Miguel Pinheiro
Diretor ExecutivoMonday, 4 may 2020
Diretor ExecutivoMonday, 4 may 2020
Enquanto dormia…
… o país começou aquele que é o primeiro dia do desconfinamento. A regra, sempre que possível, ainda é ficar em casa, mas há muita coisa a abrir hoje, de lojas a barbeiros, de stands de automóveis a ópticas. E há novas regras nos transportes públicos, com limites de lotação e obrigatoriedade de uso de máscara — na estação do Cais do Sodré, em Lisboa, já houve pessoas a serem barradas à entrada e na linha de Sintra há utentes solidários a oferecerem máscaras a quem não as tem. O Observador tem vários repórteres na rua desde cedo para lhe contarem tudo o que está a acontecer em Lisboa e no Porto. Pode ler os relatos e ver as fotos e vídeos no nosso liveblog; e pode ouvir tudo na Rádio Observador.
Nesta newsletter temos ainda a restante informação essencial das últimas 24 horas — sobre o coronavírus e sobre outros temas. E já sabe que tem todas as atualizações em tempo real no nosso site e na Rádio Observador. Eu volto amanhã.
Só uma última nota. Há dois meses tornámos de leitura livre os artigos Premium relacionados com a crise do coronavírus. Agora que o estado de emergência terminou vamos repor, a partir de hoje, as condições habituais, em que reservamos o acesso aos artigos exclusivos, mais profundos e mais desenvolvidos aos nossos assinantes. Ao mesmo tempo, alguns dos nossos artigos sobre coronavírus continuarão a ser de acesso livre. José Manuel Fernandes explica tudo aqui. E já sabe que se ainda não é assinante do Observador só precisa de vir aqui.
NOTÍCIAS IMPORTANTES
O QUE SE PASSA LÁ FORA
OS NOSSOS ESPECIAIS
INFORMAÇÃO ÚTIL
SINAIS DE ESPERANÇA
FACT CHECKS
A NOSSA OPINIÃO
Há dois meses tornámos de leitura livre os artigos Premium relacionados com a crise do coronavírus. Terminado o estado de emergência retomamos as regras que privilegiam quem é assinante do Observador.
Vamos viver a pior crise das nossas vidas. Já temos pessoas a passar por graves dificuldades e temos um Estado sem dinheiro para as ajudar. E o que vemos é um país onde uns são mais iguais que outros.
Parece que a ministra Marta Temido libertou a comunista que tem dentro de si e, pelo caminho, quase que levava milhares de peregrinos a Fátima. Valeu o bom senso da Igreja que faltou à CGTP e ao PCP.
O alvo comum das barbáries comunista, fascista e nazi foi a tradição moral ocidental — que impõe limites imparciais ao poder da vontade sem entraves.
A primeira calamidade que temos de superar nestes dias e semanas, se nada de pior acontecer, é a do próprio «desconfinamento», cujas dificuldades objectivas e subjectivas ninguém se atreve a prever.
Agora, em confinamento, a mãe consegue ser tão mais mãe, ainda - consegue trabalhar, cuidar, dar colo, mimar, educar, ensinar e proteger e proteger - que nunca é demais dizer-lhe: “Obrigado, mãe!"
OUTRAS LEITURAS
EDUCAÇÃO
Começam as matrículas. Veja aqui o guia
A partir de 4 de maio arrancam as matrículas do ensino pré-escolar e do 1.º ano do básico. Os restantes anos, do 2.º ao 12.º ano, começam a 26 de junho. Este ano, o processo é todo feito online.
ECONOMIA
BPI. João Pedro Oliveira e Costa será novo CEO
Pablo Forero vai reformar-se e foi nomeado João Pedro Oliveira e Costa como próximo líder da comissão executiva.
MUNDO
Moro entregou mensagens trocadas com Bolsonaro
O ex-ministro da Justiça do Brasil entregou às autoridades as mensagens em que alegadamente Bolsonaro o pressiona a mudar diretor-geral da Polícia Federal. Moro prestou depoimento durante oito horas.
MUNDO
Bolsonaro volta a participar em manifestação
Bolsonaro voltou a participar num protesto onde se defendeu o fim do isolamento e um golpe militar. Sobre o Supremo, que anulou a sua nomeação para a Polícia Federal, disse: "Chega de interferência".
MUNDO
Encostado, Bolsonaro recorre à "política velha"
Abandonado pelos aliados, que já querem o seu impeachment, Bolsonaro vira-se para dois caminhos que nunca pensou cruzar: o "toma lá, dá cá" no Congresso e o apelo ao eleitorado das favelas. Resultará?
MUNDO
Coreia do Sul diz que Kim Jong-un não foi operado
"Há elementos para acreditarmos que não foi operado", disse fonte da presidência da Coreia do Sul aos media, depois de ter havido especulação sobre a forma como Kim Jong-un foi visto a caminhar.
DESPORTO
Ronald Koeman internado com problemas cardíacos
Selecionador holandês sentiu-se mal em casa e foi transportado para um hospital de Amesterdão, onde foi submetido a um cateterismo. Koeman, de 57 anos, treinou o Benfica em 2005/06.
DESPORTO
Froome questiona etapas do Tour sem público
O antigo vencedor da Volta a França colocou a possibilidade de a organização da prova não conseguir impedir as pessoas de assistirem às etapas. O Tour, agendado para junho, foi adiado para agosto.
TELEVISÃO
Ainda não viu o Big Brother? Eu explico-lhe tudo /premium
O reality show regressou há uma semana e este domingo volta à antena da TVI. Hugo van der Ding viu o arranque do concurso e diz-lhe tudo o que precisa de saber. Mas diz-lhe mesmo tudo.
TELEVISÃO
Morreu Maria Helena Varela Santos, locutora da RTP
A primeira locutora de continuidade da RTP, Maria Helena Varela Santos, morreu este domingo, aos 86 anos, vítima de doença prolongada, disse à Lusa a sua filha.
LIFESTYLE
Novos livros infantis (um passado à janela)
“1º Direito” é um policial alinhado com o presente e acontece todo à janela. Recomendamos ainda o livro que pergunta “Para que serve?” e a nova coleção de Benji Davies, entre outras novidades.
CULTURA
Amor e guerra no tempo de Napoleão Bonaparte /premium
Considerada a obra-prima de Jeanette Winterson, "A Paixão" fala do amor que escraviza, da paixão que é um demónio e de alguns daqueles que se perderam por amor. A guerra serve de pano de fundo.
CULTURA
Na oficina de João Pais Filipe cabe o som do mundo /premium
"Sun Oddly Quiet" é o novo álbum de um músico que quer explorar as possibilidades sonoras que lhe aparecem pela frente. É um trabalho sem fim, entre gongos, percussões mágicas e paisagens únicas.
LIFESTYLE
Restaurante sueco serve um cliente à vez
Este projeto de um casal ligado à restauração pretende aproveitar a noção de distanciamento social para propor uma experiência diferente e os clientes só pagam o valor que acham justo.
RÁDIO OBSERVADOR
Leia as últimas