Estes Retratos Mostram Centenários na Juventude e Atualmente
Enquanto fotografava, Jan perguntou a seus modelos qual era sua perspectiva da vida depois de tantos anos de experiência, e a maioria deles afirmou que o tempo passa mais rápido a cada ano que passa. Mesmo assim, ele consegue encontrar semelhanças nos retratos mais recentes e mais antigos de cada indivíduo. Veja como o passar do tempo muda a todos inevitavelmente:
1. Vlasta Čížková - 23 e 101 anos
Vlasta tinha acabado de se formar no ensino médio no seu retrato à esquerda. Mais tarde, trabalhou como cozinheira em um aeroporto. Ela agora mora em uma aldeia com todos os seus parentes vivendo por perto. Parentes distantes a visitam ocasionalmente, mas ela diz que as pessoas mais próximas a visitam regularmente. Durante sua vida, ela abrigou soldados russos após o fim da Segunda Guerra Mundial e também leu seus próprios poemas aos recém-casados nas cerimônias de casamento. Seu maior desejo é ver sua família sempre unida.
2. Marie Burešová - 23 e 101 anos
Marie já trabalhou como açougueira, mas agora mora na cidade de Zlin, na República Tcheca. Ela vê a filha, o genro e a neta todos os dias, e diz que conversar com eles é seu passatempo favorito. Sua memória mais vívida é a nacionalização de sua própria empresa. Ela acrescentou que gostaria que sua família se reunisse com mais frequência.
3. Prokop Vejdělek - 22 e 101 anos
O primeiro retrato de Prokop foi tirado quando ele fez seu juramento militar. Ele trabalhou como engenheiro e metalúrgico, e agora vive em uma fazenda que foi construída para ele por sua filha. Seus entes mais queridos vivem nas proximidades. Um dos passatempos de Prokop é trabalhar com uma serra circular cortando madeira e diz que sua lembrança favorita da juventude é beber leite quente de cabra.
4. Anna Pochobradská – Aproximadamente 30 anos e 100 anos
Durante a juventude, Anna trabalhou em uma fazenda, mas agora ela mora em um asilo para idosos. Suas memórias mais vívidas são de quando ela era jovem e podia cuidar de si mesma. Embora sua filha a visite todos os fins de semana, ela diz que ainda se sente solitária. Ela gosta de dormir, e diz que gostaria de adormecer um dia e não acordar mais.
5. Antonín Baldrman - 17 e 101 anos
Com 17 anos, Antonin já era um instalador mecânico experiente. Hoje ele mora em um asilo. Ele gosta de ler jornais e recebe visitas de sua filha duas vezes por semana. Ele diz que sua memória mais importante é uma boa equipe de pessoas com quem ele trabalhou, e deseja a todos uma vida de muita paz.
6. Anna Vašinová - 22 e 102 anos
Na foto à esquerda, Anna tinha acabado de se casar. Ela já trabalhou em uma fazenda, mas agora mora em um asilo. Seu passatempo favorito é ler livros de romance, e sua memória mais especial é cantar músicas populares russas em um coral infantil. Ela diz que, depois que morrer, sonha em se reunir com o marido, que infelizmente faleceu durante a Segunda Guerra Mundial.
Também pode lhe interessar:
7. Antonín Kovář - 25 e 102 anos
Creative Antonin era líder de um grupo musical, operador de projetor de filmes e motorista. Ele agora mora na cidade tcheca de Usti nad Labem. Ele ainda gosta de ouvir música, ler jornais e se comunicar com sua filha, que ele vê todos os dias. Ele lembra com carinho dos momentos que tocava com sua banda, além dos dias que passou com sua esposa.
8. Marie Fejfarová - 101 anos
Marie trabalhou como instrutora de esportes e foi casada com um famoso cardiologista. Ela viveu uma vida luxuosa em uma vila no bairro residencial de Praga. Ela viveu lá até os 101 anos, e então decidiu sair. Ela queimou todas as lembranças materiais de sua vida e bateu nas portas de um asilo com nada além de um manto e uma escova de dentes.
Suas memórias favoritas são de viajar ao redor do mundo com seu marido. Sua vida maravilhosa levou-a a concluir: "Quando você dá algo a alguém, não deve esperar nada em troca. E se você conseguir alguma coisa, não pense que essa coisa permanecerá com você até a morte ".