TEXTO DAS ANTÍFONAS DO Ó
17 de Dezembro
Ó Sabedoria
que saístes da boca do Altíssimo
atingindo de uma a outra extremidade
e tudo dispondo com força e suavidade
Vinde ensinar-nos o caminho da prudência
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ANTÓNIO FONSECA
TEXTO DAS ANTÍFONAS DO Ó
17 de Dezembro
Ó Sabedoria
que saístes da boca do Altíssimo
atingindo de uma a outra extremidade
e tudo dispondo com força e suavidade
Vinde ensinar-nos o caminho da prudência
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ANTÓNIO FONSECA
Relações entre Cuba e Estados Unidos são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República de Cuba e os Estados Unidos da América. Foram iniciadas em 27 de maio de 1902, quando o enviado americano, Herbert Goldsmith Squiers, apresentou as suas credenciais ao governo cubano em Havana. Rompidas em 3 de janeiro de 1961, dois anos após a vitória da Revolução Cubana e Fidel Castro, foram restabelecidas em 17 de dezembro de 2014.[1]
Desde antes dos movimentos de independência dos dois países, norte-americanos e cubanos já tinham interesses em comum. Planos de comprar Cuba do Império Espanhol eram sempre discutidos nos Estados Unidos. À medida que a influência espanhola declinava no Caribe, os Estados Unidos foram gradualmente conquistando uma posição de domínio econômico e político sobre a ilha, com grande maioria das explorações de investimento estrangeiro e a maior parte das importações e exportações em suas mãos, bem como uma forte influência sobre os assuntos políticos internos cubanos.
Após a Guerra Hispano-Americana, que obrigou a Espanha a renunciar os seus direitos soberanos sobre Cuba, as forças militares norte-americanas ocuparam o país até 1902, quando os Estados Unidos permitiram a um novo governo cubano, assumir o controle total dos assuntos do Estado. Os Estados Unidos, no entanto, obrigaram Cuba a conceder-lhes o direito contínuo de intervenção para preservar a independência e a estabilidade de Cuba, em conformidade com a Emenda Platt. Esta emenda foi revogada em 1934, quando ambos assinaram um Tratado de Relações. Este tratado deu continuidade aos acordos de 1903, que arrendavam a Base Naval da Baía de Guantánamo para os Estados Unidos. Os dois países cooperaram sob o governo de Fulgencio Batista até a década de 1950.
Após a Revolução Cubana de 1959 e a ascensão de Fidel Castro ao poder, as relações sofreram uma progressiva deterioração. O Governo cubano expropriou terras e empresas de investidores dos Estados Unidos, e em resposta o Governo dos EUA adotou um plano de derrubar o regime criado por Castro, que resultou na fracassada invasão da Baía dos Porcos.[2] O episódio criou condições concretas para a cooperação entre Cuba e a União Soviética, que iria perdurar por três décadas. A relação cubano-estadunidense se deteriorou de vez na Crise dos Mísseis, que culminou na expulsão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a imposição de um embargo dos Estados Unidos a Cuba.[3] A CIA tentou também eliminar o líder cubano diversas vezes.[4]
Dessa forma, a partir de 1959, após a Revolução Cubana, as relações foram se deteriorando substancialmente e desde então se mantiveram em estado de tensão e beligerância. Sem relações diplomáticas entre os dois países e com Cuba sob um embargo econômico por mais de cinquenta anos, os interesses americanos em Cuba são geridos pela USINT Havana,[5] um departamento de interesses americanos na ilha dentro da embaixada suíça em Havana, com outro departamento similar cubano na embaixada suíça em Washington D.C.[6] Durante décadas, a Assembleia Geral das Nações Unidas tem quase unanimemente pedido pelo fim do embargo político, econômico e financeiro de Cuba aos Estados Unidos e seus aliados, sem qualquer resultado prático.[7]
Finalmente, em 17 de dezembro de 2014, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o presidente de Cuba Raúl Castro anunciaram o restabelecimento total das relações diplomáticas entre os dois países, assim como a reabertura da embaixada norte-americana em Havana – e sua contrapartida em Washington – e fim de restrições com a adoção de maiores facilidades para viagens de negócios e transações econômicas, comerciais e financeiras entre cidadãos e empresas dos dois países. O acordo foi anunciado após 18 meses de conversações secretas entre os dois governos, realizadas no Canadá e no Vaticano, com a mediação do Papa Francisco.[1][8] Contudo, o Poder Executivo não tem autoridade para pôr fim ao embargo econômico, prerrogativa esta do Legislativo, o Congresso dos Estados Unidos, que deverá ter a palavra final sobre o assunto.[9]
Em julho de 2015, ambos os países abriram embaixadas nas respectivas capitais, que haviam sido fechadas em 1961.[10]
Em agosto de 2015, a embaixada norte-americana em Cuba foi oficialmente reaberta na presença do secretário de Estado John Kerry e de três antigos marines que içaram a bandeira norte-americana.[11]
Contudo, foi em 2016 que esta aproximação se consolidou, oficialmente. Barack Obama faz uma visita histórica, de três dias, a Cuba. É de salientar que é a primeira vez, desde 1928, que um presidente norte-americano pisa em solo cubano, depois de longos e turbulentos anos de corte diplomático. Sendo que o encontro mais aguardado teve lugar no dia 21 de março: Obama e Raul Castro vão reunir-se no palácio presidencial. Será a terceira vez que os dois se encontram, mas a primeira em território cubano.
| População | 11 238 317[12] | 321 968 000[13] |
|---|---|---|
| Área | 109 884 km² | 9 525 067 km² |
| Densidade populacional | 102 hab/km² | 33 hab/km² |
| Capital | Havana | Washington, D.C. |
| Maiores cidades | Havana (2 106 146 hab.) | Nova Iorque (8 550 405 hab.) |
| Governo | República unipartidária centralizada | República constitucional federal presidencialista |
| Idioma oficial | Espanhol | Inglês[nota 1] |
| PIB (nominal) |
| SpaceShipOne | |
|---|---|
| SpaceShipOne em exposição no Museu do Ar e Espaço (Washington, D.C., EUA). | |
| Descrição | |
| Tipo / Missão | Avião espacial |
| País de origem | |
| Fabricante | Scaled Composites |
| Quantidade produzida | 1 |
| Custo unitário | US$25 milhões (fundos do projeto) |
| Desenvolvido em | SpaceShipTwo |
| Primeiro voo em | 20 de maio de 2003 (17 anos) |
| Aposentado em | 4 de outubro de 2004 |
| Tripulação | 1 |
| Especificações | |
| Dimensões | |
| Comprimento | 8,53 m (28,0 ft) |
| Envergadura | 8,05 m (26,4 ft) |
| Área das asas | 15 m² (161 ft²) |
| Alongamento | 4.3 |
| Peso(s) | |
| Peso vazio | 1 200 kg (2 650 lb) |
| Peso carregado | 3 600 kg (7 940 lb) |
| Propulsão | |
| Motor(es) | 1 x motor de foguete SpaceDev híbrido movido a N2O/PBLH |
| Força de empuxo (por motor) | 7 500 kgf (73 600 N) |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 3 518 km/h (1 900 kn) |
| Velocidade máx. em Mach | 3.09 Ma |
| Alcance (MTOW) | 65 km (40,4 mi) |
| Teto máximo | 112 000 m (367 000 ft) |
| Razão de subida | 416,6 m/s |
| Notas | |
| Dados de: astronautix.com[1] | |
SpaceShipOne - é uma nave espacial experimental da empresa Scaled Composites. A Scaled Composites é financiada exclusivamente por fundos privados. A nave foi desenvolvida por Burt Rutan e que conquistou o prémio "ANSARI X PRIZE". A 21 de junho de 2004 fez o primeiro voo espacial humano com fundos privados.
Correram rumores[carece de fontes] em todo o mundo nos dias 21 e 22 de outubro de 2006, que a Google teria comprado a SpaceShipOne, já que colocou em sua sede, o GooglePlex, uma réplica em escala 1x1 da nave que ficará no setor 43. A empresa não divulgou por que comprou a réplica. Atualmente, a SpaceShipOne está em exposição permanente no Smithsonian National Air and Space Museum (Museu do Ar e Espaço).[2]
O primeiro voo do SpaceShipOne, voo 11P, ocorreu a 17 de dezembro de 2003, no entanto este não atingiu o espaço ficando a apenas 20,7 km de altitude. O primeiro voo espacial da nave, voo 15P, foi em 21 de junho de 2004. Neste voo sub-orbital, o astronauta Mike Melvill, depois de atingir o espaço, abriu um saco de confeitos de chocolate e ficou a olhar para elas enquanto pairavam no ar. A SpaceShipOne conquistou o X PRIZE ao atingir os 100 km de altitude em dois voos consecutivos com apenas uma semana de diferença (em 29 de setembro e 4 de outubro de 2004), sendo financiado apenas por fundos privados.
Os custos de desenvolvimento e construção do SpaceShipOne, apesar de não serem de conhecimento público oficial, estão estimados numa média de 20 milhões de dólares, o dobro do valor do prémio ANSARI X PRIZE. Paul Allen, co-fundador da Microsoft, é o único financiador do projeto.
A SpaceShipOne foi desenhada para ser um aeronave suborbital, o que quer dizer que irá atingir altitude suficiente para atingir o espaço mas não a velocidade suficiente para manter-se em órbita. Foi construída para exceder 100 km de altitude, que é a definição internacional para a fronteira do espaço e logo para ganhar o X Prize.
Usa um motor de foguete híbrido chamado de RocketMotorOne, alimentado por polibutadieno líquido hidroxilado (PBLH ou borracha) sólida como combustível e Óxido nitroso líquido (N2O), também conhecido como protóxido de azoto, protóxido de nitrogénio ou popularmente gás do riso, como oxidante.
O primeiro estágio é o propulsor White Knight, que leva o segundo estágio, uma nave espacial suborbital designada de SpaceShipOne, para uma alta altitude, onde é largada e lançada do ar.
Para a reentrada, as asas podem ser giradas sobre o eixo de horizontal para quase vertical, oferecendo estabilidade.
O cockpit tem espaço para três pessoas, o piloto e dois passageiros. Mantém uma atmosfera respirável pressurizada para imitar a pressão ao nível do mar e os passageiros não precisam de usar fatos de astronauta.
Em 1 de abril de 2004 a Scaled Composites recebeu a primeira licença para voos espaciais pilotados atribuída pelo departamento americano de transportes. Com esta licença, a empresa pode realizar voos de teste por um período de um ano. O voo 15P também é considerado um voo de teste.
Todos os voos do SpaceShipOne foram feitos a partir do Mojave Airport Civilian Flight Test Center.
Os pilotos de testes para o projecto SpaceShipOne foram Brian Binnie, Peter Siebold, Mike Melvill e Doug Shane.
| Voo | Data | Top Mach | Altitude | Piloto |
| 11P | 17 de Dezembro de 2003 | Mach 1.2 | 20,7 km | Brian Binnie |
| 13P | 8 de Abril de 2004 | Mach 1.6 | 32,0 km | Peter Siebold |
| 14P | 14 de Maio de 2004 | Mach 2.5 | 64,4 km | Mike Melvill |
| 15P | 21 de Junho de 2004 | Mach 3.2 | 100,1 km | Mike Melvill |
| 16P | 29 de Setembro de 2004 | Mach 3.5 | 110,9 km | Mike Melvill |
| 17P | 4 de Outubro de 2004 | Mach 3.5 | 120,0 km | Brian Binnie |