quarta-feira, 27 de julho de 2016

EXPRESSO - 27 DE JULHO DE 2016



publicidade
 


633



27 Jul 2016


José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
Sanções, a cancelada (há motivos para sorrirmos?) e a outra. Xeque Munir aos muçulmanos: sentem-se mal? Mudem-se, e deixem-nos em paz!

Boa tarde,

A decisão da Comissão Europeia de propôr o cancelamento de sanções a Portugal por derrapagem no défice foi uma das notícias do dia – e é com este tema que abrimos o Expresso Diário desta quarta-feira. Como escreve o Pedro Santos Guerreiro, foi uma boa notícia. O que não quer dizer que o caso esteja encerrado, porque em setembro saber-se-á se, afinal, não haverá uma outra sanção: o Parlamento Europeu decide nessa altura se Portugal será penalizado nos fundos estruturais.

Contra ambas as situações estão patrões e UGT, que tinham redigido um documento comum contra as sanções relativas ao défice esperadas para hoje e – face à proposta de cancelamento – estão nesta altura a atualizá-lo, contestando desde já a eventualidade de penalizações na concessão dos fundos estruturais. A Rosa Pedroso Lima conta tudo sobre esta pouco usual posição comum de patrões e central sindical (a CGTP quis ficar de fora) contra a rigidez das instituições europeias.

Nas suas crónicas, quer o João Vieira Pereira ("Menos que zero") quer o Daniel Oliveira ("O agoiro adiado") escrevem sanções e défice.

Ainda na sequência do ataque terrorista desta terça-feira numa igreja da Normandia, cujo padre foi degolado por dois extremistas islâmicos, fomos ouvir uma das vozes mais respeitadas da comunidade muçulmana portuguesa, o xeque David Munir, imã da mesquita central de Lisboa. Num depoimento na primeira pessoa, este responsável religioso diz, entre outras coisas: “Um muçulmano não está satisfeito com o país onde vive? Então que emigre e nos deixe em paz com o discurso de ódio”.

Na sua crónica, o Henrique Raposo diz, por seu turno, que “Não criticar o Islão é que alimenta a extrema-direita”.

Medo afunda BCP, titula por seu lado a Elisabete Tavares outro dos temas desta edição. E explica porquê: porque os mercados não gostam de surpresas a não ser que sejam boas. E explica também de que surpresas se trata: o Banco Comercial Português devia ter anunciado hoje os resultados do primeiro semestre mas adiou o anúncio para sexta-feira à noite.

O que foi hoje anunciado foi a nova empreitada que o conceituado académico Frederico Lourenço tem pela frente – e o Expresso Diário esteve lá. Depois de já ter traduzido a “Odisseia” e a “Ilíada”, vai agora fazer a tradução da “Bíblia” grega, a mais completa jamais publicada em português. Como conta o José Mário Silva, a vida de Frederico Lourenço será, nos próximos três anos, traduzir do grego antigo 80 livros, nos quais muitas vezes o texto bíblico já não é inteligível. Vai ver-se grego.

Para ver as coisas – no caso fotos - por outro prisma foi lançada recentemente uma aplicação que está a tornar-se um sucesso. Chamada Prisma, permite que qualquer pessoa pegue numa fotografia e tente transformá-la numa obra prima. A Mariana Lima Cunha falou com um dos criadores da app e explica como funciona (e o João Carlos Santos, que além de coordenador de fotografia do Expresso também desenha e pinta, à mão e em papel ou através de apps e nos ecrãs, não se mostra lá muito convencido...).

Boas leituras e um bom resto de dia, seja por que prisma for

Ler o EXPRESSO DIÁRIO





“Um muçulmano não está satisfeito com o país onde vive? Então que emigre e nos deixe em paz com o discurso de ódio”
DEPOIMENTO NA PRIMEIRA PESSOA DO XEQUE DAVID MUNIR, LÍDER DA MESQUITA CENTRAL DE LISBOA

“Um muçulmano não está satisfeito com o país onde vive? Então que emigre e nos deixe em paz com o discurso de ódio”
DEPOIMENTO NA PRIMEIRA PESSOA DO XEQUE DAVID MUNIR, LÍDER DA MESQUITA CENTRAL DE LISBOA


Patrões e UGT unem-se contra a sanção em aberto: suspensão dos fundos estruturais
SANÇÃO PELO DESVIO DO DÉFICE ESTÁ CANCELADA, FALTA A SEGUNDA DECISÃO

Patrões e UGT unem-se contra a sanção em aberto: suspensão dos fundos estruturais
SANÇÃO PELO DESVIO DO DÉFICE ESTÁ CANCELADA, FALTA A SEGUNDA DECISÃO

Daniel Oliveira

O agoiro adiado
 
Henrique Raposo

Não criticar o Islão é que alimenta a extrema-direita
 

BANCA

Medo afunda BCP (ou porque os mercados não gostam de surpresas a não ser que sejam boas)

“BÍBLIA” INTEGRAL

Este homem vai andar os próximos três anos a traduzir a “Bíblia”. Será a mais completa em português

MULTIMÉDIA

Gafes, erros, quedas e até danças: como se faz o 2:59

TECNOLOGIA

Somos todos Picassos graças a esta aplicação

CULTURA

Vêm aí os Vídeo Music Awards. E vai ganhar uma mulher (mas pode ver aqui a lista dos nomeados)

TURISMO

Vitória no futebol trouxe-nos mais turistas

Publicidade


O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui



OBSERVADOR - 27 DE JULHO DE 2016

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Comissão Europeia
O Governo está a ser pressionado para apresentar medidas no valor de 0,25% do PIB. Bruxelas sugere subidas no IVA. O Governo continua a negar que haja medidas adicionais.
Alemanha
Uma mala terá explodido perto de um gabinete de migração e de um centro de refugiados em Zirndorf, na Alemanha. A polícia identificou dois suspeitos e estão a ser realizadas buscas. Não houve feridos.
Sanções
Comissão Europeia decidiu nesta quarta-feira não impor multas a Portugal e Espanha pelo incumprimento das metas do défice público de 2015.
Comissão Europeia
Ministro das Finanças alemão interveio pessoalmente na decisão. Segundo o "Handelsblatt", Wolfgang Schäuble telefonou a vários comissários para os persuadir de que não seria bom aplicar sanções.
comissão de inquérito à caixa geral de depósitos
José de Matos não revela valor do aumento de capital. Mas face ao valor de 4.000 milhões, diz que é muito superior ao que trabalhou. António Domingues avisou-o quando foi convidado para o substituir.
Pokémon GO
Conhece todos os pokémons? Quantos é que lhe faltam? Há os muito comuns, os comuns, os pouco comuns, os raros, os muito raros, os épicos e os lendários. Um parece que só se apanha no topo do Evereste.
Cabelo
Se é daquelas que fica com uma juba quando o cabelo seca ao ar livre, reunimos algumas dicas simples que ajudam a controlar até a cabeleira do Rei Leão. Na fotogaleria tem sugestões de penteados.
Polónia
O Papa Francisco vai presidir às Jornadas Mundiais da Juventude, e estará na Polónia até domingo. Vai visitar o campo de Auschwitz/Birkenau e homenagear João Paulo II. Veja as primeiras imagens.
Austrália
As imagens remontam ao período entre 2010 e 2014, e mostram um jovem - num dos vídeos com 14 anos e noutro com 17 - a ser maltratado pelos guardas de um centro de correção para menores.
Tecnologia
Um fotógrafo especialista em recolha de imagens de muito alta definição criou um vídeo do Rio de Janeiro incrivelmente detalhado e que condensa em cinco minutos o movimento de várias zonas da cidade.
Estados Unidos da América
O homem que tentou assassinar Ronald Reagan, presidente dos EUA, em 1981 vai ser libertado 35 anos depois. John W. Hinckley Jr. foi absolvido por ter sido considerado inimputável por doença mental.
Opinião

Helena Matos
No passado os loucos queriam lavar-nos os vidros do carro na avenida do Brasil ou subir ao zimbório da Estrela porque achavam que eram ágeis como os macacos. Agora querem ser terroristas.

Maria João Marques
Sem surpresa, o atentado de Rouen causou uma reação pavloviana da nossa esquerda jacobina. Até o primeiro-ministro entendeu não reagir mesmo depois de o ISIS reivindicar a bela ação durante uma missa

Luís Aguiar-Conraria
É preciso torcer muito os factos e os dados disponíveis, e ter muito mau perder, para achar que houve roubo de legislatura. E o tiro sai pela culatra: apenas reforça a legitimidade da dita geringonça.

D. Javier Echevarría
A intuição de S. João Paulo II — que propôs aos jovens estas jornadas há já 30 anos — arraigou firmemente na vida de raparigas e rapazes — católicos ou não — do mundo.

Rui Ramos
Antes de Costa cair, hão-de cair a economia e a sociedade portuguesas. Não teremos apenas um país com dificuldades de se financiar. Teremos uma economia mais estagnada e uma sociedade mais dividida.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter Hora de fecho clique aqui



Demasiadas newsletters? Pode anular a subscriç

JN - 27 DE JULHO DE 2016


Não consegue ver a newsletter? Clique aqui



  Publicidade
EDIÇÃO DO DIA
27/07/2016
 
Nacional     Local     Justiça     Mundo     Desporto     Pessoas     Economia
 
 
JN
 
  Sanções  
  Comissão Europeia não multa Portugal mas exige medidas  
 
 
 
 
Investigação
Austrália chocada com agressões e humilhações a menores detidos
 
 
 
Novo vídeo
Será que Lloris estava lesionado no remate de Éder?
 
 
 
Pessoas
Já viu quem Cristiano Ronaldo encontrou desta vez?
 
 
 
Ciclismo
As etapas e as equipas da Volta a Portugal
 
 
 
Nacional
Tribunais decidiram a favor do Governo em quatro ações interpostas por colégios
 
 
PUB
 
 
A não perder hoje
 
Padre morto em ataque do Estado Islâmico em igreja francesa
 
 
 
 
JN
 
 
Pedro Ivo Carvalho
 
Trump é para levar a sério
 
Esqueçam a ideologia, esqueçam os preconceitos, esqueçam a nossa por vezes inquebrantável convicção de que as coisas terríveis que conseguimos antever também conseguimos evitar. Façam, apenas, um exercício honesto e descomplexado com base no que temos visto e lido da campanha para as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América (EUA): imaginem viver num Mundo onde Donald Trump pudesse tomar decisões que influenciassem diretamente a economia e a segurança globais. Imaginem que o caldo do medo de que se alimenta o discurso republicano vigente encarna, em novembro, nesse homem, num homem que gere as relações humanas e diplomáticas com o mesmo nível de sofisticação usado por Chuck Norris nos seus filmes de gangsters.
 
 
 
JN
 
Desporto
 
As razões de André Gomes para escolher o FC Barcelona
 
 
Desporto
 
Campeões europeus regressam ao trabalho no Sporting
 
 
Novo vídeo
 
Será que Lloris estava lesionado no remate de Éder?
 
 
 
JN de Hoje
 ;
 
ASSINAR JORNAL DIGITAL
 
 
Apple App Store   Google Play
 
 
 
PUB
 
 
 
Partilhe estas notícias com os seus amigos
 
Facebook    Twitter    Email
 
 
Leia as Últimas Notícias   Subscreva as nossas Newsletters
 
 
Jornal de Notícias 2016 © Todos os direitos reservados
Avenida da Liberdade, 266, Lisboa
Recebeu esta newsletter porque se encontra registado em www.jn.pt
Se a recebeu por engano, pode anular a subscrição aqui .

Demasiadas newsletters? Pode anular a subs

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue