segunda-feira, 24 de maio de 2021

TRATADO SOBRE REDUÇÕES DE OFENSIVA ESTRATÉGICA ENTRE OS EUA E A RÚSSIA ASSINADO EM 2002 - 24 DE MAIO DE 2021

 

Tratado sobre Reduções de Ofensiva Estratégica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bush e Putin assinam o tratado em 2002

Tratado sobre Reduções de Ofensiva Estratégica (SORT sigla para Treaty on Strategic Offensive Reductions em inglês), mais conhecido como o Tratado de Moscou (português brasileiro) ou de Moscovo (português europeu), foi assinado em 2002 entre a Rússia e os Estados Unidos visando à limitação de seus arsenais nucleares para um máximo de 2200 ogivas operacionais para cada país. O tratado foi assinado em Moscou, no dia 24 de Maio de 2002. Este é o mais recente de uma longa série de tratados e negociações para um desarmamento nuclear mútuo entre a Rússia (e seu predecessor, a União Soviética) e os Estados Unidos. Entre os acordo firmados, incluem-se o SALT I (1969-1972), Tratado ABM (1972), SALT II (1972-1979), Tratado INF (1987), START I (1991) e START II (1993).

O tratado de Moscou diverge do START em dois pontos: primeiro, ele limita as ogivas atualmente em operação, enquanto o START I limita-as apenas através de seus meios de entrega (ICBMs, SLBMs, e Bombardeiros Pesados). Em segundo lugar, a administração de Bush e Putin escreveram o tratado num panorama de grande confiança, fato que os escritores do START I não possuíam. Como resultado, o Tratado de Moscou não possui verificações e inspeções tão arraigadas quanto as do START I.

Delegações da Rússia e dos Estados Unidos encontram-se duas vezes por ano para discutir a implementação do Tratado de Moscou pela Comissão de Implementação Bilateral, ou "BIC".

O tratado foi criticado por várias razões:

  • Não havia protocolos de verificação.
  • As reduções não seriam necessariamente permanentes; as ogivas poderiam ser armazenadas e depois reutilizadas.
  • As reduções só precisariam ser concluídas na data de expiração do tratado, em 31 de dezembro de 2012.

SORT, Controle de Armamentos e a Administração Bush

As críticas acima são mais bem analisadas quando vistas em conjunto com as circunstâncias relevantes da administração atual. Durante a Guerra Fria, tornou-se claro para a maior parte das pessoas em ambos os lados da Cortina de Ferro que uma corrida armamentísta num ambiente tão carregado podia apenas levar ao desastre, sendo então criado o controle de armamento. Assim sendo, avanços no controle de armas tornaram-se a norma para os líderes tanto em Washington quanto Moscou. O Tratado de Moscou, portanto, aparenta ser a contribuição de George W. Bush nesse processo.

Em 2002, informações obtidas do documento confidencial Revisão da Postura Nuclear (NPR), requerido por lei para garantir a situação atual do arsenal nuclear dos Estados Unidos, deixaram claras as projeções e a política de armamentos do país. Essas informações demonstraram o interesse do governo Bush em montar uma nova tríade nuclear, consistindo de novos sistemas de ataque, defesa antimisseis e uma infraestrutura nuclear revitalizada.

Ligações externas

NAVIO CRUZADOR HMS HOOD (51) - FOI AFUNDADO EM 1941 - 24 DE MAIO DE 2021

 

HMS Hood (51)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
HMS Hood
HMS Hood (51) - March 17, 1924.jpg
Carreira  Reino Unido
OperadorMarinha Real Britânica
FabricanteJohn Brown & Company
HomônimoSamuel Hood, 1.º Visconde Hood
Batimento de quilha1 de setembro de 1916
Lançamento22 de agosto de 1918
Comissionamento15 de março de 1920
Indicativo visual51
EstadoNaufragado
DestinoAfundado em 24 de maio de 1941
Características gerais
Tipo de navioCruzador de batalha
ClasseAdmiral
Deslocamento46 680 t (carregado)
Maquinário4 turbinas a vapor
24 caldeiras
Comprimento262,3 m
Boca31,8 m
Calado9,8 m
Propulsão4 hélices triplas
Velocidade31 nós (57 km/h(1920)
28 nós (52 km/h) (1941)
Autonomia5 332 milhas náuticas à 20 nós
(9 870 km à 37 km/h) (1931)
Armamento1920:
8 canhões de 381 mm
12 canhões de 140 mm
4 canhões antiaéreos de 101 mm

1941:
8 canhões de 381 mm
7 canhões de 101 mm
3 canhões automáticos de 40 mm
5 metralhadoras de 12 mm
BlindagemCinturão de 152 a 305 mm
Convés de 19 a 76 mm
Barbetas de 127 a 305 mm
Torretas de 279 a 381 mm
Anteparas de 102 a 127 mm
Tripulação1 433 (1920)
1 325 (1934)

HMS Hood foi um cruzador de batalha operado pela Marinha Real Britânica no início da Segunda Guerra Mundial. Foi atingido em cheio no vapor e partido ao meio pelo couraçado alemão Bismarck a 24 de maio de 1941.[1]

O projeto original para o cruzador data de antes da Batalha da Jutlândia. Ele e suas três naves irmãs projetadas destinavam-se a contrabalançar os cruzadores de batalha alemães da Classe MacKensen, os quais dispunham de canhões de 381mm calibre 42 BL Mark 1. Originalmente o Hood deveria ter armamento pesado e alta velocidade, porém proteção relativamente leve.

Depois da Batalha da Jutlândia os planos foram rapidamente refeitos e a espessura de sua blindagem acrescida em 50%, resultando em um deslocamento de 5.080 ton maior que o projeto original, com uma perda de 2 nós (3,7 Km/h) na velocidade. Entretanto, a produção de suas três naves irmãs foram canceladas em 1917, quando a marinha inglesa detectou que a produção de cruzadores alemães da mesma classe haviam sido cancelados.

No entanto o Hood, foi devidamente concluído em 1920, permanecendo por muitos anos como o maior e mais rápido nau-capitânia do mundo, com alta reputação na marinha real.

Em Dezembro de 1938, propôs-se que o Hood sofresse uma reconstrução semelhante ao que havia sido feito na classe Renown, porém com o acréscimo de 16 canhões de 133mm da classe King George V. A substituição da maquinaria foi considerada extremamente urgente. Entretanto a reconstrução foi cancelada assim que a guerra se iniciou, permanecendo em grande parte inalterado.

Em 1941, junto com couraçado HMS Prince of Wales foi incumbido de interceptar o Bismarck e o Prinz Eugen no Estreito da Dinamarca.

Durante a Batalha do Estreito da Dinamarca, a quinta salva de tiros disparada pelo Bismarck atingiu o paiol de munições do Hood que explodiu e afundou em menos de três minutos. Eram exatamente 6h da manhã.

De uma tripulação de 1.418 pessoas, apenas 3 sobreviveram. Isto desencadeou um ódio na Marinha Real britânica, o que tornou o afundamento do Bismarck uma questão de honra.

Referências

  1.  «HMS Hood (51) Battlecruiser Warship». Military Factory. Consultado em 11 de abril de 2019

Bibliografia

  • Guias de Armas de Guerra, Editora Nova Cultural, 1985
  • Grenfell, Russel. The Bismarck Episode - The Mackmillam Co. 1948
  • Reader´s Digest. História Secreta da Última Guerra - Editora Ypiranga, 1962
Ícone de esboçoEste artigo sobre tópicos navais é 

PONTE DE BROOKLYN - NEW YORK - INAUGURADA EM 1883 - 24 DE MAIO DE 2021

 


Ponte do Brooklyn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponte de Brooklyn
Ponte de Brooklin sobre o Rio East em 2009.
Arquitetura e construção
DesignPonte pênsil
EngenheiroDavid B. Steinman
Mantida porDepartamento de Transporte da cidade de Nova Iorque
Data de abertura24 de maio de 1883 (137 anos)
Dimensões e tráfego
Comprimento total1 825 m
Largura26 m
Tráfego145 000
Geografia
CruzaRio East
LocalizaçãoManhattanBrooklyn
Flag of New York City.svg Nova Iorque
 Nova Iorque
 Estados Unidos
Coordenadas40° 42′ 21″ N, 73° 59′ 53″ O
Brooklyn Bridge
Registro Nacional de Lugares Históricos
Marco Histórico Nacional dos EUA
Marco Histórico de NYC
Ponte do Brooklyn está localizado em: Nova Iorque (cidade)
Coordenadas:40° 42′ 21″ N, 73° 59′ 48″ O
Estilo(s):Neogótico
Adicionado ao NRHP:15 de outubro de 1966 (54 anos)[1][2]
Nomeado NHL:29 de janeiro de 1964 (57 anos)[3][4][5]
Registro NRHP:66000523

Ponte de Brooklyn (oficialmente, em inglêsNew York and Brooklyn Bridge, "Ponte de Nova Iorque e Brooklyn") é uma ponte na cidade de Nova Iorque, considerada uma das mais antigas pontes de suspensão nos Estados Unidos, com extensão de 1 834 m. Situa-se sobre o rio East, ligando os distritos (boroughs) de Manhattan e Brooklyn.

Ao ser finalizada era a maior ponte de suspensão do mundo, e a primeira a utilizar-se de cabos. Foi a primeira ponte de aço suspensa do mundo e suas imensas torres de suporte já foram as estruturas mais altas de toda a cidade de Nova Iorque.

A ponte foi designada, em 15 de outubro de 1966, uma estrutura do Registro Nacional de Lugares Históricos[1][2] bem como, em 29 de janeiro de 1964, um Marco Histórico Nacional[3][4][5].

História

Impressão da Currier and Ives (1883).

A construção começou em 1869. A ponte de Brooklyn ficou completa catorze anos depois e foi aberta para o uso em 24 de Maio de 1883. No primeiro dia, um total de 1800 veículos e 150 300 pessoas atravessaram-na. Sua principal curva tem 21 486 metros. A construção da ponte custou 188 milhões de dólares e 27 pessoas morreram durante a construção.

Quando concluída, ela era a maior ponte por suspensão do mundo - 50% maior que a construção anterior - e ela virou um grande ponte de referência de turistas. Adicionalmente, por vários anos as torres foram as maiores esculturas dos Estados Unidos. O estilo da arquitetura da ponte é Gótico.

A ponte foi desenhada por pelo arquiteto John Augustus Roebling em TrentonNova Jersey. Roebling e sua empresa construíram pequenas pontes suspensas, como a John A. Roebling Suspension Bridge em CincinnatiOhio e a Waco Suspension Bridge em WacoTexas, estes serviram com protótipos de engenharia para o design final.

Passagem de pedestres da ponte.

Quando a construção começou, o pé de Roebling sofreu uma séria lesão num acidente, e dentro de poucas semanas ele morreu de tétano. Quando a ponte foi aberta, a esposa de seu filho WashingtonEmily Warren Roebling, foi a primeira pessoa a atravessar; Washington não conseguiu sair de sua casa, devido à depressão de que ele sofria naquele momento, e assistiu à construção através de um telescópio.

Quando a ponte foi construída, sistema aerodinâmico da ponte não estava bem planejado. Roebling desenhou uma ponte que foi seis vezes mais forte e resistente.

Atentado terrorista de 1994

Em 1 de março de 1994 o libanês Rasid Bazil abriu fogo num carro carregado de judeus ortodoxos, membros da Lubavitch. Baz foi acusado de assassinato e sentenciado a 141 anos na prisão. A principio a ação não foi classificada como um atentado terrorista, mas mais tarde, o FBI a classificou como a tal. A pista de acesso à ponte no lado de Manhattan foi chamada de Ari Halberstam Memorial Ramp, em honra da vítima.

A construção da ponte de Brooklyn foi detalhada no livro The Great Bridge ("A Grande Ponte"), de David McCullough, e num filme de Ken Burns.

Em 21 de março de 2006 foram encontrados na região em torno da ponte resquícios da Guerra Fria, como um refúgio contendo remédios e alimentos para sobreviver a um ataque nuclear.

A ponte de Brooklyn e o centro financeiro de ManhattanNova IorqueEUA.

Ver também

Referências

  1. ↑ Ir para:a b «Documentação de designação para o NRHP»(PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Consultado em 27 de julho de 2013
  2. ↑ Ir para:a b «Fotos para documentação de designação para o NRHP» (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Consultado em 27 de julho de 2013
  3. ↑ Ir para:a b «Brooklyn Bridge» (em inglês). National Historic Landmarks Program. Consultado em 27 de julho de 2013. Arquivado do original em 28 de novembro de 2002
  4. ↑ Ir para:a b «Documentação de designação para o NHL»(PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Consultado em 27 de julho de 2013
  5. ↑ Ir para:a b «Fotos para documentação de designação para o NHL» (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de 

EFEMÉRIDES - WIKIPÉDIA - 24 DE MAIO DE 2021

 

24 de maio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maio
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Ano:2021
Década:2020
Século:XXI
Milênio:3.º

24 de maio é o 144.º dia do ano no calendário gregoriano (145.º em anos bissextos). Faltam 221 para acabar o ano.

Eventos históricos

1883: Inauguração da Ponte do Brooklyn
1941: Afundamento do cruzador de batalha HMS Hood

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