segunda-feira, 16 de outubro de 2017

EXPRESSO

Publicidade
1002
16 OUT 2017
Martim Silva
POR MARTIM SILVA
Diretor-Executivo
 
Incêndios. Outra vez. Falta de resposta. Outra vez. Disparates políticos. Outra vez
Não, hoje não é mesmo uma boa tarde.
Nem um bom dia.
Nem um bom país para se estar.
Quatro meses depois da terrível tragédia dos incêndios de Pedrógão, eis que Portugal volta a ser sacudido pela tragédia de ver o país a arder. De ver a dificuldade na resposta. E de ver novamente os políticos sem pulso para conseguir descansar os cidadãos que prometem proteger (Costa a dizer 'habituem-se', a ministra Constança a desabafar que era mais fácil estar de férias e um secretário de Estado a dar a entender que têm de ser os cidadãos a defender-se!)

Uma tragédia antes do verão começar.
A outra depois do verão acabar.
Eis a meteorologia a baralhar-nos as contas. E o Estado uma vez mais a falhar em toda a linha.

Desde ontem que acompanhamos sem parar no Expresso os desenvolvimentos dos incêndios e hoje no Diário damos naturalmente grande destaque ao assunto.

(para as próximas horas adianto-lhe desde já que está prevista uma comunicações ao país lá para a hora do jantar de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa também deverá falar em breve. E também Patrícia Gaspar, a muito segura porta-voz da Protecção Civil, deve voltar a fazer um ponto de situação por essa hora).

Primeiro, os números:
Quatro meses depois da Tragédia de Pedrógão Grande, o fogo voltou a matar. A esta hora, os números continuam a ser provisórios: 35 pessoas morreram (incluindo um bebé com um mês), 56 pessoas ficaram feridas (16 em estado grave) e há, neste momento, 50 fogos ativos, sendo que 31 são considerados importantes.

A família que salvou 14 pessoas menos o senhor Fausto:
(Este é o título da reportagem no terreno feita pelo Hugo Franco e Tiago Miranda)
Na aldeia de Vinhó, distrito de Coimbra, um casal e a filha de 22 anos acolheram os vizinhos durante a noite, enquanto tudo ardia em redor. Nem todos sobreviveram

Costa e uma demissão que "obviamente" não acontece há quatro meses:
Ministra da Administração Interna é desde a tragédia de Pedrógão um dos principais alvos de críticas por parte da oposição. Mas tanto os pedidos de demissão por parte de PSD e CDS, como as sucessivas perguntas dos jornalistas não têm alterado a resposta do Primeiro Ministro até ao momento: não é com demissões no Governo que se resolvem os problemas associados ao combate aos incêndios

Em quatro meses não se muda um país
Passaram quatro meses desde a tragédia de Pedrógão. Morreram então 65 pessoas. Nos últimos três dias as chamas voltaram a andar à solta e tiraram a vida a mais 35 pessoas. Pequenos passos foram dados desde junho. Outros aguardam decisão política
Na opinião, o Nicolau Santos insiste na tese que já tinha exposto em junho e escreve "Já não é possível manter a ministra no cargo". O Henrique Raposo escreve sobre "A teoria geral da impunidade total do PS" e o Henrique Monteirodiz "Incêndios: uma organização do século passado". Já o Daniel Oliveira sublinha "claro que se vai repetir. Durante anos"

Além disto,
Catalunha: a muito esperada não-resposta de Puigdemont. E o que se segue
O relato do nosso correspondente em Espanha, Angel Luis de la Calle, mostra que "nesta fase do filme, já quase não há lugar para surpresas. A crise catalã vai cumprindo, inexoravelmente, os passos que parecem escritos há muito tempo por um guionista visionário. Hoje era dia de assistirmos à resposta do presidente do governo regional da Catalunha ao requerimento formulado na semana passada pelo primeiro-ministro espanhol. Mariano Rajoy exigia que Carles Puigdemont clarificasse se tinha ou não proclamado a independência da região na sessão parlamentar de 10 de outubro. Como se previa, não houve resposta."

Grupo Espírito Santo: Espírito Santo Irmãos pede um milhão de euros ao Fisco
A Espírito Santo Irmãos - declarada insolvente a 16 de janeiro de 2015 - entrou com um processo de impugnação contra a Autoridade Tributária Aduaneira na passada quinta-feira, dia 12 de outubro. Em causa está a impugnação por esta empresa, que controlava a Espírito Santo Financial Group (que, por sua vez, era o principal acionista do antigo BES), de cerca de um milhão de euros de cobrança de impostos (1.030.434 euros).

Vem aí a Liga dos Campeões
E o Rui Malheiro ajuda-nos a conhecer melhor o Leipzig, a Juventus e o Manchester United, adversários esta semana respetivamente de Porto, Sporting e Benfica.
Confira os links abaixo e vá espreitar o Expresso Diário. Feito com suor e sobretudo muito amor. Para si.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
O regresso do infernoA família que salvou 14 pessoas menos o senhor Fausto
■ Costa e uma demissão que “obviamente” não acontece há quatro meses ■ Pouco ou nada mudou desde Pedrógão ■ Mapa interativo. 715 incêndios em três dias■ Opinião de Nicolau Santos, Henrique Monteiro, Henrique Raposo, daniel Oliveira
Nicolau Santos
Já não é possível manter a ministra no cargo
 
Daniel Oliveira
Incêndios: claro que se vai repetir. Durante anos
 
Henrique Raposo
OPINIÃO
 
Henrique Monteiro
Incêndios: uma organização do século passado
 
JUSTIÇA
Espírito Santo Irmãos pede um milhão de euros ao fisco
FUTEBOL
Champions. A análise aos adversários dos portugueses
CATALUNHA
A muito esperada não resposta de Puigdemont. E o que se segue

OBSERVADOR

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
INCÊNDIOS 
Confirmados 32 mortos (incluindo bebé de um mês), 7 desaparecidos e 56 feridos (16 graves). Números podem subir. Ministra diz que demissão seria "as férias que não tive". Marcelo e Costa falam ao País
PSD 
O antigo primeiro-ministro ia apresentar a candidatura no sábado, mas a catástrofe que atingiu o país e o conselho de ministros extraordinário agendado para esse dia obrigou à alteração de planos.
INCÊNDIOS 
São já 32 as vítimas fatais dos incêndios em Portugal. Dois irmãos que tentavam salvar lenha do barracão do pai, uma grávida que fugia em contramão na A25 e um bebé de um mês são quatro desses casos.
INCÊNDIOS 
Na "noite infernal" do pior dia de incêndios do ano, a população viu-se obrigada a lutar com os meios que tinha à disposição. "Faz-se o que se pode", diz um residente.
INCÊNDIOS 
Colunas de fumo por cima da cidade e o fogo a consumir o Pinhal de Leiria. Uma fotografia tirada a partir da torre dos Bombeiros Voluntários mostra o cenário dantesco desta tarde em Vieira de Leiria.
INCÊNDIOS 
Um automobilista registou em vídeo o momento em que atravessou a auto-estrada A17, perto de Vagos. O momento de aflição, numa estrada que estava aberta à circulação, foi partilhado nas redes sociais.
ASTROFÍSICA 
É o maior fogo de artifício do Universo e pela primeira vez telescópios na Terra e no espaço conseguiram detetá-lo. Centenas de cientistas estão envolvidos nesta descoberta.
CATALUNHA 
Josep Lluís Trapero é acusado de sedição e a "Fiscalía" quer que o major da polícia catalã – os Mossos – seja preso por um crime que pode ir até aos 15 anos de prisão.
CATALUNHA 
O Governo espanhol decidiu dar uma "última oportunidade", até as 10h00 (09h00 de Lisboa) de quinta-feira, ao executivo catalão antes de ativar o artigo 155 da Constituição espanhola.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
Mil euros é quanto custa uma noite no apartamento de luxo, que foi comprado por Carlos Santos Silva, mas que o Ministério Público acredita pertencer realmente a José Sócrates.
LIVROS 
Quais foram as primeiras decisões tomadas na Rússia pós-revolução de Outubro e quem as tomou? O Observador faz a pré-publicação do livro-referência de Orlando Figes, que é agora reeditado.
Opinião

Helena Matos
Eles agarram-se agora à caricatura de um Sócrates super-vilão. Eles são os instrumentalizados. Apoiaram Sócrates, muitos estiveram nos seus governos e agoram fazem de conta que foram enganados.

Ruth Manus
Quase ninguém sabe o peso da cabeça de um empreendedor. Quantas preocupações cabem lá dentro, quantas dúvidas surgem e o quão necessário é tomar decisões difíceis.

João Marques de Almeida
Sócrates não chegou ao poder nem o exerceu sozinho. Foi eleito primeiro-ministro como líder do PS. Nenhum dirigente do PS sente um pouco mais do que um mero “incómodo” com o que se passa com o ex-PM?

Miguel Alvim
Esta é a hora de uma nova e revigorada união de esforços do centro e da direita em Portugal, a única capaz de num futuro próximo superar e derrotar definitivamente a geringonça.

Alberto Gonçalves
Em tempos, faltava pouco para que o fervor dos devotos por Sócrates suscitasse imolações pelo fogo. Hoje assobiam para o lado e preferem que o indivíduo se imole sozinho. Nem a lepra assustava assim.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe

DN

Não consegue ver correctamente? Clique aqui
DN
Newsletter
SEGUNDA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO | 17:01
Não veio o diabo, foi o inferno
Não foi o diabo que veio, foi o inferno. Autoestradas cortadas e fechadas, entre as quais a coluna vertebral do país, a A-1. Vilas invadidas pelo fogo (Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital...) e cidades...
Opinião, Ferreira Fernandes
 
DN Incêndios Proteção Civil confirma 32 mortos, sete desaparecidos e 56 feridos
 
DN Portugal Marcelo prepara declaração ao País após "balanço da tragédia"
 
DN Reportagem "Onde estão os bombeiros?"
 
DN Incêndios "A nossa sorte foi ninguém fugir, senão as pessoas morriam assadas"
 
DN Incêndios Fogo consumiu 80% do Pinhal de Leiria
 
DN Incêndios A imagem que se tornou símbolo do pior dia do ano
 
 
Música O encontro de Amália com Lisboa 40 anos depois do sucesso lá fora
 
Incêndios Madonna pede que se reze pelas vítimas dos fogos
 
 
PUB
 
 
DN Ginástica Acrobática Portugal conquista quatro medalhas nos Europeus
 
DN Incêndios O dia seguinte ao pior do ano
 
 
Catalunha Ministério Público pede prisão sem fiança para chefe dos Mossos d'Esquadra
 
Catalunha Governo espanhol dá "última oportunidade" até quinta-feira
 
 
PUB
 
 
OPINIÃO
Ferreira Fernandes
DN
Não veio o diabo, foi o inferno
 
 
Francisco Seixas da Costa
DN
O futuro na Unesco
 
Enrique Pinto-Coelho
DN
Sou "fascista" e apoio a independência da Catalunha
 
 
Miguel Szymanski
DN
Tostões e milhões. Políticos e corrupção
 
Ferreira Fernandes
DN
A Espanha de sempre e Portugal também
 
 
Anselmo Crespo
DN
Quantos anos de prisão valem 64 mortes?
 
 
 
Facebook Twitter Google Plus Email
 
DN Partilhe esta newsletter

MONTREAL - CANADÁ

10 Razões Para Conhecer Montreal

Se você estiver procurando o próximo destino de suas férias, então Montreal pode ser exatamente o que você precisa. Suas diversas atrações, festivais e restaurantes fazem desse lugar um destino ideal, seja para passeios românticos, diversão em família ou apenas passeio. Não importa em que época do ano você planeja a visita, uma coisa é certa - você não vai se arrepender. Abaixo estão 10 razões para visitar a bela cidade de Montreal, no Canadá.
No fim deste artigo, você encontra um vídeo fantástico, em alta definição, ao redor da cidade de Montreal. 
 
1. Restaurante para todos os gostos e bolsos
montreal
Seja para uma refeição em família ou uma ocasião especial, você não terá dificuldade em encontrar um lugar adequado para comer em Montreal (que tem mais restaurantes per capita do que qualquer outra cidade na América do Norte). Se estiver comprando em Sainte-Catherine, pare na praça de alimentação do Eaton Center e você encontrará refeições econômicas e que agradarão a todos. Se preferir uma refeição romântica com seu parceiro, considere as vistas belíssimas no Altitude 737, um complexo de bar-disco-restaurante, que oferece cozinha francesa e europeia a preços muito razoáveis. Se está economizando para algo gourmet, Toqué é um dos melhores restaurantes da América do Norte, e você pode desfrutar de um menu de degustação de sete pratos, com uma seleção de vinhos que acompanha os pratos.
2. Um passeio aconchegante por RÉSO
montreal
Não se deixe levar pelos verões quentes e úmidos de Montreal ou por invernos gelados – pois é um ótimo lugar para visitar qualquer época do ano. Mesmo que você não consiga visitar quando o clima estiver ao seu gosto, ainda há maneiras de dar uma volta na cidade com total conforto. Montreal é o lar do RÉSO, uma rede subterrânea de passarelas, restaurantes, lojas, cinemas e estações de metrô que cobrem cerca de 20 quilômetros quadrados de área subterrânea do centro da cidade. Então, você não terá que se preocupar em sair no frio (a menos que você queira).
3. O Biodôme de Montreal
montreal
Esta atração turística popular é uma recreação interior dos quatro ecossistemas diferentes encontrados nas Américas - a floresta tropical, a floresta da Laurentina, os mundos polares do Ártico e da Antártica e o ecossistema marinho do St. Lawrence. Aqui você pode ver uma grande variedade de flora e fauna, incluindo pinguins, papoilas, macacos, cobras, morcegos, peixes, aves e castores. Se você estiver visitando no verão, certifique-se de tirar um tempo para verificar o Jardim Botânico de Montreal nas proximidades.
4. Compras
montreal
Se você gosta de fazer compras, então você vai adorar Montreal. A cidade oferece uma grande variedade de destinos de varejo - comece no centro comercial Eaton Center Mall e, em seguida, siga para o oeste, ao longo da Rue Sainte-Catherine até as mais de 1.200 redes de lojas de departamentos e boutiques de luxo.
5. Museus para todos
montreal
Se você é fã de cultura, história ou ciência, você encontrará muito para mantê-lo entretido em Montreal. O Musée d’Art Contemporain (Museu de Arte Contemporânea) oferece aos turistas uma grande variedade de exposições. Além disso, se você visitar na primeira sexta-feira do mês, há música ao vivo, serviço de bar e visitas guiadas das 6 às 9 da noite. Caso prefira os clássicos, faça uma viagem ao Museu de Belas Artes de Montreal, onde está o melhor da arte canadense e europeia, a arqueologia e as antiguidades do Mediterrâneo e de todo o mundo. Se você está interessado no mundo natural, visite a Biosfera, o Insetário e o Planetário, ideais para crianças.
6. Hospedagem para todos os bolsos
montreal
Montreal oferece uma variedade de acomodações, desde hotéis de alta classe até pousadas aconchegantes. Se quer uma localização no centro da cidade e perto do metrô, considere o Marriott Chateau Champlain. Além disso, você deve pedir uma sala virada para o norte, no piso superior, para ter uma excelente vista do centro da cidade e do Monte Royal.
 
7. Mercados
montreal
Montreal oferece uma variedade de mercados impressionantes, especialmente se você está interessado em produtos agrícolas frescos e produtos locais. O mercado mais famoso da cidade é Marché Jean-Talon, que é um dos maiores do Canadá. Você também deve tentar conhecer o Marché Atwater e Marché Maisonneuve, que oferecem diferentes ambientes e lhe dará uma experiência de bairros mais dinâmicos da cidade.
8. Arquitetura de tirar o fôlego
montreal
A história de colonização de Montreal pelos franceses e ingleses contribuiu para a sua mistura incomum de arquitetura religiosa, histórica e moderna. Outro fator que contribuiu grandemente para a diversidade de fachadas em toda a cidade é a herança de fluxos variados de imigrantes ao longo do tempo (como judeus, italianos e chineses), cada um adicionando algo exclusivo à cidade. Desde ruas históricas de pedra calcária da antiga Montreal, mansões resplandecentes de Westmount e Outremont, até as casas do Plateau Mont-Royal com suas escadarias externas, suas casas e edifícios contam uma história fascinante sobre a história da cidade.
9. Idioma
montreal
Montreal é um lugar ideal para visitar se você estiver interessado em aprender francês. A cidade é legalmente uma cidade francófona, e cerca de 60% dos seus residentes falam francês em casa (com 20% falando inglês e 20% falando os dois idiomas). Existem inúmeras escolas de idiomas espalhadas pela cidade.
10. Cervejarias
montreal
Montreal é o lar de muitas microcervejarias e bares que oferecem deliciosas cervejas locais e artesanais. Amère à Boire e Dieu du Ciel são dois pontos populares, e você encontrará ambos os lugares repletos de moradores depois do trabalho ou escola, em qualquer dia da semana. Muitas vezes, os turistas tendem a ignorar as microcervejarias de Montreal, mas você definitivamente não quer perder esse aspecto do sabor local.
BÔNUS: Confira imagens estonteantes e de alta qualidade dessa cidade tão linda: Montreal.

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue