Sinais Que Indicam Que Você Bebe Água Em Excesso
Beber muita água pode resultar em intoxicação por água, também conhecida como hiponatremia, o que faz com que o interior das células inunde devido ao baixo nível de sódio no sangue. Em casos graves, isso pode levar a problemas de saúde debilitantes, como comas, convulsões e até mesmo a morte.
Abaixo estão 8 sinais de que você está bebendo água demais.
1. Você nunca sai de casa sem uma garrafa d’água e ela nunca fica vazia
Se você carrega uma garrafa de água cheia durante o dia e volta a enchê-la quando estiver vazia, você pode estar bebendo muita água. Adicionar água constantemente ao seu corpo resultará em baixos níveis de sódio no sangue, o que prejudicar todas as células. De acordo com Tamara Hew-Butler, DPM, PhD, professora de Ciência do Exercício na Universidade de Oakland (Estados Unidos), isso é particularmente perigoso quando seu cérebro começa a inchar. "Seu cérebro só pode inchar cerca de 8 a 10% antes de chegar ao seu crânio e empurrar sua massa cerebral."
2. Você bebe água mesmo quando não está com sede
A melhor maneira de saber se o seu corpo realmente precisa de mais água é entender se você sente sede ou não. "Nossos corpos estão programados para lutar contra a desidratação porque sempre vivemos com medo da escassez ou de não ter o suficiente, então temos todos esses mecanismos embutidos para nos proteger contra isso. Um desses mecanismos que todos os animais têm é a sede. Sentir-se sedento é o monitor individual que nos faz saber se precisamos de mais ou não. Quanto mais água você precisar, mais sedento você ficará ", diz Dr. Hew-Butler.
3. Você bebe água constantemente até que sua urina fique clara
Se você tem bebido uma quantidade saudável de água, a cor da sua urina deve ser de cor clara a amarelo quse transparente. Embora a maioria das pessoas acredite que a urina limpa é um sinal de hidratação, ter urina sem pigmentação pode ser um sinal de que você está tomando muita água. Para a maioria das pessoas, de 8 a 10 copos por dia são considerados uma quantidade normal.
4. Você urina frequentemente, inclusive à noite
Se você acorda muitas vezes durante a noite para ir ao banheiro, pode estar bebendo muita água. A maioria de nós urina entre 8 a 10 vezes por dia, então, se você urinar mais de 10 vezes, provavelmente você está bebendo mais água do que o seu corpo precisa. Para evitar a micção noturna, beba seu último copo algumas horas antes da cama para dar aos rins tempo de filtrar a água através do seu corpo.
5. Você sente náusea e pode até vomitar
Os sintomas da hidratação em excesso são semelhantes aos da desidratação, diz Hew Butler. Quando você bebe muita água, seus rins não conseguem se livrar do excesso de líquido e a água começa a se coletar no corpo. Isso pode causar uma série de sintomas desagradáveis, tais como náuseas, diarreia e vômitos.
6. Você percebe inchaço ou descoloração em suas mãos, lábios e pés
Em muitos casos de hiponatremia, as pessoas experimentam inchaço ou descoloração visível nas mãos, nos pés e nos lábios. Quando todas as células do seu corpo começam a inchar, sua pele começará a inchar também. Aqueles que bebem muita água, de repente podem ganhar peso, devido ao inchaço e ao excesso de água na corrente sanguínea. Se você estiver bebendo mais de 10 xícaras de água por dia e notar inchaço ou descoloração nas mãos, pés e lábios, considere diminuir a ingestão de água.
Também pode lhe interessar:
7. Você se sente cansado e fatigado
Seus rins são os órgãos responsáveis por filtrar a água que você bebe e certificar que seus níveis de líquido na corrente sanguínea permaneçam equilibrados. Quando você consome muita água, seus rins têm que trabalhar dobrado, criando uma reação estressante de seus hormônios, que deixa seu corpo cansado e estressado. Portanto, se você estiver constantemente bebendo água e se encontrar relutante para sair da cama, pode ser porque você adicionou estresse desnecessário aos seus rins.
8. Seus músculos ficam fracos com facilidade
Ter um corpo saudável e em pleno funcionamento é um equilíbrio. Quando você consome muita água, seus níveis de eletrólitos caem e esse equilíbrio fica comprometido. Baixos níveis de eletrólitos podem causar uma série de sintomas desagradáveis, como espasmos musculares e cólicas. Você pode ajudar a prevenir problemas musculares, substituindo alguns copos de água comum por água de coco, que é cheia de eletrólitos e 100% natural.