sábado, 13 de agosto de 2016

do Editor

Expresso Diário (expressodiario@news.impresa.pt)
10:24
Grupos, Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com


648



13 Ago 2016


José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
As Escolhas do Editor

Bom dia,

Desgraças de Madeira(s) a arder, as do substantivo comum e a do substantivo próprio. Jogos Olímpicos, por dentro (com Telma e Patrícia) e por fora (com o bruaaaa das bancadas). Um alemão que abomina o pai e outro alemão antialemão. Paquistão, um país desgraçado. Pitanguy, desapareceu o mago das plásticas. Polémicas de verão, ou histórias políticas com sal e pimenta q.b. em tempo de estação parva. Em resumo, são estes os tópicos das Escolhas do Editor deste sábado, 13 de agosto.

Para não abrir aa escolhas deste sábado já com a(s) desgraça(s) dos incêndios – que hegemonizaram o noticiário durante a semana, continuam a hegemonizá-lo e receio bem que continuem a fazê-lo nos próximos dias -, abro-a com o segundo grande acontecimento da semana. E sugiro que se comece por um olhar um pouco diferente: não para os atletas mas para quem os foi ver – ou seja, para as bancadas.

Se tem acompanhado estes jogos, certamente já reparou que, desta vez, o público está a comportar-se de um modo diferente – digamos mais efusivo – do de Olímpicos do passado. Ele são incentivos, ele são apupos, ele são apartes, ele é uma barulheira quase constante, mesmo quando a prova exige a máxima concentração dos atletas. Bocas como “Buuuuuuuuuuuuuuuu! Vai furar!”, “Buuuuuuuuuu, vai morrer!”, vindas do público durante uma competição de esgrima, são apenas um exemplo. Na edição de quinta-feira, a Christiana Martins escreveu um artigo sobre os excessos verbais (e às vezes não só) nestes Jogos Olímpicos.

Depois deste olhar diferente, para os espectadores, vamos ao desporto-desporto. E, neste enfoque, o primeiro destaque vai para o artigo que publicámos (também na edição de quinta-feira) sobre Patrícia Mamona, campeão europeia do triplo salto, que entra em cena este sábado. A Alexandra Simões de Abreu falou com ela. Diz que tem expectativas “bastante comedidas” mas que, se chegar à final, tudo pode acontecer. Conta que bebe café “para sentir que está pronta”. Revela porque é que usa sempre meias altas. Conta a sua vida desde que foi descoberta para o desporto numa escola do Cacém.

Mas no desporto-desporto o feito luso da semana foi o de Telma Monteiro, que arrebatou a medalha de bronze no judo, categoria até 57kg. Até chegar à medalha fez quatro combates – ganhando três e perdendo um. Se o caro leitor foi um dos que viu os combates e, não percebendo nada de judo, se interroga como é que se pode ganhar ou perder, recomendo a leitura de um dos artigos que publicámos no Expresso Diário de terça-feira, no qual o nosso judoca Nuno Delgado (medalha de bronze em Sydney) explica à Alexandra Simões de Abreu as principais regras da modalidade e o que significam palavras como yuko e shido.

(Já agora,
leia ou releia também o artigo que tínhamos publicado na véspera sobre o próprio Nuno Delgado, que contou à Alexandra Simões de Abreu como o seu percurso e as suas motivações (mas também as deceções, como em Atenas 2004, em que não passou das eliminatórias). No topo de tudo, garante, está um lema: “O teu adversário és tu”. Ele explica porquê.)

Sobre os incêndios já se disse e relatou tudo e mais alguma coisa, com o habitual cortejo de números, declarações, acusações, assunções de fatalidades e manifestações de boas vontades. Por isso, recomendo a (re)leitura da reportagem que a Marta Caires, jornalista do Expresso que vive na Madeira, fez dos dois dias de inferno no Funchal. Ela, que também lá vive, e que também teve de acudir à família, escreveu um texto que reflete como uma vida inteira pode ficar reduzida a quatro sacos de plástico do supermercado.

Outro dos textos mais impressivos – este sob a forma de entrevista - que publicámos no Expresso Diário na semana que acaba de terminar é o que descreve a conversa da Luciana Leiderfarb com o alemão Niklas Frank, o filho mais novo, e o único ainda vivo, de Hans Frank, governador-geral da Polónia ocupada por Hitler. Niklas foi uma das pessoas com quem a Luciana falou para o trabalho mais alargado sobre descendentes de figuras do nazis, que faz a capa da revista E que chegou hoje às bancas. “Não há um dia em que não pense nas vítimas do meu pai”, diz Niklas Frank, que costuma levar no bolso do casaco levar uma fotografia do pai quando foi enforcado, deitado sobre um lençol, para “ter a certeza de que está morto”.

Nestas Escolhas do Editor recomendo ainda a leitura do artigo de outro alemão. Numa altura em que a Europa diz que afinal não nos vai multar por causa do défice, em que se denunciam as fragilidades monetárias do colosso chamado Deutsche Bank e em que um primeiro banco alemão anuncia que passa a cobrar – sim, cobrar – juros sobre os depósitos que lá tem, por causa dos juros negativos na zona euro, leia o artigo do economista alemão Heiner Flassbeck. Este especialista, que não é um economista qualquer (foi secretário de Estado das Finanças alemão e conselheiro sobre a reforma do Sistema Monetário Europeu), desanca o poder político e o próprio Deutsche Bank, dizendo que a Alemanha é o país que mais ganha com a crise do euro.

Se se interessa pela chamada geopolítica, ou geoestratégia, e não percebe porque é que há tantos atentados no Paquistão (nesta segunda-feira houve mais um) aconselho o artigo “10 razões para compreender o problema do terrorismo no Paquistão”, que publicámos na edição de terça-feira. Nele, a Margarida Mota explica que fatores estão na origem de um país que vive em permanente carnificina, de nos últimos 10 anos morreram em média 6.000 pessoas por ano em atentados terroristas.

O brasileiro Ivo Pitanguy era considerado o “pai” da cirurgia plástica. Com 93 anos, transportou na sexta-feira da semana passada a tocha olímpica, empurrado na sua cadeira de rodas. No sábado morreu. No Expresso Diário de segunda-feira, a Mariana Lima Cunha conta quem foi este “o filósofo da cirurgia plástica que queria curar almas”, cujo nome era bem conhecido em Portugal, sobretudo das gerações mais velhas (e sobretudo das senhoras…).

Como vem aí o fim de semana grande da “silly season” (e o início da rentrée política, com a festa laranja do Pontal, amanhã) sugiro que revisite mais um dos temas que publicámos esta semana no Expresso Diário: “Uma season pouco silly”, no qual a Cristina Figueiredo, o Filipe Santos Costa e a Rosa Pedroso Lima recuperam uma dezena das principais polémicas políticas – ou envolvendo políticos – das… “silly season” dos últimos anos.

Boas (re)leituras, um excelente longo fim de semana e uma “season” pouco “silly”

(Nas bancas está hoje uma nova edição do semanário, com a revista E - em cuja capa está o código que lhe permite ler o Expresso Diário durante toda a semana – e com “Novelas do Minho”, o quarto dos oito volumes das obras de Camilo Castelo Branco que estamos a oferecer aos nossos leitores)

(No Expresso Online está desde ontem um novo site de desporto. Chama-se Tribuna, e basta clicar nesta palavra na lista de dossiês temáticos que aparecem no topo da página do Expresso, logo por baixo do logótipo)

Ler o EXPRESSO DIÁRIO


“Buuuuuuuuuuuuuuuu! Vai morrer!” Isso é só um pouquinho de Brasil... POR CHRISTIANA MARTINS

“Buuuuuuuuuuuuuuuu! Vai morrer!” Isso é só um pouquinho de Brasil... POR CHRISTIANA MARTINS


“As minhas expectativas são bastante comedidas” POR ALEXANDRA SIMÕES DE ABREU

“As minhas expectativas são bastante comedidas” POR ALEXANDRA SIMÕES DE ABREU


Yuko quê? Shido quê? POR ALEXANDRA SIMÕES DE ABREU

Yuko quê? Shido quê? POR ALEXANDRA SIMÕES DE ABREU


“É extraordinário como uma vida inteira se pode resumir a quatro sacos de plástico do supermercado” POR MARTA CAIRES

“É extraordinário como uma vida inteira se pode resumir a quatro sacos de plástico do supermercado” POR MARTA CAIRES


Nazismo: “Não há um dia em que não pense nas vítimas do meu pai” POR LUCIANA LEIDERFARB

Nazismo: “Não há um dia em que não pense nas vítimas do meu pai” POR LUCIANA LEIDERFARB


O texto duro e obrigatório que temos de ler sobre a Alemanha e o dinheiro POR HEINER FLASSBECK

O texto duro e obrigatório que temos de ler sobre a Alemanha e o dinheiro POR HEINER FLASSBECK


Dez razões para compreender o problema do terrorismo no Paquistão POR MARGARIDA MOTA

Dez razões para compreender o problema do terrorismo no Paquistão POR MARGARIDA MOTA


O filósofo da cirurgia plástica que queria curar almas POR MARIANA LIMA CUNHA

O filósofo da cirurgia plástica que queria curar almas POR MARIANA LIMA CUNHA


Não há “season” tão “silly” como esta POR CRISTINA FIGUEIREDO, FILIPE SANTOS COSTA E ROSA PEDROSO LIMA

Não há “season” tão “silly” como esta POR CRISTINA FIGUEIREDO, FILIPE SANTOS COSTA E ROSA PEDROSO LIMA



O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui


Demasiadas newsletters? Pode anu

jó. De homicida macabro, a analista financeiro

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Rio 2016
As duas atletas portuguesas fizeram o que tinham a fazer e apuraram-se para a final do triplo salto que se realiza este domingo. Já rola a bola em Brasília. Portugal-Alemanha nos quartos de final.
Rio 2016
Bolt nasceu o melhor. E cresceu o melhor: a correr, foi melhor na escola primária, no liceu. O problema de Bolt foi não querer nada com o atletismo. Era desregrado. Desligado. Mas ligou-se a tempo.
Rio 2016
Perdeu o ouro para um rapaz com quem tirou uma fotografia há quase dez anos. Chegou tarde, gargalhou, falou em macacos e pediu perguntas para quem tinha ganho. Garante que não volta em 2020. Será?
Cinema
Realizador português João Pedro Rodrigues venceu o prémio de melhor realização no Festival de Locarno, na Suíça, pelo filme O Ornitólogo. Leopardo de Ouro foi para Godless, da búlgara Ralitza Petrova.
Galp
Procuradoria-Geral da República abriu uma investigação criminal sobre a viagem do secretário de Estado ao Euro a convite da Galp. Elementos já foram enviados ao DIAP, avança o Expresso.
Subvenções Vitalícias
É a primeira vez que é divulgada a lista completa de ex-políticos que foram beneficiados com uma subvenção vitalícia. São 332 nomes de ex-políticos, entre nomes incontornáveis e outros já esquecidos.
Incêndios 2016
A ministra da Administração Interna manifestou-se a favor de uma "utilização comunitária" para os terrenos florestais que, estando ao abandono por parte de proprietários privados, prejudicam o combate aos incêndios.
Incêndios 2016
Perdeu a casa em 2010 quando a chuva veio. Ia perdendo outra vez esta terça-feira quando o fogo veio. Apesar disso, Maria José não vai a lado nenhum. E pediu a António Costa para ajudar quem precisa.
Fidel Castro
Derrubou um ditador para se revelar um ditador ainda mai implacável. Hoje celebra 90 anos. A história de Fidel Castro, uma vida que se confunde com o rumo de uma Cuba que ainda não conhece a liberdade
Videojogos
O Sporting foi o primeiro clube português a apresentar os eSports como mais uma das suas modalidades. E já fez história, com o primeiro confronto entre dois clubes no campo virtual do FIFA.
Opinião

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Um jovem argelino incendeia automóveis em Paris? Claro, está desempregado, vive nos arrabaldes, não tem dinheiro. Mas há quem se supere, como a Telma, filha de um pintor de automóveis e uma cozinheira

André Azevedo Alves
Infelizmente o mais provável é que nos próximos tempos se vá enterrar ainda mais dinheiro público nas estratégias falhadas de gestão dos incêndios que nos conduziram até aqui – para gáudio dos lobbies

José Milhazes
Putin quer evitar a gerontocracia e, ao mesmo tempo, renovar a direcção do país com pessoas em quem confia, pessoas para quem o Presidente não é um velho camarada, mas uma figura sagrada.

Miguel Tamen
Uma frase engraçada, ao ser atribuída a uma pessoa que não julgaríamos capaz de a inventar, faz-nos mudar de ideias sobre a pessoa. As palavras são nesta situação muito parecidas com boas acções.

Guilherme Valente
Não é por se sentirem humilhados e ofendidos que os islamitas se radicalizam e matam, cómoda ideia que evita o essencial: o factor religião é autónomo e determinante, só ele pode explicar o fanatismo.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter Hora de fecho clique aqui



Demasiadas newsletters? Pode anular a

VAI DAR ZEBRA - 13 DE AGOSTO DE 2016


O fabricantes de repelentes não querem que se saiba… “Canela”


O fabricantes de repelentes não querem que se saiba… “Canela”
Posted: 13 Aug 2016 03:52 AM PDT
Estás farto da praga de formigas lá em casa? Então livra-te delas de uma vez! Temos por hábito usar produtos químicos, como insecticidas e repelentes para acabar com estes bichinhos, mas esta não é ...
O post O fabricantes de repelentes não querem que se saiba… “Canela” aparece primeiro no Vai dar Zebra.
As 7 preocupações mais comuns dos casais enquanto namoram
Posted: 12 Aug 2016 01:10 PM PDT
s relações devem ser momentos de relaxamento e entrega. A insegurança, portanto, pode ser um verdadeiro balde de água fria no seu organismo. Conheça 9 coisas que podem virar preocupações durante o ato, mas que ...
O post As 7 preocupações mais comuns dos casais enquanto namoram aparece primeiro no Vai dar Zebra.
9 coisas que acontece com seu corpo quando você passa muito tempo sem “namorar”
Posted: 12 Aug 2016 07:53 AM PDT
Provavelmente você já passou por uma “seca” intima. Isso é muito comum entre casados e solteiros, e acaba acontecendo por vários motivos. Essa situação tão desagradável tanto para homens quando para as mulheres pode trazer ...
O post 9 coisas que acontece com seu corpo quando você passa muito tempo sem “namorar” aparece primeiro no Vai dar Zebra.
Saiba o que deve apagar imediatamente da sua página no Facebook
Posted: 12 Aug 2016 07:41 AM PDT
Saiba o que deve apagar imediatamente da sua página no Facebook O Facebook sabe muito sobre todos nós, mas a verdade é que é preciso ter cuidado com as informações que disponibilizamos nesta rede ...
O post Saiba o que deve apagar imediatamente da sua página no Facebook aparece primeiro no Vai dar Zebra.
O desabafo emocionante de um bombeiro
Posted: 12 Aug 2016 05:55 AM PDT
 “São duas da manhã em plena noite quente de Verão quando o telefone toca… Toca o telefone acompanhado com o toque, arrepiante, da sirene do quartel dos bombeiros ecoando em toda a cidade. Toca ...
O post O desabafo emocionante de um bombeiro aparece primeiro no Vai dar Zebra.
20 Fatos históricos que ajudaram a transformar o mundo
Posted: 12 Aug 2016 05:45 AM PDT
Tudo aquilo que passou por nós, faz parte da história, seja ela pessoal ou até mesmo mundial. Independente disso, os fatos acontecem para causar mudanças, movimento na vida, alguns chegam as vias do absurdo ...
O post 20 Fatos históricos que ajudaram a transformar o mundo aparece primeiro no Vai dar Zebra.
Estudo revelou os nomes dos homens mais fracos na cama!
Posted: 12 Aug 2016 05:38 AM PDT
Achas que és o rei na cama? Achas que és mau na cama? Ou então achas que o teu namorado é mau na cama? Tira aqui as dúvidas! Se tiveres algum dos nomes dados ...
O post Estudo revelou os nomes dos homens mais fracos na cama! aparece primeiro no Vai dar Zebra.

Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

OBVIOUS MAGAZINE - 13 DE AGOSTO DE 2016

obvious newsletter | veja o email no browser
Marque as suas fotos e ajude a criar a maior comunidade cultural de língua portuguesa.

as pioneiras no emprendedorismo brasileiro

por Michelle Cruz em 13/08/16  


As primeiras empreendedoras no Brasil foram as Quitandeiras, mulheres negras, mulheres escravizadas. A prova de que a injustiça pode calar uma alma, mas não impossibilita a sobrevivência e a ação de uma vida em busca de seus sonhos. Empoderamento feminino é causa com representante antiga no Brasil.

Ler o artigo completo

o poder do hábito

por Carolina Vila Nova em 13/08/16  


Os hábitos fazem parte da nossa vida, como de toda empresa e sociedade. Estudado e entendido pode vir a ser uma ferramenta de total transformação em nossas vidas ou de manipulação em outras.

Ler o artigo completo

não faça drama, faça brigadeiros!

por Marcel Camargo em 13/08/16  


Não devemos dar a nada nem a ninguém uma importância muito maior do que merecem, pois ficarmos bradando aos quatro ventos lamúrias com agressividade é o que menos nos ajudará, nos momentos de turbulência.

Ler o artigo completo

amadou e mariam - a arte de ver a música com o coração

por Vasco Neves em 13/08/16  


Quis o Acaso, o Destino, ou o Fado (o sinónimo do destino, não a canção) que um talentoso casal de cegos do Mali fossem os embaixadores de uma música, que ora nos chega em francês ora nos chega em bambara. A sua música quente e melódica traz-nos à memória uma África alegre, feliz e bastante criativa.

Ler o artigo completo

ele não está tão afim de você

por Bruna Richter em 13/08/16  


Conhecemos alguém verdadeiramente especial. O encontro é encantador do inicio ao fim. Infinitas fantasias já começam a se desenhar e tudo se encaminha para um final extremamente feliz. Mas no dia seguinte não há retorno algum. Nenhum sinal. Nada. Então, iniciamos a tarefa incessante de procurar desculpas, criar hipóteses e recorrer aos amigos, ao invés de pararmos de enganar a nós mesmos e enxergarmos uma explicação crua, mas possível: seu objeto de afeto apenas não está tão afim de você.

Ler o artigo completo

o reconhecimento mundial da arte urbana nacional -final:os olhares de nunca

por Ana Carol Rodrigues em 13/08/16  


Por vezes a arte urbana é vista com maus olhos, por conta do seu caráter popular. Pode até ser que no Brasil os melhores grafiteiros tenham começado como pichadores, mas cabe ressaltar que o traço do grafiteiro brasileiro é considerado um dos melhores do mundo e seus talentos devem ser conhecidos e divulgados. A ideia é três textos para apresentar 3 grafiteiros de diferentes estilos e mundialmente conhecidos e aclamados...

Ler o artigo completo

bem-vindo ao mundo - o amor e a guerra

por Carol Daimond em 13/08/16  


Uma história de amor e guerra, de busca e libertação. O tempo todo somos convidados a refletir sobre esses temas muito atuais e ao mesmo tempo tão remotos. A efemeridade do tempo associada às lembranças nos levam a crer que tudo que vivemos está o tempo inteiro nos colocando em frente aos contrastes da vida. O título Bem Vindo ao mundo tem como enfoque o filho de um casal separados pela guerra, mas a realidade vai muito além quando eles visitam o passado e percebem o valor do amor e do perdão para a plenitude da vida.

Ler o artigo completo

por que preferimos racionalizar ao invés de usar a intuição?

por Ana Cristina Sampaio em 13/08/16  


O segredo para tomarmos atitudes baseadas em nossos mais profundos desejos está em ouvir a intuição e aprender a nela confiar. Se não houver brilho nos olhos e calor no coração, não siga por esse caminho. Por mais que a análise dos fatos te diga o contrário.

Ler o artigo completo

escola e sociedade

por Fernanda Villas Boas em 13/08/16  


O sentido da escola é educar para a vida e, para isso, precisamos manter os laços mais estreitos,combater a violência num país marcado pela desigualdade.

Ler o artigo completo

subscreva gratuitamente as escolhas do editor
Para alterar a periodicidade ou selecionar as newsletters que quer receber, edite o seu perfil.
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
Twitter
Twitter
Pinterest
Pinterest
Copyright © 2016 obvious magazine, All rights reserved.
Você está a receber este email porque assinou a newsletter da obvious magazine.

Our mailing address is:
obvious magazine
Tuam Rd, Lisboan park
Ireland, Galway GY0234
Ireland

Add us to your address book


unsubscribe from this list    atualizar as suas preferências 

Demasiadas newsletters? Pode anular a subscriç

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue