CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
associada (ou não) do SBN - Sindicato dos Bancários do Norte hoje denominado
SBN - SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SETOR FINANCEIRO DE PORTUGAL
e aos UTENTES dos SAMS-NORTE - SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-SOCIAL
Foto de 1-Maio-2023
Meus amigos:
Hoje é para mim um dia muito especial, depois de ter completado 84 anos de idade (20/2) venho aqui anunciar outras EFEMÉRIDES de acontecimentos ocorridos no âmbito da Classe Bancária "COM QUEM TIVE O ORGULHO DE COLABORAR" durante 40 anos e nos quais estive presente.
VERDADE !!!
1ª EFEMÉRIDE - 4 DE MARÇO DE 1962
"62 ANOS" - Minha admissão no SBN
2ª EFEMÉRIDE - 4 DE MARÇO DE 2002
"22 ANOS" - A passagem para a "Aposentação".
Além destas datas faço ainda referência a mais estas "que têm sido por mim, focadas nas devidas alturas" e que são as seguintes:
13 DE SETEMBRO DE 1975 (2023)
"48 ANOS" sobre o início dos trabalhos para a implementação dos SAMS
15 DE OUTUBRO DE 1975 (2023)
"48 ANOS" sobre a primeira reunião dos 3 Sindicatos em Coimbra para tratar do mesmo assunto
25 DE NOVEMBRO DE 1975 (2023)
"48 ANOS" sobre a segunda reunião dos 3 Sindicatos no Porto, idem
13 DE DEZEMBRO DE 1975 (2023)
"48 ANOS" sobre a terceira reunião dos 3 Sindicatos em Lisboa, ibidem, e da atribuição do nome aos
SAMS - SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-SOCIAL
1 de JANEIRO DE 1976 (2024)
"49 ANOS" sobre o início da actividade dos SAMS na área de jurisdição do SBN
1 de FEVEREIRO DE 1976 (2024)
"49 ANOS" sobre o início da actividade dos SAMS nas áreas de jurisdição do SBC e do SBSI
Finalmente,
20 DE FEVEREIRO DE 1940 (2024)
Atingi a idade de 84 anos ... *************** Tencionava fazer aqui uma outra resenha (ou relato) da minha vida ao serviço da Classe Bancária - que já está esboçada há muito tempo e de que já publiquei alguns extractos (e talvez muito repetitivos...), mas não o vou fazer, pelo menos para já. Talvez um dia aconteça...
O meu currículo:
ANTÓNIO ARLINDO RODRIGUES DA FONSECA
Beneficiário 355500 dos SAMS Trabalhador do SBN desde 4 de MARÇO de 1962 até 4 de Março de 2002 - 40 ANOS
Exercício de funções no SBN (Entre 1962 e 1976)
Escriturário, Subchefe da Secretaria, Chefe de Secção de Secretaria até à fundação dos SAMS.
Exercício de funções nos SAMS (de 1976 a 1987):
Chefe (e Coordenador) da Secretaria que incluía a futura Secção de Farmácias, o serviço de Pessoal, Marcações, Beneficiários, orientação assessória dos Postos Clínicos no Porto na Província (Delegações), assessoria à Direcção Clínica e ao Conselho de Gerência;
Exercício de funções no SBN, de 1987 a 1997:
Chefe da Secretaria de Apoio à Direcção do SBN que incluía múltiplas actividades de Expediente (inclusive, de motorista), e também apoio directo ao Presidente da Direcção com presença em muitas reuniões directivas, Assembleias Gerais de Associados do SBN e de Centrais Sindicais, nomeadamente UGT, deslocações a Lisboa, Coimbra e a todas as Delegações na área de jurisdição do SBN, festas de Natal, convívios, etc., (tudo isto SEM HORÁRIOS FIXADOS...)
Por opção própria e para não deitar lenha para a fogueira nem ferir quaisquer susceptibilidades Retiro algumas considerações que estavam aqui escritas, que talvez um dia venham a lume.
***************
Para que fique devidamente registado quero salientar que
ATÉ HOJE E JÁ LÁ VÃO 22 ANOS
nenhuma Direcção (ou Director)
se dignou pedir-me uma simples desculpa, por terem mantido esta situação INCRÍVEL durante 5 anos
É sede do município de Manteigas com 121,98 km² de área[1] e 2 909 habitantes (2021),[2] dividido em 4 freguesias.[3] O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.
A vila de Manteigas teve foral outorgado por D. Sancho I (cerca de 1188). Teve novo foral outorgado por D. Manuel I em 1514. Desde a sua fundação, Manteigas sempre foi sede de Concelho, apenas entre os anos de 1896 e 1898 perdeu a sua autonomia para a Guarda. O poder concelhio foi retomado pela intervenção do industrial Joaquim Pereira de Mattos, proprietário da Fábrica de Lanifícios de São Gabriel.
Localização e paisagem
Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal Continental, por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.
É também no município de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.
Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.
Bem perto da vila, encontra-se o Poço do Inferno, que é, de há longa data, um dos ex-libris da Serra da Estrela.[4]
Freguesias
O município de Manteigas está subdividido em 4 freguesias:
Um dos pratos típicos de Manteigas designa-se por "Feijoca de Manteigas", sendo composto por feijoca guisada com carnes de porco. A feijoca de Manteigas, variedade de feijão graúdo que é cultivada em altitude e regada pelas águas da bacia do Zêzere, tem um sabor único, de textura aveludada.[10]
Clube de Futebol
Associação Desportiva de Manteigas é um clube de futebolportuguês sediado em Manteigas, fundado em 1977. Os seus jogos em casa são disputados no Estádio Municipal Engenheiro Barjona de Freitas.
Número de habitantes "residentes", ou seja, que tinham a residência oficial neste município à data em que os censos se realizaram.
De 1900 a 1950 os dados referem-se à população "de facto", ou seja, que estava presente no município à data em que os censos se realizaram. Daí que se registem algumas diferenças relativamente à designada população residente.)