sábado, 1 de setembro de 2018

EXPRESSO

1264
01 SET 2018
Paulo Luís de Castro
POR PAULO LUÍS DE CASTRO
Jornalista
 
As Escolhas do Editor
Boa tarde.
A rentrée política, os jovens millenial, os sem-abrigo de São Francisco, por uma Comporta mais ecológica, a nova bandeira dos U2, o futuro depois da morte de John McCain, o paradoxo da biodiversidade. Estes foram alguns dos temas tratados esta semana no Expresso Diário e que este sábado recuperamos na nossa habitual sugestão de (re)leitura.
Deu muito que falar no passado fim de semana a rentrée política do PS, por causa do comício realizado em Caminha e do comboio fretado à CP para levar os militantes mais sulistas até ao Minho – tudo por causa da prioridade garantida pela CP a essa composição, a qual poderia atrasar o serviço regular da empresa pelas zonas onde passasse. Polémica à parte, no principal discurso da tarde, o secretário-geral e também primeiro-ministro António Costa apontou como objetivo ganhar as eleições legislativas, europeias e as regionais da Madeira, e lançou várias promessas para o último Orçamento desta legislatura. Discurso feito, na redação fizemos o “fact-cheking” – verificar se as declarações de Costa correspondiam com a realidade. E em 15 frases proferidas descobrimos quatro falsidades e alguns assim-assim.
Santana Lopes almoçou na terça-feira com Carlos Carreiras. O primeiro diz que foi uma conversa de amigos, motivada pela morte do pai do presidente da Câmara de Cascais. O segundo admite que o sonho de apear a geringonça pode passar por um bloco alternativo de direita PSD/CDS/Aliança. Na véspera, em entrevista à SIC, Santana já tinha começado o namoro ao PSD, “o partido de que estou mais próximo a seguir à Aliança”.
Louis-Albert de Broglie é um dos interessados na compra da Comporta, processo entretanto adiado. A sua proposta prevê o desenvolvimento de apenas 16% dos 650.000 metros quadrados de construção aprovados na propriedade, atendendo à “fragilidade dos eco-sistemas do território”, e a criação de oito centros de qualificação para dinamizar a economia local. Foi com esse objetivo que o aristocrata francês lançou esta semana a Comporta.Utopia – Associação para a Sustentabilidade da Comporta, que pretende ter um papel ativo no processo de venda e do desenvolvimento que vier a ser feito na herdade alentejana, qualquer que seja o futuro proprietário.
Em São Francisco não existem abrigos suficientes para acolher as mais de sete mil pessoas que vivem nas ruas. Algumas delas partilham a mesma artéria onde grandes empresas como o Twitter e a Uber têm a sua sede. O luxo das lojas de marcas caras mistura-se com a sujidade e os cheiros a droga e excrementos, num contraste quase desconcertante. Leia a reportagem que fizemos na cidade da costa oeste dos Estados Unidos.
Senador norte-americano durante mais de três décadas, John McCain morreu há exatamente uma semana, aos 81 anos, vitimado por um cancro no cérebro. Antigo prisioneiro de guerra no Vietname, era elogiado pelo sentido de Estado e “humildade em reconhecer que era americano em primeiro lugar e só depois republicano”. Na etapa final da vida, fez de Donald Trump o seu alvo preferencial. Curiosamente, há quem veja na sua morte uma “oportunidade política” para os republicanos no Senado, já que o substituto de McCain deverá ajudar a confirmar o juiz conservador Brett Kavanaugh para o Supremo Tribunal.
“And we love to fly a flag”, nós adoramos esvoaçar uma bandeira, cantavam os U2 nos tempos do album “War”, que os marcou como pacifistas. Trinta e cinco anos depois, eles vão esvoaçar uma bandeira azul nos seus concertos, e anunciam-no como uma causa. A radicalidade agora não é estar contra, é estar a favor: a favor da União Europeia. Uma causa? Dois “rockers” portugueses, Miguel Guedes e Adolfo Luxúria Canibal, preferem a palavra marketing.
Novos tempos: a maioria dos jovens nascidos entre a década de 80 do século passado e a viragem do milénio encara a hipótese de trabalhar como prestador de serviços em vez de ter um patrão, revela o mais recente estudo anual nesta área da consultora Deloitte. E quase 3/4 dos mais de 10 mil inquiridos em 36 países não querem ficar mais de cinco anos na mesma empresa.
Chama-se paradoxo da biodiversidade e é considerado pelos cientistas um dos maiores quebra-cabeças da ecologia: como é possível que um número limitado de recursos naturais consiga sustentar uma grande diversidade de espécies na Terra? Cientistas da Fundação Champalimaud ajudaram a decifrar o mistério.
São estas as nossas propostas. Boas leituras.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
CONFIRMAÇÃO DE FACTOS Quatro falsidades e alguns assim-assim: o discurso de António Costa à lupa
TEXTO João Silvestre, Raquel Albuquerque E Sónia Lourenço FOTOS Fernando Veludo/NFactos
POLÍTICA Santana e Carlos Carreiras cozinham aproximação para as legislativas
TEXTO Ângela Silva
TURISMO Aristocrata francês lança movimento cívico para venda da Comporta
TEXTO Conceição Antunes
SEM-ABRIGO EM SAN FRANCISCO “Esperei três anos para conseguir uma casa, mas a descobrir quem sou demorei cinco”
TEXTO Maria João Bourbon
ESTADOS UNIDOS Sem McCain, “Trump fica mais protegido”
TEXTO Hélder Gomes
DEFESA DA UE“Bono está a tentar pegar num leão e domá-lo sem jaula”
TEXTO Helena Bento ILUSTRAÇÃO Tiago Pereira Santos
TRABALHO Quase 2/3 dos jovens admitem prescindir de ter emprego fixo
TEXTO Cátia Mateus
AMBIENTE Mistério da biodiversidade desvendado por cientistas da Fundação Champalimaud
Texto Virgílio Azevedo

10 Invenções Japonesas Sensacionais

 Se há um lugar neste planeta que está bem e realmente na vanguarda da tecnologia moderna, este lugar é o Japão. Não acredita em mim? Então, continue descendo esta página para ver todos os tipos inimagináveis de tecnologia que se tornaram populares recentemente na Terra do Sol Nascente:
 
1. Raladores de manteiga
invenções japoneas
Nós todos conhecemos o sentimento de tentar, em vão, espalhar manteiga dura em torradas macias. Para evitar rasgar suas torradas ao meio, o povo do Japão costuma usar um ralador de manteiga para contornar este problema por completo!
2. Pias anexadas às cisternas
invenções japoneas
A maioria dos sanitários no Japão tem uma pia anexada às suas cisternas, que reaproveita a água da pia para encher parcialmente a cisterna, reduzindo assim o consumo geral de água.
3. Sistemas de alarme para laptop
invenções japoneas
Trabalhar fora do escritório é muito mais seguro para as pessoas no Japão, devido à disponibilidade local de sistemas de alarme para laptops. Se o sensor do dispositivo detectar algum movimento, ele ficará vermelho, soará um alarme e você receberá uma  notificação em seu smartphone.
4. Detectores de abertura de porta
invenções japoneas
Uma ferramenta muito útil para quem não quer ser interrompido de repente. Este dispositivo tem um painel que acende para avisá-lo que alguém chegou a 4 metros da sua porta.
5. Minilavadora de mesa
invenções japoneas
Os japoneses realmente usam máquinas de lavar de mesa para limpar pequenos pertences, como jóias, relógios ou óculos. Para usar uma, basta conectá-lo a um computador, adicionar água e ligar.
6. Capas de almofada para tablet
invenções japoneas
Estas capas de almofadas especiais são perfeitas para pessoas que acham que seguram um tablet ou livro para ler é muito cansativo. Isso ocorre porque nelas contêm pontos de silicone que manterão seu livro ou tablet preso à almofada, permitindo que sua experiência de leitura seja mais confortável.
7. TVs transparentes
invenções japoneas
Embora a imagem não seja tão clara quanto as últimas TVs 4K, possuir uma TV transparente é algo que atrai as pessoas, e é por isso que elas estão surgindo em tantos restaurantes e empresas japonesas.
8. Luvas de mouse
invenções japoneas
Essas luvas foram criadas para substituir o mouse de computador tradicional, pois permitem que os usuários cliquem e movam o cursor por movimentos simples do dedo indicador.
9. Inteligência Artificial para carros
invenções japoneas
A Panasonic possui uma tecnologia de inteligência artificial que pode detectar se os motoristas estão prestes a dormir. Se isto acontecer, o motorista será alertado, além de criar certas condições que dificultam o sono.
10. Espelhos mágicos
invenções japoneas
A Panasonic também criou um espelho inteligente que analisa suas características faciais e imprime uma máscara de maquiagem perfeitamente projetada para encobrir todas as suas imperfeições, como cicatrizes, acne ou um tom de pele irregular.

Os 5 Países Mais Saudáveis do Mundo e Seus Segredos

 Todos queremos aproveitar ao máximo nossos anos. Entretanto, o segredo da vida longa não é simples e nem único – são vários pequenos segredos que, em conjunto, nos ajudam a chegar lá. Eles incluem hábitos alimentares, rotinas diárias, fatores genéticos, entre outros.
Mas quais são exatamente esses segredos? Por que alguns países têm uma média mais alta que outros e algumas pessoas passam dos 100 anos? Nós não temos todas as respostas (ou estaríamos ricos!), mas temos recomendações e informações valiosas neste infográfico muito interessante. Confira!

INIMIGO PÚBLICO

Inimigo Público


Posted: 31 Aug 2018 09:11 AM PDT
A Comissão Europeia prepara-se para se borrifar nos equinócios, nos solstícios e nos 14 relógios que Pedro Granger tem em cada pulso e vai acabar com as alterações sazonais à hora legal. Em Portugal, sabem o IP e Marques Mendes, a hora passa a ser decidida interinamente por José Sousa Cintra, que daqui a uma […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 31 Aug 2018 05:26 AM PDT
A UE vai propor formalmente a manutenção permanente do horário de Verão devido à necessidade de alargar a quantidade de tempo que Marcelo Rebelo de Sousa passa de molho a falar com populares. A hora de Inverno impediria Marcelo de estar de cuecas em praias fluviais a partir das 17h00, pelo que o presidente poderá […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

OBSERVADOR

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
TURISMO 
Mais de 60% dos crimes contra turistas são praticados por carteiristas, estrangeiros e portugueses, e há uma brigada especial na PSP para os combater. Mas também há crimes mais graves: até violações.
PSD 
Festa do Pontal do PSD recupera brincadeira de Marcelo em 1996 e põe militantes a jogar à bola. Rio entrou em campo com o número 7 mas diz que não vai ser o melhor em campo. Acompanhamos ao minuto.
TRANSPORTES PÚBLICOS 
Fernando Medina está em negociações com o Governo para baixar o preço dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa. Proposta prevê custo anual de 65 milhões de euros.
SAÚDE DA MULHER 
A taxa de cesarianas tem diminuído gradualmente desde 2010, mas a tendência inverteu-se em 2017, período em que se registou um aumento de 0,32%.
BRASIL 
O Tribunal Superior Eleitoral do Brasil rejeitou o pedido de candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, formalmente impedido de participar nas próximas eleições, em outubro.
TECNOLOGIA 
O Observador está em Berlim, na IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. De computadores portáteis a frigoríficos, no segundo dia ainda há muito para ver. Siga aqui e veja a fotogaleria.
CUIDADO: ESTÁ QUENTE 
Há um novo restaurante brasileiro onde a festa e a boa disposição andam de mão dada com a vontade de quebrar os estereótipos da picanha e do arroz com feijão. Conheça o primeiro "boteco" de Lisboa
CASO JOSÉ SÓCRATES 
Magistrado judicial desistiu da sua candidatura a cargo internacional em Madrid. Sorteio para designação de juiz para a fase de instrução da Operação Marquês deve realizar-se em setembro.
BLOCO DE ESQUERDA 
Na rentrée do BE, a eurodeputada criticou as palavras de Mário Centeno sobre a Grécia. “São uma triste imagem” do Governo. No seu discurso, também visou a direita e… António Costa.
POLÍCIA JUDICIÁRIA 
Qual foi o local do crime? E qual o motivo? Homicídio passional, vingança ou roubo? O cenário do crime foi encenado ou houve desleixo do homicida? As convicções são muitas, mas faltam certezas à PJ.
ALEMANHA 
O projeto "Lenin is still around", uma pesquisa iniciada em 2014 e que junta já 25 monumentos, pretende reunir todas as marcas que ainda existem na Alemanha ligadas ao líder comunista russo.

Opinião

Alberto Gonçalves
Para escrever sobre política, meus caros, é vital ignorar aquilo que as televisões vendem no lugar da política: uma feira de horrores sem o bálsamo do cuspidor de fogo.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Não se é fiel ao Papa como se é adepto do Benfica, do Sporting ou do Porto, mas na medida em que se é coerente com a fé da Igreja.

Ruth Manus
O problema não é apenas não poder abraçar. É não sentir o cheiro, não segurar a mão, não passar os dedos entre os cabelos. É não poder olhar nos olhos da pessoa para saber se tudo está realmente bem.

José Milhazes
Na Rússia, o ano de 1918, há 100 anos, ficou marcado por uma série de acções violentas contra qualquer tipo de oposição, contra qualquer greve ou manifestação anti-bolchevique.

Miguel Alvim
Em que é que acredita a direita portuguesa? Acredita na propriedade privada, no direito ao arrendamento e na livre rentabilização e frutificação do património imobiliário privado?
Mais pessoas vão gostar da 3

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue