quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

MONUMENTOS (IGREJAS) DA CIDADE DO PORTO Nº 1 - 8 DE JANEIRO DE 2020

Igreja da Lapa (Porto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Igreja de Nossa Senhora da Lapa
TipoArquitetura religiosa
Estilo dominanteRococó (Rococó em Portugal), Neoclássico (Neoclassicismo em Portugal)
ArquitetoJosé Figueiredo Seixas (1759) José Luís Nogueira Júnior
Início da construção1756
Fim da construção1863
Inauguração1779 (consagração)
RestauroObras de conservação e restauro da fachada e torres da Igreja, sob direção do arquiteto Joaquim Massena (2009/2010)
Proprietário inicialVenerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa
Função inicialCulto religioso
Proprietário atualVenerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa
Função atualCulto religioso e turismo
VisitantesPúblico Geral
Websiteirmandadedalapa.pt
Património Nacional
Classificação Monumento de Interesse Público
Data2013
DGPC5975244
SIPA15547
Geografia
PaísPortugal
CidadePorto
Coordenadas41° 9' 26" N 8° 36' 43" O
Geolocalização no mapa: Porto
Igreja de Nossa Senhora da Lapa está localizado em: Porto
Igreja de Nossa Senhora da Lapa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Igreja da Lapa, veja Igreja da Lapa (desambiguação).
Igreja de Nossa Senhora da Lapa é uma igreja católica situada na cidade do Porto, em Portugal, dedicada à Nossa Senhora da Lapa. A igreja foi edificada pela Irmandade da Nossa Senhora da Lapa, instituída em 1755, e faz parte de um conjunto edificado que inclui o cemitério da Lapa, a escola primária da Irmandade e o Hospital da Irmandade da Lapa. Na capela-mor encontra-se sepultado o coração do rei Pedro IV de Portugal, doado em testamento à irmandade.[1]
A primeira pedra da igreja foi lançada em 17 de julho de 1756 e, embora tenha sido consagrada em 1779, a construção só foi concluída em 1863. O primeiro projeto da igreja foi encomendado ao arquiteto João Glama Ströberle. Em 1756 foi encomendado em novo desenho ao arquiteto Figueiredo Seixas, que dirigiu as obras até à data da sua morte em 1773. Construída ao longo de mais de um século, a igreja apresenta elementos arquitetónicos rococós e neoclássicos.[1]

História da Irmandade[editar | editar código-fonte]

Foi instituída no século XVIII, datando os seus primeiros estatutos do ano de 1757. Nasceu como uma instituição religiosa mas, cedo, o seu campo de intervenção estendeu-se para lá das funções de culto. Dos meados de oitocentos aos princípios do século XX, assistiu-se à concretização dos principais sonhos do seu fundador o brasileiro Padre Ângelo Sequeira[2] (São Paulo, 1707 - Rio de Janeiro, 1776), que no seu livro Botica Preciosa, e Thesouro Precioso da Lapa[3] confessava querer achar todos os remédios para o corpo, para a alma e para a vida. Esta baliza cronológica compreende, assim, a afirmação do extinto Seminário-Colégio da Lapa, a construção do cemitério da Irmandade, a conclusão das obras da Igreja e, mais tarde, a edificação do Hospital.

Igreja[editar | editar código-fonte]

Em 1754, o fundador Padre Ângelo Sequeira pregava pela cidade do Porto, com a intenção de construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Lapa. Em 1755, recebeu, a 29 de julho, a bula papal do Santo Padre Bento XIV, e fruto das generosas esmolas dos fiéis, começou a construir-se a Capela de Nossa Senhora da Lapa das Confissões.
Dois anos mais tarde, a Mesa Administrativa da Irmandade decidiu-se pela construção de uma nova igreja, segundo traça do arquiteto José de Figueiredo Seixas. A construção da igreja arrastou-se por mais de 100 anos, devido à escassez de recursos e às invasões napoleónicas. Desde 1835, o interior da igreja acolhe o coração do rei D. Pedro IV, albergado, desde 1837, num monumento construído por Costa Lima e localizado na Capela-Mor, do lado do Evangelho. Em 1995, a igreja adquiriu um monumental Órgão de Tubos ex-libris da Irmandade, por ser um dos melhores e mais belos de toda a Península Ibérica. O Órgão revela-se, ainda, uma peça fundamental na concretização dos famosos concertos promovidos pela igreja.
O Órgão de Tubos tem cerca de 32 toneladas, 15 metros de altura, 10,5 metros de largura e 5 metros de profundidade. O maior tubo do órgão é de madeira e mede 10,12 metros de altura.

Cemitério[editar | editar código-fonte]

O Cemitério da Lapa é o mais antigo cemitério romântico português, construído como resposta à epidemia de cólera que vitimou muitos portuenses. Porém, a Irmandade pretendia, desde 1833, um local de sepultamento nobre para os seus Irmãos. As magníficas capelas funerárias erigidas pela burguesia portuense aqui sepultada fazem deste cemitério um verdadeiro "museu da morte", ilustrativo da melhor arte funerária do período romântico. Neles jazem personalidades ilustres, tais como os escritores Arnaldo GamaCamilo Castelo Branco e Soares de Passos, como os arquitetos e artistas Marques da Silva e Marques de Oliveira, como o Bispo D. Manuel de Santa Inês e como o industrial José Ferreira Borges, entre muitas outras.

Escolas[editar | editar código-fonte]


"Galeria da Memória" (Sala dos Retratos). Aspeto da Sala até 2013.
Seminário-Colégio da Irmandade da Lapa foi um dos primeiros estabelecimentos de ensino da cidade do Porto. O projecto de criar um seminário-colégio para formação de jovens pertence ao próprio fundador da Irmandade, o missionário apostólico Angelo de Sequeira, o qual por diversas razões não concretizou esse desejo, tendo antes regressado ao Brasil, onde viria a falecer em 1776. Só em 12 de junho de 1792, D. Maria I autorizou a Irmandade a abrir a ambicionada instituição de ensino. Todavia, e a julgar pelos elementos documentais disponíveis no arquivo da Irmandade, o seminário-colégio não recebeu alunos senão a partir dos finais de 1800.
Ao longo do século XIX, o seminário-colégio sofreu encerramentos e reformas até ficar apenas conhecido como Colégio da Lapa, recebendo alunos como Eça de QueirósRamalho OrtigãoRicardo Jorge, entre outros. A valência educativa da Irmandade manteve-se até 2008, ano em que encerrou a Escola da Lapa, a qual funcionou durante o século XX, grosso modo.
As atividades letivas da Irmandade tinham lugar num edifício geminado à Igreja, o qual ainda existe. Esse edifício foi projetado, cerca de 1910-1915, pelo reconhecido arquiteto Marques da Silva, e albergava a Sacristia, a Galeria da Memória (Sala dos Retratos), o Salão Nobre/Sala das Sessões, o Arquivo e as Escolas (feminina e masculina) da Irmandade. Alguns destes espaços encontram-se, ainda, ativos e visitáveis.

Hospital[editar | editar código-fonte]

Foi edificado entre 1902 e 1904, concretizando um antigo sonho da Irmandade. A construção foi financiada pela benemérita Luzia Joaquina Bruce ( - 1917), em memória do seu companheiro, João António Lima (1825-1891), cuja estátua coroa, até hoje, a fachada principal do edifício. Em 1948, teve lugar uma segunda fase de construção que teve em vista a ampliação do hospital, concluindo a ala sul que desde 1916 aguardava financiamento, o qual se veio a encontrar na generosidade da benfeitora Maria Albertina Saraiva de Sousa, Condessa de São Tiago de Lobão ( - 1948).

Cronologia[editar | editar código-fonte]

  • 1755 | 29 de julho: Concedida bula do Santo Padre Bento XIV à Irmandade.
  • 1764 | 22 de dezembro: Outorgada a Graça da Majestade à Irmandade por D. Pedro III.
  • 1780 | 30 de abril: Abertura solene da Igreja.
  • 1792 | 31 de maio: Concedida carta régia à fundação do Seminário-Colégio.
  • 1833 | 24 de julho: Publicada a portaria autorizando a edificação do Cemitério.

Referências

  1. ↑ Ir para:a b Carvalho, Rosário. «Igreja e Cemitério de Nossa Senhora da Lapa». Direção Geral do Património. Consultado em 7 de julho de 2017
  2.  «Dicionário Histórico | Portugal»
  3.  «Biblioteca Nacional de Portugal»

OBSERVADOR

Observador 360º

360º

Fotografia de Pedro Jorge CastroPedro Jorge Castro
Diretor-Adjunto
Terça-feira, 7 janeiro 2020
Enquanto dormia…
… a Nasa anunciou a descoberta de um planeta do tamanho da Terra, onde é possível a existência de água. Pode vir a dar jeito, dependendo do desfecho desta escalada de tensão militar entre os EUA e o Irão. Ou se continuarem a ser comunicadas decisões militares “por engano”, como se soube ontem com a carta enviada ao Iraque. Em Angola, há novos episódios do confronto entre a justiça e Isabel dos Santos. E em Portugal, em dia de abertura do ano judicial, a atualidade foi marcada pelo depoimento explosivo de Rui Patrício no julgamento da invasão de Alcochete, e pela investigação de dois crimes: a PJ já identificou a maioria dos cerca de 15 homens que terão agredido mortalmente um cabo-verdiano em Bragança (conta o JN); e deteve os três suspeitos de assassinarem o filho do ex-inspetor da PJ.

Filho de ex-inspetor da PJ foi alvo de crime premeditado ou estava no local errado?

“Fazer um funeral a um filho é um ato contra a natureza da vida”, escreveu ontem nas redes sociais o inspetor da PJ, pai do estudante de 24 anos que morreu esfaqueado junto a uma passadeira no Campo Grande, a 28 de Dezembro. A Carolina Branco reconstitui os detalhes do crime. As imagens das câmaras de videovigilância da estação de metro do Areeiro terão ajudado a PJ a deter os três suspeitos, depois de ter encontrado nas suas residências uma arma branca de “elevadas dimensões”, que terá provocado os “dois golpes” mortais à vítima, e 50 doses de cocaína. Os três detidos tinham assaltado outro estudante duas horas antes.

EUA enviaram “por engano” carta a anunciar retirada das tropas do Iraque

Os EUA enviaram carta às autoridades iraquianas a anunciar retirada mas, a seguir, o Pentágono negou. No fim, reconheceu que se tratava de uma carta genuína, mas que foi enviada por “engano”. Uma história insólita, mas algo preocupante, que pode ler aqui, e que foi conhecida num dia marcado por várias reações à morte do general iraniano Soleimani:

Isabel dos Santos diz que secreta angolana lhe invadiu os computadores em Portugal

Há desenvolvimentos no cerco da justiça angolana à filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos:

MAIS NOTÍCIAS IMPORTANTES

OS NOSSOS ESPECIAIS

A NOSSA OPINIÃO

colunista_rramos_467.png
O alvoroço apocalíptico à volta da guerra do Iraque, da crise de 2008 ou da eleição de Trump tem servido aos inimigos da democracia e da economia de mercado para voltarem a atacar o “capitalismo”.
1q9a5344_467x467_acf_cropped.jpg
Centeno não é o Ronaldo das Finanças, é o Luís de Matos dos Orçamentos. Prepara-se para fazer aquele truque de magia que consiste em tirar moedas detrás das orelhas de Catarina e de Jerónimo.
colunista_lalves_467.png
A morte de um filho é uma dor que o tempo não cura ou apaga, mas talvez possa vir algum consolo da certeza de que há vidas longas que não tocam tantas pessoas como as que a Carolina tocou e transformou.
0_467x467_acf_cropped.jpeg
Esse é o passo número um: saber qual é o objectivo. Isto requererá já um investimento pessoal considerável. O passo número dois é pensar no objectivo e no que ele lhe proporcionará quando atingido.
pedro-duarte1_467x467_acf_cropped.jpg
O PIB passa ao lado dos quatro grandes desafios que a nossa sociedade irá enfrentar nos próximos anos: emergência climática, crescentes desigualdades, automação laboral e envelhecimento da população.
0-5_467x467_acf_cropped.jpeg
Assim se (não) trabalha neste Tribunal. Ainda bem que não há serviço. Iria parecer um estagiário de mão tremente e voz embargada. A culpa é do Porto brumoso e granítico. Este Tribunal faz-lhe jus.
30agosto2017-18_467x467_acf_cropped.jpg
Num mundo onde tudo é vivido à velocidade da luz, que em 2020 se passe da voz individual à coletiva, com projetos de combate à exclusão dos mais velhos e de igualdade de oportunidades para os jovens.

NOTÍCIAS SURPREENDENTES

FotografiaCULTURA

As linhas mexem-se ou não? A nova ilusão de ótica

A ilusão de um artista italiano tem feito sucesso no Twitter com milhares de partilhas. As pessoas acham que as linhas crescem e diminuem num movimento ondulado. Assim será?
FotografiaMUNDO

Homem condenado por 136 violações no Reino Unido

Reynhard Sinaga terá tentado violar pelo menos 190 homens que atraía em bares e discotecas de Manchester. Tribunal provou 136 violações num total de 159 crimes sexuais.
FotografiaLIFESTYLE

Atum vendido por 1,6 milhões de euros em leilão

Um atum de 276 quilos foi vendido por quase 1,6 milhões de euros, num leilão no mercado de peixe em Tóquio. E não foi o valor recorde. O comprador foi um japonês que se intitula o "Rei do Atum".
FotografiaCULTURA

Do "joker" ao feminismo: os discursos dos Globos

Brad Pitt agradeceu ao "parceiro no crime" DiCaprio, Phoenix disse que é "um chato da porra", Tom Hanks chorou e Michelle apelou ao voto feminimo porque "o mundo parece-se tanto" com os homens.
FotografiaCULTURA

Stellan Skarsgård: da diplomacia ao Globo de Ouro

Venceu o prémio de melhor ator secundário pelo papel em "Chernobyl". Em março, ouvimo-lo falar da série, da Boeing, de desinformação, de terrorismo, de Putin e do medo que não tem da morte.
FotografiaMUNDO

Semana de 4 dias. Proposta finlandesa é só ideia

Primeira-ministra finlandesa defendeu ideia para privilegiar o tempo em família e "hobbies". Mas não há, na verdade, planos concretos de introduzir a medida no horizonte próximo, garante o governo.
FotografiaDESPORTO

Polícia português coordena segurança no Mundial

O superintendente-chefe Jorge Maurício vai coordenar o projeto Stadia, de segurança no Mundial de futebol que decorrerá em sete cidades-sede entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.
FotografiaSOCIEDADE

Morreu o guarda-redes Hans Tilkowski

Foi ao serviço da Alemanha que sofreu um golo que o imortalizou. Em Wembley, no prolongamento, a bola entrou e saiu da baliza num arco que ainda hoje confunde especialistas. Tinha 84 anos.
FotografiaMUNDO

"Notre-Dame ainda não está salva"

Será necessário retirar 500 toneladas de andaimes que estavam à volta do pináculo da catedral antes do fogo. E ainda ninguém sabe o que pode acontecer. As abóbodas podem colapsar, avisa responsável.
FotografiaTECNOLOGIA

Em 2020 vai poder falar com o seu chuveiro

A Kohler, uma empresa de produtos sanitários, vai lançar uma cabeça de chuveiro que tem uma coluna com o assistente da Amazon, a Alexa, embutida. Há também tampos para a retrete com esta tecnologia.

RÁDIO OBSERVADOR

Leia as últimas

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue