As pessoas presentes na
Cova da Iria, em
Fátima, a 13 de outubro de 1917, observam o milagre do Sol.
De acordo com muitas indicações das testemunhas, por exemplo o avô materno de Fátima Magalhães, entre muitas outras, após uma
chuva torrencial, as
nuvens dissiparam-se no
firmamento e o
Sol apareceu como um
disco opaco, girando no céu.
[8] Algumas afirmaram que não se tratava do Sol, mas de um disco em proporções solares, semelhante à
Lua. Disse-se ser observável significativamente menos brilhante do que o normal, acompanhado de luzes multicoloridas, que se reflectiam na
paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinhas.
[8] Foi relatado que o pretenso Sol se teria movido com um padrão de
zigue-zagues,
[8] assustando muitos daqueles que o presenciaram, que pensaram ser o
fim do mundo.
[9] Muitas testemunhas relataram que a terra e as roupas previamente molhadas ficaram completamente secas num curto intervalo de tempo
[10] e, também relataram curas inexplicáveis de
paralíticos e
cegos, e outras doenças não explícitas, em vários casos comprovadas também por testemunhos de médicos.
[11]
Página de Ilustração Portuguesa, 29 de outubro de 1917, mostrando as pessoas a observar o milagre
Joe Nickell sugere que os efeitos testemunhados podem se dever a efeitos visuais causados na retina após exposição à luz intensa.
[17] Nickell também sugere a possibilidade de a causa ter sido um
parélio, um fenômeno atmosférico relativamente comum.
[18]
Durante o dia do fenómeno, não foi reportada nenhuma observação científica extraordinária do Sol em observatórios.
[19]
O professor Auguste Meessen, do Instituto de Física da
Universidade Católica da Lovaina, afirmou que milagres do sol não podem ser aceites e que as observações relatadas foram efeitos
ópticos causados pela prolongada observação directa do Sol. Meessen alega que as imagens residuais na retina, produzidas após breves períodos de olhar fixo no Sol, são a causa provável dos efeitos observados de dança. Semelhantemente, Meessen afirma que as mudanças de cor testemunhadas foram provavelmente causadas pela estimulação excessiva das
células fotossensíveis da
retina.
[20] Meessen adverte que milagres do Sol têm sido testemunhados em muitos locais onde peregrinos cheios de religiosidade têm sido encorajados a olhar para o Sol. Ele cita, como exemplo, as aparições em
Heroldsbach em 1949, onde os mesmos exactos efeitos ópticos foram testemunhados por mais de 10 000 pessoas. O cientista descarta ainda a hipótese de, no caso de Fátima, se ter tratado de um
OVNI, visto que este teria de ser demasiado grande para poder ser igualmente visto e confundido com o Sol, à mesma hora, em locais situados num raio de 18 km dali.
[21]
Stanley L. Jaki, beneditino e autor de livros que tentam conciliar a
ciência e o
catolicismo, propôs uma teoria para o milagre. Para ele, o fenómeno pode ter sido
meteorológico em natureza, mas o facto de ter ocorrido no exacto tempo prenunciado é um milagre.
[22]
De Marchi afirma que a predição de um "milagre" inespecífico, o início e final abruptos do pretenso milagre, a natureza diversa dos observadores, incluindo crentes e descrentes, o grande número de pessoas presentes e a ausência de qualquer possível causa científica conhecida põem uma barreira à hipótese de alucinação em massa. De Marchi afirma também que a existência de relatos de que a atividade solar foi visível por pessoas a até 18 quilômetros de distância do local também elimina a possibilidade da teoria de alucinação ou
histeria colectiva [23]
Referências
- ↑ (De Marchi 1952a:183–194)
- ↑ (De Marchi 1952a)
- ↑ (De Marchi 1952a:177)
- ↑ (De Marchi 1952a:185–187)
- ↑ Joseph Pelletier. (1983). The Sun Danced at Fatima. Doubleday, New York. p. 147–151.
- ↑ (De Marchi 1952b:118)
- ↑ (De Marchi 1952b:46)
- ↑ Ir para:a b c (De Marchi 1952b:139–150)
- ↑ (De Marchi 1952b:143, 149)
- ↑ (De Marchi 1952b:150)
- ↑ Haffert, John (1961). Encontro de Testemunhas. [S.l.]: Sede Internacional do Exército Azul. pp. 35–36–58
- ↑ (De Marchi 1952b)
- ↑ (De Marchi 1952a:207–210)
- ↑ (De Marchi 1952b:151–166)
- ↑ "Weather Secrets of Miracle at Fatima", Paul Simons, The Times, fevereiro 17, 2005.
- ↑ Kevin McClure (1983) The Evidence for Visions of the Virgin Mary Aquarian Press, ISBN 0-85030-351-6
- ↑ Skeptical Inquirer — Volume 33.6 November / December 2009
- ↑ Nickell, John (1993). Looking for a Miracle: Weeping Icons, Relics, Stigmata, Visions, and Healing Cures. [S.l.]: Prometheus. ISBN 0-87975-840-6
- ↑ (De Marchi 1952b:148–50, 282)
- ↑ Auguste Meessen 'Apparitions and Miracles of the Sun' International Forum in Porto “Science, Religion and Conscience” October 23-25, 2003 ISSN: 1645-6564
- ↑ Auguste Meessen 'Apparitions and Miracles of the Sun' International Forum in Porto “Science, Religion and Conscience” October 23-25, 2003 ISSN: 1645-6564
- ↑ Jaki, Stanley L. (1999). God and the Sun at Fatima. Real View Books, ASIN B0006R7UJ6
- ↑ (De Marchi 1952b:150, 278–82)
Bibliografia