Dia Mundial do Surdo
O Dia Mundial do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo (surdos e ouvintes) no último domingo do mês de Setembro de cada ano, com objetivo de relembrar as lutas da comunidade ao longo das eras, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do globo.Há também o Dia Nacional do Surdo,que no Brasil é comemorado dia 26 de setembro.[1]
Referências
- ↑ «Comemorações do Dia Mundial do Surdo realizam-se domingo, em Guimarães» 🔗. Guimarães Digital. Consultado em 2 de abril de 2013.
Dia Mundial do Surdo
O Dia Mundial do Surdo celebra-se no último domingo do mês de setembro por iniciativa da ONU, para comemorar a criação da Federação Internacional dos Surdos, em 1951.
Este ano de 2017, o Dia Mundial do Surdo é comemorado a 24 de setembro e o seu objetivo é o de chamar a atenção do público em geral e da classe política em particular, para as conquistas da comunidade surda.
A par do Dia Mundial do Surdo, a Federação Mundial dos Surdos comemora também a Semana Internacional dos Surdos, na última semana de setembro, desde 1958.
Esta semana é celebrada através de marchas, debates, campanhas e exibições, cujo objetivo é reunir as organizações das pessoas surdas por todo o mundo, as suas famílias, as organizações políticas, os intérpretes de língua gestual e o público em geral, para dar visibilidade às necessidades das pessoas surdas, assim como reforçar os seus direitos.
No Instituto Nacional para a Reabilitação assinalam-se estas comemorações no dia 22 de setembro, através de exposições e projeção de vídeos sobre a surdez, a Língua Gestual Portuguesa e a vivência das pessoas surdas.
Fonte: INR
Recolha através da WIKIPÉDIA
por
ANTÓNIO FONSECA