O
Dia das crianças é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às
crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país. Países como
Angola,
Portugal e
Moçambique adotaram o dia 1 de junho.
[1] No
Brasil é celebrado em 12 de outubro.
[2]
Em 1925, foi proclamado em
Genebra o
Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países.
Em 1924, o deputado federal
Galdino do Valle Filho lançou a ideia do Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente
Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
[4]
Em 1940,
Getúlio Vargas instituiu um novo decreto, que "fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País", e que criava uma nova data de comemoração, conforme o Artigo 17 do Capítulo VI: "Será comemorado em todo o país, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança. Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência."
[5]Segundo a pesquisadora Ângela de Castro Gomes,
[6] o "comemorar", na acepção semântica, poderia ter diversas interpretações, por exemplo, poderia significar "trazer à memória", "fazer recordar" e a estreita ligação com os projetos sociopolíticos, sociais, de educação e saúde do governo Vargas, neste caso em particular, referindo-se às políticas de proteção à infância, maternidade e família.
O fato é que, por alguma razão, a data de 25 de março ficou apenas "no papel". Somente em 1960, quando a
Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a
Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data de 12 de outubro passou a integrar o calendário das festas comerciais. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção, e fizeram ressurgir o antigo decreto de 1924. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das crianças é comemorado com muitos presentes.
[7]
Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho.
Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das
Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os
Estados-membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.
Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990.
[8]
Nos
Estados Unidos, o dia das crianças é festejado no primeiro domingo de junho, podendo a data variar de estado para estado em nível nacional. O Dia das Crianças e Juventude foi aprovado em 1994, quando o Legislativo do
Havaí tornou-se o primeiro estado do país a aprovar uma lei para reconhecer o primeiro domingo de outubro como o "Dia das Crianças". Nos Estados Unidos, o presidente
Bill Clinton proclamou o dia das crianças em 8 de outubro de 2000.
[9] O "Dia Nacional da Criança" foi proclamado pelo presidente
George W. Bush em 3 de junho de 2001.
[10]
Celebração do Dia das Crianças na
Rússia
Celebração do Dia das Crianças no
Equador
-
Referências
Ligações externas