sábado, 10 de março de 2018

EFEMÉRIDES EM 10 DE MARÇO DE 2018 NA WIKIPEDIA

EFEMÉRIDES EM 

10 DE MARÇO DE 2018 

NA WIKIPEDIA


Eventos históricos[editar | editar código-fonte]

1876: Graham Bell ao telefone, em 1876.
1977: Descoberta dos Anéis de Urano.



***********


ANTÓNIO FONSECA

PÚBLICO

O Público hoje
sábado, 10 de Março de 2018
EM DESTAQUE
OPINIÃO
MAIS POPULARES
1
2
3
4
5
ESCOLHAS DO EDITOR
BOA VIDA
MULTIMÉDIA
Leia 

O JOGO

EXPRESSO

OR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
As Escolhas do Editor
Boa tarde,

Além da borrasca, este fim de semana vai falar-se muito de uma mulher – Assunção Cristas, a líder doCDS, partido que tem estes sábado e domingo o seu 27º Congresso, em Lamego. Para ficar com uma ideia do que Cristas quer da reunião magna dos centristas e do que lá vai ouvir dos seus correligionários (re)leia o artigo da Mariana Lima Cunha que publicámos no Expresso Diário de quinta-feira. E fique com uma ideia ainda melhor sobre o que esperar de Cristas espreitando AQUI a entrevista que publicámos na edição de sexta-feira. E fique com uma ideia melhor ainda lendo a entrevista integral, que publicamos na edição do semanário, e que está AQUI.

De um tema centrado numa mulher para outro centrado nas mulheres: na quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, publicámos vários artigos sobre a “condição feminina”, como se dizia antigamente. No de abertura fazia-se uma conta: quantos dias por ano trabalham as portuguesas (com emprego) sem receber?Mas também contávamos a história de “Filipa”, que foi discriminada no emprego por ter ficado grávida e por ser mãe. Pode (re)lê-la AQUI .

Por falar em emprego, não tem medo que o seu patrão coloque um dia destes um robô no seu lugar? Tenha ou não, veja, ouça e leia o artigo de jornalismo de dados da série 2:59 Para Explicar o Mundo, no qual a Cátia Mateus esmiúça o assunto (e mostramos-lhe o nosso robô, chamado “Laura”).

Por falar em patrões e em trabalho, um estudo do investigador Frederico Cantante divulgado na terça-feira – por ocasião do 10º aniversário do Observatório das Desigualdades – mostra que a principal causa do atraso da economia portuguesa é a falta de formação das chefias e dos patrões. No Expresso Diário de terça-feira publicámos uma entrevista ao investigador.

Por falar em investigadores e em investigações, mas neste caso judiciais, há uma figura sobre a qual as autoridades envolvidas na operação e-toupeira querem saber tudo: o funcionário que tinha acesso às passwords do sistema judicial e que passavam informações ao Benfica. Na edição de quarta-feira explicava-se isto tudo e de que modo pode afetar o clube.

Por falar em futebol e em clubes, o Sindicato dos Jogadores fez um inquérito às futebolistas portuguesas. Conclusões? São jovens, instruídas, discriminadas, mal pagas e a maioria delas não recebe sequer para jogar. E vão consentindo porque adoram o que fazem, como contávamos no Expresso Diário de quinta-feira.

Por falar em consentimento, neste caso não no âmbito desportivo-laboral mas sim jurídico-sexual, fique a saber que, por causa de dois casos recentes que muita polémica têm dado, a França vai estabelecer este mês nos 15 anos a idade a partir da qual o sexo pode ser considerado consentido. Em Portugal pode sê-lo aos 14. Na edição de terça-feira explicávamos tudo isto.

Por falar em explicações, são muitas, sobre os mais variados assuntos da atualidade, as que damos na edição do semanário que está este fim de semana nas bancas.

E, por falar em fim de semana, mesmo mau tenha-o excelente,

com boas leituras, resguardado da borrasca, de patrões sem formação, de toupeirismos judiciais e de discriminações futebolísticas
Future
 
  
Estudar em Harvard sem sair de casa
A proposta de Harvard está a ser acompanhada de perto por outras instituições educativas, visto que aparenta ser uma das linhas do futuro do ensino. Isto é o que pensa Elizabeth Hess, diretora geral da Escola de Negócios: “Gostaria de ver este tipo de ambiente educativo adaptado e utilizado por muitas outras escolas”
ARTIGO PATROCINADO
LER O EXPRESSO DIÁRIO
CDSO que Cristas quer no Congresso (e o que vai ouvir)
TEXTO Mariana Lima Cunha
Dia da MulherMulheres trabalham em média 79 dias por ano ‘sem remuneração’
TEXTO Raquel Albuquerque
EmpregoFrederico Cantante. “A falta de formação das chefias é a principal causa do atraso da economia portuguesa”
ENTREVISTA Joana Pereira Bastos E Raquel Albuquerque
2:59 Para Explicar o MundoPode um robô roubar-lhe o emprego?
GUIÃO Cátia Mateus
JustiçaInvestigação quer saber tudo sobre José, o suspeito-chave da operação e-toupeira
TEXTO Hugo Franco, Pedro Candeias E Rui Gustavo
SexualidadeSexo consentido é a partir de que idade? Em Portugal é aos 14 anos, em França vai haver este mês nova lei
TEXTO Expresso
DesportoA jogadora portuguesa é jovem, instruída, mal paga e discriminada. Mas o futuro do futebol é feminino
TEXTO Mariana Cabral

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue