sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Entrada nueva en El Ventano

Ciudadanos afirma que el pacto con el PSOE equipara violencia de género y violencia intrafamiliar

by cesar
  Ciudadanos sigue equiparando la violencia de género con la que denomina 'violencia intrafamiliar', en la que estarían incluidas todas las agresiones que tuviesen lugar entre familiares, desde un bofetón a un hijo hasta unos empujones entre cuñados. Es lo que ha señalado el partido de Albert Rivera en un tuit colgado en su cuenta […]
cesar | febrero 26, 2016 en 8:53 pm | Eti

EL VENTANO - 26 DE FEVEREIRO DE 2016

Entrada nueva en El Ventano

Publicado el vídeo con brutales embestidas de la Armada a una lancha de Greenpeace en Canarias

by cesar
  Las redes sociales han difundido las imágenes que muestran cómo embarcaciones de la Armada embisten brutalmente a una lancha de Greenpeace durante una protesta en noviembre de 2014 contra las prospecciones petrolíferas de Repsol en aguas cercanas al archipiélago canario. El Ministerio de Defensa negó entonces que se hubieran producido estos ataques contra los […]

OBSERVADOR - 26 DE FEVEREIRO DE 2016


Macroscópio – Proteja-se do frio e prepare-se para a grande noite. A dos Óscares.

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!

 
Pode acontecer. A meteorologia diz que há uma ténue possibilidade de nevar lá para as bandas onde vivo, algo que é raro, muito raro. Mas, repito, pode acontecer. Tal como pode acontecer que, na madrugada de domingo para segunda aconteça algo que até hoje nunca aconteceu: Leonardo DiCaprio levantar-se para receber um Óscar. É essa a expectativa. Tão grande que, na sua previsão de quem pode ganhar e perder na grande noite de Hollywood, a The Atlantic escreve que “If DiCaprio leaves the Dolby Theater empty-handed, it will be an upset on the level of … well, I was going to say Donald Trump winning the presidency, but the latter is, alas, considerably more likely at this point.”
 
Quem já viu The Revenant/O Renascido compreende facilmente porque razão este filme surge à cabeça da lista dos favoritos no que toca a levar mais estatuetas para casa. E até entende como uma representação em que passa boa parte do tempo deitado no chão ou a arrastar-se pode dar a DiCaprio o Óscar que há tantos anos persegue. Mas pode sempre haver surpresas pelo que, mesmo querendo crer que a maioria dos leitores não ficará acordado toda a seguir para seguir a cerimónia, pode ao menos estar melhor preparado para entender o palmarés deste ano. Por isso seleccionei para o Macroscópio de hoje alguns textos que ou discutem quem é ou não favorito, ou apresentam alguns dos protagonistas da noite, ou ainda contam algumas histórias curiosas sobre a noite dos prémios da Academia, os mais desejados da indústria cinematográfica.
 
Comecemos precisamente por The Revenant. Será que merece mesmo ser eleito o melhor filme, o seu realizador, Alejandro G. Iñárittu, levar também a estatueta, o mesmo sucedendo com o seu protagonista, DiCaprio? O Wall Street Journal procura responder a essa questão num estimulante texto, The Debate Over the Best Picture Oscar, onde sintetiza assim o dilema deste ano: “If this year’s Oscar for best picture boils down to the most impressive movie vs. the most important one, many say it will be a contest between ‘The Revenant’ and ‘Spotlight’” O primeiro, escreve o WSJ, “a revenge tale set in the 19th-century wilderness, has been recognized as much for its epic nine months of shooting in freezing conditions as the intensity of star Leonardo DiCaprio’s performance and the beauty of scenery shot in natural light”. É verdade. Só que, acrescenta-se a seguir, “if the Academy Awards are meant to reward films that explore important social issues—“12 Years a Slave” or “Crash”—the top prize may go to “Spotlight,” about the Boston Globe’s investigation of sexual abuse by Catholic priests.” O que também é verdade.
 
Estes dois filmes estão neste momento em exibição nos cinemas portugueses, pelo que os leitores poderão querer formar a sua própria opinião – sendo que, creio, não darão o seu tempo por perdido escolham um ou o outro.
 
De resto o New York Times, em And the Winners Will Be…também considera que estes dois filmes são os principais favoritos, mas acrescenta um terceiro: The Big Short, que aborda os vícios de Wall Street nos anos que antecederam o grande colapso de 2007. Mesmo assim o seu vatícinio vai para The Revenant. Mas onde o grande jornal de Nova Iorque tem poucas dúvidas é que este será o ano de DiCaprio: “DiCaprio’s performance as the desperate, beleaguered frontiersman, Hugh Glass, in “The Revenant” has earned him prize after prize for months. Tales of how deeply Mr. DiCaprio suffered during production were repeated until they were worn threadbare, prompting Ms. Fey and Ms. Poehler to deliver a few barbs at the Screen Actors Guild Awards (where Mr. DiCaprio also won). No harm, no foul: There is little doubt that the six-time Academy Award nominee (five were for acting, one for producing) will at last land an Oscar on Sunday, 22 years after his first nomination (for “What’s Eating Gilbert Grape”)”.
 
(E já que estamos no New York Times sempre testar a sua cultura cinematográfica no que respeita a óscares respondendo às questões seleccionadas de Think You Know the Movies? Take Our Oscars Quiz. É sempre divertido…)
 
Aqui no Observador também se acredita no favoritismo de O Renascido, ou pelo menos entendeu-se que era boa altura para recordar filmes que, de uma forma ou outra, têm a mesma motivação deste. É isso mesmo que fez Bruno Vieira do Amaral emVais pagá-las: introdução aos filmes de vingança, um texto onde se “recorda filmes perfeitos para nos reconciliar com o mundo e fazer acreditar na justiça, mesmo que seja a de Fafe”. Um dos filmes que se recorda é O Conde de Monte Cristo, baseado na obra de Alexandre Dumas, escrita no século XIX e que é “mãe de todas as histórias de vingança”. Bruno Vieira do Amaral não escolhe nenhuma das diferentes adaptações que essa obra já teve, mas sintetiza assim o segredo do fascínio de um romance eterno: “Apesar das muitas reviravoltas, do contexto histórico em que a ação decorre e dos enredos paralelos, a espinha dorsal da narrativa é bastante simples e aí reside a sua força e universalidade: três homens (Mondego, Danglars e Villefort) contribuem para a ruína de Edmond Dantès, acusando-o injustamente de um crime pelo qual ele é condenado a prisão perpétua no Chateau d’If. Note-se que a acusação é feita na véspera do casamento de Edmond com Mercédès, uma catalã nada independente. Será um companheiro de cárcere, o Abade Faria, a revelar-lhe a localização de um fabuloso tesouro. Dantès foge da prisão e, depois de encontrar o tesouro, assume uma nova identidade – o Conde de Monte-Cristo – para se vingar dos homens que o traíram. Por muito más que sejam as adaptações (…) ninguém resiste a ver os momentos em que o Conde, ao concretizar a vingança, revela a sua verdadeira identidade. Podemos ir todos para casa com a sensação do dever cumprido.”
 
Mas não vão já os leitores do Macroscópio para casa, pois há mais alguns textos que gostava de lhes referir. Alguns deles estão agregados no mini-site especial que o El Pais dedica aos óscares deste ano, nomeadamente um que retoma uma das discussões deste ano, a sobre a pouca representação de actores ou realizadores negros nas listas de premiados: El brillo del Oscar depende del color con el que se mire. Como aí se escreve, “En la Academia, el 93% de sus miembros son blancos y el 77% hombres. La polémica sigue levantando ampollas”. O Observador também se referiu a essa controvérsia, mas ao mesmo tempo recordámos uma outra história, a d’A filha de escravos que ganhou um Óscar. Tratou-se de Hattie McDaniel e levou a estatueta pela sua prestação num dos filmes mais premiados de sempre, E Tudo o Vento Levou. Mesmo assim, recordou Eurico de Barros, “Na cerimónia de entrega, McDaniel e o seu acompanhante tiveram que ficar numa mesa separada daquelas onde se sentavam os colegas e outros membros da indústria cinematográfica, mas foi a primeira negra a participar na mesma como convidada e não como criada.”
 
Da imprensa portuguesa gostava também de destacar a interessantíssima entrevista que saiu hoje no suplemento Ípsilon, do Público, com o húngaro László Nemes, o realizador de O Filho de Saul, um dos candidatos na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. É mais um filme sobre o Holocausto e “passa-se em Outubro de 1944 e mostra a história dos prisioneiros, essencialmente judeus, que eram destinados à sádica tarefa de “processar” os recém-chegados aos campos de extermínio: os Sonderkommando”. Em Vamos com ele para o inferno o realizador confessa que “O meu filme é muito diferente de uma história de sobrevivência como A Lista de Schindler, que é um filme muito bom, muito dramático, muito talentoso, quase épico. O meu filme não é acerca de sobrevivência, é sobre a realidade da morte. A sobrevivência é uma mentira. A sobrevivência era a excepção.”
 
A fechar, e mesmo correndo o risco de, ao insistir, estar a induzir os leitores em erro, voltar a The Revenant e a DiCaprio, para partilhar um dos argumentos do Guardian para titular 'He's due': why this is Leonardo DiCaprio's year at the Oscars. Para isso cita Dan Jolin, features editor da revista Empire: “Every Oscar year, you tend to get people for whom there’s an overwhelming sense of it really, finally being their time. DiCaprio now seems to have matured to that point: this is his fourth nomination as leading man, and fifth as actor. There is also the value of the performance in The Revenant itself, which has a real ‘suffering for your art’ quality to it that tends to land well with the Academy in the acting categories, be that actors who put themselves through extreme physical transformations or, as in this case, throw themselves into extreme physical situations.”
 
Talvez agora os leitores já percebam melhor como um actor que passa grande parte do filme deitado no chão ou a arrastar-se e qual poucas vezes fala pode ganhar um óscar: é que o fez em condições limite e tendo de sofrer mesmo para conseguir transmitir o sofrimento do personagem que encarna - e que encarna até aos limites da resistência física.
 
Acabo por isso como comecei. Pode acontecer. É mesmo muito mais provável que aconteça do que, lá para as minhas bandas, caírem os tais “farrapos de neve” que IPMA anuncia. Mas vou estar duplamente atento: ao tempo frio e ao destino deste filme rodado em condições extremas de frio.
 
Reencontramo-nos na segunda-feira. Até lá, já sabem: na noite de domingo para segunda vamos estar em directo aqui no Observador, em live blog, seguindo ao minuto a longa noite dos óscares, para que fique a saber tudo, da lista dos premiados aos melhores (e piores) vestidos da passadeira vermelha.

 
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EXPRESSO DIÁRIO - 26 DE FEVEREIRO DE 2016


Jesus Cristo não é do Bloco

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
506
26 FEV 2016
Martim Silva
POR MARTIM SILVA
Editor-Executivo
 
Jesus Cristo não é do Bloco
Boa tarde,
Hoje, a polémica do dia tem que ver com o Bloco de Esquerda e com Jesus Cristo. Tudo porque os bloquistas resolveram assinalar a aprovação da lei da adoção por casais homossexuais com uma campanha que incluia cartazes com a imagem de Cristo e a frase "Jesus também tinha dois pais". Não é preciso ser adivinho para se perceber que o tema abriu enorme polémica. Com críticas duras da Igreja Católica e do CDS. Mas também com figuras do PS e até do próprio Bloco a considerarem a iniciativa um erro.
Resultado: o Bloco já fez um comunicado sobre o assunto e os cartazes polémicos vão ficar pelas redes sociais e já não vão integrar a campanha de cartazes e outdoors que a partir de amanhã poderão ser vistos em vários pontos do país.
Já é redundante depois do muito que foi dito e escrito sobre o tema nas últimas 24 horas, mas é óbvio que a campanha é totalmente desprovida de senso.

No Diário de hoje, destaque ainda para uma entrevista a Andrew Solomon, autor de uma das obras mais faladas dos últimos tempos, sobre depressão. "É uma certa pobreza nas nossas línguas, isso de usarmos a mesma palavra para descrevermos como uma pessoa se sente quando o bolo que estava a fazer para o almoço fica queimado no forno, e como se sente antes de saltar do alto de um edifício. Depressão é uma palavra que se emprega para cobrir um leque muito amplo de experiências".

Falamos ainda da cerimónia dos Óscares, que é já no domingo à noite.

Nos últimos dias, em Barcelona, decorreu o Mobile World Congress. Estivémos por lá e revelamos os telemóveis, as apps, os portáteis ou os óculos de realidade virtual que vão chegar ao mercado nos próximos meses.

Finalmente, depois de Vítor Pereira ter anunciado que não vai continuar à frente dos árbitros portugueses, escrevemos sobre o favorito para lhe suceder: foi árbitro, mas nunca chegou à primeira categoria e, portanto, nunca arbitrou um jogo dos três grandes.

Na véspera do fim de semana, o Expresso Diário traz muitas sugestões e dicas sobre o que ver e fazer nos próximos dias. Temos a habitual página com as sugestões culturais, a antecipação do Festival Terras Sem Sombra, festival de música sacra do Baixo Alentejo, a página de Log Out sobre algumas das melhores sugestões de comida italiana em Lisboa.
Tenha um excelente fim de semana
LER O EXPRESSO DIÁRIO
Bloco recua depois da polémica com o cartaz de Jesus Cristo
ADOÇÃO GAY A ideia de assinalar a aprovação da lei com cartazes e outdoors acabou por gerar polémica. BE recua e imagem com Jesus já não vai para a rua - fica pelas redes sociais. Igreja e CDS não poupam nas críticas. Mas até do PS e do BE surgem comentários negativos
Andrew Solomon: "A depressão é universal, e já temos o seu atlas”
Andrew Solomon: "A depressão é universal, e já temos o seu atlas”
Óscares. Preparem-se para a noite do ano
Óscares. Preparem-se para a noite do ano
Nicolau Santos
O dia em que Angola expatriou meio milhão de pessoas – ou mais
 
Filipe Santos Costa
Porque é que o cartaz do Bloco é estúpido (no sentido asinino do termo)
 
Daniel Oliveira
Um procurador que abala o regime
 
Henrique Monteiro
Os Óscares, o racismo e as tribos
 
FUTEBOL
Favorito à sucessão de Vítor Pereira nunca apitou jogos dos três grandes
TECNOLOGIA
Noventa e seis horas, 100 mil metros quadrados e os gadgets que vão tornar as nossas vidas mais fáceis e divertidas
FESTIVAL TERRAS SEM SOMBRA
Música sacra no Baixo Alentejo? Sim, não e não só
CULTURA
Sugestões para o fim de semana
LOG OUT
Quatro italianos 'molto' especiais
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OBSERVADOR - 26 DE FEVEREIRO DE 2016

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ORÇAMENTO 2016 
Uma eventual falta de acordo à esquerda para a aplicação de mais medidas de consolidação ainda este ano, a deterioração da economia e derrapagens na despesa podem colocar défice em risco, diz Bruxelas
BLOCO DE ESQUERDA 
A figura de Jesus em mensagens do BE foi a última polémica do partido. Com imaginação e irreverência, a propaganda do BE destacou-se contra as privatizações ou o capitalismo.
BLOCO DE ESQUERDA 
O cartaz do BE com a mensagem "Jesus também tinha dois pais" não vai ser afixado nas ruas, vai circular apenas nas redes sociais. Afixado só um cartaz com a mensagem "Igualdade", no Campo Pequeno.
BLOCO DE ESQUERDA 
O porta-voz da Conferência Episcopal, Manuel Barbosa, considerou "uma afronta aos crentes" o uso de uma imagem de Jesus Cristo numa campanha do Bloco de Esquerda em defesa da adoção por casais homossexuais.
BLOCO DE ESQUERDA 
O Bloco de Esquerda decidiu lançar uma campanha para celebrar a aprovação da lei que permite a adoção por casais do mesmo sexo. O polémico cartaz lembra que "Jesus também tinha 2 pais".
NOVO BANCO 
“Se me der um endereço na lua para o qual se possa enviar a fatura do Novo Banco, eu mando”. A frase foi dita ao Expresso, jornal que este sábado publica uma entrevista ao governador.
NOVO BANCO 
Bruxelas considera que a decisão de transferir as obrigações do Novo Banco para o BES no final de 2015 abalou o sistema e que a decisão sobre o Banif foi tomada quando já era inevitável.
ORÇAMENTO 2016 
O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, comentou que os riscos associados à situação económica portuguesa exigem do país "responsabilidade orçamental", assim como a continuação de reformas.
CDS-PP 
Moção que João Almeida e Mesquita Nunes vão apresentar ao congresso quer pôr a direita a falar de precariedade e de cultura. Diogo Feio defende consensos mas, se houver eleições, CDS deve ir sozinho.
ELEIÇÕES FIFA 
A FIFA só teve três presidentes desde 1961, porque nenhum esteve menos de 12 anos no poder. Está na hora de escolher um novo entre cinco candidatos e decidir quem sucede a Joseph Blatter.
MAQUILHAGEM 
Os lábios à Kylie Jenner vão continuar mas, finalmente, os contornos deixaram de ser moda. Muitos brilhos, azuis elétricos e rostos iluminados são algumas das tendências de beleza da próxima estação. 
Opinião

Rui Ramos
O que define o PS, o PCP e o BE não é a preocupação com os “mais desfavorecidos”, mas o facto de serem partidos que fizeram dos dependentes do Estado as suas base de apoio. O orçamento reflecte isso.

Paulo Ferreira
Novo Banco nacionalizado? O importante não é ter mais um banco público -- é que o que já temos seja um instrumento de decência e não de indecência. Ou seja, tudo ao contrário das práticas habituais.

Miguel Tamen
Nas revistas, jornalistas e actores, futebolistas e cirurgiões plásticos procuram a felicidade em público, e por via oral. Fazem-no uns com os outros, dando origem a muitas permutações endogâmicas.

António Pedro Barreiro
Se o objectivo do Bloco é gerar polémicas, sugiro que dedique menos tempo a atacar a Igreja Católica e mais a denunciar os regimes onde os homossexuais são presos e assassinados em abundância.

Maria João Avillez
Em Brasília tentarei aperceber-me da saúde política de Dilma, do estado das oposições, dos trabalhos dos tribunais, dos caminhos do Brasil. Aqui no Rio – peço desculpa da franqueza – celebrarei a vida
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