sexta-feira, 22 de setembro de 2017

EXPRESSO

publicidade
Publicidade
983
22 SET 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Autárquicas, promessas para todos os gostos. Alemanha, quem quer casar com a Carochinha? Tony, atribulações de um artista. Dotard – Do…quê?
Boa tarde,

Se acha que a política é aborrecida, é porque não leu as promessas feitas por muitos dos candidatos às autárquicas, um pouco por todo o país. Desde uma roda-miradouro-gigante como a de Londres no Barreiro a um cartão exclusivo para os munícipes do Porto, há de tudo um pouco. A Mariana Lima Cunha faz um bom apanhado.

Quem quer casar-se com a Carochinha é o título do artigo sobre a Alemanha, que vai a votos este domingo. Para saber quem é a Carochinha e o que significa a pergunta, leia a reportagem da Cristina Peres, que andou por Berlim.

A questão das (não) licenciaturas de comandantes da Proteção Civil parece longe de encerrada. Estão a ser verificadas as licenciaturas de 70 dirigentes e, como conta o Hugo Franco, os comandantes admitem processar o Estado.

Sabe o que quer dizer a palavra “dotard”? Se não sabe não se preocupe, porque até nos dicionários não é fácil. Quem a usou foi o líder da Coreia do Norte e nesta edição a Joana Azevedo Viana conta em que contexto (sim, tem a ver com Trump…)

O mais popular dos artistas portugueses está envolvido numa disputa judicial que já leva dez anos. Foi absolvido num processo, mas é acusado noutro que ainda está a decorrer. O Luís M. Faria conta toda a história das atribulações judiciais de Tony Carreira.

maior povo do mundo sem Estado realiza esta segunda-feira um referendo simbólico sobre a independência. A Margarida Mota explica o que está em causa.

Faz humor, mas odeia Chaplin. Chama-se Sam Wills, faz espetáculos em que não abre a bocae vai dar dois por cá. O Bernardo Mendonça entrevistou-o.

Em Lisboa, este fim de semana abrem-se portas e revelam-se segredos. Nesta edição, a Katya Delimbeuf desvenda já alguns. Sabe que o Banco de Portugal já foi uma igreja e um parque de estacionamento?

São alquimias. Na opinião, o Nicolau Santostambém fala de uma: “Alquimia por alquimia, a do ministro já conhecemos”, enquanto o Henrique Monteiro assevera que “E depois de Merkel, mais Merkel”, o Daniel Oliveira disserta sobre a possibilidade de “Uma “geringonça” em Lisboa?” e o Henrique Raposo coloca “Clooney por cima de Tarantino“.

Para finalizar, fique a saber que há um “Primeiro Encontro” no cinema e que em Cascais vai haver muita luz, como refere o João Miguel Salvador nas suas sugestões de cultura e lazer para o fim de semana.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, com alquimia
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
POLÉMICA DAS LICENCIATURAS
Comandantes da Proteção Civil admitem processar o Estado
Obrigatoriedade de terem curso superior levou comandantes a regressarem aos estudos. Admitem recorrer às vias legais para travarem eventuais demissões. Autoridade Nacional de Proteção Civil e Inspeção-Geral do Ensino estão a verificar os graus de licenciatura de 70 dirigentes. Comandante nacional já caiu devido a esta polémica
ELEIÇÕES NA ALEMANHA ESTE DOMINGO Com quem quer a Carochinha casar?
Análise a um dos grandes acontecimentos do ano
AUTÁRQUICAS Acha que a política é aborrecida? Então é porque nunca leu estas promessas
AUTÁRQUICAS Acha que a política é aborrecida? Então é porque nunca leu estas promessas
Nicolau Santos
Alquimia por alquimia, a do ministro já conhecemos
 
Daniel Oliveira
Uma “geringonça” em Lisboa?
 
Henrique Raposo
OPINIÃO
 
Henrique Monteiro
E depois de Merkel, mais Merkel
 
TENSÃO EUA-COREIA DO NORTE
‘Dotard’, a nova palavra perigosa
TRIBUNAIS
Absolvido num, acusado noutro: Tony Carreira e os seus dois processos
ESTE FIM DE SEMANA
Palácios, casas privadas, sedes de bancos: Lisboa abre as suas portas. De borla
3% NO SEGUNDO TRIMESTRE
Marcelo reage ao crescimento do PIB: “Houve quem dissesse que o Presidente é um otimista, um sonhador”
AUTÁRQUICAS
Rui Moreira está à beira da maioria ou empatado com Pizarro? Sondagens alvoroçam o Porto
MUNDO
Theresa May pede dois anos para o Brexit: “O Reino Unido nunca se sentiu totalmente em casa na UE”

Piada do Dia: Mantendo a Paixão (Adulta)

Um casal de aposentados, ambos com 80 anos, está conversando no café onde se encontraram pela primeira vez.
O velhinho diz: "Você se lembra da primeira vez que nos encontramos aqui, 60 anos atrás? Nós saímos deste café, dobramos a esquina, fomos até a cerca do posto de gasolina e fizemos amor como nunca!"
 
"Ora, claro que eu me lembro, querido", responde a velhinha, com um sorriso.
"Bom, pelos velhos tempos, vamos voltar lá e eu vou repetir a dose."
O casal paga a conta e sai do café. Um jovem que estava sentado perto deles e ouviu a conversa, curioso, resolve ir ver como é que se saem os dois velhinhos. Ele se levanta e os segue. Com efeito, ele vê os dois perto da cerca do posto de gasolina. 

O que se seguiu nos 10 minutos seguintes foi a performance mais atlética que o jovem já tinha visto. Braços e pernas para todos os lados, corpos movendo-se sem parar nenhum instante. Finalmente, os velhinhos vão ao chão e ficam assim, imóveis por quase uma hora.
O rapaz está sem palavras. Nunca na sua vida ele viu algo parecido - nem nos filmes, nem nas histórias dos amigos, nem em suas próprias experiências.
Pensando no que ele recém tinha visto, ele pensa: "Eu tenho que saber o segredo dele. Eu queria poder fazer isso assim agora, imagina daqui a 60 anos!"
A essa altura, o casal já se recuperou e se vestiu.
Reunindo coragem, o jovem se aproxima do velhinho, a quem diz: "Cavalheiro, desculpe, eu ouvi sua conversa com sua esposa lá no café e os segui por curiosidade. Eu nunca vi ninguém fazer amor assim, especialmente na sua idade! Qual é o seu segredo? O senhor também era assim 60 anos atrás?"
O velhinho responde: "Acho que não, filho. Acontece que, 60 anos atrás, aquela cerca não era eletrificada!"


CIDADE EM MINIATURA

Artista Australiano Recria Uma Cidade em Miniatura de Forma Incrível

Você gosta de miniaturas? Existem várias delas ao redor do mundo, representando até mesmo cidades inteiras (inclusive esta só para hamsters), mas ultimamente vai ser difícil superar o trabalho de Joshua Smith. Este artista australiano tem um olhar que podemos chamar de microscópico. Ele consegue captar a vida urbana de forma tão impecável que, ao olharmos a imagens, temos mesmo a impressão de que se trata realmente de um recorte feito da cidade real. Aqui, ele recriou uma área de apartamentos da cidade murada de Kowloon, uma área densamente povoada de Hong Kong.
Para criar essa obra, Joshua utilizou papelão milimetricamente esculpido, que depois ele finalizou aos poucos com diversos tons de tinta.
 
Com essas ferramentas e uma técnica minuciosa, ele simula cada detalhe de um prédio real antigo, inclusive do interior.
Este fenomemal trabalho inclui grafites nas paredes, poeira, propagandas antigas nas janelas, grades e outros detalhes incríveis. Na imagem abaixo, só notamos que é uma miniatura por causa da mão do artista à esquerda.
 
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
Com tantos detalhes incríveis, Joshua atingiu seu objetivo: ele quer chamar atenção do olhar das pessoas para que elas acreditem que estão de fato vendo os prédios reais ao invés de miniatura.
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
Além deste projeto, ele também reproduz modelos de outros prédios, garagens e lojas – todos da mesma região, caracterizada por um certo abandono.
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 
cidade miniatura de hong kong do artista joshua smith
 

INIMIGO PÚBLICO

Inimigo Público


Posted: 21 Sep 2017 04:50 AM PDT
Fiel à nova cartilha política do PSD trazida por André Ventura, passos Coelho decidiu fazer dos imigrantes um tema de campanha para as eleições locais. “Não pode entrar toda a gente. Na padaria da minha rua, por exemplo, a fila para o pão-de-leite é cada vez maior. Estou convencido de que Portugal teria um crescimento […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 21 Sep 2017 04:49 AM PDT
Já não haverá referendo no dia 1 de Outubro. A Catalunha resignou-se e tenta encontrar uma nova data que não coincida com os jogos da liga portuguesa, dado que na primeira data escolhida, 1 de Outubro, há um Portimonense x Aves e um Chaves x Tondela, entre outros. “É o mesmo problema das autárquicas e […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 21 Sep 2017 04:43 AM PDT
O BE acha injusto que um aluno de 16 que consegue sair de labirintos melhor que o Perseu esteja preso no corpo de uma menina que não consegue sequer sair do parque de estacionamento do Freeport numa segunda-feira de manhã e por isso exige que a injustiça possa ser reparada aos 16 anos, mesmo sem […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 21 Sep 2017 04:38 AM PDT
Não foi apenas Bernardo Silva a ser irradiado do Benfica por Luís Flipe Vieira. O IP teve acesso a e-mails da conta “ps_largodorato@hotmail.com” e descobriu que António Costa terá dito a João Galamba, sobre António José Seguro, que “esse gajo nunca mais veste a camisola do PS”, ou seja, o fato cor-de-burro-quando-foge que Jorge Coelho […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

INIMIGO PÚBLICO

Inimigo Público


Posted: 21 Sep 2017 04:50 AM PDT
Fiel à nova cartilha política do PSD trazida por André Ventura, passos Coelho decidiu fazer dos imigrantes um tema de campanha para as eleições locais. “Não pode entrar toda a gente. Na padaria da minha rua, por exemplo, a fila para o pão-de-leite é cada vez maior. Estou convencido de que Portugal teria um crescimento […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 21 Sep 2017 04:49 AM PDT
Já não haverá referendo no dia 1 de Outubro. A Catalunha resignou-se e tenta encontrar uma nova data que não coincida com os jogos da liga portuguesa, dado que na primeira data escolhida, 1 de Outubro, há um Portimonense x Aves e um Chaves x Tondela, entre outros. “É o mesmo problema das autárquicas e […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 21 Sep 2017 04:43 AM PDT
O BE acha injusto que um aluno de 16 que consegue sair de labirintos melhor que o Perseu esteja preso no corpo de uma menina que não consegue sequer sair do parque de estacionamento do Freeport numa segunda-feira de manhã e por isso exige que a injustiça possa ser reparada aos 16 anos, mesmo sem […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 21 Sep 2017 04:38 AM PDT
Não foi apenas Bernardo Silva a ser irradiado do Benfica por Luís Flipe Vieira. O IP teve acesso a e-mails da conta “ps_largodorato@hotmail.com” e descobriu que António Costa terá dito a João Galamba, sobre António José Seguro, que “esse gajo nunca mais veste a camisola do PS”, ou seja, o fato cor-de-burro-quando-foge que Jorge Coelho […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue