sábado, 30 de janeiro de 2016

EL VENTANO - 30 DE JANEIRO DE 2016

Monedero: “Los barones del PSOE están más preocupados por cortar la cabeza de Sánchez que por un gobierno de cambio” | El Ventano



Monedero: “Los barones del PSOE están más preocupados por cortar la cabeza de Sánchez que por un gobierno de cambio”


00000000 j broto
Foto, J. Broto

Juan Carlos Monedero ha asegurado este viernes en Huesca que los barones del PSOE están “más preocupados” en el actual momento político por “cortar la cabeza” a su secretario general, Pedro Sánchez, que por “pensar” en un gobierno de cambio. El cofundador de Podemos ha hecho estas declaraciones durante un coloquio organizado por la asociación Endebate de la capital oscense.
En su opinión, el PSOE tiene tres dificultades para formar un gobierno de izquierdas. Una, “que llevan demasiado tiempo renunciando a sus ideales”. La segunda, que sus dirigentes están pensando más “en salvaguardar sus intereses particulares que en pensar en su propio partido, y andan preguntándose si van a tener mejor suerte particular con Pedro Sánchez o con Susana Díaz”. Y la tercera se basa en las propias “dificultades para entenderse a sí mismo”.
“Los barones del PSOE están más preocupados por cortarle la cabeza a Pedro Sánchez que por el gobierno de cambio. Sanchez sabe que si va a elecciones, lo defenestran en el próximo congreso; si va a un gobierno en minoría con el PP lo defenestran también; y solo le queda un gobierno de cambio”, ha afirmado.
Puso como ejemplo a Alfonso Guerra, durante años la imagen de la izquierda del PSOE, mientras que “ahora prefiere un gobierno con el PP”. Su postura o la de Felipe González son muestras claras, concluyó, de que el PSOE “o se reinventa o va a terminar como el Pasop o el Partido Socialista italiano”.
Monedero se ha referido también a la otra parte del bipartidismo, el PP, porque la quiebra de este sistema ha desarbolado a los dirigentes de ambas formaciones. “En el caso del PP es más triste porque está demostrando que en algunos lugares es una asociación para delinquir”, ha señalado.
En su comparecencia, Monedero ha señalado que el Rey se ha “equivocado” al no nombrar un candidato para formar gobierno tras la primera ronda de consultas llevada a cabo, como exige, ha añadido, el artículo 99.1, “muy taxativo”, de la Constitución. En su opinión, tras una segunda ronda, al monarca “le corresponde nombrar a Mariano Rajoy; si éste no acepta, a Pedro Sánchez; y si tampoco acepta, a Pablo Iglesias, que seguramente aceptará e intentará formar gobierno”.

pinterest

<a data-pin-do="embedUser" data-pin-board-width="400" data-pin-scale-height="240" data-pin-scale-width="80" href="https://www.pinterest.com/pinterest/"></a>
Não te esqueças de incluir pinit.js uma vez (e não mais que uma) por página!
<script async defer src="//assets.pinterest.com/js/pinit.js"></script>

OBVIOUS MAGAZINE - 30 DE JANEIRO DE 2016

Outlook.com - antoniofonseca1940@hotmail.com



OBVIOUS - Em destaque

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com


newsletter@obviousmag.org
obvious newsletter | veja o email no browser
Marque as suas fotos e ajude a criar a maior comunidade cultural de língua portuguesa.

alvin e heidi toffler e a aceleração das mudanças

por Helena Novais em 30/01/16


O desconforto causado pelo excesso de informações não é um fenômeno tão recente como se imagina. O casal Toffler chamava a atenção para ele em meados da década de 60, já alertando para seus perigos.

Ler o artigo completo

a hipócrita sinceridade

por Priscila Fernandes em 30/01/16


Defendendo a sinceridade absoluta, percebi que a hipocrisia é necessária, mesmo que apenas para superar algo ainda pior: nossa intolerância.

Ler o artigo completo

rota de fuga

por Roxane Teixeira em 30/01/16


Em contos que surpreendem pela densidade psicológica, Alice Munro investiga o desejo de escapar – de um relacionamento infeliz, um trabalho pouco valorizado ou mesmo de si mesmo. Com a coletânea “Fugitiva”, a autora apresenta personagens angustiadas em sua busca pela liberdade. Uma série de histórias sobre autoconhecimento, transformação e sobre a força de mulheres que se lançam rumo ao desconhecido.

Ler o artigo completo

como lidar com relacionamentos interpessoais difíceis

por Soraya Rodrigues de Aragão em 30/01/16


Não existe uma receita pronta quando o assunto se refere a relacionamentos interpessoais. No entanto, elenquei aqui 6 aspectos que acredito serem primordiais para desenvolvermos e mantermos relacionamentos saudáveis:

Ler o artigo completo

viver é a mais visceral das artes

por Sílvia Marques em 30/01/16


Viver com arte é ouvir o próprio coração, é se guiar pela própria intuição. É entender que existem mistérios entre o céu e a Terra. É compreender que existem razões que a própria razão desconhece. É saber que felicidade e tristeza são faces da mesma moeda e que a mesma mão que bate , acaricia. É ver além do óbvio. É buscar um sentido maior para cada atitude, para cada escolha. É ressignificar a própria existência.

Ler o artigo completo

o perdão alivia o coração, mas não apaga o erro

por Marcel Camargo em 30/01/16


Perdoar nem sempre significa a retomada de tudo como era, do amor como já foi um dia, da amizade tal como nos parecia inabalável. Ninguém nem nada permanece igual após ser alvejado pela carga avassaladora das decepções, da quebra de promessas, da traição, da falsidade, da maldade enfim.

Ler o artigo completo

o regresso de iñárritu aos holofotes das premiações

por Henrique Artuni em 30/01/16


Depois de experimentar em Birdman, Alejandro G. Iñarritu repete sua nova fórmula.

Ler o artigo completo

ser igual para ser diferente

por Gustave Caligari em 30/01/16


“Privilegiar” desfavorecidos não seria tentar igualá-los? Há pessoas que justificam sua insegurança e preconceito muitas vezes questionando a igualdade que temos perante a lei. Se queixam do surgimento de medidas que visam prover segurança para minorias, aumentando leis punitivas, e ajuda financeira a desfavorecidos, criando bolsas e cotas. Não há contradição alguma nisso, porém. Não estamos igualados, não estamos democratizados, não vivemos em um mundo colorido. Estamos em processo.

Ler o artigo completo

cioran ou o fascínio pelo lamento

por Contreraman em 30/01/16


É como se Cioran ficasse envergonhado, em termos de ausência de elegância, com o espetáculo patético e errante desse ser - o ser humano - que se diz predestinado para qualquer coisa que inventa. Isso não é um espetáculo de bom gosto, parece dizer o romeno. Isto não se diz. Isto é absurdo.

Ler o artigo completo

subscreva gratuitamente as escolhas do editor
Para alterar a periodicidade ou selecionar as newsletters que quer receber, edite o seu perfil.
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
Twitter
Twitter
Pinterest
Pinterest
Copyright © 2016 obvious magazine, All rights reserved.
Você está a receber este email porque assinou a newsletter da obvious magazine.

Our mailing address is:
obvious magazine
Tuam Rd, Lisboan park
IrelandGalway GY0234
Ireland

Add us to your address book


unsubscribe from this list    atualizar as suas preferências 
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

expresso diário - 30 de janeiro de 2016


As Escolhas do Editor

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade
484
30 JAN 2016
Martim Silva
POR MARTIM SILVA
Editor-Executivo
 
As Escolhas do Editor
Bom dia, hoje a seleção do melhor que fomos fazendo ao longo da última semana no Expresso Diário passa por temas como agudizar da crise dos refugiados na Europa, e pela cada vez mais disseminada reação vergonhosa por parte de um conjunto de governos. Estivemos também em Calais em reportagem, num dos pontos quentes desta crise.
Outro tema que esteve em destaque esta semana foi o vírus zika. Entrevistamos uma médica brasileira que tem tratado casos destes.
Destaco ainda os dois trabalhos multimédia que aqui incluímos. A reportagem sobre a poluição no rio Tejo. E a nova rubrica 2:59, em que em webvídeo procuramos explicar e esmiuçar alguns dos assuntos e temas mais importantes da atualidade.
Eis o menu completo para hoje:
Tensão extrema em Calais, onde nasce uma “selva-chique” ao lado da “selva-selva”
Incidentes com refugiados na cidade portuária do norte de França levaram as autoridades locais a pedir a intervenção do exército. Migrantes e habitantes andam em conflito. Forças policiais cercam “a selva”, o miserável bairro da lata onde sobrevivem milhares de pessoas que desejam chegar a Inglaterra. A reportagem de Daniel Ribeiro, enviado do Expresso.
Crise dos refugiados abala Europa de norte a sul
O número de pessoas a pedir asilo às portas da Europa não dá sinais de querer diminuir e as consequências fazem-se sentir por todo o continente. Desde a controversa lei de confisco de bens dinamarquesa até aos naufrágios recorrentes na costa grega, passando pelas declarações vindas de Bruxelas, fazemos um apanhado dos acontecimentos dos últimos dias em vários países do continente. Há oito locais em que a situação se tem tornado mais crítica ou quente, seja pelo fluxo de migrantes seja pelo endurecimento das políticas pelos governos locais: Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Bélgica, Áustria, Itália, Grécia e Macedónia.
Vírus zika
“É toda uma geração que está comprometida”, diz a médica com mais casos de microcefalia no Brasil. Crianças com cabeças demasiado pequenas, mães assustadas e médicos em choque. Foi em Pernambuco que a epidemia brasileira de vírus zika começou e os dois médicos que detetaram a ligação à malformação neurológica falam ao Expresso sobre a infeção que está a alarmar o mundo.
Difícil, mas possível
António Guterres assumiu que a sua candidatura a secretário-geral da ONU não é fácil, mas a sua disponibilidade para lutar pelo cargo é “total”. Só que há presentemente uma grande pressão internacional para ser uma mulher a sucessora de Ban Ki Moon, ao mesmo tempo que, segundo os critérios não escritos da ONU, caberia agora a vez a alguém oriundo de um país da Europa Oriental (as divisões remontam ao tempo da fundação das Nações Unidas, em 1945, em que o mundo ficou dividido em Leste e Oeste).
Jihadi John foi descoberto por causa de um cartão de estudante
Um livro que revela a passagem do carrasco britânico do Estado Islâmico por Lisboa foi publicado esta semana no Reino Unido. E promete criar polémica. As peças do puzzle encaixaram-se finalmente no verão de 2014. Mohammed Emwazi, já então conhecido por Jihadi John, abriu o seu computador portátil, algures na Síria e fez um download de um programa de webdesign. Mas em vez de o comprar com um vulgar cartão de crédito, usou o mesmo código de estudante que utilizava no curso de Sistemas de Informação na Universidade de Westminster para poder descarregar o software gratuitamente. A operação informática deu aos serviços de informações britânicos a chave sobre a identidade do homem filmado a decapitar vários reféns ocidentais na Síria em nome do Estado Islâmico.
O maior rio da península ibérica está a morrer?
O Tejo sofre de múltiplas pressões humanas ao longo de todo o seu percurso e entra já debilitado na fronteira portuguesa. Nalguns troços está moribundo, por causa de baixos caudais e descargas poluentes. Em 2015, a poluição do principal rio português foi considerada um dos piores factos ambientais do ano pela Quercus. Mas a culpa continua a morrer solteira. No último ano as autoridades ambientais receberam 38 denúncias por descargas, mas apenas uma fábrica teve atividade suspensa fruto de reiterada prevaricação.
2:59 para explicar o mundo
Petróleo barato, gasolina cara? Desde o verão de 2014 que a cotação do petróleo está em forte queda. E os preços de venda dos combustíveis? As respostas no 2:59, um novo programa em web vídeo do Expresso
Quase 90% dos alunos que chumbam são de famílias mais carenciadas
Um estudo mostra que Portugal é o país da Europa em que existe maior associação entre reprovações e o estatuto socioeconómico das famílias. Mas a situação lá fora demonstra que essa relação não é uma inevitabilidade.
Vladimir Pankov: “O belo e o horror estão sempre de mãos dadas”
O encenador russo Vladimir Pankov traz na próxima semana ao Teatro Nacional São João a peça “Guerra”, um verdadeiro épico, exigente para atores e espectadores, marcado por um poderoso sentido operático. É uma peça de teatro? É. Mas não é apenas uma peça de teatro.
LER O EXPRESSO DIÁRIO
"Zika compromete toda uma geração no Brasil" ENTREVISTA CHRISTIANA MARTINS
"Zika compromete toda uma geração no Brasil" ENTREVISTA CHRISTIANA MARTINS
Crise dos refugiados abala Europa de norte a sul POR CÁTIA BRUNO
Crise dos refugiados abala Europa de norte a sul POR CÁTIA BRUNO
A "selva-chique" ao lado da "selva-selva" em Calais REPORTAGEM DANIEL RIBEIRO
A "selva-chique" ao lado da "selva-selva" em Calais REPORTAGEM DANIEL RIBEIRO
Jihadi John foi descoberto por causa de um cartão de estudante POR HUGO FRANCO
Jihadi John foi descoberto por causa de um cartão de estudantePOR HUGO FRANCO
ONU: Será que ele tem mesmo hipóteses? POR LUÍSA MEIRELES
ONU: Será que ele tem mesmo hipóteses? POR LUÍSA MEIRELES
2:59 para explicar o mundo POR PEDRO SANTOS GUERREIRO
2:59 para explicar o mundo POR PEDRO SANTOS GUERREIRO
Tejo. O maior rio da Península Ibérica está a morrer? REPORTAGEM CARLA TOMÁS
Tejo. O maior rio da Península Ibérica está a morrer?REPORTAGEM CARLA TOMÁS
90% dos alunos que chumbam são de famílias mais carenciadas POR ISABEL LEIRIA
90% dos alunos que chumbam são de famílias mais carenciadasPOR ISABEL LEIRIA
"O belo e o horror estão sempre de mãos dadas" ENTREVISTA VALDEMAR CRUZ
"O belo e o horror estão sempre de mãos dadas" ENTREVISTA VALDEMAR CRUZ
Publicidade
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue