quarta-feira, 16 de setembro de 2020

iOS 9 - VERSÃO DA APPLE LANÇADA EM 2015 - 16 DE SETEMBRO DE 2020

 



iOS 9

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iOS 9
Versão do sistema operativo iOS
IOS 9 Logo.png
ProduçãoApple Inc.
Modelo
  • iPhone 4S
  • iPhone 5
  • iPhone 5C/5S
  • iPhone 6/6 Plus
  • iPhone 6S/6S Plus
  • iPad 2/3/4
  • iPad Air/Air 2
  • iPad Pro
  • iPad Mini 1/2/3/4
  • iPod Touch 5/6
Lançamento16 de setembro de 2015
Versão estáveliOS 9.3.5 para Modelos Wi-Fi de iPad 2,3 e Mini 1

iOS 9.3.6 para iPhone 4S e Modelos Wi-Fi + Cellular de iPad 2,3 e Mini 1

Mercado-alvoSistemas operacionais móveis
Método de atualizaçãoOTA (Over The Air) ou pela iTunes
Arquitetura(s)32 bits e 64 bits
LicençaProprietário EULA exceto para componentes open source
Página oficialwww.apple.com/br/ios/ios9-preview/
Estado de desenvolvimento
Estável
Cronologia
iOS 8
iOS 10

iOS 9 é a nona maior versão do sistema operacional móvel iOS projetados pela Apple Inc como o sucessor do iOS 8. Foi anunciado na Worldwide Developers Conference da empresa (WWDC) 2015 em 08 de junho de 2015, possuí uma data de lançamento prevista do mês de Setembro de 2015. O iOS 9 inclui muitas melhorias sobre seu antecessor. Foi anunciado em 09 de setembro de 2015, que o iOS 9 será lançado para o público em geral em 16 de setembro.

História [editar | editar código-fonte]

O iOS 9 foi anunciado ao público na Worldwide Developers Conference da Apple (WWDC) 2015 em 08 de junho de 2015. A versão teste do iOS 9.0 beta 1 está sendo disponibilizada para desenvolvedores registrados.[1][2] O iOS 9 Foi lançado ao público geral em setembro de 2015.[3]

Em 23 de junho de 2015, a Apple liberou para desenvolvedores o iOS 9 beta 2. Esse atualização contém muitas correções de bugs, melhorias de desempenho e estabilidade em relação ao seu antecessor.[4]

Em 08 de julho de 2015, a Apple liberou para desenvolvedores o iOS 9 beta 3. Como de costume, ele contém correções de bugs, estabilidade e aprimoramentos de desempenho sobre a antiga versão beta. O aplicativo News foi adicionado nesta versão beta.[5]

Em 09 de julho de 2015, o iOS 9 beta foi disponibilizada ao público em geral, nomeado o iOS 9 Public Beta.[6][7]

Recursos e Mudanças[editar | editar código-fonte]

iOS 9 inclui melhorias para os aplicativos nativos como exemplo o Notas, que passará a ter suporte para rabiscos e desenhos, além de incorporar diversos tipos de arquivos para uma nota, como documentos, páginas de internet, e além de outros. iOS 9 também inclui um novo aplicativo nativo Apple News que mostrará notícias dos principais jornais e sites como The New York Times, CNN, entre outros.[8] O aplicativo Mapas também recebeu diversas novidades como exemplo horário de transportes públicos e sugestões de lugares próximos para ir. Mas ainda todas essas novidades não estarão disponíveis para o Brasil e Portugal.[9][10] O aplicativo Passbook deixou de existir e um novo aplicativo chamado Wallet entrou em seu lugar.

iOS 9 também adiciona muitas características produtivas aos iPad. Estes incluem multitarefa Split-tela, deslizar sobre e imagem no suporte de imagens para melhor multitarefa similar à experiência encontrado no OS X El Capitan. Usuários do iPad também receber melhores de manipular texto, como um novo gesto de dois dedos sobre o teclado que ajuda o usuário de slides em torno da página que eles estão usando, bem como recortar, copiar e colar com os botões incluídos no teclado.[11]

Outras coisas foram alteradas que não eram tão evidentes. Como a fonte do sistema mudou para San Francisco, da Apple, usado no Apple Watch. Anteriormente, a fonte utilizada era Helvetica Neue, utilizado tanto em iOS 7/8, e OS X Yosemite. O teclado foi corrigido para que quando você desmarcar a tecla shift, você é capaz de ver representações letra minúscula, em comparação com as representações em maiúsculas em versões anteriores do iOS. O painel de multitarefa foi reformulado no iPhoneiPod Touch e iPad. No iPhone informações de contatos recentes anteriormente localizada no painel de multitarefa foi removido para uma nova posição, sendo só deslizar a página inicial para esquerda para as informações de contatos recentes ficar visível.

O iOS 9 também inclui muitas outras melhorias, como o desempenho melhorado em aparelhos antigos e maior duração da bateria, como um novo modo de Pouca Energia[12], que quando ativado limitará algumas funções do sistema, como atualizações em 2º plano, movimento e brilho, entre outras. Melhorias na segurança também foram incorporadas exemplo nova senha, que passou de 4 para 6 dígitos.[13] iOS 9 Também introduz uma nova autenticação de dois fatores para uma melhor segurança.[14]

Foi anunciado que o iOS 9 estará disponível para todos os dispositivos que rodam o iOS 8 e, pela primeira vez na história da Apple um iPhone, o 4S será atualizado para a sua quinta versão do iOS.[15] No entanto, os dispositivos equipados com o chip A5, como exemplo iPhone 4S terá suporte muito limitado para muitos dos recursos no iOS 9, tais como multitarefa em tela dividida, devido a limitações de hardware.

Siri foi melhorada de forma decisiva com o iOS 9. Ela agora está ciente de informação contextual que um usuário está vendo em uma página de proporcionar uma melhor ajuda para o usuário. Por exemplo, se um usuário está comprando algo on-line, o usuário pode dizer Siri "Lembrar-me sobre isso quando eu chegar em casa" e Siri vai lembrá-los para completar a sua compra, uma vez que chegar em casa. Além disso, Siri é integrado a busca do Spotlight para fornecer informações para o usuário, tais como o tempo, resultados esportivos, notícias, etc. Além disso, Spotlight fornece informações sobre locais nas proximidades, que o usuário pode querer visitar com base no tempo do dia ou localização e fornece sugeridas aplicativos com base no que é mais utilizada durante esse período do dia (para competir de frente com o Google Now). Spotlight pode ser acessado passando à esquerda da primeira página da tela inicial, semelhante à função de pesquisa anterior no iOS 6. Siri também tem um novo recurso chamado "proativa" em que ajuda os usuários, fazendo coisas como adicionar automaticamente um evento para o calendário baseado em uma mensagem no aplicativo Mail. Siri foi redesenhado para ser similar à versão da Apple Watch.

Dispositivos[editar | editar código-fonte]

Os aparelhos que receberão o iOS 9 são os seguintes:[16]

Referências

  1.  Andrew Griffin. «iOS 9 beta: users can sign up for beta scheme to get new iPhone operating system in July». independent.co.uk. Consultado em 11 de junho de 2015
  2.  Sophie Curtis. «iOS 9: what we've learnt from WWDC 2015». telegraph.co.uk. Consultado em 11 de junho de 2015
  3.  Alex Fitzpatrick. «Your iPhone Is About to Understand You Way Betters». time.com. Consultado em 11 de junho de 2015
  4.  IleX. «VEJA ALGUMAS NOVIDADES DO SEGUNDO BETA DO IOS 9». blogdoiphone.com. Consultado em 9 de julho de 2015
  5.  IleX. «APPLE LIBERA O TERCEIRO BETA DO IOS 9, PARA DESENVOLVEDORES». blogdoiphone.com. Consultado em 9 de julho de 2015
  6.  Eduardo Harada. «Beta do iOS 9 ganha versão pública cheia de novidades». tecmundo.com.br. Consultado em 9 de julho de 2015
  7.  Redação Olhar Digital. «Apple libera versão beta do iOS 9; saiba como instalar». olhardigital.uol.com.br. Consultado em 9 de julho de 2015
  8.  Dan Seifert. «Apple announces iOS 9, release later this year». theverge.com. Consultado em 11 de junho de 2015
  9.  Marco Tabini. «Apple Maps in iOS 9 adds public transit, local business search». macworld.com. Consultado em 11 de junho de 2015
  10.  Pedro Cardoso. «Apple Maps ganha rotas para o transporte público no iOS 9». techtudo.com.br. Consultado em 11 de junho de 2015
  11.  Matt Weinberger. «Apple Maps in iOS 9 adds public transit, local business search». businessinsider.com. Consultado em 11 de junho de 2015
  12.  Felipe Alencar. «Como funciona o modo de pouca energia do iOS 9?». techtudo.com.br. Consultado em 11 de junho de 2015
  13.  Tyler Lee. «iOS 9 Introduces New Security Improvements». ubergizmo.com. Consultado em 11 de junho de 2015
  14.  Lee Munson. «iOS 9 enhances two factor authentication, introduces 6-digit passcodes». nakedsecurity.sophos.com. Consultado em 11 de junho de 2015
  15.  Dong Ngo. «iOS 9 will run on all iOS 8-compatible devices». cnet.com. Consultado em 11 de junho de 2015
  16.  Felipe Alencar. «iOS 9: saiba quais aparelhos são compatíveis com o novo sistema». techtudo.com.br. Consultado em 11 de junho de 2015

MIKOYAN-GUREVICH MIG-31 - PRIMIEOR VOO EM 1975 - 16 DE SETEMBRO DE 2020

 


Mikoyan-Gurevich MiG-31

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MiG-31
(OTANFoxhound)
Caça
Um Mig-31 da Força Aérea Russa
Descrição
Tipo / MissãoCaça interceptador, com motores turbofan de pós-combustão, bimotor monoplano
País de origem União Soviética
FabricanteMikoyan-Gurevich
Período de produção1975-1994
Quantidade produzida519
Desenvolvido deMiG-25
Primeiro voo em16 de setembro de 1975 (45 anos)
Introduzido em6 de maio de 1981
VariantesVer texto
Tripulação2 - piloto e oficial de armamentos
Notas
Dados: Ver seção "Especificações"

Mikoyan-Gurevich MiG-31 (designação NATOFoxhound) é um caça de alta performance, capacitado para interceptar e destruir múltiplos alvos aéreos a altitudes entre os 50 e os 28 000 metros, em todas as condições atmosféricas de dia e de noite.[1]

O desenvolvimento deste interceptor começou em 1970, baseado na célula do MIG-25 Foxbat, voou pela primeira vez em 16 de Setembro de 1975 e terão sido construídos desde 1979 505 exemplares nas suas várias versões.[2]

Fez a sua apresentação mundial, quando apareceu em público pela primeira vez, no Salão Aeronáutico de Paris em Julho de 1991 participando tanto na exibição estática como na aérea.[3]

Origens do projecto / Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A gênese do MIG-25 e do seu derivado MIG-31, têm origem num memorando secreto, que o então Presidente dos Estados UnidosDwight D. Eisenhower assinou em Novembro de 1954 autorizando voos de reconhecimento a grande altitude, sobre o território da ex-União Soviética dirigidos pela CIA. Inicialmente executados por aeronaves de reconhecimento Lockheed U-2 mas interrompidos pelo abate da aeronave pilotada por Francis Gary Powers no dia 1 de Maio de 1960 por acção de um míssil terra-ar, e continuados com o uso de balões estratosféricos, até ao aparecimento do avião de reconhecimento estratégico de alta altitude e velocidade mach 3 Lockheed SR-71, que nem sequer necessitava de sobrevoar o território alvo para executar a missão, devido a elevada altitude a que operava e a sofisticação dos meios ao dispor.[nota 1]

Nasce assim o projecto de um caça interceptor de elevadas performances destinado a manter invioladas as fronteiras domésticas. Designado Ye-155, voa pela primeira em 6 de Março de 1964 na versão de reconhecimento Ye-155R-1, devido a problemas de desenvolvimento no armamento especifico da versão de intercepção Ye-155P-1, a qual só faz o primeiro voo seis meses depois a 9 de Setembro de 1964. Dez anos mais tarde as ameaças são originadas pela penetração a baixa altitude de bombardeiros e ou de mísseis de cruzeiro lançados por estes.[nota 2] O MIG-25 está longe de ser a resposta adequada, devido às suas severas limitações a baixa altitude, a solução veio novamente do gabinete de projectos aeronáuticos Mikoyan-Gurevich que apresentou o Ye-155MP embrião do MIG-31 o qual faz o seu voo inaugural a 16 de Setembro de 1975.[4][5]

Uma das suas características mais marcantes e que o tornam um dos mais sofisticados caças em actividade é a capacidade de agir como um mini AWACS. Funcionando em conjunto com outros três Mig-31 cobrem sob a direcção do avião líder, 1 000 Km de espaço aéreo, ou o avião líder pode pode orientar outros caças mais vocacionados para o combate aéreo, como o MIG-29 ou o Sukhoi Su-27, fornecendo toda a informação necessária, substituindo com vantagem o controle aéreo terrestre.[4]

Mig-31 em exposição estática no museu técnico de Moscovo, Russia

Cronologia[editar | editar código-fonte]

  • 24 de Maio de 1968 - Directiva governamental dando início aos estudos preliminares para a substituição do MIG-25.
  • 1972 - Início do projecto detalhado do MiG-31
  • Setembro de 1975 - É revelado ao Ocidente a existência de um "MIG-25" avançado, pelo Tenente Viktor Ivanovich Belenko que desertou com um MiG-25 de Vladivostok para Hokkaido, no Japão, referindo-se ao protótipo do futuro Mig-31 que ele designou "super Foxbat".
  • Dezembro de 1976 - Construído o primeiro MiG-31 de pré-produção.
  • 15 de Fevereiro de 1978 - O radar Zaslan que equipará o MIG-31 mostrou as suas qualidades ao rastrear simultaneamente 10 alvos voando a 5,000 metros de altitude.
  • 1986 - Primeiro voo do MIG-31D.
  • 1990 - O MiG-31B substitui o MiG-31 na linha de produção.
  • Outubro de 1993 -Primeiro lançamento com sucesso do míssil R-37 por um MIG-31M Foxhound B.
  • Abril de 1994 - Sai da linha de produção o último exemplar.

Projecto[editar | editar código-fonte]

  • Cockpit - Com uma configuração de dois lugares em habitáculos separados, o da frente destinado ao piloto e o posterior destinado ao operador de armas e radar, pressurizados e equipados com ar-condicionado. Os controles de voo são os tradicionais manche e pedais accionados por cabos com auxílio de um sistema hidráulico. Ambos os tripulantes usam uma cadeira de ejecção zero-zero[nota 3] modelo Km-1, a instrumentação é essencialmente analógica e convencional.[6]
  • Asas - Relativamente fina e trapezoidal, com uma envergadura de 13.45 m e uma área total incluindo a secção central de 61.6 m2. São unidas à fuselagem em seis pontos rígidos principais, possuem três longarinas e três mastros feitos de aço de alta resistência entre os quais existem dois tanques de combustível integrais, são ainda revestidas também de aço de alta resistência e titânio nos bordos de ataque. Na parte inferior estão localizados dois suportes para fixação de cargas externas, o interior têm a dupla função depósitos de combustível/armamento e o exterior apenas admite mísseis de curto alcance.
  • Trem de aterragem - Hidráulico tipo triciclo retráctil. A unidade do nariz com duas rodas KT-176 (tamanho 660 x 200 mm) e guarda-lamas que recolhe no sentido posterior. As unidades principais, não convencionais possuem duas rodas opostas e desfasadas, KT-175 (tamanho 950 x 300 mm). que recolhem girando em torno do pé ficando na posição horizontal quando alojadas na fuselagem. Todas as rodas possuem freios accionados por ar comprimido.
  • Depósitos de combustível - O combustível é transportado em sete depósito integrais na fuselagem, mais quatro nas asas e mais dois nos estabilizadores horizontais da estrutura, junto às células dos motores. A capacidade máxima interna é de 18,5 mil litros, mas normalmente a aeronave transporta internamente apenas 13.700 litros de combustível. Dois depósitos externos de 2,5 mil litros cada podem se necessário ser transportados sob as asas, elevando a capacidade máxima total para 23,5 mil litros.[7]
Diagrama demonstrativo do funcionamento do Mig-31 em modo de controlo aéreo
  • Aviónicos - Equipado com o primeiro radar de fase a ser utilizado por um caça o RP-31 (zaslon), é capaz de rastrear dez alvos, e disparar contra quatro simultaneamente, com um alcance de busca em modo normal até 180 Km, possui uma abertura horizontal de 140º (240º em alguns modos de busca) e uma abertura vertical de +70º e -60º, o que lhe confere capacidade de disparo para baixo. O conjunto de aviónicos inclui ainda, controlo de voo automático SAU-155M, computador central Argon-K, rádio UHF e HF, sistema de alerta passivo, interrogador IFF, gravador de vozes no cockpitrádio-bússola, data link BAN-75 que permite a troca de dados em modo seguro com outros aviões num raio de 200 Km, transmitindo os dados da situação táctica obtidos pelos seus sensores, possui ainda uma grande resistência a contra medidas electrónicas.[8]

Produção[editar | editar código-fonte]

Um Mig-31 russo decolando.
Produção do MIG-31 Foxhound.[9]
QuantidadeData
Ye-155MP21972-1976
MiG-312801977-1989
MiG-31DZ451990-1991
MiG-31B162+1990-1994
MiG-31E1+19??
MiG-31M71985-1995
MiG-31D21987
MiG-31FE119??

Operadores[editar | editar código-fonte]

Variantes[editar | editar código-fonte]

  • Ye-155MP
Protótipo baseado no avião de teste (MiG-25MP Izdelye 83) Ye-155M.[10]
  • MiG-31 (Izdelye 01)
Primeira versão de produção final.
  • MiG-31В (Izdelye 01B)
Primeira actualização efectuada a partir do final de 1990, devido a uma importante e detalhada fuga de informação sobre o armamento e os Aviónicos.[nota 4] Esta actualização incidiu essencialmente sobre o radar, as contra medidas electrónica e contra-contra medidas electrónicas, um novo processador digital mais rápido e com mais memória. Segundo os especialistas Russos o potencial de combate foi aumentado em 30%.[11]
  • MiG-31BS (Izdelye 01BS)
Designação dada a cerca de 320 MiG-31В (Izdelye 01B), que sofreram uma segunda actualização.[12]
  • MiG-31 (Izdelye OlDZ)
Versão equipada com sonda de reabastecimento, eliminando assim um dos pontos fracos, a inadequada capacidade de escoltar aeronaves em patrulha marítima ou bombardeiros por falta de endurance. Quarenta e cinco foram construídos de raiz, a maioria das unidades operacionais foi contemplada com esta actualização.[12]
  • MiG-31M Foxhound B (Izdelye 05)
Versão muito modificada, para intercepção de longo alcance equipada de mísseis ar-ar. As suas especificações são classificadas e pouco se sabe sobre ele. Desenvolvido a partir de 1983, com especial ênfase no radar, que com um diâmetro maior e outros melhoramentos é agora capaz de controlar mais alvos simultaneamente e de dirigir o míssil R-37 até (no limite do alcance do míssil e do radar) 300 Km. Sete protótipos foram construídos, o primeiro dos quais voou pela primeira vez a 21 de Dezembro de 1985. Nenhum foi encomendado (até 2005) devido a problemas de financiamento, se alguma vez adquirir capacidade operacional, capacitará a Força Aérea Russa para lidar com ameaças de alta tecnologia como os aviões furtivos. Com um potencial várias vezes superior ao modelo anterior, um punhado deles permitirá uma defesa eficiente do imenso espaço aéreo Russo.[8]
  • MiG-31D (Izdelye 07)
Versão experimental, duas células reconstruídas em 1987 com os indicativos blue 071 e blue 072. O sistema e as próprias armas foram retirados, foi adicionado um suporte ventral destinado a um único míssil de grandes dimensões. Apesar de intensivos testes realizados principalmente pelo blue 072 o projecto foi abandonado no início de 1990, ainda antes mesmo do míssil planeado ter adquirido capacidade operacional.[12]
  • MiG-31E
Versão de exportação do MIG-31B, com radar contra medidas electrónicas e outros Aviónicos simplificados, os mísseis R-33 são também eles uma versão simplificada. Não têm encomendas. Construído um protótipo (903 branco) em 1997 para realização de ensaios no centro de testes Valeriy P Chkalov in Akhtubinsk.[12]
  • MiG-31F
Versão projectada para um caça bombardeiro táctico, desvendada pela primeira vez no Salão Aeronáutico de Paris em 1995, nunca construído. Capaz de usar a quase totalidade da panóplia de armamento táctico Russo, mantém as mesmas características da versão de intercepção, com excepção do peso máximo admitido à descolagem o qual foi aumentado para 50 toneladas.[12]
  • MiG-31FE
Versão de exportação da versão de caça bombardeiro, planeada para comportar Aviónicos e armamento Ocidental, segundo as preferências do cliente, também nunca construído.[12]

Utilizadores[editar | editar código-fonte]

Utilizadores do MIG-31

No final de Maio de 1992 a Rússia e a República Popular da China acordaram no fornecimento de 24 MIG-31 com capacidade de reabastecimento aéreo, e na sua produção sob licença pela Shenyang Aircraft Industry ao ritmo de quatro exemplares mensais até finais do ano 2000. No entanto todo o negócio foi posto em causa pela parte Chinesa, que preferiu outros modelos da aviação Russa.[13]

Síria colocou uma encomenda de oito unidades versão de exportação, mas os mesmos nunca foram entregues, devido a pressões de Israel e ou por falta de fundos para pagar a factura.[14]

Em Dezembro de 2010, estavam operacionais 30 aeronaves.[15]
Em Dezembro de 2010, estavam em condições de voo 147 exemplares de todas as versões.[15]

Comparativo MIG-31 Foxhound vs F-14 Tomcat[editar | editar código-fonte]

Segundo fontes Russas fidedignas o potencial de combate do F-14 Tomcat[nota 5] e das suas armas é equivalente a 60 a 70% do potencial do MIG_31. Os restantes aviões de produção Ocidental como o F-15F-16F/A-18Mirage 2000 e Panavia Tornado F-3, ainda segundo os especialistas Russos, são inapropriados para comparar com o MIG-31 em combate (BVR) para além do alcance visual. Embora o MIG-31 não tenha sido desenvolvido para defrontar o F-14 Tomcat, são ambos projectos da mesma época e possuem características que os tornam únicos. Ambos são tripulados por um piloto e um operador de radar/armas, ambos foram pensados e desenvolvidos segundo o mesmo conceito, a intercepção de alvos a muito longa distância.[16]

Especificações comparativas[16]
MIG-31 Foxhound

F-14 Tomcat

Propulsão2x Soloviev D-30F62x P&W TF30-P-412A
Potência normal9 500 Kgf5 600 Kgf
Potência c/ pós combustão15 500 Kgf9 480 Kgf
Combustível interno15 500 Kg7 460 Kg
Máximo peso bruto à descolagem43 000 Kg33 000 Kg
Relação peso potência0,760,72
Velocidade máxima ao nível do mar1 450 Km/h1 450 Km/h
Velocidade máxima em altitude3 030 Km/h2 350 Km/h
Velocidade mínima (antes de cair)450 Km/h400 Km/h
Tecto de serviço20 600 m18 500 m
Limite da força de gravidade5 G's7,5 G's
Alcance de intercepção c/ pós combustão720 Km250 Km
Alcance de intercepção c/ potência militar1 250 Km800 Km
Sistema de controlo de armasRP-31 (zaslon)AN/AWG-9
Antena de radarPhased Array[nota 6]Doppler, Banda X
Alvos controlados ao mesmo tempo1024
Alvos atacados ao mesmo tempo46
Alcance de detecção modo normal120-130 Km130-140 Km[nota 7]
'Alcance de detecção modo perseguição45-60 Km60 Km
Sistema de alerta radarBeryoza-MLAN/ALR-45
Dispensadores Chaff/flareAPP-50AN/ALE-39
Interferidor (Jammer) activoL-005 SorbsiyaAN/ALQ-126
Mísseis de longo alcance4x R-336x AIM-54 Phoenix
Mísseis de médio alcance2x R-40TD6x AIM-7F Sparrow
Mísseis de curto alcance4x R-60M2x AIM-9 Sidewinder
CanhãoGSh-6-23Vulcan M-61A1
Bombas- -14x Mk-82

Especificações[editar | editar código-fonte]

Compilação de dados referentes aos modelos MIG-31B e MIG-31BS Foxhound A (Izdeliye 01/01DZ).[13][17]

MiG-31.svg
  • Performance
    • Velocidade máxima ao nível do mar - 1 5 mil km/h
    • Velocidade máxima acima de 17 000 m - 3 030 km/h
    • Velocidade de cruzeiro supersónica - 2,5 mil km/h
    • Velocidade de cruzeiro subsónica - 900 km/h
    • Velocidade máxima, (número mach) - mach 2.85
    • Velocidade de aterragem (a 26 000 Kg) - 280-285 km/h
    • Tecto de serviço c/ 4x R-33 e 2 600 Kg de combustível - 20 600 m
    • Alcance máximo c/ 4x R-33 a mach 2.35 - 1 400 km
    • Alcance máx. veloc. sub sónica e 2x depósitos externos - 2 850-3 000 km
    • Alcance máx. veloc. sub sónica sem depósitos externos - 2 150-2 400 km
    • Alcance de travessia (ferry range) - 3,300 km
    • Alcance de intercepção, velocidade supersónica - 720 Km
    • Alcance de intercepção velocidade sub sónica - 1,20 mil km
    • Alcance de intercepção veloc. sub sónica 2x depósitos externos - 1,4 mil km
    • O mesmo que o anterior com um reabastecimento aéreo - 2 mil 0 km
    • Resistência sem reabastecimento aéreo - 2 a 6 horas
    • Resistência com reabastecimento(s) aéreo(s) - 6 a 7 horas
    • Limite de força G c/ menos de 6 mil Kg de combustível - 5 G's
    • Como o anterior à velocidade entre mach 0.8-1.5 - 4,5 G's
    • Como o anterior mas com depósitos externos - 2,5 G's
    • Corrida p/ descolar c/ 37 mil Kg de peso bruto - 950 m
    • Corrida de aterragem c/ 26,6 mil Kg de peso bruto e 2x para-quedas de travagem accionados - 800-900 m
    • Tempo máximo de voo permitido a mach 2.35 com 4x R-60 - ≤ 2 minutos
    • Tempo máximo de voo permitido a mach 2.2 com 4x R-60 - ≤ 8 minutos
    • Tempo máximo de voo permitido a mach 0.9 com 4x R-60 - ≤ 60 minutos
    • Ângulo máximo de mergulho - 45º
Mig-31 no salão aeronáutico de Paris exibindo uma das antenas de radar, bem como parte da panóplia de armamento que pode utilizar
  • Dimensões
    • Comprimento (incluindo a sonda no nariz) - 22,67 m
    • Envergadura - 13,45 m
    • Altura no solo - 5,15 m
    • Área das asas incluindo a secção central - 61,6 m2
    • Área das asas excluindo a secção central - 41 m2
  • Pesos e capacidade de combustível
    • Peso vazio - 21 890 Kg
    • Peso à descolagem com o máx. de combustível sem carga externa - 36 700 Kg
    • Peso à descolagem com o máx. de combustível c/ 4x R-33 - 41 000 Kg
    • Peso bruto máximo à descolagem - 46 200 Kg

Motores[editar | editar código-fonte]

Pormenor de um míssil R-40TD, no suporte da asa esquerda de um MIG-31

Armamento[editar | editar código-fonte]

  • Mísseis ar-ar de longo alcance - 4x R-33 (designação NATO: AA-9 Amos)
  • Mísseis ar-ar de médio alcance - 2x R-40TD (designação NATOAA-6 Acrid) ou
  • Mísseis ar-ar de médio alcance - 4× R-77 (AA-12 'Adder')
  • Mísseis ar-ar de curto alcance - 4x R-60M (designação NATO: AA-8 Aphid) ou
  • Mísseis ar-ar de curto alcance - 4× R-73 (AA-11 Archer)
  • canhão - 1x GSh-6-23 (23 mm)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1.  Também fazem parte da equação que tornou necessário o MIG-25, os projectos cancelados pela USAF, North American XB-70 Valkyrie e North American XF-108 Rapier, bombardeiro e interceptor respectivamente, ambos capacitados para voar a velocidades superiores a mach 3
  2.  Também aqui o desenvolvimento do bombardeiro B-1B Lancer ajudou à criação do MIG-31
  3.  Capacitado para ejectar a velocidade e altitude zero.
  4.  Esta fuga de informação foi considerada ainda mais importante, pela qualidade e detalhe, que a proporcionada quando em 1976 o Tenente Viktor Ivanovich Belenko desertou com um MiG-25 de Vladivostok para Hokkaido, no Japão.
  5.  Retirado desde 2006.
  6.  Sistema multi canal, composto por duas antenas controladas separadamente em fase, acopladas a um processador digital, funciona por impulsos doppler em banda X.
  7.  Algumas fontes referem 240 Km de alcance em modo de pesquisa frontal e 160 Km em mode de perseguição.

Referências

  1.  Gerard Frawley and Jim Thorn, The International Directory of Military Aircraft, 1996/97, Aerospace Publications Ltd, ISBN 1 87567120X
  2.  Gordon Yefim, Mikoyan MiG-31, Midland Publishing, 2005, pag. 140 ISBN 1857802195
  3.  Gordon Yefim, MiG-25 Foxbat and MiG-31 Foxhound: Russia's defensive frontline, Midland Publishing, 1998, pag. 89 ISBN 1857800648
  4. ↑ Ir para:a b Piotr Butowski, OKB MiG: A History of the Design Bureau and Its Aircraft, Midland Publishing, 1991, pag. 107 a 109, ISBN 0904597806
  5.  John C. Fredriksen, International Warbirds: An Illustrated Guide to World Military Aircraft, 1914-2000, ABC-Clio, 2001, pag. 224 ISBN 1576073645
  6. ↑ Ir para:a b Piotr Butowski, OKB MiG: A History of the Design Bureau and Its Aircraft, Midland Publishing, 1991, pag. 214 ISBN 0904597806
  7.  Gordon Yefim, Mikoyan MiG-31, Midland Publishing, 2005, pag. 173, ISBN 1857802195
  8. ↑ Ir para:a b Gordon Yefim, MiG-25 Foxbat and MiG-31 Foxhound: Russia's defensive frontline, Midland Publishing, 1998, pag.85, ISBN 1857800648
  9.  aeroflight. «Mikoyan-Gurevitch MiG-31 'Foxhound'». 2009. Consultado em 1 de Abril de 2011
  10.  Roy Braybrook, Russian Warriors: Sukhois, MiGs and Tupoleves, Osprey Publishing, 19933, pag. 42, ISBN 1855322935
  11.  Gordon Yefim, MiG-25 Foxbat and MiG-31 Foxhound: Russia's defensive frontline, Midland Publishing, 1998, pag.86, ISBN 1857800648
  12. ↑ Ir para:a b c d e f Bill Gunston e Gordon Yefim, MIG Aircraft Since 1937, US Naval Institute Press, 1998, pag. 229 a 230, ISBN 1557505411
  13. ↑ Ir para:a b Gordon Yefim, MiG-25 Foxbat and MiG-31 Foxhound: Russia's defensive frontline, Midland Publishing, 1998, pag. 90 ISBN 1857800648
  14.  Staff Writer. «Mikoyan MiG-31 (Foxhound), Long-Range Interceptor». Março 2010. Consultado em 1 de Abril de 2011
  15. ↑ Ir para:a b FLIGHT INTERNATIONAL, Flightglobal Insight - World Air Forces 2010 (em formato pdf Arquivado em26 de abril de 2011, no Wayback Machine.)
  16. ↑ Ir para:a b Gordon Yefim, Mikoyan MiG-31, Midland Publishing, 2005, pag. 156 ISBN 1857802195
  17.  Gordon Yefim, Mikoyan MiG-31, Midland Publishing, 2005, pag. 200-201, ISBN 1857802195

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bill Gunston e Gordon Yefim, MIG Aircraft Since 1937, US Naval Institute Press, 1998, ISBN 1557505411
  • Francis Crosby, Modern Fighter Aircraft, Southwater, 2004, ISBN 1842159917
  • Gerard Frawley and Jim Thorn, The International Directory of Military Aircraft, 1996/97, Aerospace Publications Ltd, ISBN 1 87567120X
  • Gordon Yefim, Mikoyan MiG-31, Midland Publishing, 2005, ISBN 1857802195
  • Gordon Yefim, MiG-25 Foxbat and MiG-31 Foxhound: Russia's defensive frontline, Midland Publishing, 1998, ISBN 1857800648
  • John C. Fredriksen, International Warbirds: An Illustrated Guide to World Military Aircraft, 1914-2000, ABC-Clio, 2001, ISBN 1576073645
  • Piotr Butowski, OKB MiG: A History of the Design Bureau and Its Aircraft, Midland Publishing, 1991, ISBN 0904597806
  • Roy Braybrook, Russian Warriors: Sukhois, MiGs and Tupoleves, Osprey Publishing, 19933, ISBN 1855322935

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

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Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Mikoyan-Gurevich MiG-31

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