzo Bernini, a pedido de Alexandre VII, projectou a grande Praça de São Pedro, assim como as colunatas que a rodeiam. Por todo o perímetro da praça podem ser vistas numerosas estátuas de santos de várias épocas e diferentes regiões.[50] Acima da fachada encontram-se as estátuas dos apóstolos (excepto de São Pedro), incluindo São João Batista e, no centro, Cristo. Bernini foi também responsável pela realização dos desenhos e plantas das torres sineiras que deveriam completar a fachada projetada por Marderno. Porém, devido ao tamanho colossal das torres - seis vezes mais pesadas do que as torres originais - e uma vez assentadas sob terreno pantanoso, a primeira e única torre concluída sob a direcção de Bernini, entre 1638 e 1641, teve que ser demolida após evidentes sinais de instabilidade da estrutura. Isto porque dois meses depois da entrega da primeira torre de Bernini ao público, em julho de 1641, rachaduras começaram a aparecer espalhando-se pela fachada principal da igreja.[51] Em 1644, o papa Urbano VIII, amigo de Bernini e defensor das suas torres, morre. A 23 de fevereiro de 1646, o Papa Inocêncio X toma a decisão de demolir a torre sul de Bernini. A demolição durou 11 meses com a obra entregue a Borromini. Em 1790, este problema foi sanado. As bases das torres sineiras permaneceram. Visto que Giuseppe Valadier estava determinado a não planear a construção de torres na fachada, após o insucesso de Bernini, os relógios que ocupam as extremidades da fachada foram por ele incluídos em finais do século XVIII.[52]
Bernini ocupou-se também da decoração interior do templo. Aqui, o seu maior trabalho foi o espectacular baldaquino de bronze sólido acrescentado sobre o altar-mor. O bronze empregue na construção do dossel foi extraído dos cofres da cúpula do Panteão de Agripa, em Roma, o que deu origem à frase: "Quod non fecerunt barbari, fecerunt Barbarini", expressão latina que significa "O que não fizeram os bárbaros, fizeram os Barberini", referindo-se a Urbano VIII. O baldaquino é formado por quatro colunas torsas decoradas por volutas com motivos florais, anjos e texturas simuladas num fuste retorcido. Por todas elas estão representadas abelhas, símbolo heráldico dos Barberini e a cuja família pertencia o pontífice.[53]
Bernini interveio também na decoração interior da abside, projetando a brilhante "Gloria" em trono de um óculo com a pomba representando o Espírito Santo. Abaixo, um relicário com a Basílica de São Pedro, suportado por gigantes esculturas de bronze dos Padres da Igreja.[54] A decoração dos pilares da cúpula foi também desenvolvida por Bernini, que concebeu espécies de nichos para acalentar as relíquias mais famosas da basílica. Sob a sua orientação, foram colocadas quatro monumentais esculturas, representado a Santa Helena, Santo André, Santa Verónica e São Longino, tendo ele mesmo realizado esta última.[55] O arquitecto foi definitivamente o favorito dos papas durante o século XVII, e a sua marca está presente em todo o interior do templo. Além das obras citadas, Bernini criou também a decoração da Capela do Santíssimo Sacramento, com um pavilhão ladeado por anjos; o monumento funerário da condessa Matilde de Canossa, protector do papado na Idade Média; assim como os túmulos dos papas Urbano VIII e Alexandre VII, duas peças-chave da escultura barroca.[56] Muitos outros artistas trabalharam para a basílica ao longo dos séculos. Entre eles o escultor Alessandro Algardi, autor do famoso relevo A Expulsão de Átila, obra prima barroca, e o mestre do neoclassicismoAntonio Canova, que esculpiu um monumento ao papa Clemente XIII.[57] Algumas obras anteriores à própria construção da basílica servem actualmente como parte do seu ornamento. Entre eles destacam-se o mosaico representando A tempestade do Lago de Tiberíades, mais conhecido por La Navicella, uma obra de Giotto (retocada posteriormente) situada no sopé do templo,[58] ou o monumento funerário do Papa Inocêncio VIII, projetado por Antonio Pollaiuolo. Porém, a mais famosa obra de arte presente no interior da basílica é a Pietà de Miguel Ângelo, uma das grandes realizações, que é venerada na primeira capela à direita.
Descrição
A Basílica de São Pedro é um dos maiores edifícios católicos do mundo. Possui 218 metros de comprimento[59] e 136 m de altura (incluindo a cúpula) e apresenta uma área total de 23 000 m². O edifício está ligado ao Palácio Apostólico por um corredor em direção à Scala Regia, construída por Sangallo,[60] junto da fachada da Praça de São Pedro, e dois corredores que o ligam com a sacristia a ele adjacente. Esses viadutos foram projectados por Miguel Ângelo, por forma a que a sua presença não perturbe o perímetro da basílica, permitindo a existência de ramificações no templo. O exterior foi construído com travertino, e caracteriza-se pelo uso da ordem colossal a partir do qual se assenta o ático. Esta configuração foi idealizada por Miguel Ângelo e manteve-se no corpo longitudinal adicionado por Carlo Maderno.[24]
O interior da basílica abriga 45 capelas e 11 altares que abarcam obras de arte bastante valiosas, entre as quais algumas da antiga basílica, como a estátua de bronze de São Pedro (nº 89), atribuída a Arnolfo di Lapo.[61]
A fachada principal da basílica possui 115 m de largura e 46 m de altura.[71] Foi construída pelo arquitecto Carlo Maderno entre 1607 e 1614. É articulada através do uso de colunas de ordem colossal que enquadram a entrada e a Varanda das bênçãos - lugar onde é anunciado aos fiéis a eleição do novo papa, e no qual este dá a bênção Urbi et Orbi. Atrás da varanda, existe um enorme salão usado pelo papa para algumas audiências e outros eventos, chamada de Sala das bênçãos. Em continuidade, existe um alto-relevo de Ambrogio Buonvicino feito em 1614, intitulado A entrega das chaves a São Pedro. A fachada é precedida por duas estátuas de São Pedro e São Paulo, esculpidas em 1847 por Giuseppe de Fabris e Adamo Tadolini, respectivamente,[72] para substituir algumas anteriores feitas por Paolo Taccone e Mino del Reame em 1461. Na parte superior da fachada encontra-se o ático, onde abrem oito janelas decoradas com pilastras. Coroando o ático localiza-se uma balaustrada onde estão presentes estátuas de 5,7 metros: no centro está o Cristo Redentor, João Batista à direita, acompanhados por onze dos doze apóstolos, excepto São Pedro.[72] As esculturas são (da esquerda para a direita): Judas Tadeu, Mateus, Filipe, São Tomé, Santiago Maior, João Batista, Cristo Redentor, André, João Evangelista, Santiago Menor, Bartolomeu, Simão e Matias. Em cada lado existe dois relógios feitos em 1785 por Giuseppe Valadier. Sob os relógios encontram-se dois dos seis sinos da basílica. A fachada foi restaurada por ocasião do Jubileu do ano 2000. No entablamento, sob o frontão central, está gravada a inscrição:
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• IN HONOREM PRINCIPIS APOST PAVLVS V BVRGHESIVS ROMANVS PONT MAX AN MDCXII PONT VII Em honra do Príncipe dos Apóstolos, Paulo V Borghese, Pontífice Máximo Romano, no ano de 1612, sétimo do seu pontificado.
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Pórtico
O pórtico (ou átrio) possui cinco grandes entradas da praça para o nártex, e cinco portas correspondentes que levam ao interior da basílica. Entre elas estão quatro placas de pedra com inscrições antigas e modernas, e no chão um revestimento com brasões dos vários papas. Nas extremidades do pórtico existem dois vestíbulos, que abrigam oito estátuas em nichos, e por fim as estátuas equestres de Constantino (norte) e Carlos Magno (sul). O tecto foi decorado com relevos em estuque de cenas da vida de São Pedro, e nas lunetas estão trinta e oito relevos dos Papas santificados. Acima da entrada central encontra-se o famoso mosaico Navicella de Giotto, e na parede oposta está o relevo Pasce Oves Meas de Bernini. As cinco portadas que compõem a entrada da basílica são: Porta da Morte, Porta do Bem e do Mal, Porta de Filarete, Porta dos Sacramentos e Porta Santa.[73]
Portadas
O acesso à basílica a partir do pórtico é feito através de cinco portas denominadas de "Porta da Morte", "Porta do Bem e do Mal", "Porta de Filarete", "Porta dos Sacramentos” e "Porta Santa".[73]
Porta da Morte
A "Porta da Morte" (núm. 3)[61] foi encomendada por João XXIII e adquire o seu nome por ser a porta de saída dos cortejos fúnebres dos papas.[74] Esta apresenta quatro painéis: o primeiro é uma representação da Lamentação de Cristo e a Assunção de Maria. No segundo é representado os símbolos da Eucaristia, o pão e o vinho. No terceiro aparece o tema da morte, onde são representados o assassinato de Abel, a morte de José, o martírio de São Pedro, a morte de João XXIII (num canto surge o título da carta encíclica "Pacem in Terris"), a morte no exílio de Gregório VII e seis animais no acto da morte. No interior da porta foi marcada a mão do escultor e um momento do Vaticano II em que o primeiro cardeal africano, Laurean Rugambwa, presta homenagem ao papa.[75]
Porta do Bem e do Mal
A "Porta do Bem e do Mal" (núm. 4) foi trabalho de Luciano Minguzzi, realizado entre 1970 e 1977. O artista doou o trabalho ao Papa Paulo VI (1963-1978) no seu 80º aniversário.[61]
Porta Filarete
A "Porta Filarete" ou "Portão Central" (núm. 5)[61] foi encomendada a Averulino Antonio Filarete pelo Papa Eugénio IV, e construída entre 1439 e 1445. Foi feita em bronze e dividida em duas folhas, cada uma das quais tem três quadros sobrepostos. Nas imagens no topo está representando à esquerda Cristo entronizado e à direita a Virgem entronizada. Nos painéis centrais estão representados São Pedro a entregar as chaves ao papa Eugénio IV, e São Paulo com uma espada e um jarro de flores. Os painéis abaixo apresentam o martírio dos dois santos: à esquerda, a decapitação de São Paulo, e no lado direito a Crucificação de São Pedro. Os painéis são emoldurados por medalhões com os perfis dos imperadores, e entre eles frisos com episódios do pontificado de Eugénio IV. No interior, existe uma incomum assinatura do autor.[76]
Porta dos Sacramentos
A "Porta dos Sacramentos" (núm. 6)[61] foi construída por Venanzo Crocetti e inaugurada pelo Papa Paulo VI a 12 de Setembro de 1965. Nela surge um anjo anunciando os sete sacramentos.[74]
Porta Santa
A porta da direita é a "Porta Santa" (núm. 7),[61] foi feita em bronze por Vico Consorti em 1950 e foi doada ao Papa Pio XII por católicos suíços para o jubileu daquele ano. Em duas placas existentes em ambos os lados da porta encontram-se o escudo de Pio XII e a bula de Bonifácio VIII, que convocou o primeiro jubileu em 1300. No entablamento do arco sobre a porta aparece a inscrição: PAVLVS V PONT MAX ANO XIII. Logo acima da porta está a inscrição: GREGORIVS XIII PONT MAX. Entre essas duas inscrições encontram-se as placas de reminiscência à sua recente abertura:[77]
João Paulo II, Pontífice Máximo, abriu e fechou novamente a Porta Santa no ano do Grande Jubileu da Encarnação do Senhor. 2000-2001.
Paulo VI, Pontífice Máximo, abriu e fechou a Porta Santa desta Basílica Patriarcal do Vaticano no ano jubilar de 1975.
Esta porta permanece fechada e tapada com cimento pelo lado de dentro. Somente o papa tem permissão de abri-la e fechá-la nos Anos Santos, permanecendo aberto durante todo o ano para o acesso dos fiéis, que podem adquirir indulgências.[77] Em novembro de 2015, o muro que a mantinha fechada foi derrubado cuidadosamente, e extraído do seu interior um cofre com as chaves da porta e outros documentos, como preparativo para o início do Jubileu da Misericórdia.[78]
• QVODCVMQVE LIGAVERIS SUPER TERRAM, ERIT LIGATVM ET IN COELIS, ET QVODCVMQVE SOLVERIS SVPER TERRAM, ERIT SOLVTVM ET IN COELIS • EGO ROGAVI PRO TE, O PETRE VT NON DEFICIAT FIDES TVA, ET TV ALIQVANDO CONVERSVS, CONFIRMA FRATRES TVOS Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que tu desligares na terra será desligado no céu. • Eu roguei por ti, para que tua fé não desfaleça, e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos
Na capela foram também preservados monumentos funerários de Pio XI (núm. 12) e Pio XII (núm. 14), feitos durante o século XX. Abaixo estão as lembranças dirigidas a Inocêncio XII (núm. 15), de Filippo della Valle (1746), e a Matilde de Canossa (núm. 16),[83] de Gian Lorenzo Bernini (1633). A seguir encontra-se a Capela do Santíssimo Sacramento (núm. 17),[82] protegida por uma porta projetada por Francesco Borromini. Nesta capela está preservado o Santíssimo Sacramento. Ao lado do cibório de bronze e do lápis-lazúli onde preside o altar, existem duas estátuas de anjos, iluminados por enormes lâmpadas a óleo que ardem continuamente. A capela foi projetada por Carlo Maderno para conectar a basílica atual com o corpo da antiga. É caracterizada por um telhado mais baixo do que o corpo da basílica, de modo a que se feche com uma plataforma que oculta a diferente elevação da cobertura. Nela estão presentes dois monumentos: Gregório XIII (núm. 18), de Camillo Rusconi em 1723, e o Gregório XIV(núm. 19). A partir daqui começa o deambulatório que circunda o espaço ao redor da cúpula.[83]
Nave do Evangelho
A nave do Evangelho está localizada à esquerda. A primeira capela é a "Capela do Baptismo" (núm. 71),[82] desenhada por Carlo Fontana e decorada com mosaicos de Baciccio realizados mais tarde por Francesco Trevisani. O mosaico atrás do altar é uma reprodução da pintura de Carlo Maratta presente na basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri. Por trás desta capela estão as tumbas funerárias que contêm os túmulos de Maria Clementina Sobieskia (núm. 70),[83] obra de Pietro Bracci de 1742, e a obra da família Stuart (núm. 69), de Antonio Canova em 1829, com os túmulos do rei Jaime Francisco Eduardo Stuart e dos seus filhos Carlos Eduardo Stuart e o cardeal Henrique Benedito Stuart. Segue-se a "Capela da Apresentação" (núm. 67),[82] cujo no altar se encontra o corpo de São Pio X. Nas paredes estão os monumentos de João XXIII (núm. 66)e Bento XV (núm. 68), realizados no século XX. A seguir o túmulo de São Pio X (núm. 65), de 1923, e a tumba de Inocêncio VIII (núm. 64),[83] realizado por Antonio Pollaiuolo no século XV. Por último está a Capela do Coro (núm. 63), presidida pelo "Altar da Imaculada Conceição" (núm. 62).[82] A capela é idêntica à "Capela do Santíssimo Sacramento", localizada ao lado da epístola, tendo portanto a mesma configuração. Na última coluna antes de passar para o deambulatório estão os monumentos de Leão XI (núm. 61), e de Inocêncio XI, obra de Alessandro Algardi em 1644 (núm. 60).[83]
Deambulatório
O deambulatório é o espaço em torno dos quatro pilares de sustentação da cúpula e é o coração da igreja tal como Miguel Ângelo tinha projetado. Na coluna correspondente à nave da Epístola está o altar de São Jerónimo (núm. 20), com o túmulo do Papa João XXIII, sobre o qual se encontra um grande mosaico com pintura de Domenichino. O espaço entre a Capela do Sacramento e o cruzeiro, abriga a Capela Gregoriana (núm. 21), coberta por uma abóbada que forma uma das duas cúpulas menores. Aqui está o monumento de Gregório XVI,(núm. 22),[82][83] obra de Luis Amici em 1848-1857. Ao lado deste, na parede norte, situa-se o "Altar de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro" (núm. 23), onde se encontram as relíquias de São Gregório de Nazianzo. Ao lado fica o Altar de São Basílio,(núm. 24), decorado por um mosaico do século XVIII, onde repousam os restos mortais de Josafat Kuncewicz e, de frente para ele, a tumba do Papa Bento XIV (núm. 25).[82][83]
Uma vez atravessado o transepto surge-nos o Altar de Navicella (núm. 32), e em frente o monumento de Clemente XIII (núm. 31), obra de Antonio Canova em 1787-1792. Seguido dos altares de São Miguel Arcanjo (núm. 33), da Santa Petronilha (núm. 34) e de "São Pedro e ressurreição de Tabitha" (núm. 36). Na parede oeste está o Monumento de Clemente X (núm. 35),[82][83] obra de Mattia de Rossi, no final do século XVII.
A sul do Deambulatório encontra-se, na coluna da cúpula, um altar presidido por um mosaico com o famoso quadro da Transfiguração de Rafael (núm. 59), cujo altar onde se encontra o corpo do Beato Inocêncio XI. A capela adjacente, similar à Gregoriana, é a Capela Clementina (núm. 58); nela se encontram os monumentos funerários de São Gregório Magno (núm. 56) e de Pio VII (núm. 57),[82][83] obra de Bertel Thorvaldsen em 1831, o único artista não-católico que trabalhou na basílica. Em seguida localiza-se o Altar da Mentira (núm. 55)[82] decorado com um mosaico do século XVIII. De frente para o mesmo, a estátua de Pio VIII, obra de Pietro Tenerani em 1866, com uma porta que leva à Sacristia Maior da Basílica.[85] Do outro lado do transepto está o monumento funerário do Papa Alexandre VII (núm. 47),[83] uma obra notável de Gian Lorenzo Bernini representando o Papa em profunda oração, onde a morte é representada por um esqueleto que segura uma ampulheta acima de uma porta que simboliza a entrada para a vida após a morte. Em frente está o "Altar do Sagrado Coração de Jesus" (núm. 48),[82] com mosaicos de 1930. Posteriormente, a "Capela de Nossa Senhora do Pilar" (núm. 44), onde se encontram os altares dedicados à Virgem do Pilar (núm. 46) e o Papa Leão I (Leão Magno) (núm. 45), com um magnífico altar em mármore por Alessandro Algardi depois da expulsão de Átila feita entre 1645-1653. Finalmente, antes do presbitério, está o "Altar de São Pedro curando um paralítico" (núm. 43),[82] do século XVIII, e o túmulo do Papa Alexandre VIII (núm. 42).[83]
O órgão da basílica está localizado entre o deambulatório e o presbitério que foi construído por Antonio Tamburini em 1962.[86] Tem dois corpos que estão localizados nos braços do deambulatório partindo do presbitério, respectivamente apelidado de "Cornu Epistolae" e "Cornu Evangelii".[87] Estes dois corpos correspondem a dois órgãos construídos no início do século XX por Vegezzi-Carlo Bossi e Walker. O órgão do primeiro corpo inclui os registos do segundo e terceiro teclado, enquanto que ao segundo corpo corresponde ao primeiro e o quarto teclados. Os registos de pedais estão divididos em duas partes, de acordo com a necessidade do organista. Este faz uso de duas consolas de transmissão elétrica, uma situa-se entre os bancos do canto coral durante as celebrações no interior, enquanto que a outra está localizada na praça para celebrações ao ar livre. Foram construídos pelo fabricante Mascioni em 1999. Em 1875, Aristide Cavaillé-Coll ofereceu ao Papa Pio IX o projecto de um grande órgão que nunca chegara a ser construído, à semelhança de tantos outros provenientes de França.
«Cornu Evangelii».
Teclado do órgão.
«Cornu Epistulae».
Órgão do coro.
Transepto
O transepto norte estende-se até ao Palácio Apostólico e foi projetado e construído por Miguel Ângelo, que ampliou o deambulatório que os seus antecessores haviam projectado, acrescentando alguns altares constituídos por grandes janelas. No transepto a norte,[88] existem três altares dedicados a São Venceslau (núm. 27), São Erasmo (núm. 29), e no centro o dos santos mártires Proceso e Martiniano (núm. 28). O transepto sul é semelhante ao anterior,[82][88] onde se encontram os altares dedicados a São José (núm. 51), no centro, e os da Crucificação de São Pedro (núm. 52) e São Tomé. (núm. 50).[82]
No perímetro do transepto esquerdo surge-nos no entablamento sob a abóbada e em letras de dois metros, a inscrição:[81]
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• DICIT TER TIBI PETRE IESUS DILIGIS ME? CUI TER O ELECTE RESPONDENS AIS: O DOMINE TU QUI OMNIA NOSTI TU SCIS QUIA DILIGO TE Ele disse pela terceira vez: Simão, filho de Jonas, tu me amas? Pedro entristeceu-se porque Jesus lhe perguntou pela terceira vez: 'Amas-me? E ele disse: Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.
”
— Bíblia, João 21:17.
Por sua vez, no transepto direito, é-nos possível observar a inscrição:[81]
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• O PETRE, DIXISTI TU ES CHRISTUS FILIUS DEI VIVI, AIT IESUS: BEATUS ES SIMON BAR IONA QUIA CARO ET SANGUIS NON REVELAVIT TIBI Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Jesus respondeu: Bendito és tu, Simão, filho de Jonas, Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue
O presbitério apresenta uma estrutura semelhante à das extremidades do transepto. No seu centro encontra-se a Cátedra de São Pedro (núm. 39).[82] É uma obra monumental, um relicário concebido por Gian Lorenzo Bernini, contendo uma cadeira que remonta da época paleocristã, que segundo consta foi usada por São Pedro; a cadeira foi baseada nas esculturas dos quatro Padres da Igreja. Este conjunto está iluminado por um vitral com uma pomba que simboliza o Espírito Santo. À esquerda da cadeira encontra-se a estátua de Paulo III (núm. 40), projetado por Giacomo Della Porta. Enquanto isso, no lado direito está o túmulo de Urbano VIII (núm. 38), por Bernini em 1627, o monumento baseia-se numa representação de uma estátua do papa no ato da bênção; a flanquear o sarcófago estão as figuras da Caridade e da Justiça e no centro, um esqueleto inscreve o epitáfio.[83] Nas colunas encontram se as esculturas de São Domingos de Gusmão (núm. 37, 1706);[80]São Francisco Caracciolo (núm. 37, 1834); São Francisco de Assis (núm. 41, 1727); e São Afonso Maria de Ligório (núm. 41, 1839). Por sua vez, nos pilares da cúpula encontram-se as esculturas de São Bento de Núrsia (núm. 81, 1735); Santa Francisca romana (núm. 81, 1850); São Francisco de Sales (núm. 83, 1845); e São Elias (núm. 83, 1727). Ao longo do perímetro do presbitério salienta-se uma inscrição em latim e grego:[80]
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• O PASTOR ECCLESIAE TU OMNES CHRISTI PASCIS AGNOS ET OVES • ΣΥ ΒΟΣΚΕΙΣ ΤΑ ΑΡΝΙΑ, ΣΥ ΠΟΙΜΑΙΝΕΙΣ ΤΑ ΠΡΟΒΑΤIΑ XΡΙΣΤΟΥ Oh pastor da Igreja, alimenta todos os cordeiros e as ovelhas de Cristo
O Altar Papal situa-se no cruzeiro sob a cúpula, enquadrado pelo monumental baldaquino de São Pedro (núm. 82),[82] trabalho de Gian Lorenzo Bernini, construído entre 1624 e 1633. O altar foi feito de bronze retirado do Panteão e possui uma altura de 30 m. É suportado por quatro colunas salomónicas com imitação do Templo de Salomão e do tabernáculo da antiga basílica, cujas colunas foram recuperadas e colocadas como adornos nos pilares da cúpula de Miguel Ângelo. No centro, sob o baldaquino, encontra-se um bloco paralelepípedo de mármore branco, rodeado por um enorme espaço sob a cúpula (o altar papal), e sobre ele um crucifixo feito de bronze e um conjunto de sete castiçais, onde apenas o papa pode celebrar a Eucaristia em ocasiões solenes no altar papal. Ele foi colocado verticalmente sobre o túmulo de São Pedro e consagrado a 5 de junho de 1594 pelo Papa Clemente VIII. Este altar é conhecido por "Altar da Confissão", estando situado no lugar conhecido como Confessio, o túmulo do apóstolo que com o seu martírio confessou sua fé.[89][90][91]
Nos pilares que sustentação a cúpula estão quatro esculturas que enfrentam o altar, encomendadas por Urbano VIII, são elas: São Longino (núm. 88), de Gian Lorenzo Bernini em 1639; Santa Helena (núm. 84)[80] de Andrea Bolgi, em 1646; Santa Verônica(núm. 80); de Francesco Mochi em 1632; Santo André (núm. 76);[80] de François Duquesnoy em 1640. Sobre cada uma das estátuas existe uma varanda fechada atrás da qual estão presentes diversos relicários: na de São Longino, a relíquia da Lança Sagrada; na Santa Helena encontra-se parte da Vera Cruz; na Santa Verónica é preservado o tecido com o rosto impresso de Cristo; em Santo André, irmão de São Pedro, foi preservado o crânio do apóstolo que, no entanto, Paulo VI ofereceu-o aos ortodoxos como um gesto de boa vontade.[92] Na parte superior de cada pilar existem quatro mosaicos que representam os evangelistas com a sua respectiva representação iconográfica.[93] No entablamento, onde foram colocados quatro santos acima do baldaquino, está a inscrição:
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• HINC VNA FIDES • MVNDO REFULGET • HINC SACERDOTTI • VNITAS EXORITVR • Aqui se espalha por todo o mundo a única e verdadeira fé, aqui nasce a unidade do sacerdócio
A cúpula da basílica tornou-se um marco no estudo de engenharia de estruturas. É sabido que foram construídas três correntes de ferro circundando a base da cúpula no intuito de resistir às forças de tracção, porém nada se sabe sobre o seu executor nem quando foram introduzidas. Esse reforço, entretanto, não conseguia resistir às forças aplicadas e, por conseguinte, a cúpula começou a apresentar fissuras e sons de rompimento. Deu-se então inicio a uma investigação sobre o comportamento estrutural da cúpula. Em 1740, 150 anos depois da construção, a cúpula apresentava falhas que punham em causa a segurança da mesma. À vista disso, foi consultado um vasto número de especialistas, dentre eles Giovanni Poleni, que, com o auxílio da literatura da época e com experimentos, conseguiu determinar as forças horizontais geradas pela cúpula e, de acordo com esses estudos, assegurou a segurança da estrutura. Desta forma, nessa época, em 1742, foi efectuado o primeiro cálculo estrutural.[94][95] A cúpula apresentava uma concepção conservadora. Com forma hemisférica, seria formada por quatro grandes arcos de 26 metros de vão e 46 metros de altura, sustentados por quatro grandes pilares ainda hoje existentes. A cúpula da Basílica de São Pedro eleva-se a uma altura total de 136,57 m do chão até ao topo da cruz no exterior. A mais alta cúpula do mundo, o seu diâmetro interno é de 41,47 m, um pouco menor que duas das três grandes cúpulas que a precederam: a do Panteão de 43,3 m, e a da Catedral de Florença com 44 m. Os arquitectos da Basílica de São Pedro usaram como base essas duas cúpulas para encontrar formas de conceber aquela que se tornou a maior cúpula da cristandade.[33]
O primeiro a realizar alguma modificação foi Sangallo, quem reprojectou a cúpula mudando-a de hemisférica para a forma obtida com a revolução de um arco segmentar e aumentando a altura da cúpula em nove metros. Após Sangallo, Miguel Ângelo assume-se como responsável pela grande maioria dos detalhes e esquemas estruturais existentes até hoje. Adoptou novamente a cúpula na forma hemisférica, porém projetada com duas camadas estruturais que a tornavam mais sólida. Além disso, os pilares sofreram novos reforços. Vinte e cinco anos após a morte de Miguel Ângelo, Giacomo della Porta e Domenico Fontana concluíram a cúpula. Em 1740, a cúpula passou a apresentar fissuras e desgastes que ameaçavam a sua segurança. Entretanto, um grande número de especialistas foi consultado, dentre eles Giovanni Poleni e uma solução de reforço tornou-se emergencial. Poleni, com o auxílio da literatura da época e com experimentos, como o emprego de catenárias, conseguiu determinar os esforços horizontais gerados pela cúpula e garantir a segurança da estrutura. Mais tarde, em 1742, com vista a uma maior segurança, mandou instalar cinco anéis de ferro adicionais, obra executada por Luigi Vanvitelli.[96][97]
Vista a partir da cúpula de São Pedro.
Sacristia
A sacristia maior refere-se a um edifício externo à basílica, localizado na parte sul, que se conecta com o templo através de dois corredores sobre arcos que acedem a basílica atravessando o túmulo de Pio VIII e a Capela do Coro. Em 1715, foi realizado um concurso para a construção da sacristia, onde o vencedor foi o projecto de Filippo Juvarra, cuja maquete de madeira está ainda preservada nas arrecadações da basílica. Porém, devido ao seu elevado custo a execução desse complexo foi impossibilitada. Em 1776, o Papa Pio VI encomendou a Carlo Marchionni a realização do actual edifício, concluído em 1784. O trabalho final foi bastante criticado, especialmente pelo estudioso Francesco Milizia, que inclusive forçou Marchionni a deixar a cidade. A sacristia apresenta uma planta octogonal e é coberta por uma cúpula. É ladeada por vários edifícios entre os quais a Sacristia dos Cânones e dos Beneficiários, a Casa do Capítulo e do Tesouro.[98]
A leste da basílica situa-se a Piazza di San Pietro (Praça de São Pedro). A mais importante praça da cristandade é um exemplo das intervenções barrocas no espaço construído, tomado pelo casario medieval, em Roma. Este espaço de inspiração barroca, construído entre 1656 e 1667 por Bernini, segue contudo um estilo clássico. No seu centro foi erguido o obelisco do Vaticano que remonta do século XIII, de Heliópolis, Antigo Egito. A peça foi assentada frente à fachada de Maderno. Este obelisco, conhecido como A Testemunha, possui 25 metros de altura, e todo o conjunto, incluindo a base e a cruz no topo, alcança os 40 metros, sendo o segundo maior obelisco existente, e o único a permanecer em pé, desde a transferência do Egito e recolocação no Circo de Nero em 37 AD, onde se pensa testemunhar a outrora crucificação de São Pedro.[99] Esta alternância de sítios foi ordenada pelo Papa Sisto V e projetada por Domenico Fontana a 28 de setembro de 1586. Esta foi uma difícil operação, perto de terminar em desastre quando as cordas que seguravam o obelisco começaram a fumegar devido à fricção. Felizmente esse problema foi notado por um marinheiro, que pela sua rápida intervenção, foi-lhe outorgadas palmas como agradecimento, habitualmente realizadas na basílica a cada Domingo de Ramos.[15]
Outro conjunto característico da praça com o qual Bernini teve que lidar, foi a utilização das fontes projetadas por Maderno em 1613 e acrescentadas a cada um dos lados do obelisco, em paralelo com a fachada. O projecto de Bernini fez uso deste eixo horizontal como uma das principais características com o seu único, dinâmico e altamente simbólico design. As soluções a considerar seriam efetivamente, ou uma praça rectangular de grandes proporções projetada com relação ao obelisco no centro e a fonte a ele próximo, o que poderiam ser incluídos, ou uma praça trapezoidal que se desdobra-se a partir da fachada principal tal como a frente do Palazzo Pubblico localizado em Siena. Os problemas da planta quadrada seriam causados pelo facto da largura necessária ao seu cumprimento, implicaria a demolição de várias construções, incluindo algumas do Vaticano, minimizando contudo o efeito da fachada. Por outro lado, planta trapezoidal iria aumentar a aparência da fachada, sendo, portanto, percebida como um erro a desconsiderar.[30]
A engenhosa solução de Bernini foi criar uma praça com duas secções. A parte mais próxima da basílica é trapezoidal, porém, ao invés de abrir a partir da fachada do edifício, esta se fecha, contrariando assim a perspectiva visual. O que significa que através da segunda parte da praça, a construção parece mais próxima do que o é, na verdade. Assim, a largura da fachada é minimizada transmitindo a sensação de uma maior altura e proporção com a sua largura. O segundo lado da praça é composto por um enorme círculo elíptico que estreita delicadamente para o centro, do obelisco. Estas duas distintas áreas estão ladeadas por uma imponente colunata formada por dois pares de colunas que suportam o entablamento da subtil Ordem toscana.[30]
A colunata que delimita a elipse não a circunda por completo, estendendo-se em duas curvas, que simboliza os braços da "Igreja Católica Romana, que acolhem os seus seguidores".[30] Com isto, Bernini equilibra o espaço com outra fonte em 1675. A abordagem à praça costumava ser através de um aglomerado de prédios antigos, o que acrescenta um elemento surpresa para a vista que se abre na passagem pela colunata. Hoje em dia, uma longa e larga rua, a Via della Conciliazione, construída por Mussolini após a conclusão dos Tratados de Latrão, estende-se desde o rio Tibre até à praça, proporcionando aos visitantes uma ampla e distante visão da Catedral de São Pedro.[15]
As alterações de Bernini foram concebidas totalmente ao estilo barroco. Enquanto que Bramante e Miguel Ângelo conceberam uma obra "auto-suficientemente isolada", Bernini fez com que todo o complexo "se relaciona-se entusiasticamente com o seu meio ambiente. Banister Fletcher afirma: "Nenhuma outra cidade tem proporcionado uma abordagem tão ampla na aproximação da sua catedral, nenhum outro arquitecto poderia ter concebido um projecto de maior nobreza... (é) o maior de todos os átrios ante da maior de todas as igrejas da cristandade".[8]
As Grutas do Vaticano foram criadas a partir da elevação entre a nova e a velha basílica. Possui a forma da igreja subterrânea com três naves e têm sido usadas como local para sepultar vários papas. O acesso realiza-se através de uma escadaria dupla cercada por uma elegante balaustrada sobre a qual ardem 99 velas. A escada parte da frente do altar papal e termina atrás da Confessório de São Pedro - obra de Carlo Maderno. Antes do mosaico de Cristo Pantocrator encontra-se o cofre que reúne os pálios. Depois do cofre estão os restos da tumba de mármore de São Pedro construída pelo imperador Constantino.[100] Na parte inferior encontra-se a bola de bronze, com o nome "catarata" ou "billicus confessionis" que era a entrada a partir da construção da primeira basílica para o túmulo de São Pedro.[101]
O Papa Pio XII, recém-eleito em 1939, concedeu a pesquisa arqueológica que em dez anos trouxe à luz o primeiro andar da Basílica de Constantino e mais tarde, os restos de uma necrópole romana que ocupava a encosta da Colina do Vaticano, tendo sido enterrada pelos construtores da primeira basílica. A existência desta área subterrânea confirma a crença de que o local do sepultamento de São Pedro está localizado no sítio onde foi erguido um monumento em memória do apóstolo, e em seguida a basílica.[102] Durante a escavação, entre 1953 e 1957, foi encontrado um nicho onde foi possível reconhecer uma gravação incompleta em grego com o nome de Pedro, dentro estavam alguns ossos embrulhados num pano roxo e fios de ouro. Esta descoberta foi anunciada por Pio XII convencido que os restos mortais eram do corpo de São Pedro. Estes restos mortais foram colocados no porão, na posição original, que se localizam exatamente sob Altar Papal, o baldaquino e a cúpula.[100][102]
O arcipreste da Basílica de São Pedro é um chefe executivo do culto e cuidado pastoral da basílica, e é sempre um cardeal. Alguns dos mais proeminentes arciprestes da basílica foram os cardeais Giovanni Gaetano Orsini (1276-1277) e Pietro Barbo (1445-1464) que mais tarde se tornaram papas, Nicolau III e Paulo II, respectivamente. Actualmente, o cardeal Mauro Gambetti, O.F.M.Conv. é quem ocupa o cargo desde 20 de fevereiro de 2021.[103]
↑Desde a Reforma, duvidou-se se São Pedro tinha realmente sido martirizado em Roma e se os seus restos mortais estavam ou não nesta Basílica. Entretanto, actualmente os historiadores concordam que São Pedro foi de fato martirizado em Roma e após uma meticulosa investigação nos anos 1950, o Papa Pio XII na enciclícia "Domenico Cardinale Tardini" (pág.:76), confirmou que haviam sido achados os ossos do mártir.
↑Leonardo da Vinci, por volta de 1490, realiza alguns estudos em plantas de igrejas: quase sempre estas organizações expandiram-se a partir do núcleo central, encimado por uma cúpula octogonal, semelhante à de Brunelleschi, a qual é flanqueada por cúpulas menores nas extremidades.
↑Boorsch, Suzanne (inverno de 1982–1983). «The Building of the Vatican: The Papacy and Architecture». The Metropolitan Museum of Art Bulletin. 40 (3): 4–8
↑Claridge, Amanda (1998). Judith Toms, Tony Cubberley, eds. Rome — An Oxford Archaeological Guide (em inglês). Oxford, UK: Oxford University Press. p. 276–282. 464 páginas. ISBN0-19-288003-9. Consultado em 8 de outubro de 2013
↑"Johann Tetzel", Encyclopædia Britannica, 2007: "Tetzel's experiences as a preacher of indulgences, especially between 1503 and 1510, led to his appointment as general commissioner by Albrecht, archbishop of Mainz, who, deeply in debt to pay for a large accumulation of benefices, had to contribute a considerable sum toward the rebuilding of St. Peter's Basilica in Rome. Albrecht obtained permission from Pope Leo X to conduct the sale of a special plenary indulgence (i.e., remission of the temporal punishment of sin), half of the proceeds of which Albrecht was to claim to pay the fees of his benefices. In effect, Tetzel became a salesman whose product was to cause a scandal in Germany that evolved into the greatest crisis (the Reformation) in the history of the Western church."
↑Hillerbrand, Hans J. "Martin Luther: Indulgences and salvation," Encyclopædia Britannica, 2007.
↑Certum est, nummo in cistam tinniente augeri questum et avariciam posse: suffragium autem ecclesie est in arbitrio dei solius (Tese 28).
↑Patetta, Federico (1943). La figura del Bramante nel "Simia" d'Andrea Guarna. Accademia Nazionale dei Lincei, Roma (em italiano). [S.l.: s.n.]
↑Thoenes, Christof (2002). San Pietro: la fortuna di un modello nel Cinquecento (em italiano) 19 ed. [S.l.]: Barnabiti studi
↑Spagnesi, Gianfranco (2003). Roma: la Basilica di San Pietro, il borgo e la città (em italiano). [S.l.]: Editoriale Jaca Book. p. 53-54. 222 páginas. ISBN8816406054
↑Richardson, Carol M.; Rosamond McKitterick, Universidade de Cambridge, John Osborne, Universidade de Carleton, Ottawa, Carol M. Richardson, Universidade de Edinburgh, Joanna Story, Universidade de Leicester. «Old Saint Peter's, Rome - Saint Peter's in the fifteenth century». Cambridge University Press: 324-347. Consultado em 1 de janeiro de 2019
↑«Bendición de la estatua de Santa Teresa de Jesús Jornet». 20 de outubro de 2004. Consultado em 18 de maio de 2011. encontra-se publicada num "lugar privilegiado" da Basílica Ptriacal. Exactamente na parte exterior da girola, atrás da “Gloria de Bernini”, no nicho central da sua abside.
Fletcher, Banister (1996) [First published 1896]. Sir Banister Fletcher's a History of Architecture 20th ed. London: Architectural Press. ISBN0-7506-2267-9
Gardner, Helen; Kleiner, Fred S.; Mamiya, Christin J. (2005). Gardner's Art through the Ages: The Western Perspective. 2 12th ed. Belmont: Wadsworth. pp. 499–500, 571–575. ISBN0-495-00479-0
Lanciani, Rodolfo (1892). «Chapter III: Christian Churches». Pagan and Christian Rome. Boston and New York: Houghton, Mifflin and Company
Goldscheider, Ludwig (1996). Michelangelo 6th ed. Oxford: Phaidon. ISBN0-7148-3296-0