Miguel Pinheiro
Diretor ExecutivoSegunda-feira, 23 março 2020
Enquanto dormia…
… os 31 utentes de um lar de idosos em Vila Nova de Famalicão
foram transportados para o Hospital das Forças Armadas, no Porto — as
fotografias mostram como a situação foi difícil nestas horas de incerteza.
O Observador tem toda a sua equipa mobilizada para cobrir os vários ângulos desta crise. Decidiu abrir a sua cobertura a assinantes e não assinantes e está em contacto permanente com os leitores, seja para
esclarecer as suas dúvidas ou para
ouvir as suas histórias. E também nós, mais do que nunca, precisamos dos nossos leitores.
Neste vídeo, José Manuel Fernandes explica porquê. Se quer tornar-se assinante do Observador só precisa de vir
aqui.
NOTÍCIAS IMPORTANTES
O QUE SE PASSA LÁ FORA
OS NOSSOS ESPECIAIS
FACT CHECKS CORONAVÍRUS
INFORMAÇÕES ÚTEIS
HISTÓRIAS INSPIRADORAS
A NOSSA OPINIÃO
Algumas das maiores transformações sociais e políticas do mundo no século XX deveram-se às guerras mundiais. Tenham por isso cuidado quando pedem uma guerra: ninguém sabe o que vem a seguir.
As projecções do poder destrutivo do coronavirus agravam-se a cada semana. Mas as acções dos governos europeus começam a assumir o sentido correcto. Tal como tem feito Costa. Preparemo-nos para o pior
Os portugueses e as empresas não ficaram à espera e andaram (por uma vez) sempre à frente do Estado na gestão desta crise. O que diz muito da reação benevolente do Governo de António Costa.
Falar do amor em “tempo de guerra” tem de ser, mais do nunca, urgente. Estando todos a viver um verdadeiro Big Brother, sentimo-nos hoje amados como se vivêssemos a dois numa “célula da Resistência".
Nick Timothy propõe-se refundar o conservadorismo britânico na oposição crucial ao que chama “ultra-liberalismo”. O argumento merece atenção leal, mas receio que não seja adequado.
O país está a adaptar-se penosamente a uma situação grave, que se vai prolongar por semanas ou meses. Para os nossos jovens universitários a situação é também penosa
A patente inutilidade (e indesejabilidade) da Comissão Europeia no combate ao Coronavírus contraria toda a fé ilusória que os portugueses têm na intervenção da UE para a resolução dos seus problemas.
O dinheiro que o BCE vai libertar é para a sociedade civil e para as empresas, não é para os balanços do sistema bancário nem para equilibrar o défice das Finanças. Tem de haver liquidez imediata.
O privilégio de ser mais velho é muitas vezes atraiçoado por dinâmicas velozes e vorazes mas não nos esqueçamos: quem cuida dos mais velhos cuida e protege sempre um nome, uma história, uma identidade
OUTRAS LEITURAS
CIÊNCIA
Um forte sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter abalou esta madrugada Zagreb e os seus arredores, causando danos materiais, noticiou a agência de notícias croata Hina.
MUNDO
De acordo com a Polícia Rodoviária, o acidente aconteceu quando o condutor do autocarro entrou na faixa contrária, chocando frontalmente com um camião que transportava couves.
DESPORTO
Com os campeonatos suspensos, equipas começam a projetar futuro a médio prazo e Alex Telles, lateral do FC Porto, está na lista de quatro reforços desejados pelo Barcelona para a próxima época.
SAÚDE
O jogador do Sporting de Braga adianta que a pandemia é "motivo de apreensão" e que a sua preocupação é "o bem-estar de todos" os atletas e do país.
LIFESTYLE
Com um viveiro próprio e recolha de sementes na natureza, a Sigmetum só trabalha com plantas autóctones portuguesas e dedica-se à construção de jardins sustentáveis, para hotéis e não só.
CULTURA
Há 20 episódios novinhos em folha de "A Ovelha Choné" para ver na Netflix, cheios de paródias a filmes e séries de televisão. Eurico de Barros dá cinco estrelas a esta nova temporada da série animada.
AUTO
Uma das explicações para a fraca adesão aos veículos eléctricos é a falta de postos de carga. Mas isto poderia ser ultrapassado se em cada candeeiro fosse montado um ponto de carga. Como em Londres.
RÁDIO OBSERVADOR