sábado, 13 de abril de 2019

DIA DO BEIJO - 13 DE ABRIL DE 2019

Dia do beijo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
Um casal se beijando.
Dia Internacional do Beijo é comemorado mundialmente em duas datas diferentes 13 de abril[1][2] ou 6 de Julho.[3] As comemorações normalmente são individuais, entre um casal ou um grupo de casais, sendo um simbolo de afeição romântica ou de amizade dependendo do país.

Referências

Ícone de esboçoEste artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

DIA MUNDIAL DA IMPRENSA - 13 DE ABRIL DE 2019

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Pôster de 2017 do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é celebrado no dia 3 de Maio. A data foi criada em 20 de Dezembro de 1993, com uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas[1],[2] e celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos[3] e marca o dia da Declaração de Windhoek, uma afirmação feita com jornalistas africanos em 1991 afirmando os princípios da liberdade de imprensa junto com a UNESCO[4]

Premiação[editar | editar código-fonte]

UNESCO marca as comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa premiando um indivíduo, organização ou instituto que contribuiu para a defesa da liberdade de imprensa pelo mundo, mesmo enfrentando perigos, com o prêmio Unesco/Guillermo Cano Liberdade de Imprensa.[5] O nome do prêmio é uma homenagem a Guillermo Cano Isaza, um jornalista colombiano assassinado às ordens de Pablo Escobar em frente do prédio do jornal onde trabalhava, o El Espectador[6].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1.  «85th PLENARY MEETING» (em inglês). Assembleia Geral das Nações Unidas. 20 de Dezembro de 1993
  2.  «Dia Mundial da Liberdade de Imprensa». Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 3 de Maio de 2018. Consultado em 23 de Outubro de 2018
  3.  «Declaração Universal dos Direitos Humanos»Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Consultado em 23 de Outubro de 2018Artigo 19: Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
  4.  «Mundo faz reflexão sobre a liberdade de imprensa»Sapo.pt. 3 de Maio de 2011. Consultado em 23 de Outubro de 2018[...] Declaração de Windhoek, que visa a promoção de uma imprensa livre e pluralista como um dos pilares da democracia...
  5.  «Fotojornalista egípcio recebe prémio de liberdade de imprensa da Unesco». Imprensa das Nações Unidas. Consultado em 23 de Outubro de 2018
  6.  Mioli, Teresa (17 de Março de 2016). «Jornal colombiano El Espectador celebra 129 anos com campanha pelo perdão». Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas. Consultado em 23 de Outubro de 2018

Ligações externas

sexta-feira, 12 de abril de 2019

DIA INTERNACIONAL DA AVIAÇÃO COSMONÁUTICA - 12 DE ABRIL DE 2019

Astronáutica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Nave espacial russa Soyuz
Astronáutica pode ser definida como o ramo da ciência e da técnica que se ocupa com máquinas projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, sejam elas tripuladas ou não tripuladas. Em outras palavras, é a ciência e a tecnologia do voo espacial.

Astronáutica x Cosmonáutica[editar | editar código-fonte]

O termo "astronáutica" foi proposto em 1927, por analogia com "aeronáutica", pelo escritor francês Joseph Genri Rosny, também conhecido como Rosny Ainé (1856-1940), que esteve durante muitos anos envolvido com o movimento astronáutico francês. Rosny definiu astronáutica da seguinte forma: "A astronáutica é a ciência que tem por objetivo dar ao homem a possibilidade de evadir-se da Terra e, desse modo, poder viajar a sua vontade por todo o espaço celeste". Este termo passou a ser adotado pela maior parte dos países do mundo.
Em 1928, o barão austríaco, Guido von Pirguet, sugeriu o termo "cosmonáutica", que foi adotado por alguns países, em especial na ex-União Soviética. Por este motivo, durante muito tempo, especialmente durante a guerra fria entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, a imprensa internacional empregava o termo "astronautas" para se referir aos tripulantes das espaçonaves americanas e "cosmonautas" para os tripulantes das espaçonaves soviéticas.
Alguns autores denominam a era da Astronáutica de grandes navegações espaciais,[1][2] quando se tratando para lugares distantes na exploração espacial,[3] em alusão à era das grandes navegações.
Outro termo proposto, porém não muito utilizado, foi "espaçonáutica".
engenharia astronáutica é um setor específico da engenharia relacionada com a astronáutica.

História da Astronáutica[editar | editar código-fonte]

Em seus primórdios, a astronáutica era puramente teórica. Muito antes de se tornar possível enviar espaçonaves para o espaço, a questão do voo espacial interessou figuras como Júlio Verne e H.G. Wells. No começo do século XX, Konstantin Tsiolkovsky derivou a famosa equação do foguete que tornou possível calcular a velocidade final de um foguete em função da massa final do foguete (sem o propelente), ; da massa inicial (foguete+propelente), , e da velocidade de exaustão do propelente :
Tsiolkovsky é considerado por muitos historiadores, como sendo o "pai da astronáutica".
A história prática da astronáutica começa com os foguetes de combustível líquido, desenvolvidos pioneiramente pelo professor e cientista americano, Robert Hutchings Goddard (1882 – 1945), em 16 de março de 1926.
Os principais ramos da astronáutica são:
Podemos englobar a astronomia e a astronáutica no termo geral: ciências espaciais

Veja também[editar | editar código-fonte]

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue