sábado, 28 de abril de 2018

Inimigo Público


Posted: 27 Apr 2018 07:54 AM PDT
Nesta semana, o Inimigo revela que Marcelo está retido em Beja porque prometeu tirar uma foto com cada uma das ovelhas da Ovibeja. Subscreva o programa Inimigo Público iTunes, SoundCloud, Spotify e nas aplicações para podcasts. Descubra outros programas em publico.pt/podcasts.This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 27 Apr 2018 04:55 AM PDT
Arons de Carvalho, o mandatário à nova candidatura de António Costa à liderança do PS, falou da Operação Marquês para dizer que, ao contrário dos procuradores picuinhas, não acha reprovável uma pessoa viver com dinheiro emprestado por outros, nem, explicou depois ao IP, ser reembolsado por uma dúzia de viagens diárias aos Açores e tão […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 27 Apr 2018 04:54 AM PDT
A entrevista de Arons de Carvalho que está a dominar a actualidade também versou o futebol nacional e o socialista acha que, tal como uma pessoa deve viver com dinheiro emprestado, também os três grandes deviam abrir a pestana e, em vez de endividarem-se a comprar jogadores, pedirem ao Barcelona e ao Real Madrid para […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 27 Apr 2018 04:00 AM PDT
Kim Jong-un e Moon Jae-in, presidentes das duas Coreias, encontraram-se hoje na zona desmilitarizada para apertar as mãos e discutir meteorologia. Kim aproveitou a presença dos jornalistas para revelar que vai erigir uma estátua de 80 metros de Teresa Guilherme em Pyongyang, ao lado das estátuas do paizinho e do avôzinho, e confirmar que também […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Aprecie as 12 Flores Mais Incríveis e Coloridas da Natureza!

As flores são capazes de nos trazer tanta alegria com suas incríveis cores e fragrâncias. A natureza nos proporcionou muitas variedades, cada uma com suas próprias características e padrões distintos. Todas as flores nesta lista exibem uma infinidade de exuberantes cores que, quando vistas em conjunto, são um colírio especial para os olhos. Na verdade, olhando estas fotos você pode entender por que o famoso reformador social Henry W. Beecher certa vez descreveu flores como "a coisa mais doce que Deus já fez e esqueceu de colocar uma alma".
 
 
1. Aechmea 'Tango Azul'
O Tango Azul faz parte da família das bromélias, muitas vezes conhecidas por suas coloridas e brilhantes flores. É um híbrido relativamente recente do gênero, que produz uma flor azul e rosa luminescente, muito atraente para qualquer espectador. Esta flor está se tornando cada vez mais popular no paisagismo e pode ser cultivada dentro de casa. A luz forte e indireta proporciona as melhores condições para o maravilhoso Tango Azul prosperar.
2. Flor-tigre (Tigridia pavonia)
Flores-tigre possuem cores fortíssimas e belíssimas estampas, e são nativas do México. Elas têm um ciclo de floração interessante - cada cada flor vive apenas por um dia, mas várias flores normalmente crescem a partir do mesmo caule. Elas florescem no início da manhã, e fecham novamente tarde da noite. Elas surgem em uma variedade de cores e têm esse nome por causa da estampa parecida com a pelagem de um tigre em suas pétalas.
3. Neomarica northiana
Neomarica northiana é uma das plantas mais marcantes do gênero Iradaceae. Ela pode ser encontrada pelas Américas Central e do Sul, e suas pétalas exibem formas interessantes, assim como cores brilhantes em azul e branco perolado. O peso exercido pela plântula à medida que cresce faz com que o caule da planta dobre em direção ao solo, e permite que a flor crie raízes longe de sua planta hospedeira. Por esse motivo, ela é conhecida como "íris andadeira".
4. Flor-da-paixão (Passiflora incarnata)
As mais belas flores
A flor-da-paixão, que produz o maracujá, é incrivelmente intrincada e vibrante e cresce em uma trepadeira. É comumente encontrada nos estados do sul dos Estados Unidos, particularmente perto do Tennessee, onde é a flor selvagem oficial do estado. Elas normalmente apresentam pétalas azuis e brancas, com estames salientes, e prosperam em áreas onde há luz solar abundante, o que lhes permite florescer durante o verão.
5. Gazânia (Gazania rigens)
As mais belas flores
A gazânia é uma planta nativa da África do Sul que produz impressionantes flores em forma de margarida, em tons incríveis de amarelo, laranja e vermelho. Elas podem ser encontradas em uma variedade de solos de baixa altitude - desde solos arenosos até prados alpinos - e são muitas vezes cultivadas por suas belas cores e pétalas quase simétricas, o que faz delas uma escolha popular para jardins privados.
6. Papoula-dormideira (Papaver somniferum)
As mais belas flores
As papoulas são famosas tanto por serem uma popular e atraente flor de jardim, como por fornecerem as sementes de ópio usadas em uma variedade de drogas legais e ilegais, incluindo a morfina (e seu derivado, a heroína). A papoula-dormideira é um dos mais belos exemplos da flor, caracterizada pelas pétalas predominantemente vermelhas, com uma cruz branca em todo o centro, perto do estame. Ela é também conhecida como Danebrog, o nome da bandeira nacional da Dinamarca, que apresenta padrões semelhantes.
7. Downingia cuspidata
As mais belas flores
downingia cuspidata é uma distinta flor selvagem, encontrada no noroeste dos Estados Unidos. A flor azul possui três pétalas siamesas na parte inferior e uma mancha amarela brilhante no meio, que é usada para atrair polinizadores e ajudá-los a navegar para o centro da flor. Há duas pétalas superiores que muitas vezes ficam proeminentes, como orelhas de coelho, o que dá a ela uma forma única e aparência multicolorida.
 
8. Caeté (Heliconia)
As mais belas flores
O caeté possui flores penduradas semelhantes a uma garra de lagosta, e pode ser encontrado em florestas tropicais pelas Américas Central e do Sul. Ele floresce durante a estação chuvosa, exibindo toda a glória dos seus inconfundíveis tons de vermelho, laranja, amarelo e verde. As flores vibrantes atraem os polinizadores-chave da planta - os beija-flores, que usam o caeté como local para construir o ninho.
9. Astrantia major
As mais belas flores
Esta bela flor pertence à família Apiaceae e é encontrada em prados de montanha, campos e regiões de florestas da Europa Central e Oriental. As plantas chegam a até 60 centímetros de altura e as flores possuem vários tons de rosa e branco, com pétalas detalhadas que fazem delas algumas das favoritas entre os jardineiros.
10. Nymphaea caerulea
As mais belas flores
Esta flor de lótus é uma vitória-régia, originalmente encontrada ao longo do Nilo e em outros locais ao redor África Oriental, mas que já se espalhou para outras áreas do mundo, incluindo a Tailândia e o subcontinente indiano. A flor tem um centro amarelo, cercado por pétalas coloridas que variam de tons de azul claro a roxo. Como muitas flores de lótus, ela tem um significado simbólico para muitas culturas e também é usada em uma variedade de receitas de bebidas.
11. Estrelícia (Strelitzia reginae)
As mais belas flores
A estrelícia é nativa da África do Sul, onde está até no verso da moeda de 50 centavos do país. Ela é também o símbolo floral da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, e considerada uma das flores mais atraentes do mundo, famosa por suas brilhantes sépalas alaranjadas e amarelas, intercaladas com pétalas azuis e roxas.
12. Geissorhiza Radians
As mais belas flores
Conhecida como "Taça de Vinho", a geissorhiza radians é uma das flores mais originais e fantásticas que você pode encontrar. É uma planta selvagem encontrada na África do Sul e suas flores têm apenas 2,5 centímetros de largura. Mas o que falta em tamanho há em beleza, pois sua coloração brilhante possui um anel roxo em torno de um centro vermelho-rubi que impressionam. O centro vermelho funciona como um 'alvo', incentivando polinizadores a irem direto para o coração da flor.
Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
POLÍTICA 
Os dois líderes dos maiores partidos já apresentaram as bases da estratégia para os combates eleitorais que aí vêm. Fomos olhar para as duas moções. Há mais a uni-los que a separá-los.
ESTRADAS 
Relatório da Infraestruturas de Portugal alerta para os efeitos negativos a prazo da "redução significativa", verificada nos últimos anos, no investimento na conservação das estradas.
DIPLOMACIA 
Presidente angolano já escolheu o novo embaixador em Lisboa e Marcelo já deu luz verde, mas João Lourenço não vai indicar já o nome. Tudo porque Angola continua zangada com a justiça portuguesa.
25 DE ABRIL 
Descontado o folclore, e à semelhança do Natal, “Abril” é o que um homem quiser. E os homens que o fizeram, primeiro, e os homens que o tomaram, de seguida, quiseram imensas e contraditórias coisas.
HOSPITAL DE SÃO JOÃO 
O Hospital São João, no Porto, detetou esta semana casos de sarna em três doentes internados num serviço e admite que a doença foi transmitida a alguns profissionais de saúde.
FUTEBOL 
Polícia Judiciária e Ministério Público estarão a investigar os jogos do tetra do Benfica, entre 2013 e 2017, além dos 31 da presente época. Existirão suspeitas de resultados alegadamente combinados.
INCÊNDIOS 
Três especialistas desmontam a reportagem da TVI que sugere que o incêndio de 15 de outubro em Leiria teve origem criminosa. Análise de José Miguel Cardoso Pereira, Paulo Fernandes e António Carvalho.
INCÊNDIOS 
PSD acusa Governo de colocar em risco cursos de técnicos florestais na zona Centro ao permitir que agência de qualificação baixasse a classificação deste curso para nível que não tem financiamento.
EDP 
Magistrados do caso EDP tiveram acesso a novos pagamentos feitos pelo GES para uma quarta offshore de Manuel Pinho chamada Mesete II. Afinal, Pinho começou a receber do 'saco azul' desde 2002.
ENSINO BÁSICO 
Há crianças muito imaturas, com problemas de linguagem ou que simplesmente não estão prontas para começar o ensino formal. O que devem os pais fazer? O primeiro conselho é conhecer bem o seu filho.
REINO UNIDO 
O bebé britânico Alfie Evans, de 23 meses, que tinha uma doença neurológica degenerativa e cujos pais travaram uma batalha judicial para o tratarem em Itália, morreu hoje, informou o pai, Tom Evans.

Comer/Ver/Fazer

MÚSICA 
O edifício bracarense abre as portas este sábado para comemorar o quinto aniversário. Há um mercado de música, instalações digitais e DJ sets e concertos de Kelly Lee Owens, Surma, Ermo e Powell.

EXPOSIÇÕES 
Treze dos livros que Miró compôs com vários poetas do século XX vão estar expostos na mais célebre livraria portuense. A mostra inédita em Portugal é inaugurada este sábado, dia 28, pelas 21h30.

BELEZA E BEM ESTAR 
Ponha aqui o seu pezinho hidratado e reparado. Que é como quem diz, está na hora de tratar os calcanhares gretados e a pele rachada antes de tirar os chinelos e as sandálias do fundo do roupeiro.

RESTAURANTES 
Há muito para descobrir neste novo restaurante com um menu vindo do Oriente. Só tem de escolher se põe a mesa no balcão interactivo ou nas salas privadas. Fica tudo em Alvalade.

COMPRAS 
Para as mães tudo, mas uma vez por ano, um presente especial. Assumimos a chegada do sol e fizemos uma lista de presentes onde não falta cor. Use-a com imaginação.

CINEMA 
O IndieLisboa vai exibir 245 filmes, 49 deles portugueses, entre hoje, dia 26, e dia 6 de Maio. Eurico de Barros mergulhou no vasto programa deste ano e escolheu 14, mais a série de Marco Martins.

CINEMA 
Armando Iannucci, criador de séries como "The Thick of It" e "Veep", assina uma arrasadora sátira política, bem negra e grotesca, em "A Morte de Estaline". Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas

EXPOSIÇÕES 
"Esta é a prova de que uma escola e um centro cultural podem viver juntas", escreve Vasco Rosa sobre a exposição "Portugal Imaginário: turismo, propaganda e poder 1910-1970".

TEATRO 
"Eu, Salazar" estreia dia 25 de abril em Coimbra e pode ser visto até 13 de maio. A peça transforma Salazar em vários "Salazares imaginados" por uma geração que nasceu depois da revolução dos cravos.



Opinião

Ruth Manus
Os pais têm aquela tal garantia eterna do amor incondicional. Mas à madrasta, resta-lhe entregar-se aos filhos da pessoa com quem vive, sem saber se um dia, lá na frente, esse afeto será reconhecido.

Rui Ramos
O corrente pânico com o preço das casas expressa esta verdade, que a nossa oligarquia se esforça por esconder: o país passa por uma prosperidade que não é para todos.

João Cândido da Silva
Em política, a coerência tem um valor relativo, sujeito às mudanças de conjuntura. Se o PSD parece a versão diesel do PS, Pedro Passos Coelho e os seus apoiantes não podem sacudir a água do capote.

Helena Garrido
Todos, em especial os socialistas, devem estar gratos a Costa e Centeno pelo controlo das contas públicas. Em 2017 foi por um triz que não nos vimos embrulhados no procedimento por défices excessivos

Filomena Martins
Um ex-ministro que recebia de um banco. Um primeiro-ministro e o maior banqueiro acusados de corrupção. Deputados envolvidos em esquemas. E até o futebol investigado. Quem é que quer investir por cá?
Mais pessoas vão gostar da 360º
Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
POLÍTICA 
Os dois líderes dos maiores partidos já apresentaram as bases da estratégia para os combates eleitorais que aí vêm. Fomos olhar para as duas moções. Há mais a uni-los que a separá-los.
ESTRADAS 
Relatório da Infraestruturas de Portugal alerta para os efeitos negativos a prazo da "redução significativa", verificada nos últimos anos, no investimento na conservação das estradas.
DIPLOMACIA 
Presidente angolano já escolheu o novo embaixador em Lisboa e Marcelo já deu luz verde, mas João Lourenço não vai indicar já o nome. Tudo porque Angola continua zangada com a justiça portuguesa.
25 DE ABRIL 
Descontado o folclore, e à semelhança do Natal, “Abril” é o que um homem quiser. E os homens que o fizeram, primeiro, e os homens que o tomaram, de seguida, quiseram imensas e contraditórias coisas.
HOSPITAL DE SÃO JOÃO 
O Hospital São João, no Porto, detetou esta semana casos de sarna em três doentes internados num serviço e admite que a doença foi transmitida a alguns profissionais de saúde.
FUTEBOL 
Polícia Judiciária e Ministério Público estarão a investigar os jogos do tetra do Benfica, entre 2013 e 2017, além dos 31 da presente época. Existirão suspeitas de resultados alegadamente combinados.
INCÊNDIOS 
Três especialistas desmontam a reportagem da TVI que sugere que o incêndio de 15 de outubro em Leiria teve origem criminosa. Análise de José Miguel Cardoso Pereira, Paulo Fernandes e António Carvalho.
INCÊNDIOS 
PSD acusa Governo de colocar em risco cursos de técnicos florestais na zona Centro ao permitir que agência de qualificação baixasse a classificação deste curso para nível que não tem financiamento.
EDP 
Magistrados do caso EDP tiveram acesso a novos pagamentos feitos pelo GES para uma quarta offshore de Manuel Pinho chamada Mesete II. Afinal, Pinho começou a receber do 'saco azul' desde 2002.
ENSINO BÁSICO 
Há crianças muito imaturas, com problemas de linguagem ou que simplesmente não estão prontas para começar o ensino formal. O que devem os pais fazer? O primeiro conselho é conhecer bem o seu filho.
REINO UNIDO 
O bebé britânico Alfie Evans, de 23 meses, que tinha uma doença neurológica degenerativa e cujos pais travaram uma batalha judicial para o tratarem em Itália, morreu hoje, informou o pai, Tom Evans.

Comer/Ver/Fazer

MÚSICA 
O edifício bracarense abre as portas este sábado para comemorar o quinto aniversário. Há um mercado de música, instalações digitais e DJ sets e concertos de Kelly Lee Owens, Surma, Ermo e Powell.

EXPOSIÇÕES 
Treze dos livros que Miró compôs com vários poetas do século XX vão estar expostos na mais célebre livraria portuense. A mostra inédita em Portugal é inaugurada este sábado, dia 28, pelas 21h30.

BELEZA E BEM ESTAR 
Ponha aqui o seu pezinho hidratado e reparado. Que é como quem diz, está na hora de tratar os calcanhares gretados e a pele rachada antes de tirar os chinelos e as sandálias do fundo do roupeiro.

RESTAURANTES 
Há muito para descobrir neste novo restaurante com um menu vindo do Oriente. Só tem de escolher se põe a mesa no balcão interactivo ou nas salas privadas. Fica tudo em Alvalade.

COMPRAS 
Para as mães tudo, mas uma vez por ano, um presente especial. Assumimos a chegada do sol e fizemos uma lista de presentes onde não falta cor. Use-a com imaginação.

CINEMA 
O IndieLisboa vai exibir 245 filmes, 49 deles portugueses, entre hoje, dia 26, e dia 6 de Maio. Eurico de Barros mergulhou no vasto programa deste ano e escolheu 14, mais a série de Marco Martins.

CINEMA 
Armando Iannucci, criador de séries como "The Thick of It" e "Veep", assina uma arrasadora sátira política, bem negra e grotesca, em "A Morte de Estaline". Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas

EXPOSIÇÕES 
"Esta é a prova de que uma escola e um centro cultural podem viver juntas", escreve Vasco Rosa sobre a exposição "Portugal Imaginário: turismo, propaganda e poder 1910-1970".

TEATRO 
"Eu, Salazar" estreia dia 25 de abril em Coimbra e pode ser visto até 13 de maio. A peça transforma Salazar em vários "Salazares imaginados" por uma geração que nasceu depois da revolução dos cravos.



Opinião

Ruth Manus
Os pais têm aquela tal garantia eterna do amor incondicional. Mas à madrasta, resta-lhe entregar-se aos filhos da pessoa com quem vive, sem saber se um dia, lá na frente, esse afeto será reconhecido.

Rui Ramos
O corrente pânico com o preço das casas expressa esta verdade, que a nossa oligarquia se esforça por esconder: o país passa por uma prosperidade que não é para todos.

João Cândido da Silva
Em política, a coerência tem um valor relativo, sujeito às mudanças de conjuntura. Se o PSD parece a versão diesel do PS, Pedro Passos Coelho e os seus apoiantes não podem sacudir a água do capote.

Helena Garrido
Todos, em especial os socialistas, devem estar gratos a Costa e Centeno pelo controlo das contas públicas. Em 2017 foi por um triz que não nos vimos embrulhados no procedimento por défices excessivos

Filomena Martins
Um ex-ministro que recebia de um banco. Um primeiro-ministro e o maior banqueiro acusados de corrupção. Deputados envolvidos em esquemas. E até o futebol investigado. Quem é que quer investir por cá?
Mais pessoas vão gostar da 360º

Incríveis Obras de Michelangelo Que Todos Deveriam Conhecer

Mais de 450 anos após sua morte, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni continua sendo um dos artistas mais famosos do mundo. Ele é, sem dúvida, uma das figuras mais influentes da arte ocidental. Abaixo, vamos dar uma olhada em alguns de seus trabalhos mais importantes que todos deveriam conhecer.
 
1. O teto da Capela Sistina
Quando falamos em Michelangelo, um trabalho que instantaneamente vem à mente é o seu deslumbrante afresco pintado no teto da Capela Sistina, na Cidade do Vaticano. Encomendado pelo Papa Júlio II e criado entre 1508 e 1512, este trabalho, que descreve nove histórias do Livro de Gênesis, é considerado uma das maiores obras do Alto Renascimento.
Aparentemente, Michelangelo relutou em empreender este projeto porque ele acreditava ser melhor escultor do que pintor, mas ele obviamente estava sendo muito modesto, pois este trabalho continua a encantar com cerca de 5 milhões de pessoas que visitam a Capela Sistina todos os anos para ver essa magnífica obra-prima.
2. Davi
A escultura Davi é possivelmente a mais famosa do mundo. Foi esculpida ao longo de três anos, começando quando o artista tinha apenas 26 anos de idade. Ao contrário de muitas representações anteriores do herói bíblico que retratam Davi triunfante após sua intensa batalha com Golias, a escultura de Michelangelo mostra-o em uma posição tensa e alerta antes de sua luta lendária.
Originalmente posicionado na Piazza della Signoria, em Florença, em 1504, a escultura de 4 metros foi transferida para a Galleria dell'Accademia em 1873, onde permanece até hoje.
3. Baco
Michelangelo
A primeira escultura em grande escala de Michelangelo, Baco, é, ao lado de Pietà, uma das poucas que sobreviveram desde seus primeiros dias em Roma. É também um dos poucos trabalhos que ele fez com foco nos pagãos, em vez de assuntos cristãos.
A estátua que retrata o deus romano do vinho em estado de embriaguez, foi originalmente encomendada pelo cardeal Raffaele Riario, mas ele a rejeitou. No entanto, no início do século 16, a obra encontrou um lar no jardim do palácio romano do banqueiro Jacopo Galli.
Desde 1871, Baco reside no Museo Nazionale del Bargello, em Florença, e é exibido ao lado de outras obras do mestre, incluindo seu busto Brutus e sua escultura inacabada, David-Apollo.
4. Madona de Bruges
Michelangelo
Esta foi a única escultura de Michelangelo que saiu da Itália durante sua vida; foi doada para sua atual residência, Onze-Lieve-Vrouwekerk (Igreja de Nossa Senhora), em Bruges, em 1514, depois que os Mouscrons - uma família de comerciantes de tecidos belgas - compraram a obra em algum momento do início do século XVI.
Em duas ocasiões, a escultura foi removida da igreja, primeiro durante as Guerras Revolucionárias Francesas, posteriormente devolvida em 1815, e logo depois saqueada novamente por soldados nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
5. O Tormento de Santo Antônio
Michelangelo
O Museu de Arte Kimbell, no Texas, tem a honra de possuir o Tormento de Santo Antônio - a primeira pintura conhecida de Michelangelo - que teria sido pintada quando o artista tinha apenas 12 ou 13 anos de idade.
Criado sob a tutela de seu velho amigo Francesco Granacci, este quadro foi citado por artistas e escritores do século XVI - Giorgio Vasari e Ascanio Condivi - primeiros biógrafos de Michelangelo - como uma obra realizada que embelezou criativamente a gravura original de Schongauer, e alcançou amplo reconhecimento.
 
6. Tondo Doni
Michelangelo
Esta é a única pintura de painel sobrevivente feita por Michelangelo. Foi feita para o rico banqueiro florentino Agnolo Doni, que provavelmente comemoraria seu casamento com sua esposa Maddalena, filha da proeminente família nobre da Toscana, a Strozzia.
Ainda em sua moldura original - uma bela peça de madeira ornamentada e projetada também por Michelangelo - a obra reside na Galleria degli Uffizi desde 1635, e é a única pintura de Michelangelo que pode ser encontrada em Florença, na Itália.
7. Moisés
Michelangelo
Localizado na deslumbrante Basílica de San Pietro in Vincoli, em Roma, Moisés foi originalmente encomendada em 1505, pelo Papa Júlio II, como parte de seu monumento funerário, mas não foi concluída até depois de sua morte.
Esculpida em mármore, esta escultura é notável pela inclusão de um par de chifres na cabeça de Moisés – o que acredita-se ser o resultado de uma interpretação literal da Vulgata, uma tradução latina da Bíblia - e foi feita para ser acompanhada por outras obras, incluindo o Escravo Morrendo e Escravo Rebelde, alojados no Louvre, em Paris.
8. A crucificação de São Pedro
Michelangelo
Este foi o afresco final que Michelangelo pintou durante sua vida. Ele reside na Cappella Paolina do Palácio do Vaticano e foi originalmente encomendado pelo Papa Paulo III, em 1541.
Em contraste com muitas outras representações do santo da era renascentista, o trabalho de Michelangelo se concentra em um assunto muito mais sombrio - sua morte.
Um projeto de restauração iniciado em 2004, de cerca de 12 milhões de reais, durou cinco anos e revela um aspecto muito interessante do afresco: os pesquisadores agora acreditam que uma figura vestida de turbante azul no canto superior esquerdo da pintura é, na verdade, o próprio artista. Se correta essa teoria, essa pintura seria o único autorretrato de Michelangelo de que se tem notícia.

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue