sábado, 23 de setembro de 2023

BENFICA É O QUE MAIS CONTRIBUI PARA O RANKING UEFA, SEGUIDO PELO F. C. PORTO - 24 DE SETEMBRO DE 2023

 

Benfica é o clube que mais contribui para o ranking UEFA de Portugal

História de Ricardo Jorge Castro •19 h
Benfica é o clube que mais contribui para o ranking UEFA de Portugal
Benfica é o clube que mais contribui para o ranking UEFA de Portugal© Maisfutebol

O Benfica é o clube português que mais contribui para o ranking UEFA de Portugal, elaborado pelos resultados desportivos nas últimas cinco épocas, incluindo a atual, 2023/24. O FC Porto é o segundo que mais contribui e ambos, juntos, são responsáveis por mais de metade dos pontos para o país.

Esta era já uma realidade no final da época 2022/23. Porém, há, ao final da 1.ª jornada da fase de grupos das competições europeias desta temporada, algumas mudanças, sobretudo pelo papel do Sporting de Braga e pela saída da época 2018/19 do ranking a cinco anos.

No que toca ao contributo de cada clube, o Sp. Braga passou a ser o terceiro clube português que mais ajuda. Ultrapassou o Sporting, agora quarto, numa mexida para a qual contribuiu significativamente a saída da época 2018/19. Nessa temporada, os leões contribuíram com dez pontos para o ranking UEFA de Portugal e o Sp. Braga só tinha dado um. Além disso, o facto de os minhotos serem, nesta altura, o melhor clube português para o ranking em 2023/24, com oito pontos, também ajudou a destacar-se e a contribuir, para já, com mais de um quinto dos pontos portugueses a cinco anos (20,438%).

A inevitável relevância de Benfica, FC Porto, Sp. Braga e Sporting

Se é verdade que Benfica (28,102%) e FC Porto (24,818%), juntos, representam mais de metade dos pontos dados a Portugal para o ranking UEFA (52,920%), não menos relevante é o papel conjunto de águias, dragões, minhotos e leões. Juntos, os quatro clubes não falharam presença na UEFA nos últimos cinco anos e representam mais de 90 por cento dos pontos angariados para o ranking: 90,511%.

Neste período, há ainda outro dado que mostra a maior importância de Benfica e FC Porto nos maiores contributos, mas também do Sp. Braga. Em 2021/22 foi o Benfica quem mais pontos deu (23.5, seguido dos 18 do Sp. Braga), assim como em 2022/23 (29, seguido dos 18 do FC Porto). Em 2020/21, foi o FC Porto quem destacadamente mais pontos deu (23, à frente do 10.5 do Benfica). Em 2019/20, foi o Sp. Braga o melhor português (14 pontos). O Sporting nunca foi um dos dois melhores clubes nas épocas em questão, mas é inegável a melhoria nas duas últimas épocas e o contributo associado, ao ser o terceiro clube luso com mais pontos em cada uma (17 em 2022/23, 16 em 2021/22).

Benfica é o clube que mais contribui para o ranking UEFA de Portugal
Benfica é o clube que mais contribui para o ranking UEFA de Portugal© Fornecido por MaisFutebol

De notar que, nas últimas três épocas, incluindo a atual, o cálculo para o coeficiente de Portugal foi dividido pelos seis clubes participantes na UEFA, enquanto em 2020/21 e 2019/20 foi feito por cinco.

O papel dos restantes (com o Vitória em destaque)

Desde 2019/20, há outros seis clubes que contribuíram para o ranking UEFA de Portugal, o último deles o Arouca, com a participação na terceira pré-eliminatória da Liga Conferência esta época. Os outros são Vitória, Santa Clara, Rio Ave, Paços de Ferreira e Gil Vicente, mas só os vimaranenses é que repetiram presença: estiveram três vezes.

Longe do contributo dos quatro principais clubes, o Vitória destaca-se. Dos 9,489% de pontos entre estes emblemas, só o Vitória fez metade. Ligeiramente mais de metade, para sermos exatos: 4,745%, para 4,744% entre os outros cinco clubes que tiveram uma só participação desde 2019/20.

Os dados desta época

Nesta altura, com quatro de seis equipas em prova, Portugal soma 22 pontos, que divididos pelos seis clubes dão 3.666 para o ranking em 2023/24. Benfica, FC Porto e Sp. Braga garantiram quatro pontos cada pela participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas os minhotos já lhes juntaram mais quatro pontos (um por cada vitória ante Backa Topola e Panathinaikos nas rondas preliminares) e o FC Porto pelo triunfo ante o Shakhtar, já na fase de grupos.

Já o Sporting angariou dois pontos pelo triunfo da 1.ª jornada na fase de grupos da Liga Europa ante o Sturm Graz, enquanto Arouca e Vitória, já fora da cena europeia, deram um ponto cada (os minhotos pela vitória ante o Celje na Eslovénia e o Arouca pelo triunfo caseiro sobre o Brann).

GUERRA NA UCRANIA - DESENVOLVIMENTO - 24 DE SETEMBRO DE 2023

 

Ucrânia confirma ataque à frota russa na Península da Crimeia

História de admin3 •15 h
Kiev vem aumentando a frequência dos ataques a instalações russas na Península da Crimeia
Kiev vem aumentando a frequência dos ataques a instalações russas na Península da Crimeia© Fornecido por IstoÉ
Míssil atinge sede da Marinha russa no território no Mar Negro anexado ilegalmente por Moscou e disputado pelos dois países. Kiev intensifica frequência dos ataques a alvos militares na região e obtém ganhos importantes.A Ucrânia realizou nesta sexta-feira (22/09) um ataque à sede da frota naval da Rússia no Mar Negro, deixando um edifício em chamas e pelo menos um militar russo desaparecido, segundo informações de ambos os lados no conflito.

Ao menos um míssil ucraniano atingiu instalações militares russas na cidade de Sevastopol, na Península da Crimeia, ao mesmo tempo em que um ataque cibernético de grandes proporções interrompeu os serviços de internet na região.

O comando militar ucraniano informou em nota que suas forças "atacaram com sucesso a sede da frota russa no Mar Negro na cidade temporariamente ocupada de Sevastopol", sem, no entanto, fornecer maiores detalhes.

"Tínhamos prometido que haveria mais ataques", afirmou o comandante da Força Aérea ucraniana, tenente-coronel Mykola Oleschuk, em mensagem nas redes sociais, na qual agradeceu aos pilotos. Ele também postou um vídeo de um edifício em chamas com sirenes soando ao fundo.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou o ataque e acrescentou que suas defesas antiaéreas abateram cinco drones ucranianos. O governo local instaurado por Mosocu após a anexação alertou a população para que evitasse a região central de Sevastopol, onde está localizado o edifício da Marinha russa, enquanto equipes de bombeiros trabalhavam no local para conter o incêndio. O governador Mikhail Razvozhayev informou que não houve vítimas civis ou danos à infraestrutura da cidade.

Território disputado

A Península da Crimeia foi anexada ilicitamente pela Rússia em 2014. Um dos maiores objetivos de Kiev no conflito com as forças do Kremlin é a reconquista da região, que era parte integral de seu território.

A Crimeia é utilizada pelos russos como ponto de apoio fundamental para sua guerra de agressão na Ucrânia, especialmente no tocante às operações da Marinha.

Kiev vem aumentando nas últimas semanas a frequência dos ataques às instalações russas na Península e obtendo ganhos importantes, enquanto sua contraofensiva avança lentamente no leste e no sul do país.

O think tank americano Instituto para o Estudo da Guerra informou que imagens de satélite recentes comprovam que ataques ucranianos danificaram gravemente um centro de comunicações em Verkhnosadove, nos arredores de Sevastopol.

As autoridades de Sevastopol acusam Kiev de estar por trás do ataque à Crimeia de 13 de setembro, o maior em semanas, que danificou dois navios russos num estaleiro considerado estratégico e causou um incêndio.

Dois dias antes, a Ucrânia alegou ter reconquistado plataformas estratégicas de gás natural e petróleo no Mar Negro, tomadas pela Rússia em 2015. Essas estruturas seriam utilizadas pelos russos como instalações de guerra eletrônica e para o lançamento de helicópteros. Kiev afirma que a recaptura desses locais poderá ajudar na reconquista da Crimeia.

Zelenski no Canadá

Analistas avaliam que para os ucranianos é fundamental a continuidade das ações contra alvos russos na Crimeia, que contribuem para abalar a confiança das tropas russas e enfraquecer o inimigo.

Nesta quinta-feira, a Rússia bombardeou várias cidades em diferentes regiões da Ucrânia com mísseis e artilharia, fazendo pelo menos cinco vítimas.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, se reuniu em Washington com seu homólogo americano, Joe Biden, que encaminhou um novo pacote de ajuda a Kievde 24 bilhões de dólares, apesar da resistência de congressistas da ala mais à direita do Partido Republicano.

Zelenski chegou ao Canadá nesta sexta-feira, onde fez um pronunciamento ao Parlamento, como parte de seus esforços para dar novo impulso ao apoio dos parceiros ocidentais.

Na terça-feira, Zelenski pedira em discurso na Assembleia Geral da ONU que o mundo continue firme ao lado da Ucrânia contra o que chamou de "genocídio russo". Ele se reuniu com diversos líderes à margem do evento em Nova York, inclusive com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue