quinta-feira, 4 de abril de 2019

FOI HÁ 4 ANOS - 4-4-2015 - 4 DE ABRIL DE 2019



4 DE ABRIL DE 2015

 Minha irmã MARIA ARMINDA HÁ 4 ANOS (4-ABRIL-2015) decidiu terminar a sua peregrinação na terra, sabe-se lá PORQUÊ?

Teria hoje, a idade de 71 anos, se ainda estivesse connosco.

Infelizmente em 4 de Abril de 2015, decidiu pôr termo à vida duma maneira trágica, o que nos deixou bastante abalados (a mim aos meus dois irmãos - Regina e Fernando) pois desconhecemos por completo as razões que a levaram a essa decisão, apesar dos contactos que mantínhamos com regularidade; inclusivamente 8 dias antes tínhamos falado ao telefone e ela havia dito que estava tudo bem com ela.

Do espólio encontrado, recolhi um livro de poemas manuscrito desde 1964 até 1 de Junho de 1973. Nele deparei com alguns que ela própria datou com o dia dos seus aniversários (16, 20, 22, 23, 24 e 25 anos).

Em jeito de homenagem e recordação resolvi incluir aqui um desses poemas, que por sinal, foi datado em 31 de Janeiro de 1964, quando ela tinha apenas 16 anos...






A MAIS BELA RECORDAÇÃO

Apenas dezasseis anos.
Despertou meu coração.
pensei numa paixão... mas...
Triste desengano!
frágil, como uma flor,
mas belo, um amor.
Olhávamos confiantes
e sonhávamos acordados.
Porém algo nos aconteceu
Tivemos de nos separar
Depois de tudo acabado
muito e grande ficou
não um coração magoado
mas uma bela recordação.

31-1-1964


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Peço a todos que rezem um Padre Nosso e uma Ave Maria por sua alma.

ANTÓNIO FONSECA

MINAS ANTIPESSOAL - DIA INTERNACIONAL CONTRA - 4 DE ABRIL DE 2019

Mina antipessoal

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Exemplar de uma Mina-S alemã num museu francês.
Uma mina antipessoal ou mina anti-indivíduo é uma mina terrestre, desenhada com a função de matar ou ferir várias pessoas que estiverem próximas a estes artefatos após a sua explosão.
Claymore Inc. é maior indústria de minas antipessoais do mundo, e se encontra nos Estados Unidos. Esta indústria fabrica um tipo de mina cuja função é destruir e cauterizar após a explosão os membros inferiores dos elementos atingidos, aleijando-os mas não matando-os. O objetivo desta técnica é conseguir que o alvo não venha a morrer por hemorragias, mas sim permanecer vivo, acordado e sentindo dores pela maior quantidade de tempo possível, a fim de quebrar o moral da tropa em seu avanço.
Existe um tipo de mina fabricada pela Claymore que dispara cerca de três mil projéteisde aço à base de urânio empobrecido em forma de agulhas (chamados vulgarmente de flexets), cuja função é causar o maior número de danos ao grupo atingido, desde pessoas até veículos. O alcance destas agulhas chega a várias centenas de metros.
Este tipo de mina não é permitido pelo Tratado de Ottawa.

Tipos[editar | editar código-fonte]

As minas antipessoais podem ser de explosão ou de fragmentação. As primeiras atingem ao alvo de forma a causar os maiores danos possíveis aos alvos mais próximos, destroçando e queimando os elementos atingidos para reduzir o moral do grupo de avanço. O segundo tipo é projetado para atingir o maior número possível de alvos, próximos ou distantes do ponto de explosão. Esse tipo expele grande quantidade de fragmentos, em altíssima velocidade, com alcance considerável. Neste grupo existe o tipo saltador, cuja cápsula, após o disparo, salta de seu nicho a aproximadamente um metro de altura, explodindo e lançando fragmentos que se espalham horizontalmente.
Existe ainda um tipo de mina fixa não-direcional, instalada no solo ou imediatamente abaixo da superfície. Depois da ignição ela projeta seus fragmentos para cima e para fora, em 360 graus, formando um arco de 60 graus. Ao contrário de outros tipos, o objetivo dessa é meramente destruir o caminhante.

Efeito[editar | editar código-fonte]

Quando uma pessoa pisa em uma mina explosiva e a ativa, a carga principal da mina detona, criando uma explosão do tipó onda de choque. A onda de choque envia um enorme estresse de compressão para cima, o que torna muito mais fácil. Quando a onda de impacto atinge a superfície, transfere rapidamente a força para o calçado e o pé do sujeito. Isso resulta em uma força de compressão maciça sendo aplicada. Na maioria dos casos, o futebol da vítima é destruído pela onda de choque.
O resultado da lesão, a profundidade do corpo, a profundidade, o tipo de solo, é o mais importante de todos, e é o mesmo. Diferentes tipos de solo serão transferidos para o assunto, com o solo saturado "argiloso" transferindo-se mais. Cargas de mão maiores resultam em uma liberação mais severa da pele, levando a lesões mais graves e lesões mais graves, em alguns casos e amputação traumática grave da perna até o joelho.[1]

Ver também

HÁ 190 ANOS FALECEU "KARL BENZ" - 4 DE ABRIL DE 2019

Karl Benz

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Karl Benz
Conhecido(a) porFundador da Mercedes-Benz
Nascimento25 de novembro de 1844
Karlsruhe
Morte4 de abril de 1929 (84 anos)
Ladenburg
NacionalidadeAlemanha Alemão
CônjugeBertha Benz
Karl Friedrich Michael Benz, nascido Karl Friedrich Michael Vaillant[1](Karlsruhe25 de novembro de 1844 — Ladenburg4 de abril de 1929) foi um engenheiro de automóveis alemão.
É o inventor (com Gottlieb Daimler) do automóvel movido a gasolina como o conhecemos atualmente. Em 29 de Janeiro de 1886, registrou esta patente (DRP 37435) e em Julho do mesmo ano apresentou o primeiro automóvel do mundo, o Benz Patent-Motorwagen.
Em 1984 foi incluído no Automotive Hall of Fame.
O carro era basicamente formado por três pneus cujo tamanho era de um pneu de bicicleta, um motor na traseira, uma tábua de madeira que era um chassi - cuja madeira era muito forte, para sustentar o peso de uma pessoa -, um banco e um volante, que era uma manivela.
O carro só chegava a 8 quilômetros por hora.
Embora réplicas estejam expostas em museus, o carro original não pode ser visto, depois de haver sofrido um acidente automobilístico (colisão com um poste).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

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